Pneus ilegais??

Tópico em 'Geral ibizaClubPT' iniciado por jpereira89, 27 Ago 2015.

1. jpereira89

jpereira89

11 Jun 2015
    Gostos Recebidos:
    0
    Boa tarde a todos,

Ando aqui a sismar se perante a polícía há uma margem de "desconto" nas medidas dos pnseus ou não.

Num Ibiza 6J de 2011 vêm no DUA averbadas as seguintes medidas de pneus:

- 175/70R 14
    - 185/60R 15
    - 215/45R 16
    - 215/40R 17

O que acontece é que o carro vem com 4 pneus 195/55R 15. Mesmo sendo uma diferença muito pequena em relação ao averbados, estão ilegais?

Quais as consequências perante uma fiscalização da Polícia e Inspeção?

Obrigado a todos

2. joao mateus

joao mateus

9 Abr 2006
    Gostos Recebidos:
    22
    perante a policia está ilegal e apanhas multa, para eles só conta o que está no DUA
    nas inspecções é que costuma passar por causa da tal margem

3. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Quanto à parte da multa efectivamente podem multar se quiseres mas existe alguma tolerância da parte das autoridades neste caso. Durante anos andei assim e fui parado e nunca fui multado mas fui avisado várias vezes para o caso de alguém querer multar o poder fazer. Agora isto acontece mantendo a polegada averbada.

Sent from my iPhone using Tapatalk

4. jpereira89

jpereira89

11 Jun 2015
    Gostos Recebidos:
    0
    Obrigado pelas respostas. A multa é por pneu ou pela ilegalidade em si?

5. Diogo_ZM

Diogo_ZM

10 Mai 2010
    Gostos Recebidos:
    0
    Já parei na operação stop e como era pouca a diferença, deixaram-me ir. Tinha 205/45/17 e no livrete 205/40/17!

6. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Não sei se é por eixo se pela ilegalidade em si.

Dias20 gostou disto.
  7. Strikerofdeath

Strikerofdeath

28 Dez 2008
    Gostos Recebidos:
    1
    para a policia estas ilegal.
    se apanhas multa ou não é como tudo em Portugal... depende da boa vontade.

8. bninho

bninho

4 Abr 2011
    Gostos Recebidos:
    0
    Isso é alteração das características do carro.:(

Dá 120€, apreensão de documentos e inspeção B se a polícia quiser.

9. jpereira89

jpereira89

11 Jun 2015
    Gostos Recebidos:
    0
    Pesquisando nos decretos leis podemos ser autoados por uma de duas formas:
    1. 250€ + apreensão + inspecção extraordinária por alteração das características do veículo - artigo 115 do CE
    2. 120€ de multa por circular com características diferentes do documento único - artigo 118 do CE

10. Martins SDI

Martins SDI

11 Nov 2008
    Gostos Recebidos:
    270
    Na IPO passas com anotação se a diferença não exceder os 5%. Mas não significa que esteja legal. Está ilegal, só não exige reinspecção. Para as autoridades dá multa se a medida não constar no livrete, especialmente se tiveres a anotação na folha da IPO.

11. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Isso não é inteiramente verdade Martins.
    Durante anos andei com uma medida diferente nos pneus mas lá está estava dentro dos 5% e ia com eles a inspecção anos seguidos nunca chumbou por isso apesar de trazer a anotação e a polícia também nunca implicou.
    Alguns avisaram sim que se alguém quisesse marrar poderia fazer.

12. mbernardes

mbernardes Sócio ibizaClubPT

30 Set 2006
    Gostos Recebidos:
    20
    No Dua tenho 205/50/17 na inspecção levo anotação quando vêem o tamanho dos pneus(tenho 225/45/17), normalmente sabem os pneus que estes carros andam e com tem 17 nem reparam, mas, já cheguei a levar anotação e já me quiseram multar (só não multaram porque ia com as minhas miudas no carro e tivemos um bocado no paleio e tanga...)

Por isso, depende da boa vontade...

13. Martins SDI

Martins SDI

11 Nov 2008
    Gostos Recebidos:
    270
    f_mania, tens aqui um excerto da legislação:

Tipo 1 – Deficiência que não afete gravemente as condições de funcionamento do veículo nem diretamente as suas condições de segurança, não implicando, por isso, nova apresentação do veículo a inspeção para verificação da reparação efetuada. Estas deficiências têm que ser reparadas, sendo exigido para a aprovação do veículo numa nova inspeção ou reinspeção, a verificação da referida reparação

Se houver anotação na folha da IPO, significa que já tens conhecimento da anomalia, logo já é dificil que os agentes fechem os olhos a isso. Mas lá está, depende da sorte de cada um.

14. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Martins não falo de um caso do primo do amigo do não sei quantos.
    Falo do meu caso tenho folhas de inspeção de ano seguidos sempre com essa anomalia e sempre passou. Os agentes normalmente dão tolerância nesse assunto desde que a polegada esteja no livrete. Se for polegada diferente das averbadas já tas á perna com eles.

15. wifi

wifi

4 Set 2004
    Gostos Recebidos:
    1
    Segundo as regras, nem podes ter a mesma anomalia em anos seguidos na IPO. Isso dá chumbo directo!

16. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Para eles isso não é propriamente uma anomalia porque se encontra na margem de tolerância.

17. Martins SDI

Martins SDI

11 Nov 2008
    Gostos Recebidos:
    270
    Eu ignorantemente também levei o carro 2 anos seguidos à inspecçao, sem a medida de jantes averbada. Na altura tinha jante 15 no carro e apenas 14 averbada no livrete, mas na 2a vez que fui à inspecçao, o inspector, embora me tenha passado o carro alertou-me para da possibilidade de ser multado caso fosse fiscalizado pelas autoridades. Isto em 2004/2006. Por isso a lei não é recente.

18. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Mas aí lá está tínhas uma medida de polegada que não estava no livrete...
    O meu caso não eu tinha no livrete 175/70 14 e usava o 185/60 14 ou seja mesma polegada. Daí que eu diga passa sempre desde que a polegada esteja averbada. Em termos da polícia se tiveres a usar polegada não averbada é logo para multa certa. Medida de pneus não conforme mas polegada averbada normalmente não multam embora se realmente o quiserem fazer podem fazer...

19. Martins SDI

Martins SDI

11 Nov 2008
    Gostos Recebidos:
    270
    A anotação era a mesma. Qualquer coisa como: "Deficiência Tipo 1. Divergência de pneumaticos inferior a 5%". Mas não vou estar a teimar mais. A informação que coloquei está baseada na legislação e na informação que me deram na IPO e que depois confirmei no IMTT quando fui averbar. Se fosse como dizes não faltava por aí pessoal a colocar medidas diferentes das que constam no livrete, especialmente aquelas que não são autorizadas pela Seat.

Last edited: 1 Set 2015
  20. f_mania

f_mania

9 Jun 2009
    Gostos Recebidos:
    9
    Oh Martins só falo do que aconteceu. Mas levei avisos que podiam haver colegas polícias que me multariam sem hipótese.

Partilhar esta página