Problema com indicador de temperatura

Tenho um Seat Ibiza Comercial de 2002 e tenho um problema com o indicador de temperatura.

Ontem, a meio de uma viagem de 30km, reparei que o indicador de temperatura, que quando o carro aquece fica estável nos 90 ºC, começou a baixar a temperatura até encostar aos 60 ºC, como se estivesse a frio...

Continuei a viagem até ao fim, tendo em certa altura o ponteiro indicado um ligeiro aumento até aos 75 ºC, mas sem atingir os 90 ºC normais...

Após chegar ao destino e jantado(intervalo de 2h) voltei a pegar no carro e numa viagem de cerca de 10 km o ponteiro não ultrapassou os 75ºC, tendo no final, antes de eu desligar o carro voltado aos 60 ºC...

Que tipo de anomalia será esta?
O arranjo será caro?
Posso andar com o carro nestas condições?

Grato pela atenção.
 
Poderá ser o termostato que avariou aberto, ou poderá ser do proprio quadrante mas aposto mais no termostato.

Um abraço
 
Poderá ser o termostato que avariou aberto, ou poderá ser do proprio quadrante mas aposto mais no termostato.

Um abraço

Pois já estive a fazer uma pesquisa por aqui e vi alguns tópicos com situações parecidas...

Quais as consequências de andar com o carro assim?
Ligando a saufage o carro deita o ar quente normal.

Tens ideia de como se pode verificar isso?
Isto é, tenho de ir à marca ou a uma oficina... e qual o custo se for o que dizes?

Obrigado.
 
Boas,
O que acontece é que a agua está sempre a passar no radiador e o carro está sempre a rodar a frio o que n é muito saudavel principalmente para os consumos.
Também já me falaram que a agua estar sempre a correr no radiador que o desgasta levando a fugas.
Isso podes fazer em qualquer oficina, n precisas de ir á marca.
O custo não é elevado, o termostato não chega a 30€ e a mão de obra é barata, com 40/50€ fazes a festa.

Um abraço
 
Boas,
O que acontece é que a agua está sempre a passar no radiador e o carro está sempre a rodar a frio o que n é muito saudavel principalmente para os consumos.
Também já me falaram que a agua estar sempre a correr no radiador que o desgasta levando a fugas.
Isso podes fazer em qualquer oficina, n precisas de ir á marca.
O custo não é elevado, o termostato não chega a 30€ e a mão de obra é barata, com 40/50€ fazes a festa.

Um abraço


E em qualquer oficina eles têm o termostato?
Qualquer mecânico faz isso, a norauto é uma boa opção?

Falas por experiência própria?

por acaso notei que o consumo de gasóleo foi elevado, tendo em conta que no dia anterior tinha atestado e vi o ponteiro mais abaixo do que o normal para os km que fiz...

desculpa tantas perguntas...
Cumps.
 
Por experiencia propria não,mas já tive vários colegas com esse problema e a conta nunca passou dos 40/50€.
Quanto á montagem, sim qualquer mecanico te faz isso sem problemas e em 15m, convem é comprares o termostato antes de lá ires.
Quanto ao termostato haver na norauto, é possivel que tenham, um dos colegas que referi em cima fez lá a troca, aproveita e limpa o circuito.

Um abraço
 
Por experiencia propria não,mas já tive vários colegas com esse problema e a conta nunca passou dos 40/50€.
Quanto á montagem, sim qualquer mecanico te faz isso sem problemas e em 15m, convem é comprares o termostato antes de lá ires.
Quanto ao termostato haver na norauto, é possivel que tenham, um dos colegas que referi em cima fez lá a troca, aproveita e limpa o circuito.

Um abraço


Onde é que compro o termostato?
O modelo é igual para todos os carros?

Fiquei de passar pela oficina Seat oficial no porto, para ver a situação.
Vou ver o que me dizem... se for mais do que os 40/50€ que falas, vou ver outras paragens.

Cumps.
 
O termostato podes comprar na propria SEAT ou em uma casa de peças Auto.
Embora eu aconselhe sempre peças na propria SEAT.

Um abraço
 
O termostato podes comprar na propria SEAT ou em uma casa de peças Auto.
Embora eu aconselhe sempre peças na propria SEAT.

Um abraço


Comprando na SEAT, a diferença para uma oficina fica na mão-de-obra?
Ou é possível arranjar as peças mais baratas que na seat oficial?

Podes explicar com mais algum pormenor essa da limpeza...

Cumps.
 
Podes comprar numa loja de peças auto que te fica mais barato e dps num mecanico fora da seat leva-te menos €€ por o colocar.
Até te posso dizer que o preço do Termostato na seat é de 31.67€ + iva.

Quanto á limpeza, significa trocar o liquido que la tens, limpar todo o circuito e meter liquido novo, mas isso é um aparte n é obrigatório.

Um abraço
 
Last edited:
Podes comprar numa loja de peças auto que te fica mais barato e dps num mecanico fora da seat leva-te menos €€ por o colocar.

Quanto á limpeza, significa trocar o liquido que la tens, limpar todo o circuito e meter liquido novo, mas isso é um aparte n é obrigatório.

Um abraço

Pois, mas como até agora nunca tive nenhum problema com o carro... e já lá vão 7 anos...

Nem sei onde encontrar essas lojas, por acaso não tens nenhuma referência na zona do porto...

Achas que vale a pena procurar ou a diferença da marca não é assim tanta?

Cumps.
 
Entre a marca e fora da marca ainda deves de poupar uns belos trocos...já dá para meteres gasoil :rir:
Quanto a casas ai no Porto n faço mesmo ideia, mas devem de existir várias, mas se tens a norauto por ai, pq n fazes lá isso? E assim escusas de andar de trás para a frente.

Um abraço
 
Vou passar primeiro pela norauto para ver o que me dizem e saber qual o preço do termostato e comparar com o que me indicaste.

Como obtiveste o preço?

A mão-de-obra é a 25€/hora na norauto, pelo que diz o site deles.
Na marca deve ser +-35€/hora...

Achas que esses 15 min. são suficientes para a troca?

Cumps.

Mais uma vez obrigado pela tua atenção, que tem sido excelente!
 
Eu penso que em 15m te trocam isso, costuma ser so necessário retirar um tubo, retirar o termostato e meter o outro.
Mas pronto conta com 30m tmb pagas uma hora na mesma.
O preço consigo ver pq trabalho com um programa de orçamentação automóvel.

Um abraço
 
Eu penso que em 15m te trocam isso, costuma ser so necessário retirar um tubo, retirar o termostato e meter o outro.
Mas pronto conta com 30m tmb pagas uma hora na mesma.
O preço consigo ver pq trabalho com um programa de orçamentação automóvel.

Um abraço

Tens alguma ideia, em percentagem, de quanto podem ser mais baratas as peças numa loja de peças, comparadas com a marca oficial?

É que tinha a ideia que o preço era tabela e igual para todos.
Há uns tempos, mudei o elevador do vidro num desses mecânicos de rua, que me disse que o elevador vindo da marca tinha o mesmo preço.
 
Em percentagem n te sei dizer, mas existem certas peças que os valores n diferem muito e existem outras que por vezes o preço é metade do que comprado na marca.

Um abraço
 
Não sabem diagnosticar com certeza qual o problema

Fui à norauto, mas como queria só por pôr o carro na máquina a fazer o diagnóstico, 25€... , e só depois me davam valores de peças e do resto.
Deixou logo de ser opção.

Fui depois à seat, que de certa forma não diagnosticou o problema.

Isto é, analisaram o problema na máquina, contudo não foi conclusiva.
Tanto pode ser a válvula do motor, como pode ser o termostato... e a ideia era experimentar e ver.

Supostamente, se fosse a válvula, o ponteiro não devesse mexer... mas não havia certezas.

Como não tinham lá disponível o termostato, resolvi trazer o carro e eles iam encomendar, para arriscar a avaria do termostato...

Contudo, ao mudar o termostato não é apenas o termostato em si, mas um conjunto de três peças que devem ser mudadas, juntamente com a caixa onde fica o termostato e o suporte ou tampinha como lhe chamou o sr.

Nesta "brincadeira" com a mão-de-obra a 42€/hora, deve ficar a festa por volta de 80/90€...

O mais curioso é que na volta, o ponteiro parecia estar a trabalhar bem novamente.

Será que o problema não é algum mau contacto? Será isto possível...?
 
Pode ser um problema no proprio quadrante, é isso que tens de verificar, mas explica-me lá, tu foste á norauto e pedis-te para verificarem erros e eles cobravam-te 25€ por isso e como n quisses-te arriscar foste á seat e fizeram-te o diagnostico que foi inconclusivo e pedis-te para encomendar a peça para arriscares no termostato...n valia mais arriscares na norauto? O risco de perderes €€ era bem menor para além de que na norauto n precisas de substituir essas 3 peças como na seat te cantaram, eles para trocarem uma peça, mudam tudo á volta, tipico das marcas...

Certo dia tinha um golf IV 1.4 gasolina e fiz na VW a revisão dos 60.000Km, mudei oleo 10w40 mobil, filtro e outros afins...como este carro gasta muito oleo aos 70.000Km (3/4meses depois) tive de adicionar óleo e como ao pé do meu trabalho existia uma VW e dava-me mais jeito ir a essa, meti lá o carro de manhã e fui buscar á tarde, qdo deparei que eles tinham juntado com o meu 10w40 um 5w40 da galp (Sem comentários) mas continuando, lá tive eu á pala dos erros deles ir á vw aonde costumava ir e aonde tinha feito a revisão dos 60.000Km pedir para substituirem oleo e filtro, fiquei a aguardar pois é um serviço rápido qdo passado 1h o sr. me indica que o carro tinha de lá ficar pois havia um problema no parafuso do filtro do óleo e tinham de tirar o mesmo por dentro, tendo que desmontar o sistema de A/C todo e mais umas peças...eu reclamei pois o filtro tinha sido la montado, ninguém lhe tinha tocado e o carro nunca tinha batido por baixo como eles comprovaram.
O carro lá ficou, qdo no dia a seguir eu fui lá buscar o carro e apresentaram-me uma factura de 250€ :eek: fiquei a olhar para o Sr. e perguntei o porque daquela situação, ao qual ele me indicou que tiveram de trocar os parafusos disto, a placa daquilo e mais nao sei o que porque era norma mesmo que as peças estejam boas, voltei a reclamar e o maximo que consegui foi 50% de desconto nas peças trocadas excepto Oleo e filtro o que mesmo assim achei uma robalheira pois eu n tinha culpa nenhuma da porcaria de montagem que eles fizeram nem da incompetencia dos outros representantes da marca que meteram oleo de graduações diferentes.

Esta conversa toda é para te mostrar que lá por ires á marca n significa seres melhor servido ou melhores mecânicos, o que aconselho é comprares as peças lá que o teu mecanico te pede para comprares

Um abraço
 
Last edited:
Pode ser um problema no proprio quadrante, é isso que tens de verificar, mas explica-me lá, tu foste á norauto e pedis-te para verificarem erros e eles cobravam-te 25€ por isso e como n quisses-te arriscar foste á seat e fizeram-te o diagnostico que foi inconclusivo e pedis-te para encomendar a peça para arriscares no termostato...n valia mais arriscares na norauto? O risco de perderes €€ era bem menor para além de que na norauto n precisas de substituir essas 3 peças como na seat te cantaram, eles para trocarem uma peça, mudam tudo á volta, tipico das marcas...

Certo dia tinha um golf IV 1.4 gasolina e fiz na VW a revisão dos 60.000Km, mudei oleo 10w40 mobil, filtro e outros afins...como este carro gasta muito oleo aos 70.000Km (3/4meses depois) tive de adicionar óleo e como ao pé do meu trabalho existia uma VW e dava-me mais jeito ir a essa, meti lá o carro de manhã e fui buscar á tarde, qdo deparei que eles tinham juntado com o meu 10w40 um 5w40 da galp (Sem comentários) mas continuando, lá tive eu á pala dos erros deles ir á vw aonde costumava ir e aonde tinha feito a revisão dos 60.000Km pedir para substituirem oleo e filtro, fiquei a aguardar pois é um serviço rápido qdo passado 1h o sr. me indica que o carro tinha de lá ficar pois havia um problema no parafuso do filtro do óleo e tinham de tirar o mesmo por dentro, tendo que desmontar o sistema de A/C todo e mais umas peças...eu reclamei pois o filtro tinha sido la montado, ninguém lhe tinha tocado e o carro nunca tinha batido por baixo como eles comprovaram.
O carro lá ficou, qdo no dia a seguir eu fui lá buscar o carro e apresentaram-me uma factura de 250€ :eek: fiquei a olhar para o Sr. e perguntei o porque daquela situação, ao qual ele me indicou que tiveram de trocar os parafusos disto, a placa daquilo e mais nao sei o que porque era norma mesmo que as peças estejam boas, voltei a reclamar e o maximo que consegui foi 50% de desconto nas peças trocadas excepto Oleo e filtro o que mesmo assim achei uma robalheira pois eu n tinha culpa nenhuma da porcaria de montagem que eles fizeram nem da incompetencia dos outros representantes da marca que meteram oleo de graduações diferentes.

Esta conversa toda é para te mostrar que lá por ires á marca n significa seres melhor servido ou melhores mecânicos, o que aconselho é comprares as peças lá que o teu mecanico te pede para comprares

Um abraço

Não é isso, eu não tenho a ideia que a marca é bom e o resto não é...

A questão é que na norauto só me diziam o preço das peças se fizesse o diagnóstico, ou seja, nem se quer procuraram explicar quais as possibilidades...

Não me quiseram como cliente.


Na seat, o Sr. explicou que se fosse o termostato teria de levar o resto, pois não iria trabalhar bem...
E acredito por uma razão simples, ontem fiz uma pesquisa e outras pessoas com o mesmo problema disseram que trocaram várias vezes o termostato e não resolveram o problema, que afinal era a tampa...
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?p=853751

Mas, a verdade é que não sabem com certeza qual o problema, podia ser uma ou outra coisa.

Mais logo volto cá para continuar a história.

Cumps.
 
Na norauto, aquilo tens de chegar lá e dizeres, vim trocar o termostato por termos de consicencia e nao por avaria que eles ficam logo contentes e la trocam aquilo...
Ya vai dando novidades.

Um abraço
 
Back
Top