Reparação do turbo vnt 15 ibiza 6k [RESOLVIDO]

Pode nem ter nada a ver com o teu caso, mas no meu carro, tirei o turbo fora, limpei a geometria, montei, e depois disso reparei que o carro ficou a assobiar muito mesmo. achei estranho mas pensei que fosse normal porque os gt tdi custumam assobiar bastante. cheguei a conclusao que tenho uma junta que vai dos colectores de escape para a valvula EGR a deixar passar pressao, ou seja , o carro nao andava bem, fazia safe , e o turbo assobia que e uma coisa parva, isto porque pela minha ideia, como ta a deixar passar pressao, o assobio do turbo faz se ouvir por ai . e o andar nota se porque o turbo nao recebe a pressao na totalidade para desenvolver como deve ser, e o safe mode, acontece porque o carro ao perder pressao, a centralina pensa que essa pressao esta a ser em excesso, porque nao sabe que tem uma junta danificada.e faz 1.3 de pico no turbo e entra em safe.

Mais uma vez, pode nao ter nada a ver mas pode ajudar.

o duty cicle ves no bloco 11 onde diz duty cicle.

Viva Cardoso.

Eu sei onde ver o duty cycle no VAG-COM, queria era medir na ficha da N75, mas, só dá com um osciloscópio...

Quando montei o turbo depois de o reparar mandei meter juntas novas, por isso não deve ser por aí e não noto a pressão a perder-se, simplesmente o turbo não gera pressão em baixas, é esse o problema, ele entra em safe porque a centralina pede 1920 mB e ele faz 1300-1400 mB e só sobe para 1700-1900 mB a alta rotação. É isso que me está a intrigar.

Será falta de gasoleo? porque só tem falta em baixas? o carro não deveria perder velocidade de ponta (não perdeu, até ganhou com o turbo reparado)?

Será o escape entupido? mais uma vez a alta rotação não seria pior (necessidade de sair maior quantidade de gases de escape)?

Para mim, que percebo muito pouco, parece-me o actuador do turbo. A pressão quase nunca passa o valor pedido, e quando passa a centralina corrige mas a linha do MAP actual oscila muito a volta do specified MAP, ou seja as oscilações para corrigir a pressão têm um amplitude elevada.

Por isso é que me parece o actuador, deve estar a reagir muito lentamente às ordens da centralina --> N75. Ele mexe-se mas será que tem rapidez suficiente?

Ainda não tive oportunidade de verificar o escape, é o meu próximo passo.

Cumps
 
Actualização!!!

O Problema pressiste.....:cryy:

Parâmetros revistos:
- Turbo levou um kit de reparação na Turbocenter (tem 2000 km feitos no max).
- Tubos de vácuo verificados com uma bomba de vácuo, e alguns mudados por descargo de consciência.
- Tubos do vácuo ligados tal como no esquema que se pode ver no ETKA.
- Geometria do turbo completamente solta.
- Actuador da gemoatria funciona, pelo menos mexe (como posso verificar se funciona em pleno?).
- MAF nova de origem.
- N75 trocada por uma usada.
- Substituí o tubo que vai da admissão à centralina.
- Substituí o tubinho dentro da centralina.
- O circuito de ar do turbo até intercooler e até à admissão não me parece ter fugas (não está babado de óleo).


O carro está melhor já não entra em safe a toda a hora mas de vez em quando lá vai. Agora puxa muito melhor (MAF nova, assim com a N75) e responde bastante rápido ao acelerador, mas pelos logs com o VAG-COM o turbo continua a fazer menos pressão do que a que é pedida.

Hà uns tempos bati com a esquina do intercooler num passeio e ele começou a babar um bocadito de óleo. Comprei um usado a um user aqui do forum e antes de o colocar laveio por fora com detergente e por dentro com petróleo para tirar o óleo que estava agarrado. Neste momento o intercooler não está babado.

Aqui ficam os últimos LOG's:


Log 3ª - 4ª - 5ª a fundo

Log 4ª a fundo

Log 5ª a fundo


Estou a ficar sem soluções.......

O que me resta verificar?
.....
- Sensor MAP?
- Falta de gásoleo?
- Escape entupido? (o carro levou um catalizador novo aos 120.000 km, já lá vão 230.000 km)
- Válvula EGR?
- Centralina?
- sei lá?

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Obrigado

Nuno Martins


Boas Nuno,

Espero que resolvas o quanto antes esse problema...
Eu após ler este teu post vou mudar os tubos todos de vacuo assim como a N75.

Precisava era de saber os P/Nº das peñas. Tens isso por ai?

Abraçada e boa sorte.
 
Boas Nuno,

Espero que resolvas o quanto antes esse problema...
Eu após ler este teu post vou mudar os tubos todos de vacuo assim como a N75.

Precisava era de saber os P/Nº das peñas. Tens isso por ai?

Abraçada e boa sorte.


Viva amigo.

Obrigado pelo apoio.


Não tenho tido mt tempo para tratar disto mas dentro de dias já devo ter novidades, é que descobri que a bomba injectora depois do carro quente baba-se muito. E nota-se que o carro qd fica parado muito tempo qd se volta a pegar nele ele puxa melhor e não entra em safe. Depois de aquecer lá vêm eles. Tenho que mandar ver a injecção mas estou a sondar preços é que qualquer dia já gastei mais do que o carro vale e o problema não desaparece.

:cryy:


Quanto às peças, o meu carro é um 6k GT Tdi 110cv e a referência da N75 é 1H0906627A e custa nova na SEAT 138 € já com IVA. os tubos vais a uma casa de peças e pedes tubos para vácuo/gasóleo com 3,5 mm (ou 3,2 ) de diâmetro, são uns tubos de borracha revestidos com uma malha tipo cordão.

Espero ter ajudado


Um Abraço.
 
Rapaz, tenta eliminar uma hipotese, ve se a wastegate ( actuador do da geometria ) está afinada correctamente.
pode estar afinada de modo a ter excesso de pressao sempre.
 
Actualização!!!

O Problema pressiste.....:cryy:

Parâmetros revistos:
- Turbo levou um kit de reparação na Turbocenter (tem 2000 km feitos no max).
- Tubos de vácuo verificados com uma bomba de vácuo, e alguns mudados por descargo de consciência.
- Tubos do vácuo ligados tal como no esquema que se pode ver no ETKA.
- Geometria do turbo completamente solta.
- Actuador da gemoatria funciona, pelo menos mexe (como posso verificar se funciona em pleno?).
- MAF nova de origem.
- N75 trocada por uma usada.
- Substituí o tubo que vai da admissão à centralina.
- Substituí o tubinho dentro da centralina.
- O circuito de ar do turbo até intercooler e até à admissão não me parece ter fugas (não está babado de óleo).


O carro está melhor já não entra em safe a toda a hora mas de vez em quando lá vai. Agora puxa muito melhor (MAF nova, assim com a N75) e responde bastante rápido ao acelerador, mas pelos logs com o VAG-COM o turbo continua a fazer menos pressão do que a que é pedida.

Hà uns tempos bati com a esquina do intercooler num passeio e ele começou a babar um bocadito de óleo. Comprei um usado a um user aqui do forum e antes de o colocar laveio por fora com detergente e por dentro com petróleo para tirar o óleo que estava agarrado. Neste momento o intercooler não está babado.

Aqui ficam os últimos LOG's:


Log 3ª - 4ª - 5ª a fundo

Log 4ª a fundo

Log 5ª a fundo


Estou a ficar sem soluções.......

O que me resta verificar?
.....
- Sensor MAP?
- Falta de gásoleo?
- Escape entupido? (o carro levou um catalizador novo aos 120.000 km, já lá vão 230.000 km)
- Válvula EGR?
- Centralina?
- sei lá?

Se alguém me pudesse ajudar agradecia.

Obrigado

Nuno Martins


Viva.

Pois é ao fim de quase 9 meses o problema está resolvido....

e cada vez que penso na solução até me dá vontade de rir...


Era o raio da N75. Eu experimentei 3 valvulas, todas usadas pois todas as vezes que fui à SEAT/VW não tinham, só por encomenda.

Agora o turbo já ganha pressão a baixa rotação às 1800-1900 rpm já leva 1,1 bar.

Portanto o custo da reparação foi:

- muita dor de cabeça;
- turbo reparado 226 € (kit de reparação);
- muita dor de cabeça;
- mudei todos os tubos de vácuo, 10 €;
- muita dor de cabeça;
- MAF nova original - 156 € (já não estava famosa, mas o problema não era disto);
- muita dor de cabeça;
- N75 usada 30 € (que afinal estavam todas avariadas, experimentei 3);
- muita dor de cabeça;
- muita dor de cabeça;
- N75 nova 135 €;

Total: - muita dor de cabeça e 557 €


Agradeço a todos os que ajudaram quer com conhecimento quer com uma palavra amiga.

Não consegui resolver o problema apenas com os vossos conselhos, mas aprendi muito durante o tempo que tive o problema. Espero um dia poder ajudar o pessoal tal como me ajudaram.


Um abraço

Nuno Martins
 
Last edited:
Viva.

Pois é ao fim de quase 9 meses o problema está resolvido....

e cada vez que penso na solução até me dá vontade de rir...


Era o raio da N75. Eu experimentei 3 valvulas, todas usadas pois todas as vezes que fui à SEAT/VW não tinham, só por encomenda.

Agora o turbo já ganha pressão a baixa rotação às 1800-1900 rpm já leva 1,1 bar.

Portanto o custo da reparação foi:

- muita dor de cabeça;
- turbo reparado 226 € (kit de reparação);
- muita dor de cabeça;
- mudei todos os tubos de vácuo, 10 €;
- muita dor de cabeça;
- MAF nova original - 156 € (já não estava famosa, mas o problema não era disto);
- muita dor de cabeça;
- N75 usada 30 € (que afinal estavam todas avariadas, experimentei 3);
- muita dor de cabeça;
- muita dor de cabeça;
- N75 nova 135 €;

Total: - muita dor de cabeça e 557 €


Agradeço a todos os que ajudaram quer com conhecimento quer com uma palavra amiga.

Não consegui resolver o problema apenas com os vossos conselhos, mas aprendi muito durante o tempo que tive o problema. Espero um dia poder ajudar o pessoal tal como me ajudaram.


Um abraço

Nuno Martins

Viva, é a 1ª vez que venho a este teu post.
Não é por mal mas fizeste-m rir com as tuas dores de cabeça :D
Realmente é muito chato qd se anda à procura dum problema e ele não aparece. Mas pronto, agora ficaste com um carro novo, não há pequenas percas de rendimento aqui ou ali, está tudo a 100% :D
Grande Abraço e boas curvas :clap:
 
Back
Top