Problema Camber 6L - Entendidos precisam-se!

Boas noite,

abro este tópico para partilhar com vocês o seguinte problema que tenho no meu 6l. Não sei se vos aconteceu alguma vez o mesmo mas espero que não.

Isto é.. o carro gastou completamente um jogo de pneus à frente, todos pela parte de dentro. após alinhamento que não surtiu efeito nenhum o "técnico" diz-me que não consegue afinar melhor a direcção pois o carro não tem afinação de camber.

Significa que mesmo com o conjunto de pneus trocado, vou fazer o mesmo aos actuais pneus.

As soluções que me apresentaram e se percebi foram:

1) alterar a furação das caves de roda para poder ajustar o camber (para mim esta fora de ideia se quer fazer isso)

2) fresar / alargar o furo de fixação no braço de suspensão de forma a poder dar alguma afinação ao camber (puxar a roda para dentro)

apesar de me soar esquisito aceito a 2a hipótese.

Precisava da vossa opinião como solucionar o problema. Se alguém já fez ou sabe como se resolve isto... ajudem-me

Deixo a imagem computorizada do alinhamento de camber. (secção central da imagem -1.46 e -1.50)



Grande abraço a todos
 
Os meus pneus acabam sempre por ser trocados por estarem mais gastos por dentro. Se houver solução, também agradeco ;)
 
boas amigo....nao te metas nisso , o teu carro ja foi novo e por isso ja teve as rodas direitinhas, agora tu tens de consultar um tecnico elhor de alinhamentos que é para ver realmente o k s passa...se ja teve acidentes, se tem algo a nao bater certo e coisas assim ou ate mesmo se os amortecedores nao terao alguma anomalia...pelo k vejo aqui nesta folha a maquina de alinhamento ja é um pouco antiga...abraço
 
a maquina de alinhamento então poderá estar a dar algum tipo de erro de leitura caso não possua as medidas correctas do carro? ou mede sempre o carro quando o carro entra no elevador de alinhamento?

Eu abri o tópico porque o carro esta mesmo desalinhado. antes fugia para a esquerda. troquei pneus da frente e fiz o alinhamento que vocês vem e agora foge para a direita...
 
a maquina de alinhamento então poderá estar a dar algum tipo de erro de leitura caso não possua as medidas correctas do carro? ou mede sempre o carro quando o carro entra no elevador de alinhamento?

Eu abri o tópico porque o carro esta mesmo desalinhado. antes fugia para a esquerda. troquei pneus da frente e fiz o alinhamento que vocês vem e agora foge para a direita...

A máquina pode ter valores específicos para cada carro, respectiva versão e motor, independentemente de o técnico alinhar introduzindo outro modelo, seria melhor se a máquina for moderna. Essa máquina pode não estar actualizada para o teu carro. Eu já cheguei alinhar numa casa de pneus o meu 6J, 7 meses +- depois de sair no mercado português e quando a máquina pede qual é o carro a alinhar, não havia este modelo disponível, tiveram que introduzir o 6L Sport. Na própria Seat alinham por +- 35€ e mexem nas rodas traseiras se for preciso, já aí fora depende dos técnicos.

Cumps.
 
Amigo o teu carro tem a suspensão orginal?
Ou está rebaixado?
Os camber dá para dar um toque muito pequeno mexendo o charriou, o que vai influenciar os dois camber ao mesmo tempo.
Depois podes tentar alinhar a direcção ficando negativa ou positiva de maneira a que evite não comer os pneus.
Pelo que parece na foto tens as jantes do sport, e essas jantes são um pouco estreitas para os pneus que tras de origem, o que influencia tambem um pouco.

Abraço

;)
 
Da minha experiencia, tenho sempre que recorrer ao alinhamento várias vezes. nunca fica bem â 1ª, foge sempre pra direita. tantos sitios já experimentei e sempre que saio vem sempre desalinhado e sempre pro mesmo sitio, estranho no minimo! daí saber que é mau serviço... houve apenas uma oficina que nao a SEAT que me alinhou e ficou impec, sem desgaste irregular e sem fugir... explicaram-me que se tem que olhar pra folha de valores e contrariar o que lá está, falou a experiencia, pouco percebi, apenas saí de lá perfeito. por isso, quem sabe sabe, vai a quem te dê garantias de resolver o problema, são carros dificeis de alinhar, mas é possível, ou melhor, tem que ser e explica bem o que se passa... ;-)
 
Boas,

O meu 6L gasta os pneus direitinho.. Para resolveres a questão coloca uma barra AA, sim uma barra AA e procura uma boa oficina para alinhares a direcção em condições..!

O chassi dos nossos carros(6L) são bastante flexiveis e adornam bastante em curva, podendo provocar situações dessas mm com tudo direitinho.. Uma barra AA superior frontal ajuda, bastante!

Já resolveu o problema a muita gente.. Em Alfas então..



Cumps
 
Boas,

O meu 6L gasta os pneus direitinho.. Para resolveres a questão coloca uma barra AA, sim uma barra AA e procura uma boa oficina para alinhares a direcção em condições..!

O chassi dos nossos carros(6L) são bastante flexiveis e adornam bastante em curva, podendo provocar situações dessas mm com tudo direitinho.. Uma barra AA superior frontal ajuda, bastante!

Já resolveu o problema a muita gente.. Em Alfas então..

Cumps


Eu tenho uma barra AA da seat original. talvez seja mesmo preciso a tal afinação do charrion e uma boa oficina para fazer o alinhamento. talvez seja mesmo esse o problema. amanha a tarde ja vou levar o carro onde me aconselharam. vamos la ver como corre.

é que o problema é mesmo o camber... as rodas estapo "deitadas"... tenho receio que nao de para corrigir...

na seat é garantido que fica em ordem? alguém conhece algum centro de alinhamento na zona de aveiro
 
Last edited:
nao percebo mt...mas pode tb ser dos casquilhos...se forem os dos mancos ao travares( nao sei se gostas de acelarar e depois tens k travar a fundo) os casquilhos "cedem" e fazem as rodas abrir por assim dizer...e isso tb pode ajudar no desgaste interior dos pneus.
 
dito por kem trabalha na SEAT ....

ja vem axim de origem LOL

é problema tipico dos 6L

o meu 6L todo stock a nivel de suspençao e tb tinha os pneus ja em slick na parte de dentro.

a barra AA SEAT SPORT pode ajudar a melhor isso.

abraço
 
plo k ouvi dizer os 6l ñ têm afinação de camber, em nunca tiveram a ñ ser k o levem a 1 torneiro ou mentam a barra AA com regulação, a suspensão dos 6l é assim para que o pneu nas curvas possam ter + contacto com a estrada e ter + aderencia, foi o k me explicaram na oficina d pneus onde trabalhei, por isso ñ culpem as máquinas d alinhamento nem as pessoas k trabalham com elas!!!!!!!
agora se eu estiver errar agradecia k me digam
 
Last edited:
acho que ao contrário dos 6k2 que teem um parafuso que desaperta e o podes mexer um pouco pos lados devido a ranhura que tem!

nos 6L tens o parafuso e nao o podes movimentar, a não ser rasgar um pouco para teres manobra e poderes afinar!

ou seja é a opção 2 que apresentaste no 1º post do tópico! e aconselhado por um amigo meu que tb alinha direcções, disse que é a melhor opção para essa situação. apesar de ainda nao o ter feito.. mas é sem stress! ;)
 
Last edited:
apesar de saber que os 6l comem os pneus no interior, acho que o camber do meu 6l é excessivo. para alem de excessivo causa um mau estar na direcção a alguma velocidade. pois o volante nao fica quieto. para que o carro corrige a rota sozinho. as rodas fecham uma para a outra e causa um mau estar na condução.

Pelo que li e continuei a informar-me vou mesmo fazer aqui numa oficina perto, aconselhada por um mecanico impecavel, o tal pequeno rasgo nos braços para fazer a afinação de camber. mal tenha a ficha eu posto para voces verem a diferença.

o meu receio ao fazer esta "operação" é que depois com o andamento o parafuso se desloque dentro do rasgo aberto. isto é... como o encaixe do parafuso vai ser alargado cerca de 1 a 1,5cm, e como estamos a falar de um eixo direccional... talvez fossa desafinar a direcção com mais facilidade e frequência. mas é um risco que vou correr.

entre quarta e quinta ja la vai ser o alinhamento feito...

outra das modificações que fiz foi a troca dos pneus que tinha dunlop sp 9000 por uns goodyear f1... e digo-vos que so com a troca ate parece nem precisar de alinhamento... impecaveis os pneus
 
Ora bem isto e assim, cm disseram atras e foi bem dito os carros novos trazem as rodas direitinhas logo ai gastam pneus bem!

Se o dito tecnico te disse que carro n tem camber das duas uma ou n sabe que dz ou entao n percebe nd de direcçoes que mais provavel!
Isto da maquina de alinhamento n e so por la o carro em cima q ela alinha lg, nd disso pq eu ja tive carro cm suspensao de origem e pneus gastavam bem, dps rebaixei cm molas e pneus smp gastar bem ate q agr tenho uns coils KW qd os montei tive alinhar a direcçao claro mas cm o rebaixei o rapaz lg disse tinha me alinhar o camber pra os pneus gastarem cm deve ser, tb tenho barra AA da Sparco e dsde q vou a mma oficina alinhar direcçao n e por carro na maquina e voilá, nd disso tb alinha o dito camber e dps rodas direitas pra gastar bem os pneus!

Dcsp testamento mas o dito tecnico n percebe nd de alinhamentos pk tinha q primeiro por rodas direitas e ajusta-las ao camber pra assim gastarem bem!

S disse algo de raado os entendiso q corrijam mas axo q raciocinio ta certo!

Abraço
 
Ora bem isto e assim, cm disseram atras e foi bem dito os carros novos trazem as rodas direitinhas logo ai gastam pneus bem!

Se o dito tecnico te disse que carro n tem camber das duas uma ou n sabe que dz ou entao n percebe nd de direcçoes que mais provavel!
Isto da maquina de alinhamento n e so por la o carro em cima q ela alinha lg, nd disso pq eu ja tive carro cm suspensao de origem e pneus gastavam bem, dps rebaixei cm molas e pneus smp gastar bem ate q agr tenho uns coils KW qd os montei tive alinhar a direcçao claro mas cm o rebaixei o rapaz lg disse tinha me alinhar o camber pra os pneus gastarem cm deve ser, tb tenho barra AA da Sparco e dsde q vou a mma oficina alinhar direcçao n e por carro na maquina e voilá, nd disso tb alinha o dito camber e dps rodas direitas pra gastar bem os pneus!

Dcsp testamento mas o dito tecnico n percebe nd de alinhamentos pk tinha q primeiro por rodas direitas e ajusta-las ao camber pra assim gastarem bem!

S disse algo de raado os entendiso q corrijam mas axo q raciocinio ta certo!

Abraço

o assunto é sobre o 6L
 
Back
Top