Problema com indicador de temperatura

Boas

O meu caso é parecido com o teu, o ponteiro tanto tá no 0 como nos 90 e depois +/- 60. o erro do vagcom que me deu foi este:

1 Fault Found:
01039 - Coolant Temperature Sensor (G2)
[FONT=&quot] 30-10 - Open or Short to B+ - Intermittent[/FONT]

Penso que seja este sensor a causa do problema.


Cumps
 
Boas

O meu caso é parecido com o teu, o ponteiro tanto tá no 0 como nos 90 e depois +/- 60. o erro do vagcom que me deu foi este:

1 Fault Found:
01039 - Coolant Temperature Sensor (G2)
[FONT=&quot] 30-10 - Open or Short to B+ - Intermittent[/FONT]

Penso que seja este sensor a causa do problema.


Cumps


E qual a resolução?

Como é que o ponteiro está no zero?
O mínimo não é 60ºC?
 
Ya, tens razão o mínimo é 60, o que eu quis dizer é que ele fica entre os 60 e os 90 de vez em quando, portanto, deve ser algo de 75º depois baixa, depois volta para os 90 outra vez. Já ando assim à 2 anos e tal com o problema do ponteiro(sensor neste caso) e tenho fuga no radiador(juntas) à 4 anos, e nunca tive problemas de sobreaquecimento, mas tenho que encher com coolant de 2 em 2 semanas +/- pq perde desde o MAX até ao MIN.

A solução é comprar o sensor G2 penso eu, mas de qq maneira, vou verificar o termostato, pois pode ter morrido de boca aberta e c este frio, deixar água circular logo,n é nd bom, até noto aumento de consumo, se calhar está mesmo a deixar passar água... Mas pior é se o termostato morre de boca fechada e n deixa passar nada:rir:
 
Sim, pode ser o sensor da temp. que pode estar marado...
Se for do termostato ele qdo tas ao relantim começa a aquecer mas assim que andas com ele começa a arrefecer até ir para os 60º.

Caso não sejam estes os sintomas deverá de ser o sensor.

Um abraço
 
Sim, pode ser o sensor da temp. que pode estar marado...
Se for do termostato ele qdo tas ao relantim começa a aquecer mas assim que andas com ele começa a arrefecer até ir para os 60º.

Caso não sejam estes os sintomas deverá de ser o sensor.

Um abraço

Contando um pouco mais a história da seat...

Inicialmente, quando lá cheguei e falei na situação, a primeira ideia foi: "o ponteiro anda maluco? deve ser a válvula do motor..."

Depois de meter à maquina o teste foi inconclusivo, porque não registou diferenças entre a marcação quando a temperatura estava baixa, isto é, se fosse da válvula, supostamente o ponteiro não se devia mexer...

Pelo que o mais provável é que seja o termostato... se bem que a situação actual é esta.
Hoje fiz uma viagem de 30 km e nos primeiros 20 km, o ponteiro esteve normal, ou seja, nos 90 ºC... depois numa subida, o carro voltou aos 90, acabada a subida e numa zona plana, o ponteiro voltou aos 90.
Quando parei o carro para estacionar, o ponteiro voltou aos 60...

Moral da história, o pontreiro não tem uma posição fixa... essa história do termostato avariar em aberto ou fechado, não deveria a temperatura permanecer sempre fria ou muito quente?

Podes ver-me o preço do conjunto do termostato, segundo eles, são três peças...

Cumps.
 
Ya, tens razão o mínimo é 60, o que eu quis dizer é que ele fica entre os 60 e os 90 de vez em quando, portanto, deve ser algo de 75º depois baixa, depois volta para os 90 outra vez. Já ando assim à 2 anos e tal com o problema do ponteiro(sensor neste caso) e tenho fuga no radiador(juntas) à 4 anos, e nunca tive problemas de sobreaquecimento, mas tenho que encher com coolant de 2 em 2 semanas +/- pq perde desde o MAX até ao MIN.

A solução é comprar o sensor G2 penso eu, mas de qq maneira, vou verificar o termostato, pois pode ter morrido de boca aberta e c este frio, deixar água circular logo,n é nd bom, até noto aumento de consumo, se calhar está mesmo a deixar passar água... Mas pior é se o termostato morre de boca fechada e n deixa passar nada:rir:

Como é que "consegues andar com o carro nessas condições?

E que sensor é esse?
Quem te fez esse teste e a respectiva análise dos erros?

Cumps.
 
Boas!

Tive aqui a ler o tópico todo e lembrei me que até pode não ser o termostato, mas sim a válvula de temperatura que está no bloco e que dá a informação para o quadrante.

Tira a ficha da válvula, limpa e volta a ligar. Depois vê se o problema persiste.
E essa de testes inconclusivos, não vás em cantigas. Eles querem é mamar te o dinheiro das peças todas que possam eventualmente ser a causa do problema.
Quanto a Norauto, por experiência própria, NUNCA MAIS:redcard:
Antes ires ao Station Marché que a esses gajos.
Mas faz uma coisa, por descargo de consciência, compra um termostato que seja o adequado para o teu carro e arranja um mecânico de confiança que te faça o trabalho.

Abraço e boa sorte
 
Contando um pouco mais a história da seat...

Inicialmente, quando lá cheguei e falei na situação, a primeira ideia foi: "o ponteiro anda maluco? deve ser a válvula do motor..."

Depois de meter à maquina o teste foi inconclusivo, porque não registou diferenças entre a marcação quando a temperatura estava baixa, isto é, se fosse da válvula, supostamente o ponteiro não se devia mexer...

Pelo que o mais provável é que seja o termostato... se bem que a situação actual é esta.
Hoje fiz uma viagem de 30 km e nos primeiros 20 km, o ponteiro esteve normal, ou seja, nos 90 ºC... depois numa subida, o carro voltou aos 90, acabada a subida e numa zona plana, o ponteiro voltou aos 90.
Quando parei o carro para estacionar, o ponteiro voltou aos 60...

Moral da história, o pontreiro não tem uma posição fixa... essa história do termostato avariar em aberto ou fechado, não deveria a temperatura permanecer sempre fria ou muito quente?

Podes ver-me o preço do conjunto do termostato, segundo eles, são três peças...

Cumps.

Boas,
Eu so vejo 2 peças que são as seguintes:
O teu tdi é de 90 ou 110cv?

Para o TDI de 90Cv:
Termostato: 30.47€ + iva com a referencia 044121113
Cobertura caixa termostato: 10.42€ + iva com a referencia 037121121A

Para o TDI de 110Cv:
Termostato: 30.67€ + iva com a referencia 068121113H
Cobertura caixa termostato: 5.05€ + iva com a referencia 06A121121C

Um abraço
 
Boas,
Eu so vejo 2 peças que são as seguintes:
O teu tdi é de 90 ou 110cv?

Para o TDI de 90Cv:
Termostato: 30.47€ + iva com a referencia 044121113
Cobertura caixa termostato: 10.42€ + iva com a referencia 037121121A

Para o TDI de 110Cv:
Termostato: 30.67€ + iva com a referencia 068121113H
Cobertura caixa termostato: 5.05€ + iva com a referencia 06A121121C

Um abraço

É o de 90 CV...
Eles falavam numa tampa... e numa caixa.

Tenho de ligar para outra seat para ver o que me dizem...

É que se for trocado apenas o termostato poderá não funcionar correctamente.

Quanto achas que demoram a trocar tudo?
30 min.?

A mão-de-obra é a 42€/hora o tipo fala em valores de material e mão-de-obra na ordem dos 80/90€, preço final.

Cumps.
 
Pelas infos que tenho aqui:
Termostato demora 48m.
Caixa do Termostato demora 18m.

A 3ª peça so se for algum vedante...

Abraço
 
Last edited:
Como é que "consegues andar com o carro nessas condições?

E que sensor é esse?
Quem te fez esse teste e a respectiva análise dos erros?

Cumps.

1ª- Conseguindo, nunca me causou qualquer problema desde que esteja atento. Se falho na água, tenho uma surpresa desagradável. Mas já faz parte do meu habito verificar os níveis.

2ª- Eu próprio fiz com o VagCom.
 
Comprando na SEAT, a diferença para uma oficina fica na mão-de-obra?
Ou é possível arranjar as peças mais baratas que na seat oficial?

Podes explicar com mais algum pormenor essa da limpeza...

Cumps.

Boas!!!
A auto oliveira vem peças da marca e normalmente são mais baratas.

Cumps!!!
 
Boas!

Tive aqui a ler o tópico todo e lembrei me que até pode não ser o termostato, mas sim a válvula de temperatura que está no bloco e que dá a informação para o quadrante.

Tira a ficha da válvula, limpa e volta a ligar. Depois vê se o problema persiste.
E essa de testes inconclusivos, não vás em cantigas. Eles querem é mamar te o dinheiro das peças todas que possam eventualmente ser a causa do problema.
Quanto a Norauto, por experiência própria, NUNCA MAIS:redcard:
Antes ires ao Station Marché que a esses gajos.
Mas faz uma coisa, por descargo de consciência, compra um termostato que seja o adequado para o teu carro e arranja um mecânico de confiança que te faça o trabalho.

Abraço e boa sorte

Pois... infelizmente não sou nenhum expert em mecânica...
Posso pedir-lhes para testarem a situação.

Como disse anteriormente, na máquina detecta um erro com a temperatura, mas não dá para concluir qual o problema. Segundo eles ou é a válvula ou o termostato...

O problema é que agora já fui à seat e volto lá na 2.ªfeira para colocar, em principio o termostato... e se lá não fosse já teria que pagar o diagnóstico.

Pelo que tenho de confiar.
A questão é mesmo as peças, que é o termostato, uma anilha e uma outra peça que não consegui perceber o nome, talvez a tal tampa...

Pareceram-me muito correctos com o trabalho que fizeram, pena que cobrem 42€/hora...

Cumps.
 
1ª- Conseguindo, nunca me causou qualquer problema desde que esteja atento. Se falho na água, tenho uma surpresa desagradável. Mas já faz parte do meu habito verificar os níveis.

2ª- Eu próprio fiz com o VagCom.


Pois, mas essa de andar a verificar sempre é complicado...

Diz-me uma coisa, o teste da VagCom é o mesmo que eles fazem na seat?
 
Num mecanico de rua fazias isso em 15m / 30m, os tempos que te dei sao da SEAT.
Faz o que entenderes amigo.

Um abraço
 
Pois, mas essa de andar a verificar sempre é complicado...

Diz-me uma coisa, o teste da VagCom é o mesmo que eles fazem na seat?


É na boa!é uma questão de hábito, o pior é que tenho que comprar mais uma garrafa de G12 pq tenho posto só água.

O teste com o software da rosstech penso que tenha menos funções que o da SEAT. Mas pode detectar os mesmos problemas, acho eu.
 
Boas, antes de mais só para informar que já tive as duas coisas avariadas. A válvula de temperatura e o termostato!

O quadrante não creio nada que seja, acho quase impossível que seja daí.

O teu mecânico poderia ter experimentado o teu termostato. Agora já é tarde que já marcaste na SEAT...:whistle:
Quando troquei o meu termostato (não lembro o preço) foi mesmo só o termostato!

A válvula da temperatura foi uns 20€, mais mão-de-obra!
Pelos sintomas, se tivesse de apostar apostava nesta válvula. Mas pode sempre não ser...

Abraço
 
Boas, antes de mais só para informar que já tive as duas coisas avariadas. A válvula de temperatura e o termostato!

O quadrante não creio nada que seja, acho quase impossível que seja daí.

O teu mecânico poderia ter experimentado o teu termostato. Agora já é tarde que já marcaste na SEAT...:whistle:
Quando troquei o meu termostato (não lembro o preço) foi mesmo só o termostato!

A válvula da temperatura foi uns 20€, mais mão-de-obra!
Pelos sintomas, se tivesse de apostar apostava nesta válvula. Mas pode sempre não ser...

Abraço

Viva,

podes especificar um pouco mais...
Como te apercebeste que era válvula ou o termostato que estava avariado?

Eu não tenho mecânico.
Felizmente, nunca tive problemas no carro... apenas as revisões que foram feitas na marca.

Mas, como poderia ter experimentado o termostato?
Apesar de ter marcado na seat para 2.ªfeira, não sou obrigado a lá ir colocar o material...

Cumps.
 
Bom para verificar se o termostato funciona, tens de o retirar (por isso te falei no mecânico, se o souberes tirar mais poupas) e metes dentro de uma panela com agua, metes a agua a ferver e se mudar a posição é porque está bom!

Com os sintomas que descreveste, as duas causas mais prováveis são mesmo essas.
Só opto pela válvula de temp. porque, o ponteiro está "maluco", ou seja ou dá os 90 ou desce para o frio (60 ou um pouco mais baixinho) parece quase ON/OFF.

Se for o termostato, a temperatura sobe quase até aos 90 podendo mesmo lá chegar e depois em andamento baixa até aos 80 quando muito 75. Isso acontece porque, esses 80/75 são a temperatura real que está a ser bem medida mas que o "circuito de radiador", por estar aberto não deixa aquecer mais.

ATENÇÃO eu não sou mecânico nem nada que pareça, apenas me baseio no que me aconteceu, e naquilo que aprendi com isso.
Existem muitas variáveis que pode fazer com que o meu pensamento, não seja o teu real problema.

Abraço
 
Back
Top