Problema Camber 6L - Entendidos precisam-se!

mal tenha oportunidade coloco aqui a folha do alinhamento que fiz para tentar corrigir o problema. Infelizmente ainda nao esta resolvido.
Neste segundo alinhamento, foi-me dito que o alinhamento anterior tinha sido mal feito por causa da convergencia. Na verdade o carro a mais de 140km/h passava a vida a corrigir a roda e tinha eu de estar a segurar no volante pois o carro ficava bastante instavel.

Na verdade o carro agora nao foge nem para a direita, nem para a esquerda e muito menos "corrige rota" a grande velocidade. Logo esse problema esta resolvido. Contudo continuo com o problema do camber. continua negativo na ordem dos -1,5º. a tolerancia para o meu ibiza 6l sport de 2002 é de -1,09º.

Posto isto ja me deram mais 2 ideias...
1) substituir a peça que segura a base do amortecedor (nao me recordo agora do nome) pois poderá estar empenado. acho estranho estarem os dois empenados ao mesmo tempo.
2) Com um macaco esticador (acho que é assim que se diz), procurar separar os topos das caves de roda na ordem dos 1,5cms e adaptar a barra para essa mesma distancia. e assim corrigir o problema. (reduzir alguma coisa ao camber)

Quanto à hipotese de fresar os braços de suspensão, nao me agradou muito a ideia pois o que se teria de fazer era um rasgo na ordem dos 1,5 cmf o que penso que iria fragilizar a peça e poderia ainda implicar com outros furos ja existente visto ser ainda um rasgo grandito.

Aqui continuo eu com os meus -1,5º de camber nas duas rodas e sem solução certa :confused:
 
acho esquisito os 6 k velhinhis terem uma afinaçao doida de camber, de -2.5 ate + 3.0, foi o que o meu deu afinaçao da ultima vez. e os mais modernos nao fazerem o mesmo. ja nos astras H a conversa é a mesma, rebaixa-se o carro e os pneus começam a desaparecer por dentro. nao é preciso um rasgo tao grande. para a roda mexer esse grau que precisas é um rasgo menos que 1 cm.
 
eu tenho 1 6L sport de 2002 de 130cv, e tenho o rasgo feito numa peça k está na ponta dos triângulos e o rasgo ñ chega a ter + d 5 mm, e até hoje ñ tenho tido problemas com os pneus a comerem por dentro nem o carro a puxar para lado nenhum, e posso ir a 160km/h k ñ ando a corrigir rota!!
 
Já vi que és aqui da zona. Eu da última vez que alinhei a direcção, mexi um pouco no camber (-0,40º) se não me engano e está impecável. Foi na Zoompneus, perto de Cacia, em Aveiro, posso-te dizer que eles lá trabalham muito bem. Pelo menos eu gostei, e sem jeito de publicidade, é o sítio onde se paga menos (que eu conheça..).
Abraços. :D
 
acho esquisito os 6 k velhinhis terem uma afinaçao doida de camber, de -2.5 ate + 3.0, foi o que o meu deu afinaçao da ultima vez. e os mais modernos nao fazerem o mesmo. ja nos astras H a conversa é a mesma, rebaixa-se o carro e os pneus começam a desaparecer por dentro. nao é preciso um rasgo tao grande. para a roda mexer esse grau que precisas é um rasgo menos que 1 cm.

Sim os 6k tem uma grande afinacao a nivel de camber. Os astras H é rebaixados, as opel`s combos é de origem, comem os pneus por dentro.
 
tambem tenho um probelema +\- identico. tive um ligeiro acidente com o carro que me afectou a roda direita. ficou a comer a parte de fora. um bate-chapa conhecido disse-me que poderia ser a manga de eixo empenada o que acho muito estranho uma vez que apenas bati de chapa (pilar apoio porta) e nao chegou a apanhar a roda. ele disse que eventualmente se poderia resolver fazendo umas 'meias-luas' na furaçao da torre da suspençao para ajustar o desvio. ja fui alinhar a direcçao em torres vedras na jota pneus (aconselho) e o gajo desmontou o charrion e la conseguiu qualq coisa mas mesmo assim n foi suficiente. por acaso nao tenho aqui a folha mas quand puder mostro.
 
Ora como prometido aqui vai a folha de alinhamento...




1) foi apenas feito o alinhamento sem alteração.
2) o pneu vai comer por dentro
3) a direcção ficou muito melhor, pois já não corrige a direcção a velocidades elevadas
4) o problema persiste.
 
nos 6l vejo que o problema ao fim de uns quilometros e normal isso acontecer e tal como nos ibizas tive um carro que era critico esse problema.
so ficou resolvido com suspenção com alinhamento de camber.
no caso dos ibizas o que faz com que alinhe o camber é comprar uns topos de amortecedores especificos para o trabalho.

barra AA, + sinoblocos novos e isso era para ficar praticamente resolvido com suspençao stock.
se rebaixares teras mesmo que optar pelos topos novos
 
eu tenho uma questão.
Esses topos de amortecedores podem ser comprados onde?
Imagina que adquiro esses tais topos de amortecedores, serão para aplicar no mesmo topo que se muda quando se aplicam coils? ou será so no amortecedor de origem.

Desculpa se a questão parece parva mas na realidade se assim for o problema esta efectivamente resolvido e podemos rebaixar sem ter consequencias dessas...abr
 
eu tenho uma questão.
Esses topos de amortecedores podem ser comprados onde?
Imagina que adquiro esses tais topos de amortecedores, serão para aplicar no mesmo topo que se muda quando se aplicam coils? ou será so no amortecedor de origem.

Desculpa se a questão parece parva mas na realidade se assim for o problema esta efectivamente resolvido e podemos rebaixar sem ter consequencias dessas...abr

os topos podem ser adaptados aos coils, que e nesse caso (rebaixes mais elevados) que sao necessarios
sei que a D2 tem destes topos de amortecedores mas preços etc nao sei.
fica aqui uma foto do que digo embora nao seja os especificos para o ibiza
11112008194mx6.jpg
 
sinceramente parece-me uma óptima solução. Não sabia da existência desse tipo de material dai ter falado em fresar os braços da suspensão. vou pesquisar uma bocado sobre isso. até porque se com a suspensão original ja tenho o camber negativo, quando rebaixar o carro as rodas ficam deitadas de vez. esses topos parecem-me mesmo uma boa solução sem alterar a carroçaria do carro.
 
Só tem alguns pormenores...

1. Não funcionam com a suspensão original, nem com a maioria dos coils genéricos...
2. Uns de boa qualidade custam aproximadamente 200€ por amortecedor...
3. No 6L, para se conseguir aceder e realizar o ajuste totalmente, é necessário abrir o topo da torre de suspensão...
 
já me tinham dito isso. mas foi uma ideia que pus logo de parte. não queria estar a mexer na estrutura do carro dessa forma.
Até agora, depois de colocar um pneus F1 no eixo da frente e depois também deste ultimo alinhamento ainda nao senti grande desgaste dos pneus por dentro. no entanto tenho é pouco quilómetros feitos... o meu pai falou no macaco esticador nas torres e depois ajustar a barra AA para manter a distancia de abertura. talvez isso corrija um bocado o camber... mas o meu problema vai ser sempre o mesmo. se rebaixar o carro como tenho ideia de o fazer o problema vai voltar a ser igual ou pior ao actual camber negativo...
 
Admira-me como ainda não se tenha falado aqui numa coisa... Os kits de alinhamento de camber. A Eibach fabrica e vende, específicos para cada chassis.

http://www.venommotorsport.com/prod...facturer=Eibach Alignment&category=Suspension

Indica que é para o Polo 9N, mas aplica-se também no Ibiza 6L (chassis iguais).

812501.jpg

mas que grande ideia mesmo. impecável. eu ja tinha ouvido falar e ja tinha pesquisado um kits que faziam esse ajuste. mas nunca mais encontrei essa informação. Pelo que me parece do site nem sao muito caros. tenho de ver quem arranje disse em portugal. depende se o ajuste for grande ou nao ja dava para rebaixar o carro e tudo :)

obrigadao pela dica=D>
 
Pois, mas.... isso não funciona com a manga de eixo de um 6L/9N.... Apenas nos 6K/6K2 pois o amortecedor na sua base é fixo mediante dois parafusos, em que o furo superior, sendo este mais longo, através de sistemas desse género, permite um ajuste... o amortecedor nos 6L/9N não faz nada disso...
 
já estou a começar a ficar desencorajado com esta temática... não há soluções viáveis... :?
 
Pois, mas.... isso não funciona com a manga de eixo de um 6L/9N.... Apenas nos 6K/6K2 pois o amortecedor na sua base é fixo mediante dois parafusos, em que o furo superior, sendo este mais longo, através de sistemas desse género, permite um ajuste... o amortecedor nos 6L/9N não faz nada disso...

Conheço alguns donos de 9N's lá fora que optaram por este produto.
 
Conheço alguns donos de 9N's lá fora que optaram por este produto.

Volto a repetir que isso não tem qualquer sentido na manga de eixo de um 6L/9N, aliás nem consigo imaginar onde o colocaram... O amortecedor só tem uma posição de entrar na manga de eixo, por isso...
 
Só tem alguns pormenores...


3. No 6L, para se conseguir aceder e realizar o ajuste totalmente, é necessário abrir o topo da torre de suspensão...

X2...
Digamos que fica uma grande cagada fazer isso no 6L... esse carro sempre vai comer pneus por dentro, pode-se é dar um tok no charrion, mas mesmo asssim vai comer!
Aconselho é ir mudando os pneus de tras p/ frente a cada 10kkm, só assim é que vão durar mais qq coisa.
Grande abraço.
 
Back
Top