Reparação do turbo vnt 15 ibiza 6k [RESOLVIDO]

Viva.

Pessoal continuo com o mesmo problema no carro (1º post).

Devido ao problema descrito na 1ª mensagem deste post, decidi reparar o meu turbo (VNT 15, 6k GT TDI 110cv). Levei o turbo à Turbocen*** e levou um kit de reparação (foi o que lhe chamaram), ou seja, levou todas as juntas e casquilhos no interior do turbo (eu perguntei e foi só isto que levou) não levou copressaora nem veio nem turbina de escape nem geometria (para os curiosos, paguei 190 + IVA).

Montei o turbo e agora o carro entra em safe mode (pelo menos parece-me) a toda à hora. Acelero e ao chegar +/- às 2800-3000 rpm o carro tem uma quebra e deixa de puxar. Desligo e ligo a chave e volta a puxar. Se acelerar lentamente ele passa por essa rotação e sobe sempre, na próxima mudança o problema repete-se.

Ora se o turbo está reparado, o problema não será do turbo. Mas lembrei-me de uma coisa N75!!! Se o turbo agora ganha pressão + rapidaemente é natural que se for problema da N75 o carro entre em safe com maior frequência.

Gostaria de os entendidos se chegassm à frente.

Obrigado

Nuno Martins

PS: Esqueci-me de dizer, mas o mecânico onde vou ligou lá uma máquina de diagnóstico e os erro que detectava era " Pressão no colector "
 
Last edited:
Viva.

Pessoal continuo com o mesmo problema no carro (1º post).

Devido ao problema descrito na 1ª mensagem deste post, decidi reparar o meu turbo (VNT 15, 6k GT TDI 110cv). Levei o turbo à Turbocen*** e levou um kit de reparação (foi o que lhe chamaram), ou seja, levou todas as juntas e casquilhos no interior do turbo (eu perguntei e foi só isto que levou) não levou copressaora nem veio nem turbina de escape nem geometria (para os curiosos, paguei 190 + IVA).

Montei o turbo e agora o carro entra em safe mode (pelo menos parece-me) a toda à hora. Acelero e ao chegar +/- às 2800-3000 rpm o carro tem uma quebra e deixa de puxar. Desligo e ligo a chave e volta a puxar. Se acelerar lentamente ele passa por essa rotação e sobe sempre, na próxima mudança o problema repete-se.

Ora se o turbo está reparado, o problema não será do turbo. Mas lembrei-me de uma coisa N75!!! Se o turbo agora ganha pressão + rapidaemente é natural que se for problema da N75 o carro entre em safe com maior frequência.

Gostaria de os entendidos se chegassm à frente.

Obrigado

Nuno Martins

PS: Esqueci-me de dizer, mas o mecânico onde vou ligou lá uma máquina de diagnóstico e os erro que detectava era " Pressão no colector "


boas amigo, isso pode ser da N75, Maf, tubos de vácuo partidos ou com fendas...enfim pode ser tanta coisa, o melhor e isto era a primeira coisa a fazer é levares o carro a maquina e veres se acusa algum erro.
Vê se alguém da tua zona tem cabo e te faz esse favor ou então vais mesmo a um mecânico que hoje em dia qualquer bom mecânico já tem maquina.

Cumpts.
 
Obrigado pela resposta Piranha.

A maquina de diagnóstico do meu mecâncico o erro que acusou foi " Pressão no colector ".

Na 2ª feira vou trocar os tubos do vacuo e experimentar outra N75 e outra MAF a ver se resolve o problema.

Mas não achas que tem lógica ser a N75 é que dantes era de vez em quando, agora sempre que puxo pelo motor ao chegar às 2800-3000 rpm ele tem uma quebra e deixa de puxar.

Cumps

Nuno Martins
 
Obrigado pela resposta Piranha.

A maquina de diagnóstico do meu mecâncico o erro que acusou foi " Pressão no colector ".

Na 2ª feira vou trocar os tubos do vacuo e experimentar outra N75 e outra MAF a ver se resolve o problema.

Mas não achas que tem lógica ser a N75 é que dantes era de vez em quando, agora sempre que puxo pelo motor ao chegar às 2800-3000 rpm ele tem uma quebra e deixa de puxar.

Cumps

Nuno Martins

ou é a N75 ou os tubos de vaco... isso de notares mais agr pode ser k com a reparação do turbo ele enche mais rapido devido a limpeza que levou e pode ser dai o problema...

pk eu ja tive um problema com a n75 mas de geometria fixa e acontecia-me o mesmo....

abraço
 
Obrigado pela resposta Piranha.

A maquina de diagnóstico do meu mecâncico o erro que acusou foi " Pressão no colector ".

Na 2ª feira vou trocar os tubos do vacuo e experimentar outra N75 e outra MAF a ver se resolve o problema.

Mas não achas que tem lógica ser a N75 é que dantes era de vez em quando, agora sempre que puxo pelo motor ao chegar às 2800-3000 rpm ele tem uma quebra e deixa de puxar.

Cumps

Nuno Martins

Boas o erro que te dá deve ser este:
00575 - Intake Manifold Pressure

na minha opinião devias trocar todos os tubos de vácuo que fica barato e troca também o tubo que esta dentro da centralina e vai ligar ao sensor map e por fim visto que tens o turbo limpo experimentas outra N75 e outra Maf.

Grande Abraço
 
Boas o erro que te dá deve ser este:
00575 - Intake Manifold Pressure

na minha opinião devias trocar todos os tubos de vácuo que fica barato e troca também o tubo que esta dentro da centralina e vai ligar ao sensor map e por fim visto que tens o turbo limpo experimentas outra N75 e outra Maf.

Grande Abraço


Viva.

Sim o erro deve ser esse.

Vou trocar os tubos do vácuo a ver se resolve.

Sabem se dá para ligar outra N75 na GT TDi, tipo as dos motores pd 130 ou 150 é que o A3 de 130 que tenho cá em casa parece-me que a geometria do turbo reage com maior rapidez?


Cumps e Obrigado pela ajuda.
 
boas,no primeiro poste vi que falaste numa casa,a vianatu***....
so um conselho,nem por sonhos ponhas la o carro,depois se quiseres saber mais mandot pm,nao vou tar aqui a falar assim em publico por uma questao de etica...
 
Viva.


julinho tens PM.


Quanto ao problema do meu carro vou colocar as actualizações:


Substitui parte dos tubos de vácuo e o carro ficou pior.

Ontem experimentei 3 medidores de massa de ar o carro ficou melhor com qualquer um deles. Com o meu o carro tinha sempre uma quebra de potência ente as 2500 e 3000 rpm e agora no fim chegava a esssa rotação e deixava de puxar (de vez em quando lá pasava as 3000 e só a partir da 3800 é que puxava). Com os medidores que experimentei o carro já puxava mas numa viagem de 5-6 km o carro entrou em safe 3-4 vezes com cada medidor.
Uma vez que o carro já puxava pensei em limpar o meu medidor. Tirei a rede de um dos lado (do lado que vai para o turbo) e limpei a carrada de óleo que lá tinha depositada incluíndo o filamento. Montei tudo e voilá o carro ficou a puxar muito bem e numa viagem de meia hora o carro não entrou em safe nenhuma vez, incluindo fiz 15 km de auto estrada e carro deu 206-208 KM/h.
Pousei o carro e à noite qd fui tomar café.. Outra vez a mesma história o carro já não puxava.. Hoje ainda não entrou em safe mas agora já tenho uma ideia do que está estragado, estou apenas à espera do cabo VAG-COM que comprei ao user Tavares (Obrigadão amigo) para confirmar a avaria da MAF.

Conclusão: Muita dor de cabeça e mais cento e tal euros para uma MAF Nova.


Quanto à questão de esta avaria se sentir com maior frequência após eu ter reparado o turbo e eu associei as duas coisas, acho que me enganei é que eu tb mudei o filtro de ar e deve ter sido por isso que a MAf se começou a queixar pois enquanto o filtro é novo deve chegar menos ar à MAF.

Cumps e Obrigado a todos os que participaram.

Nuno Martins
 
Viva.


O erro que me dá é este:

VAG-COM Version: Release 311.2-N

Control Module Part Number: 028 906 021 EK
Component and/or Version: 1,9l R4 EDC G00SG 1438
Software Coding: 00002
Work Shop Code: WSC 06402
1 Fault Found:
00575 - Intake Manifold Pressure
17-10 - Control Difference - Intermittent



Eu penso que seja da MAF pois foi onde mexi (limpei-a) mas queria ter a certeza.

Ainda não experimentei outra mas td idica que seja a MAF.

A minha dúvida é que qd o carro deixa de puxar o turbo continua a fazer pressão e o valor da MAF desce mas não estabiliza.


Se alguem podesse dar uma ajudinha AGRADECIA.

Há alguam forma rápida de organizar os valores gravados (log) no VAG-COM?

Cumps

Nuno Martins

PS: Logo ponho uns logs.
 
Last edited:
Cá está o log:

Log

Este ficheiro tem dois logs. o 1º andei a pisar o acelerador na casa das 2000 - 3000 rpm até me acontecer a perda de potência.


No 2º log o carro puxou sempre mas nota-se um perda de potência, é mt lento a desenvolver e só se nota a puxar mesmo lá para as 3800 rpm's. Outra coisa que se nota é que é muito lento a responder ao acelerador, eu não consigo mudar de mudança sem que ele tenha uma quebra parace que o turbo tem que encher de novo, a não ser que eu mude sem tirar o pé do acelerador.

Como referi num dos posts acima quando experimentei a MAF após a limpar o carro desenvolvia muito bem e não havia quebra ao mudar de mudança, era mt rápido a responder ao pisar do acelerador.

Agradecia uma ajudinha...


Obrigado

Nuno Martins
 
Está a ler menos pressão que o pedido...
Motivos:
- geometria demasiado aberta
- n75 danificada
- tubos de vacuo rotos
- confirma tambem o tubo que sai do tubo do intercooler e liga a ECU se nao tem alguma fuga e indique menos pressão ao MAP ( duvidoso dada a pouca massa de ar lida )
O ideal era teres um carro de um amigo igual e trocar a N75 e verificar se tens os tubos de vacuo devidamente ligados.
 
Está a ler menos pressão que o pedido...
Motivos:
- geometria demasiado aberta
- n75 danificada
- tubos de vacuo rotos
- confirma tambem o tubo que sai do tubo do intercooler e liga a ECU se nao tem alguma fuga e indique menos pressão ao MAP ( duvidoso dada a pouca massa de ar lida )
O ideal era teres um carro de um amigo igual e trocar a N75 e verificar se tens os tubos de vacuo devidamente ligados.


Viva.

Obrigado pela resposta TdiSportR.

Vou então começar por aí (N75). Mas achas que a MAF está fora de questão?

Eu mandei reparar o turbo na Turbocenter achas que eles não calibravam a geometria?

Cumps
 
Last edited:
Nao me parece que tenha deixado o turbo desafinado.
Verifica as tubagens de vacuo, troca N75... o mais fácil é ter um carro igual ao lado e ir vendo diferenças.
 
Actualização!!!

O Problema pressiste.....:cryy:

Parâmetros revistos:
- Turbo levou um kit de reparação na Turbocenter (tem 2000 km feitos no max).
- Tubos de vácuo verificados com uma bomba de vácuo, e alguns mudados por descargo de consciência.
- Tubos do vácuo ligados tal como no esquema que se pode ver no ETKA.
- Geometria do turbo completamente solta.
- Actuador da gemoatria funciona, pelo menos mexe (como posso verificar se funciona em pleno?).
- MAF nova de origem.
- N75 trocada por uma usada.
- Substituí o tubo que vai da admissão à centralina.
- Substituí o tubinho dentro da centralina.
- O circuito de ar do turbo até intercooler e até à admissão não me parece ter fugas (não está babado de óleo).


O carro está melhor já não entra em safe a toda a hora mas de vez em quando lá vai. Agora puxa muito melhor (MAF nova, assim com a N75) e responde bastante rápido ao acelerador, mas pelos logs com o VAG-COM o turbo continua a fazer menos pressão do que a que é pedida.

Hà uns tempos bati com a esquina do intercooler num passeio e ele começou a babar um bocadito de óleo. Comprei um usado a um user aqui do forum e antes de o colocar laveio por fora com detergente e por dentro com petróleo para tirar o óleo que estava agarrado. Neste momento o intercooler não está babado.

Aqui ficam os últimos LOG's:


Log 3ª - 4ª - 5ª a fundo

Log 4ª a fundo

Log 5ª a fundo


Estou a ficar sem soluções.......

O que me resta verificar?
.....
- Sensor MAP?
- Falta de gásoleo?
- Escape entupido? (o carro levou um catalizador novo aos 120.000 km, já lá vão 230.000 km)
- Válvula EGR?
- Centralina?
- sei lá?

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Obrigado

Nuno Martins
 
Last edited:
Infelizmente estes carros sao uma armadilha quando dao problemas de desenvolver, o meu a4 desde que o comprei que nunca puxou como um tdi manda! o problema tava num sensor de temperatura de gasoleo que tava a marcar 40 graus negativos. logo nao injectava gasoleo para ele andar como deve ser.
Apos 1 ano e meio resolvi o problema e fiquei de boca aberta completamente, o carro tem uma alma que nunca vi igual nele!! brutal mesmo :D
 
Infelizmente estes carros sao uma armadilha quando dao problemas de desenvolver, o meu a4 desde que o comprei que nunca puxou como um tdi manda! o problema tava num sensor de temperatura de gasoleo que tava a marcar 40 graus negativos. logo nao injectava gasoleo para ele andar como deve ser.
Apos 1 ano e meio resolvi o problema e fiquei de boca aberta completamente, o carro tem uma alma que nunca vi igual nele!! brutal mesmo :D

Por teres falado nisso, verifiquei com o VAG-COM e a temperatura do combustível variou entre os 40 e 60 Cº (carro frio e carro quente).

Mais um aspecto fora de questão, digo eu....


Obrigado Cardoso.
 
Por teres falado nisso, verifiquei com o VAG-COM e a temperatura do combustível variou entre os 40 e 60 Cº (carro frio e carro quente).

Mais um aspecto fora de questão, digo eu....


Obrigado Cardoso.


esses valores tao correctos! menos uma hipotese.

O que quero dizer é que ha varios sensores que nem nos passa pela cabeça que possam causar perca de potencia. eu nunca imaginei no meu caso que fosse o sensor d temp gasol.

Espero que isso se resolva rapido! Pois quando vi o teu 6k pos km que tinha tava mt estimado!! ;)
 
Está a ler menos pressão que o pedido...
Motivos:
- geometria demasiado aberta
- n75 danificada
- tubos de vacuo rotos
- confirma tambem o tubo que sai do tubo do intercooler e liga a ECU se nao tem alguma fuga e indique menos pressão ao MAP ( duvidoso dada a pouca massa de ar lida )
O ideal era teres um carro de um amigo igual e trocar a N75 e verificar se tens os tubos de vacuo devidamente ligados.


O problema é o descrito pelo TdiSportR.


Uma coisa estranha é que eu experimentei duas N75 usadas, e quando as montei o carro ficou a andar bem e ouvia-se o assubio do turbo desde cedo (1500-1800 rpm) passando um dia e alguns km em cima o carro voltou ao problema e o turbo só assubia às 2000 rpm e é um assubio mt tímido tipo "uiiii", enquanto que quando estva bom fazia "uuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiuuuuuuuu" era um assubio mais prolongado.

Eu verifiquei a tensão aos terminais da ficha da N75, tal como a sua resistência.

Guiei-me pelos seguintes documentos:
http://www.ms-motor-service.com/ximages/pg_si_0017_en_web.pdf

http://www.ms-motor-service.com/ximages/pg_si_0065_en_web.pdf

Não tenho é como verificar o duty cycle.

Obrigado
 
Pode nem ter nada a ver com o teu caso, mas no meu carro, tirei o turbo fora, limpei a geometria, montei, e depois disso reparei que o carro ficou a assobiar muito mesmo. achei estranho mas pensei que fosse normal porque os gt tdi custumam assobiar bastante. cheguei a conclusao que tenho uma junta que vai dos colectores de escape para a valvula EGR a deixar passar pressao, ou seja , o carro nao andava bem, fazia safe , e o turbo assobia que e uma coisa parva, isto porque pela minha ideia, como ta a deixar passar pressao, o assobio do turbo faz se ouvir por ai . e o andar nota se porque o turbo nao recebe a pressao na totalidade para desenvolver como deve ser, e o safe mode, acontece porque o carro ao perder pressao, a centralina pensa que essa pressao esta a ser em excesso, porque nao sabe que tem uma junta danificada.e faz 1.3 de pico no turbo e entra em safe.

Mais uma vez, pode nao ter nada a ver mas pode ajudar.

o duty cicle ves no bloco 11 onde diz duty cicle.
 
Back
Top