Óleo PD 130 6L

BOaS Pessoal

Vou agora fazer a revisão dos 135 000, e vou comprar o material só que nao sei qual o melhor óleo para meter, se o BP Visco 7000 Sport 5W-40 ou BP Visco 7000 Turbo Diesel 0W-40, e já agora quantos litros deva comprar 5 ou 6.


Obrigado
 
qualquer óleo com a viscosidade 5W40 e que respeite a norma Vw505.01
A seat recomenda Repsol

Com muda de filtro o carro leva 4,3L
 
Viva,
Nenhum dos que referiste serve! Tem que respeitar a norma VW505.01.
Eu compro o Repsol TDI 505.01.
Há à venda aqui nos classificados do forum.
Eu compro no feuvert por menos de 40 aérios a embalagem de 5 litros ;-)

Inté
 
Mobil 1 ESP Formula 5W30 e o q eu uso!

Excede a especificacao 505.01, e alem disso e Long Life(506.00/506.01), da para 30 mil!
 
Resta saber é se o motor PD130 SEAT é long life ;)

Eu nao disse q o motor PD130 era long life, mas o oleo e!

Mas aqui ficam as especificacoes. E pessoalmente e dos melhores oleos do mercado!

mobil11ks4.jpg
 
Last edited:
Eu não disse que tu disseste que o motor era LL, disse "resta saber" ;)

O oleo é, mas o motor não é, logo não leva LL!
 
Eu não disse que tu disseste que o motor era LL, disse "resta saber" ;)

O oleo é, mas o motor não é, logo não leva LL!

Ok, nao leva porque???

Se cumpre (e excede) as especificacoes 505.01 exigidas pela VW para os motores Pump-Duse, nao leva porque???

Agora se me disseres q este motor nao e recomendado fazer 30 mil.... Mas o oleo e recomendado para este motor, e as caracteristicas lubrificantes aguentam-se muito mais q os oleos q nao sao Long Life, logo e muito melhor!
 
Vamos por partes:

Mobil 1 ESP Formula 5W30 e o q eu uso!

Excede a especificacao 505.01, e alem disso e Long Life(506.00/506.01), da para 30 mil!

Começa logo pela viscosidade incorreta...

505.01 = 5W40

Ok, nao leva porque???

Se cumpre (e excede) as especificacoes 505.01 exigidas pela VW para os motores Pump-Duse, nao leva porque???

Agora se me disseres q este motor nao e recomendado fazer 30 mil.... Mas o oleo e recomendado para este motor, e as caracteristicas lubrificantes aguentam-se muito mais q os oleos q nao sao Long Life, logo e muito melhor!

Compara o motor PD 75 que vem no A2 e o que vem no Ibiza, vê os intervalos de manutenção.

Os motores parecem iguais, mas não são.


As coisas não são feitas por acaso!
 
Mais...

Teres um oleo especifico 505.01 não é a mesma coisa que teres um que cumpre 4 normas... como disse anteriormente começa logo pela viscosidade do mesmo!
 
Mais...

Teres um oleo especifico 505.01 não é a mesma coisa que teres um que cumpre 4 normas... como disse anteriormente começa logo pela viscosidade do mesmo!

Amigo,

kaniv3tt3s disse:
Começa logo pela viscosidade incorreta...

505.01 = 5W40
1- A especificacao ou norma, nada tem a ver com a viscosidade do mesmo, tem sim a ver com os aditivos lubrificantes do oleo.
Ou seja 505.01 = 5W 40 = ERRADO Uma coisa nao tem nada a ver com a outra

2- A viscosidade tem sim a ver com as temperaturas ambientes, dependendo da zona onde vives, e as temperatura no verao e no inverno, oleos com baixa viscosidade a frio e baixa viscosidade a quente, 0W 30 ou 5W 30, a diferenca para o 5W 40 e q este e ligeiramente mais viscoso a quente! Nao e relevante!!

3- A especificacao 505.01 deve-se ao facto do motor ser Injector-Bomba, sendo este lubrificado pelo oleo, funcionando a altas pressoes 2000 e tal bar, precisa de alguns aditivos especificos (agentes de extrema pressao) para q nao se deteore precocemente!

4- O oleo recomendado pela SEAT, nao e especifico 505.01, mas cumpre este requisito, logo cumpre mais q 1 norma!
 
Last edited:
Tudo o que disseste está correcto!

Não concordo quando dizes que não é especifico 505.01... em SEAT PD 130 é!

Basta ler o manual ou abrir o capot!

Dei o exemplo do A2 PD 75...o intervalo de manutenção é enorme, mas o oleo também é diferente!
 
Nao impliques com aquilo q nao podes implicar amigo!:)

Podes usar dezenas de oleos diferentes nos motores PD, desde q cumpra a especificacao pedida, independentemente se cumpre unica e exclusivamente 1 norma ou meia duzia delas! E certo q uns sao melhores q outros, mas como ja reparei q es Motul user, nao e o melhor oleo do mundo, e ate duvido q seja melhor q o Mobil 1 ESP ou o Castrol Edge! Axo q devem andar nos mesmos patamares!
 
Back
Top