turbinar motor 1y

boas pessoal

estou com ideias de turbinar a minha d
o motor em questao e o 1y , 1.9 d
no bloco teem cravado 1.9 td

ja muito li e ouvi k os blocos sao em quase iguais do 1y d para o aaz td
ate a cabeca e a mesma , mesma compressao , pelo k tenho visto

a ideia para este projecto , e simplesmente dobrar a potencia do motor de 68 burritos
para pelo menos perto dos 120 poneis .

estou em vista de ficar com 1 turbo do gttdi , penso k seja o vnt 15
com o respectivo ic e tubagens .
acham k com este turbo e este ic , consigo chegar a esses valores ?
em termos de facilidade de aplicacao , acham facil de se fazer?
ou achariam melhor meter outro turbo ? talvez algum de origem de 1 td ?
ic acham esse pequeno , seria preciso 1 maior para chegar aos valores pretendidos?
teria k fazer a alimentacao de oleo para o turbo e o esgoto ao carter .
em termos de material k sera preciso , para alem do turbo , ic e tubagens , ira levar a bomba do td ou a minha do d sera trabalhada , colectores , quais os melhores para aplicar com esse turbo ?
e de admissao , deixo estar o meu k dizem k teem bom flow , mas sera k nao vai dificultar as coisas em termos de facilidade de aplicacao ?
e escape , teria k mudar alguma coisa ?
para combater a altas temperaturas ira levar radiador de oleo tambem .

toda la a ajudar a meter este motor a mexer se , ate vir 1 pulmao maior .

agradeco desde ja a toda a comunidade ibiziana

cumps
 
Sabs cmo eh, n da pa reprogramar e tal e ja nngm fala xD pq n ha mlhor ou pior xipador xD
é assim amg...
um kkk de uma 130 era mlhor opçao e ficava t mais fiavel para esses valores ( de lembrar q tinha q s por a geometria a ser "gerida" mecanicamente)
bomba 1.9 td com o LDA da 1.6 td e embolo 10(tdi)
Coletor de escape de um TDI 90, é so soldar uma falange no turbo com a foraçao do coletor
por cima do filtro tens sitio para ires buscar a lubrificaçao do turbo( tiras um dakeles tacos, salvo erro é com uma chave 4 ou 5 de seis tabada...(é ond fica os dos TDs e TDIs)
a queda de oleo ao carter, tens la uma tampinha atraz do bloco ( é ond fica tb os dos TDs e TDIs)
o coletor de admissao, ta optimo o teu....
Obrigatoriamente tens q mter radiador de oleo q esses motores n sao propriamentes mt fiaveis a nivel de temperaturas, uma vez turbo....

Cumps ;)
 
Se realmente queres fazer isso põe a caixa do 1.6 gtd, é mais longa, e claro embraiagem. Um amigo meu tem um td com 2556bmw e trocou-lhe a caixa pk ralavam todas, também não lhe dá o melhor tratamento. Aquilo é muito engraçado até aos 200, e tem uma boa saida.
Radiador de óleo gigante :D
Não sei quantos cv terá o carro mas deve andar à volta dos 190cv, isto medidos a olho pelo comparei com ele.
Não é para te intimidar mas esses blocos são frágeis, o motor foi rectificado e passado cerca de 10mil km tinha um pistão mais alto que os outros, mas é outra preparação.
Não tens gasóleo para os 120cv com a bomba do td sem se mudar o êmbolo. Quanto a isso fala com o user skillacorsa é a pessoa mais indicada. E para te afinar o carro.

Abraço!
 
Se realmente queres fazer isso põe a caixa do 1.6 gtd, é mais longa, e claro embraiagem. Um amigo meu tem um td com 2556bmw e trocou-lhe a caixa pk ralavam todas, também não lhe dá o melhor tratamento. Aquilo é muito engraçado até aos 200, e tem uma boa saida.
Radiador de óleo gigante :D
Não sei quantos cv terá o carro mas deve andar à volta dos 190cv, isto medidos a olho pelo comparei com ele.
Não é para te intimidar mas esses blocos são frágeis, o motor foi rectificado e passado cerca de 10mil km tinha um pistão mais alto que os outros, mas é outra preparação.
Não tens gasóleo para os 120cv com a bomba do td sem se mudar o êmbolo. Quanto a isso fala com o user skillacorsa é a pessoa mais indicada. E para te afinar o carro.

Abraço!

que bruto:clap::clap:
gostava de ver esse projecto:shock:
 
Sabs cmo eh, n da pa reprogramar e tal e ja nngm fala xD pq n ha mlhor ou pior xipador xD
é assim amg...

e verdade !
ja se esqueceram da mecanica a a velha maneira , sem electronica !

muito obrigado amigo
pela experiencia , concelhos e dicas !

achas k com o vnt e a bomba trabalhada , com o embolo do tdi nao chega la ?
 
usa sem duvida o colector de admissão do D!
pelo que li algures, esses motores o problema que têm é entrar ar a mais num cilindro e a cabeça queixa-se, por isso usa-se o colector do D para entrar mais uniforme entre eles...

fora isso boa sorte que eu não percebo nada disto;-)
 
Se realmente queres fazer isso põe a caixa do 1.6 gtd, é mais longa, e claro embraiagem. Um amigo meu tem um td com 2556bmw e trocou-lhe a caixa pk ralavam todas, também não lhe dá o melhor tratamento. Aquilo é muito engraçado até aos 200, e tem uma boa saida.
Radiador de óleo gigante :D
Não sei quantos cv terá o carro mas deve andar à volta dos 190cv, isto medidos a olho pelo comparei com ele.
Não é para te intimidar mas esses blocos são frágeis, o motor foi rectificado e passado cerca de 10mil km tinha um pistão mais alto que os outros, mas é outra preparação.
Não tens gasóleo para os 120cv com a bomba do td sem se mudar o êmbolo. Quanto a isso fala com o user skillacorsa é a pessoa mais indicada. E para te afinar o carro.

Abraço!

obrigado pela opiniao e dicas amigo
tambem gostava de ver esse bruto!
cumps
 
Infelizmente quem ficou com a carrinha só tem t€mpo de vez enquando para a pôr a trabalhar. São motores que com alguma carga se deitam depressa isto em comparação aos tdi's... Pois ouvi-la a trabalhar a frio parece que tem pregos lá dentro devido ao avanço.
Falei nos 190cv com êmbolo de 12 antes de ser trabalho que pelos vistos depois disso ficou bem melhor. Mas como o motor já estava nas lonas não voltei a ver o andamento.
Tens o exemplo dos corsas 1.7 com mais de 200cv:

http://www.youtube.com/watch?v=bA9SnB-xc08&feature=related
 
nem entendo porque abriste este tópico, pois já andaste por tópicos parecidos. só uma coisa, para dobrares a potencia do 1.9D mesmo que metas tudo o que o sam te disse não chega. além do que ele disse precisas mesmo de tirar essas entradas de ar no capot senão nao passa dos 119cv:D
e já que vais fazer isso não te esqueças de reforçar a embraiagem...
cumps
 
boas amigo prof

abri este topico
porque aqui concentro a informacao k me interessa , ou seja no meu caso especifico dobrar a potencia desde motor com
o material k apresentei , com o vnt , ic e tubagens do gttdi .
nos outros topicos sobre o assunto , querem usar outro material , com outros objectivos , dai ter aberto este !
nao tanto a pensar se da para turbinar , mas agora mais a pensar se com esse material ele chega aos valores pretendidos!
e como esta a chegar o dia de ir gastar umas notas no material , queria ter a certeza k com esse mesmo material chego aos valores k pretendo!

em relacao as entradas de ar do capo ..
tu queres e 1 capot assim , quem desdanha quer comprar ...
queres comprar o capot ? eheheh

como ja tinha mos falado , eu tambem nao gosto da maior delas , k dada a localizacao nem da geito para nada , mas estou a deixar esse permenor para mais tarde !
possivelmente irei trocar o capot por 1 normal!
se quiseres ofereco t para o natal k veem ..:D

ontem tava a pensar , porque motivo ainda nao turbinaste a tua d ... visto k sabes do assunto e ate ja o fizeste ou viste fazer noutras d e percebes do assunto ..
e cheguei a conclusao , secalhar errada de que .. ou esta muito forte assim atmosferica e nao precisas de mais ... ou viste ou apercebeste te que nao da muito resultado ...

qual das 2 e ?
ou sera por outra razao ?
queres partilhar ?

ja agora essa d esta com que cavalagem mais ou menos ?
queres partilhar ?
 
vou partilhar, como sou maluco quero um projecto só diesel atmosférico, pouca gente tem isso, gosto de marcar a diferença:cool: além disso ando a juntar uns €€€€ e material para o outro carro cá da casa ficar canhão:D
cumps
 
eu tambem tenho ca outro do grupo vag , mas nesse tou proibido de tocar , ate a vinda do familiar !
sendo assim tenho k me contentar com o d !

ja agora esse atmosferico esta com k valores aproximadamente ?
queres partilhar ?
 
eu tambem tenho ca outro do grupo vag , mas nesse tou proibido de tocar , ate a vinda do familiar !
sendo assim tenho k me contentar com o d !

ja agora esse atmosferico esta com k valores aproximadamente ?
queres partilhar ?
o outro daqui da casa que vai ser mexido não é um vag, também estou proibido mas vai na mesma.
não quero partilhar a potência do meu 1.9D porque não fiz nenhum teste de potência...
cumps
 
eheheh as marias sao lixadas !

nunca fizeste 1 teste de potencia , mas aposto k ja arrancaste ao lado de golfs4 110 , ibizas 90 etc , ja da para comparar mais ou menos
 
eheheh as marias sao lixadas !

nunca fizeste 1 teste de potencia , mas aposto k ja arrancaste ao lado de golfs4 110 , ibizas 90 etc , ja da para comparar mais ou menos
as marias são lixadas mas há forma de contornar as coisas 8)
e o que quer dizer eu ganhar aos golfs4 110 e aos ibizas 90 em arranque? que tenho os mesmos ou mais cavalos que eles? conheço um gajo com uma ibiza 1.9D atmosférica que ganhou a um saxo cup 2 vezes seguidas em 150m... achas que isso quer dizer que tem 120cv ou mais??? e o saxo é mais leve, fazia provas de arranque, etc... esse ibiza se tiver 80cv já é muito! e por acaso já comparei com carros mais potentes, tendo ficado a frente de muitos (inclusivé a gasolina) em arranque e até 100cv e atrás de outros. a partir dos 100cv testei apenas arranque com diesel, com o mazda3 crtd 110cv e, também, o meu 1.9D é mais rápido de arranque. mas não tem 110cv como o mazda3!!! e de certeza se arrancasse com algumas banheiras que andam aí com 140cv de origem também ganhava o 1.9D no arranque. o arrancar mais rápido não tem nada a ver com os cavalos!!!
e num 1.9D atmosférico, o mais importante nem são os cavalos! para mim é o binário! prefiro perder ponta e ter um 1.9D atmosférico mais rápido e com menos ponta. um diesel atmosférico não é para fazer grandes pontas na auto-estrada! quando fizer um teste de potencia ao meu 1.9D, se der menos cavalos que o original mas um crescimento muito grande de binário fico todo contente (apesar de saber que menos de 64cv não tem e menos de 120Nm de binário também não tem, que são os valores originais).
cumps
 
Fds... Só o meu Peugeot 206 1.9D de 70cv é que parece um caracol.. Deve demorar à vontade 20s dos 0-100km/h :D:D:D
o teu peugeot 1.9D de motor v19 dá para fazer umas brincadeiras e ficar mais rapido que o ibiza... conheço um motor desses montado num 205 e mesmo com a bomba lucas aquilo mexia-se muito bem com alguns ajustes e invenções sem gastar muitos €€...
o ibiza 1.9D stock demora 15s dos 0-100km/h...
o mazda3 1.6crtd 110cv demora 12,5s dos 0-100km/h...
há carros com cavalagem media/alta que são lentos a arrancar e era aí que queria chegar. por exemplo, com o ibiza ganho ao mazda3 em arranque (a diferença nao é muita) mas se for um swift gti com 100cv stock ja perco e bem, desaparece rapido, com um y10 gt i.e. que tem 90cv stock também não tenho hipotese nenhuma, se for um ax gt 85cv stock também perco, com o rover 114 gti de 103cv perco e já com o rover 25 1.4 103cv a conversa é diferente dos anteriores. por aqui se vê que não se pode chegar a uma conclusão da cavalagem...
cumps
 
Boas, professor ja que estas numa de partilhar, partilha aí com o rapaz o que fizest na tua d para ter bom arranque! Pode ser que o moço perca a vontade de meter o turbo e axim ainda poupa uns trocos!:D
 
Boas, professor ja que estas numa de partilhar, partilha aí com o rapaz o que fizest na tua d para ter bom arranque! Pode ser que o moço perca a vontade de meter o turbo e axim ainda poupa uns trocos!:D
não tem um bom arranque, tem um arranque normal, de origem é que é pessimo:rir:
 
Back
Top