sinal antena fraco após troca de radio

Boas
Mais uma ajuda se alguém souber e puder partilhar. Troquei o alana por um pioneer avh-x1600dvd, só que fiquei com um sinal de radio fraco.
Ja procurei pela net e por alguns forums, li que deveria colocar um amplificador de antena mas que podia não resolver na totalidade. Alguém teve o mesmo problema? Estará a faltar eu ligar alguma alimentação?
 
Se a ficha que liga ao radio é igual e esta bem encaixada só pode ser do Pioneer

Agora tens que ver se não puxaste pela ficha ao tirar do radio a ponto de ela se dessoldar, ou qualquer problema do genero

Também pode acontecer de a antena ser amplificada e receber a alimentação através do radio antigo e o novo não lhe dá essa alimentação
 
Se a ficha que liga ao radio é igual e esta bem encaixada só pode ser do Pioneer

Agora tens que ver se não puxaste pela ficha ao tirar do radio a ponto de ela se dessoldar, ou qualquer problema do genero

Também pode acontecer de a antena ser amplificada e receber a alimentação através do radio antigo e o novo não lhe dá essa alimentação

O que li coincide com o que disseste no ultimo paragrafo, só resolvo a situação com um amplificador de antena?
 
Temos que ir por partes, para despistar o problema, já meteste o radio velho e funciona, quer dizer que a ficha não esta estragada, nem o cabo, como diz o "X-machina" e muito bem!

OK, vamos a segunda parte, eu não estou a ver que tipo de antena tem o carro, diz-me que antena tem, se é visível, ou se não se vê? Se possível uma foto do carro.
 
Temos que ir por partes, para despistar o problema, já meteste o radio velho e funciona, quer dizer que a ficha não esta estragada, nem o cabo, como diz o "X-machina" e muito bem!

OK, vamos a segunda parte, eu não estou a ver que tipo de antena tem o carro, diz-me que antena tem, se é visível, ou se não se vê? Se possível uma foto do carro.

É um ibiza 6L com antena tipo cana de pesca... :)
Não é o meu mas a antena é igual, estou no trabalho senão mandava do meu!

fe0fe6c8c2.png


Esqueci-me de adicionar, também tive de aplicar um adaptador destes...

fe4260a646.png
 
Last edited:
Pedi a foto porque podia ser uma antena interior e ai normalmente leva amplificador
Neste caso, sendo uma antena exterior não me parece que tenha amplificador de antena, mas.....

Teste seguinte, ligar outro radio que não seja da marca, e verificar se a antena funciona bem, se não funcionar, se ficar com o mesmo problema do pioneer, de certeza que tem amplificador de antena

Se com o segundo radio o problema se manter, solução, identificar/encontrar o amplificador de antena e alimentar o mesmo, é só meter 12 voltes no mesmo.

Quanto ao adaptador, verifica se ele encaixa bem, principalmente no furo do meio, que de um lado quer de outro

Faz os teste e diz algo.
 
Se com o segundo radio o problema se manter, solução, identificar/encontrar o amplificador de antena e alimentar o mesmo, é só meter 12 voltes no mesmo.

Quando dizes isto, estas a referir-te a encontrar o fio que conduz a corrente ao amplificador? Será um dos fios que esta na ficha de alimentação do auto-radio?
 
O ideal seria testares primeiro, então depois passamos a fase seguinte

Vamos supor que tem amplificador de antena, a alimentação tanto pode ser por um fio a parte, como pela própria ficha de antena
 
se fosse eu... o ideal é devolveres esse e comprares um radio que não dê problemas do género, informa-te primeiro aqui no forum alguém que tenha metido sem problemas.
sem complicações, se quiseres esse é levar a um electricista porque ainda vais acabar a lixar a cablagem toda com adaptações...
 
Vamos a ver se evito esse problema...primeiro vou experimentar um outro auto-radio, é só desligar e ligar fichas universais!
Agora quanto a alimentação, é pegar numa ponta de fio e encontrar 12V e ligar no que diz "power antenna" ou algo do género.

Nestes bricolages ainda me entendo, em mecânicas é que me perco...
 
O ideal seria testares primeiro, então depois passamos a fase seguinte

Vamos supor que tem amplificador de antena, a alimentação tanto pode ser por um fio a parte, como pela própria ficha de antena

Bom, tal como disseste fui por partes.
Ja experimentei outro auto-radio e o sinal de antena é fraco, procurei solução para isto na net e em outros forums e a indicação que tenho é esta para este modelo de carro e de auto-radio.

O alana tem amplificação interna de antena, coisa que os aftermarket pioneer não têm, então a solução indicada é ligar a alimentação de antena ao remote do pioneer. Pelo que procurei, essa alimentação na ficha do carro é um fio azul e no pioneer é o azul com linha branca.
Pergunto agora, é isto que tu falavas? Ainda não fiz esse "shunt", gostava de ouvir a tua e outras opiniões.
 
A instalação do carro nao tem esse fio azul.
tens de colocar um fio na ficha de alimentação do radio no pino 5.
É um sinal de corrente que sai do radio para alimentar uma antena electrica coisa que estes carros nao traziam visto que isso esta desactualizado
 
A instalação do carro nao tem esse fio azul.
tens de colocar um fio na ficha de alimentação do radio no pino 5.
É um sinal de corrente que sai do radio para alimentar uma antena electrica coisa que estes carros nao traziam visto que isso esta desactualizado

João, o que estas a dizer é colocar 12V(switch da ignição por ex.?) no pino 5 da ficha do carro?
 
Bom, tal como disseste fui por partes.
Ja experimentei outro auto-radio e o sinal de antena é fraco, procurei solução para isto na net e em outros forums e a indicação que tenho é esta para este modelo de carro e de auto-radio.

O alana tem amplificação interna de antena, coisa que os aftermarket pioneer não têm, então a solução indicada é ligar a alimentação de antena ao remote do pioneer. Pelo que procurei, essa alimentação na ficha do carro é um fio azul e no pioneer é o azul com linha branca.
Pergunto agora, é isto que tu falavas? Ainda não fiz esse "shunt", gostava de ouvir a tua e outras opiniões.

Ultima parte, identificar o fio da alimentação do amplificador de antena, e a saída dessa alimentação do radio
Como já identificaste estes dois itens, é só ligar os dois e vais ver que funciona
 
eu estou no trabalho, não tenho acesso aos fios...mas o que eu percebo e ate pelo que o joao disse.

existe o fio azul com linha branca na cablagem do pioneer, este tem 12v quando ligo o auto radio;
existe na cablagem do carro um fio que precisa desses 12v, seja a cor que for, segundo outros forums é azul;

devera ser isto, no entanto vou confirmar se apenas o do auto radio tem 12v
 
Back
Top