o civismo nas estradas de portugal

Esse gajo que está a filmar para ter moral pra fazer um vídeo destes tinha 1º de aprender a não buzinar desta maneira e 2º aprender a fazer rotundas como deve ser... enfim.
 
1º - O motorista nem sempre é correcto, é um facto, ele próprio vai de encontro a certas situações (como por ex na ponte estreita podia ser mais humilde apesar de os outros não terem sido correctos) e pisou um continuo mas penso que terá sido para evitar uma colisão (ponto 2).
2º - Toda os condutores deviam obrigatoriamente saber que parar repentinamente um camião de 40t a 80kmh (assumindo que vai a essa vel. no ic19) não é bem a mesma coisa que travar um ibiza carregado com 200kg na mesma circunstancia. Nem é preciso um TIR, basta um bus carregado com 50 passageiros que tem menos de metade do peso de um TIR, então os pesados só com retardador manual é rezar o pai nosso.
3º - De igual forma, todos os condutores deviam obrigatoriamente saber que os pesados requerem espaço de manobra, principalmente os autocarros e camiões rígidos uma vez que não se "dobram", logo nas rotundas têm que as fazer pelo limite exterior, caso contrário o(s) eixo(s) traseiro(s) sofre(m) uma boa probabilidade de "cortar" a rotunda ao meio.
4º - O autor do video sendo ele um dito "profissional" da estrada que está a conduzir o que me parecer ser um camião do segmento dos "atego" também deve ter em consideração que o autocarro da vimeca do min 12:28 tem 12m de comprimento, não se "dobra" e tem um ângulo de "varredura" traseiro grande ao contrário dos "ategos" que se manobram facilmente como se fosse uma canter.
 
Eu só reclamo de 3 coisas no transito cá em PT:

Rotundas por fora
AE's feitas pela faixa do meio com a da direita livre
Chico Espetismo nas filas de transito

O excesso de velocidade é tradição.
 
[FCS]alfamax;2073468 disse:
Eu só reclamo de 3 coisas no transito cá em PT:

Rotundas por fora
AE's feitas pela faixa do meio com a da direita livre
Chico Espetismo nas filas de transito

O excesso de velocidade é tradição.

Concordo 100%, são as principais situações.. Quem diz pela faixa do meio, diz, pelo menos cá pelo norte, na 3ª faixa de 4, deixando as 2 da direita livres..
Quanto às rotundas, é muitos fazerem sempre por fora, ou, então, indo por dentro, saírem à patrão, atravessando as outras faixas, mesmo em cima da sua saída, em vez de progressivamente se colocar na faixa correcta para sair, em caso de multiplas faixas, ou, então, no caso de apenas duas, se colocar na exterior mal passa a última saída antes da sua..
 
mas será que sou dos poucos que ve que a ***** do camiao nao da para fazer a **** da rotunda como deve ser ?

nao estou a defender ninguem.

mas eu vejo rotundas que de certeza que o camiao nunca na vida as vai fazer como dever

algumas os camioes sao obrigados a passar pelo meio delas


em relação aos traços contínuos ele tambem pisa logo nao é nenhum santo ( nem aqui acho que ninguem é santo )
 
Eheh em Alfena fizeram uma rotunda, quando ficou pronta, rebentaram tudo e fizeram de novo porque os camiões não passavam! lolol numa nacional importante..
 
mas será que sou dos poucos que ve que a ***** do camiao nao da para fazer a **** da rotunda como deve ser ?

nao estou a defender ninguem.

mas eu vejo rotundas que de certeza que o camiao nunca na vida as vai fazer como dever

algumas os camioes sao obrigados a passar pelo meio delas


em relação aos traços contínuos ele tambem pisa logo nao é nenhum santo ( nem aqui acho que ninguem é santo )

x2

E não só,há certos cruzamentos que para se entrar tem que se trepar passeios,e outros que para se entrar em certas ruas que mesmo que se queira não entram pela faixa correcta ,tem que se entrar em contramão,etc etc.

Mas pronto falam as pessoas que secalhar nunca andaram sequer a pendura/ou conduziram um camião com 18 metros de comprimento.

Não estou a defender ninguem,ha camionista menos bons é como tudo ,mas tambem ha condutores de ligeiros que não sabem o que é andar num pesado e não tem o minimo civismo para com os condutores de pesados,uma situação muito simples que se ve bastante no dia a dia,numa estrada relativamente estreita,um pesado para entrar na estrada tem que ocupar as 2 faixas,as vezes lá alguem numa faixa de rodagem deixa passar,mas os da outra não dão passagem,e quem deu passagem começa logo a mandar vir,e muitos param,mas param em cima do camião,ora se ele tem que dar a volta,tem espaço para virar onde? isso só demonstra que muita gente não tem noção do que é conduzir um bixo daqueles,mas pronto,devem pensar que é como andar num ligeiro certamente,e não falo em relação ao video,mas em geral no dia a dia.

E para quem por vezes diz que os camionistas tem pouca paciencia etc,caso não saibam por vezes não é a questão de chegar 5 minutos atrasados,os camiões tem tacografos,que utilizam discos,ultimamente utilizam uns cartoes,que gravam tudo,velocidade,tempo de andamento etc,e os camionistas de x em x horas,tem que fazer x descanço,e por vezes,nao é serem mal humorados,é que as vezes tambem ha ligeiros que so sabem empatar e consequentemente ,5 minutos aqui,5 minutos ali,faz com que o camião depois nao tenha horario de chegar ao cliente.


Como condutor de ligeiro tambem,ando sempre devagar devido aos buracos,mas quando vejo um pesado,dou pisca,encosto e se for preciso paro para o deixar passar,quantos de voces que andam com o carro colado ao chão não vou a empatar transito a 20km/h,quando se podia ir a 50?e vem um camião atras e deixam-se ir sem dar passagem,voces vao devagar derivado ao rebaixamento,respeito tambem o faço,agora custa muito dar pisca e abrandar um bocado,ou pensam que ultrapassar com um camião é igual a ultrapassar com 1 ligeiro?

Eu tambem ando em 1 ao relantim em certos sitios de ligeiro derivado aos buracos,mas tento nao empatar transito,principalmente pesados,porque os ligeiros ultrapassam facilmente.

Agora tambem é verdade que cada vez mais gente conduz camiões sem saber o que está a fazer.
 
Last edited:
O gajo fala dos outros mas tambem passou um traco continuo, e uma ultrepassagem pela direita! Fora o resto que ele cortou de certeza!
 
o gajo é um santo nao vejo nada demais nesse video , toda a gente o faz e ele tanbem nao é santo nenhum.. o moco da lc é logo contra mao há rei ahah
 
o gajo é um santo nao vejo nada demais nesse video , toda a gente o faz e ele tanbem nao é santo nenhum.. o moco da lc é logo contra mao há rei ahah
Não vês nada de mais? Eu vejo situações perigosas e com grande potencial de causar acidente.

E consigo ver pior todos os dias.
 
É só perigosossss !! Cambada de terroristas ahaha !! Lei da selva mesmo =D>

Muitas cenas passadas em odivelas e arredores lololol
 
Agora visto o video, este não precisa de defesa, como eu disse e alguns também já disseram, há situações em que o pessoal tem de compreender, aquilo é um camião, bem mais pesado e maior que um carro, não pára ou arranca ou vira tal como um carro, apesar de que o dele nem parece ser um "camião" deve ser dos de 12T ou assim, aqueles camiões mais pequenos, mas ainda assim é diferente.
Agora algumas atitudes são parvas ele próprio as provoca, como a da Ponte, ele tem prioridade diz lá o sinal, mas também diz no código, caso alguém já esteja dentro da ponte o que entra depois é que tem de sair, depois tem outras condicionantes, mas só daqui diz logo que ele fez mal, ele também passou um continuo, e deve ter cortado algumas partes que não interessam, tal como cortou o som numa ou outra ocasião, não devia interessar... E também tem situações em que se ele desacelerasse ou assim dava a passagem e seguiam todos a sua vida sem problemas, não era preciso andar ali a buzinar com se fosse o fim do mundo, e a fazer aquilo tudo, como por exe o caso do autocarro, ia arranjando merd@ sem ser preciso.
Algumas das coisas que se viram, até eu as fazia, e muitos de vós(com mais anos de carta) já fizeram, como por exe entrar mais tarde na faixa de desaceleração, antes do continuo/zebra, mas não vou entrar mais cedo e ir ali a levar com um camião ou um gajo ali a pastar.
Ahh o gajo da DT não ia em contra-mão aquela é de sentido único, por acaso conheço(nem era preciso conhecer, tem lá os traços)
Posto isto, e pela voz do rapaz, deve ser mais um que anda a começar na vida da estrada e que pensa que é tudo como ele quer, e cumprir tudo á risca.
 
Last edited:
Este vídeo só prova que realmente há gente que não tem nada pra fazer. Situações destas acontecem a qualquer condutor, então dentro das cidades é o pão nosso...agora a falta de humildade deste pseudo justiceiro da estrada também dava uns bons vídeos...coitado...
 
Eheh em Alfena fizeram uma rotunda, quando ficou pronta, rebentaram tudo e fizeram de novo porque os camiões não passavam! lolol numa nacional importante..

Eu conheço uma que o motorista do autocarro faz ao contrario porque é mais directo e ja nao tem de a subir( mas tou falar numa aldeia que passa um carro de longe a longe)
 
[FCS]alfamax;2073468 disse:
Eu só reclamo de 3 coisas no transito cá em PT:

Rotundas por fora
AE's feitas pela faixa do meio com a da direita livre
Chico Espetismo nas filas de transito

O excesso de velocidade é tradição.

Eu ca faço prefiro fazer as rotundas por fora do que por dentro e correr o risco de alguem me bater e a culpa ser 50/50. Fala com uma seguradora e percebes o porque de te estar a dizer isto.
Sei como se aprendeu na escola de conduçao, mas nao é proibido fazeres as rotundas por fora, alem disso, se alguem vier por dentro te cortar a trajectória e te bater a culpa é dessa pessoa, caso te batam e tambem estejas a mudar de faixa na rotunda a culpa é sempre 50/50.

Acho muito mais grave as pessoas que fazem cortam autenticamente a tua trajectória na rotunda para sair numa rotunda.

De resto concordo em tudo, e a mim parece-m mais um camionista com uma atitude agressiva. È mais um....
 
Last edited:
para começar ele devia de ser mais humilde, e olhando a condução dele, aquilo deve travar para a mundial não venham desculpar-lo, ele ali numa altura não levou com a kangoo vermelho por uma questão de segundos, ele quando vê o trânsito na via dele, não trava, é mais facil mudar de via...

LOL que exemplo que dá, nem uma rotunda sabe circular. a cena do estacionamento e dos piscas é o que mais acontece ! A ultima cena foi mesmo estupido o gajo ja quase a sair da ponte e ele mete-se, se o gajo é assim estupido como nao quer levar com estupidos LOL
A rotunda ido em "", ele podia fazer melhor mas... pronto tendo em atenção o comprimento...
o da ponte, se fosse cmg ele bem fodido ficava, que eu não fazia marcha atrás.
qualquer coisa, estava a vontade para empurrar o meu carro...

E não só,há certos cruzamentos que para se entrar tem que se trepar passeios,e outros que para se entrar em certas ruas que mesmo que se queira não entram pela faixa correcta ,tem que se entrar em contramão,etc etc.

Mas pronto falam as pessoas que secalhar nunca andaram sequer a pendura/ou conduziram um camião com 18 metros de comprimento.

Não estou a defender ninguem,ha camionista menos bons é como tudo ,mas tambem ha condutores de ligeiros que não sabem o que é andar num pesado e não tem o minimo civismo para com os condutores de pesados,uma situação muito simples que se ve bastante no dia a dia,numa estrada relativamente estreita,um pesado para entrar na estrada tem que ocupar as 2 faixas,as vezes lá alguem numa faixa de rodagem deixa passar,mas os da outra não dão passagem,e quem deu passagem começa logo a mandar vir,e muitos param,mas param em cima do camião,ora se ele tem que dar a volta,tem espaço para virar onde? isso só demonstra que muita gente não tem noção do que é conduzir um bixo daqueles,mas pronto,devem pensar que é como andar num ligeiro certamente,e não falo em relação ao video,mas em geral no dia a dia.

E para quem por vezes diz que os camionistas tem pouca paciencia etc,caso não saibam por vezes não é a questão de chegar 5 minutos atrasados,os camiões tem tacografos,que utilizam discos,ultimamente utilizam uns cartoes,que gravam tudo,velocidade,tempo de andamento etc,e os camionistas de x em x horas,tem que fazer x descanço,e por vezes,nao é serem mal humorados,é que as vezes tambem ha ligeiros que so sabem empatar e consequentemente ,5 minutos aqui,5 minutos ali,faz com que o camião depois nao tenha horario de chegar ao cliente.


Como condutor de ligeiro tambem,ando sempre devagar devido aos buracos,mas quando vejo um pesado,dou pisca,encosto e se for preciso paro para o deixar passar,quantos de voces que andam com o carro colado ao chão não vou a empatar transito a 20km/h,quando se podia ir a 50?e vem um camião atras e deixam-se ir sem dar passagem,voces vao devagar derivado ao rebaixamento,respeito tambem o faço,agora custa muito dar pisca e abrandar um bocado,ou pensam que ultrapassar com um camião é igual a ultrapassar com 1 ligeiro?

Eu tambem ando em 1 ao relantim em certos sitios de ligeiro derivado aos buracos,mas tento nao empatar transito,principalmente pesados,porque os ligeiros ultrapassam facilmente.

Agora tambem é verdade que cada vez mais gente conduz camiões sem saber o que está a fazer.
Sabes uma coisa? o pessoal é que provoca, mas sabes a que distancia ele vai dos carros da frente? vês ele a facilitar as entradas na auto-estrada? custa muito mudar de via? ou abrandar?

O gajo fala dos outros mas tambem passou um traco continuo, e uma ultrepassagem pela direita! Fora o resto que ele cortou de certeza!
o que não interessa ele não destaca, gostava de ver as filmagens completas, decerteza k fazia outro video igual mas so com ***** k ele faz.
 
Back
Top