Novo roubo do estado

[h=1]Ter carro a gasóleo vai ser mais caro em 2014[/h]PEDRO CRISÓSTOMO
15/10/2013 - 17:34
(actualizado às 18:33)

Taxa adicional em sede de IUC pode chegar aos 68,85 euros nos veículos de maior cilindrada com matrícula posterior a 30 de Junho de 2007.


Quem é proprietário de automóvel a gasóleo vai pagar uma taxa adicional em sede de Imposto Único de Circulação (IUC) no próximo ano. Para além da actualização anual do imposto, soma-se uma taxa que vai de 1,39 euros a 68,85 euros, variando consoante a idade do veículo e a cilindrada.

A medida, avançada pela TSF, consta de uma versão da proposta do Orçamento do Estado para 2014 a que o PÚBLICO teve acesso.
O valor adicional a pagar pelo proprietário varia não só em função da cilindrada do veículo, mas também da categoria do veículo, consoante seja matriculado antes ou depois (inclusive) de 1 de Julho de 2007.
Nos veículos matriculados até esta data, há ainda uma diferenciação de taxas consoante o período de registo e, por sua vez, consoante a cilindrada. Por exemplo, se um veículo com uma cilindrada até 1250 centímetros cúbicos matriculado entre 1981 e 1989 a taxa adicional é de 1,39 euros, no caso de um carro registado depois de 1995 (mas até 30 de Junho), a taxa é de 3,14 euros.
O mesmo exemplo, mas aplicado a um carro com cilindrada superior a três mil centímetros cúbicos, significa que a taxa adicional é, respectivamente, de 5,70 euros e de 25,01 euros.
Já em relação aos veículos registados depois (inclusive) de 1 de Julho, a taxa adicional aplicada aos carros com menor cilindrada (até 1250 euros) é de 5,02 euros e vai subindo progressivamente, até chegar aos 68,85 euros nos carros com cilindrada superior a 2500 euros.
A medida “apanhou” de surpresa a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), cujo secretário-geral, Jorge Neves da Silva, acusa o Governo de, com esta medida, “criar condições mais penalizadoras para quem usa viatura” a gasóleo e “dificultar mais ainda a retoma do sector”.
Ao PÚBLICO, Neves da Silva lamenta que o Governo, segundo diz, não tenha ouvido os empresários do sector e acusa o executivo de “um completo autismo”, por aplicar medidas com o intuito de aumentar a receita fiscal sem medir “as consequências que advêm dessa realidade” para os consumidores e as empresas do sector.
Apesar de o parque automóvel estar a encolher (5,8 milhões de veículos em 2012), o Governo tem conseguido evitar uma quebra de receita fiscal no que toca ao Imposto Único de Circulação, que aumentou no ano passado – e continua em alta este ano.
Em 2012, o IUC rendeu ao Estado 197,3 milhões de euros, mais 23,7 milhões (13,7%) do que no ano anterior. Já até Agosto, entraram para os cofres do Estado 159 milhões de euros, o que significa que a receita com este imposto está 25,6% acida do montante conseguido até ao mesmo período do ano passado.

Mais um roubo por parte dos ladrões do governo.:mad:
 
Afunda Portugal.... fdx

Gosto do anuncio destas merdas quando joga a selecção lol, se andassem a jogar bem ninguém reparava na chulice lol
 
Gosto da palavra "unico" quando existe uma taxa adicional... :s

EDIT: Acho que só se aplica aos veiculos ligeiros de passageiros... Portanto os comerciais estão fora do lote... Acho eu!
 
Gosto da palavra "unico" quando existe uma taxa adicional... :s

EDIT: Acho que só se aplica aos veiculos ligeiros de passageiros... Portanto os comerciais estão fora do lote... Acho eu!
Sim amigo, penso que tenhas razao, tanto que os comerciais nao pagam o mesmo imposto que pagam os de passageiros, mesmo sendo posteriores a julho de 2007
 
Olhem para as datas.....
A partir de junho de 2007, mas até já se sabia que ter carros destas datas para a frente tem de se ter bolsos......
não é por acaso que a partir dessa data deixou de compensar importar carros do estrangeiro.
 
epa ha malucos para tanta coisa , mas ainda nao houve um maluco que mandasse estes gajos para o carai ????
Amigo eu continuo a dizer que enquanto nao se fizer ca o mesmo que o povo da Grecia fez por la, nao vamos a lado nenhum. Aqui começam por deixar o pobre ainda mais pobre e agora lembraram-se de tirar uma migalha ao rico...
O povo nao se revolta, poucos se manifestam e eles vao andando, o deles é garantido....
 
Olhem para as datas.....
A partir de junho de 2007, mas até já se sabia que ter carros destas datas para a frente tem de se ter bolsos......
não é por acaso que a partir dessa data deixou de compensar importar carros do estrangeiro.

O que tem olhar para as datas? não percebo... Independentement se compensa ou não importar.. Porque raio tem de haver uma taxa adicional para veiculos anteriores sober um imposto UNICO de circulação? Os impostos, consoante as idades dos carros tinham tendência em descer.. agora, todos o anos aumentam os impostos de circulação... Se me disserem se sou ou não a favor dos veiculos novos pagarem mais selo que os antigos? Sinceramente não te sei responder porque é um pau de dois bicos... A ver se me explico:
Os veiculos novos são taxados pela quantidade de Co2 gr/km emitido, mas se um carro novo emite menos Co2 que um carro antigo porque raio a taxa não é igual para todos? Mas agora tens o outro lado da moeda... Se uma pessoa não pode comprar um carro novo, e quer manter o seu carro antigo por falta de posses.. ora, se a pessoa não tem Eur para um carro novo e quer manter o antigo porque é que tem de pagar tanto como um novo? entendes? Acho que me expliquei...
 
Amigo eu continuo a dizer que enquanto nao se fizer ca o mesmo que o povo da Grecia fez por la, nao vamos a lado nenhum. Aqui começam por deixar o pobre ainda mais pobre e agora lembraram-se de tirar uma migalha ao rico...
O povo nao se revolta, poucos se manifestam e eles vao andando, o deles é garantido....

é verdade amigo !! eu estou farto desta palhaçada , o povinho em geral mostra o descontentamento entre amigos/familia.... ha que fazer alguma coisa SÉRIA !!!! já chega de sermos roubados! decaminho vamos ter que pagar para trabalhar... ******* que **** de palhaçada
 
o povo portugues so esta a ter o que quis ponto, alguem teve que votar neles .. agora é comer e calar pena por uns pagar os outros..
- quanto a minha opiniao este ***** por mim podia afundar de vez .. até mete nojo ligar a tv sinceramente.
 
Amigos uma coisa é certa... eles devagarinho vão nos mamando os poucos euros que tentamos guardar. Quando ouver uma nova revolução eles que não se queixem. :axe:
 
é verdade amigo !! eu estou farto desta palhaçada , o povinho em geral mostra o descontentamento entre amigos/familia.... ha que fazer alguma coisa SÉRIA !!!! já chega de sermos roubados! decaminho vamos ter que pagar para trabalhar... ******* que **** de palhaçada

mas o que acho mais intressante é que eu nao votei neles .. e depois é aos milhares la em frente ao governo .. de certeza que ninguem daqueles que vao para lá votou neles, alguns ainda levam no corpo dos policias e assim .. mas isso tanbem sou a favor ... o portugues é do tipico de pessoa que leva na cabeca e continua a gostar que lhe continuem a cagar em cima da cabeca.. de certeza
 
lol...quando houver uma revolução avisa ... com estes mansos todos .... enfim ..

so penso numa coisa, vê bem a historia de portugal.... o povo português foi um dos povos que mais conquistas teve e hoje nada tem.

resta-nos meia duzia de km quadrados para ir bebendo umas jolas enquanto somos roubados lol
 
lol...quando houver uma revolução avisa ... com estes mansos todos .... enfim ..

so penso numa coisa, vê bem a historia de portugal.... o povo português foi um dos povos que mais conquistas teve e hoje nada tem.

resta-nos meia duzia de km quadrados para ir bebendo umas jolas enquanto somos roubados lol

O povo português sempre viveu em miséria e aprendeu a lidar com ela. Já os seus governantes sempre viveram à grande à custa do zé povinho. E não é de agora. Vejam os monumentos que as gerações anteriores nos deixaram. São o reflexo do luxo em que viviam. Os que hoje nos governam, fazem-no adoptando as mesmas politicas. Agora eu pergunto, Democracia ou Hipocrisia?

Mais uma vez é o zé povinho a pagar mais imposto porque tem um carro muito poluidor. Paga pelo seu Ibiza e paga para os Mercedes, BMWs e Audis dos seus governantes.:confused:
 
i1na.jpg
 
istos dos impostos e tal é muito bonito, mas convém ter alguma lógica.
supostamente, e pelo que percebi, um dos motivos é devido aos diesel serem mais poluentes...logo aqui começa mal, porque se são os carros antigos que mais poluem não vejo o motivo pelo qual aplicam isto aos novos.

mas a maior barbaridade, é cobrarem um imposto pelo qual não fazer nada...ou seja, se esse imposto servisse para prevenir de alguma maneira a poluição e emissão de gazes para a atmosfere estava de acordo e até podia ser mais alta, mas esses gajos não fazem prevenção nenhuma nem andam a tomar medidas nenhumas para prevenir isso portanto não se justifica mesmo nada.

OT....os ibizas até deviam pagar mais imposto, tendo em conta o que andam ai a poluir tipo petroleiros :rir:
 
Back
Top