Novas funções quadrante - Ibiza 6L

Tendo em conta esta informação do user João Mateus ...

Pinout das fichas do quadrante

Ficha T32, verde:

1 - T32/1 - Bobina leitora para o imobilizador electrónico
2 - T32/2 - Avisador luminoso da luz de máximos
3 - T32/3 - Avisador luminoso da luz de médios
4 - T32/4 - Sinal do indicador do nivel de óleo
5 - T32/5 - Sinal de velocidade - saída
6 - T32/6 - Sinal de velocidade - entrada
7 - T32/7 - CAN L (motor)
8 - T32/8 - CAN H (motor)
9 - T32/9 - CAN L (confort)
10 - T32/10 - CAN H (confort)
11 - T32/11 - Indicador multifunção
12 - T32/12 - Indicador multifunção
13 - T32/13 - Livre
14 - T32/14 - Livre
15 - T32/15 - Sinal do indicador do nivel de combustivel
16 - T32/16 - Sinal do indicador de falta de líquido refrigerante
17 - T32/17 - Bobina leitora para o imobilizador electrónico
18 - T32/18 - Livre
19 - T32/19 - Livre
20 - T32/20 - Avisador luminoso do sistema de aviso dos cintos de segurança
21 - T32/21 - Comutador para o control do travão mão
22 - T32/22 - Sinal do indicador do nivel do óleo dos travões
23 - T32/23 - Comutador da pressão do óleo
24 - T32/24 - Wake up
25 - T32/25 - Livre
26 - T32/26 - Livre
27 - T32/27 - Indicador multifunção
28 - T32/28 - Livre
29 - T32/29 - Livre
30 - T32/30 - Sinal do sensor da água do limpa-vidros
31 - T32/31 - Sinal do sensor de temperatura exterior
32 - T32/32 - Borne 31

e estas 2 fotos:
quadrante6l.jpg

fundos6l16.jpg


será que soldando os leds no quadrante (visto que lá não estão), o vag-com aceitará o funcionamento de por exemplo: liquido dos mijas baixo, cruise control activo e liquido refrigerante baixo (se bem que neste caso penso que acenderá a luz vermelha no manómetro da temperatura do motor, como nos Leons) ?
 
Pelo menos o "liquido refrigerante baixo" não vai funcionar porque 6L não tem sensor no reservatório.

Já agora onde arranjas.te esse fundo quadrante branco? :cool:
 
Foi uma foto da net. O sensor podes meter, é só comprares a ficha. Deve funcionar tal e qual como tenho no Leon.
 
isso tambem eu gostava,na net tambem se encontra a venda uns visores fis da vw,audi,tambem ando com ideias de por isso,mas acho que nao dá,o do sensor de liquido refrigerante tambem gostava de meter so que tinha o estrilho do quadrante,uma vez k nao sabia se dava ou nao!
 
uma vez que ando a estudar o assunto com este gajo mariconas e já falei tb com o user r19 e com outro user que não me lembro do nick a info que tenho é:

Falta de anti-congelante
- o vazo de expansão já tem o sensor lá dentro e pela lógica devia ligar um contacto a massa e o outro vai para a ficha T32 pin 16 do quadrante mas este espaço já se encontra ocupado com um fio.
este fio provavelmente sai do quadrante e vais às fichas que se encontram escondidas lá para trás (aquelas todas juntas e onde se liga um fio da instalação do cruise control) morrendo aí sem continuidade até ao sensor no vaso de expansão.
o que acusa no quadrante caso falte anti-congelante não sei, no manometro da temperatura da água temos lá uma luz avisadora vermelha mas esta penso que encontra-se a funcionar.
opiniões aceitam-se


Falta água dos mijas
- certos depósitos tanto dos normais como dos de carros com xenon permitem a colocação do sensor, basta tirar uma tampinha preta e colocar o sensor no mesmo sitio.
o sensor liga um contacto a massa e o outro liga na ficha T32 pin 30 do quadrante, espaço este que se encontra vazio.
é necessário ligar o vag-com ao modulo 17-instruments e fazer a codificação adicionando +04 aos dois primeiros digitos da esquerda do valor que temos.
aqui é que a porca torce o nariz pois não aceita o valor uma vez que não o conseguimos gravar, outro problema é que o quadrante não tem o led no espaço correspondente ao simbolo da água do limpa vidros.
será que soldando o led no sitio já aceita e assim ser possivel fazer esta mod?


Aviso de cruise control ligado
- este assunto já foi aqui falado e novamente não temos o led soldado no espaço correspondente ao simbolo.
em tempos o user Daniel Gerra andou em experiências mas penso não ter conseguido nada sobre esta mod.


Ainda em respeito ao quadrante temos apenas 3 opções de activação

adicionando +01 - aviso de pastilhas gastas
o quadrante não aceita o valor e não temos qualquer instalação desde os travões até à ficha T8 pin 1 do quadrante.

adicionando +02 - aviso de falta do cinto colocado
o quadrante aceita o valor e temos o led no respectivo sitio e a titulo de experiência se ligarmos o pin 20 da ficha T32 do quadrante com a massa ao ligar a ignição dá 6 apitos mas o simbolo da falta de cinto permanece aceso uma vez que a ligação correcta à massa passaria pelo micro switch na peça onde engatamos o cinto.
mais uma vez o ibiza não tem nada disto mas confesso que não gostei muito do efeito pois cada vez que entramos no carro e ligamos a ignição dá os 6 apitos fatelas mesmo ainda parados.
em certos carros isto só acontece quando arrancamos e passamos talvez os 20km/h.

adicionando +04 - aviso de falta água do mija
como falado em cima não aceita o valor, não temos o led soldado no espaço correspondente ao simbolo.

isto testado num quadrante da marca VDO
não sei se nos Magneti Marelli será diferente mas penso que seja tudo igual.
 
no caso do 6J e quase igual(existe algumas diferenças na ligaçao do quadrante)
nao tras ficha de ligaçao ao deposito de agua mas ja traz o sensor e o mesmo acusa a falta dela(o que se torna interessante e que o 1.2tdi de 2010 ja la tem fios ligados e ja acusa a falta de agua)
em relaçao a falta de agua do esguincho nao tem sensor nem instalaçao nem led e acusa o mesmo erro ao tentar activa-lo(vag-com) acontecendo o mesmo nas pastilhas
na falta de cinto ja vem a funcionar
vou estar atento a este topico...8)
 
No meu 6J a primeira coisa que retirei foi o aviso dos cintos!
Na aldeola para me deslocar daqui para ali, estava sempre aquilo a apitar-me aos ouvidos...
Mais curioso ainda é no 6J ter avisador de não ter água mas não ter manómetro de temperatura! Supostamente tiraram o manómetro para redução de custos e depois metem mais fio e leds para avisar de falta de agua... só visto!!

Relativamente ao 6L é estranho o aviso de cruise-control não vir a funcionar de origem, se tem lá o buraquinho!
O de mala aberta, funciona nos vossos? Não me lembro de ver esse símbolo iluminado no meu 6L.
 
Pelo que li, o que está escrito é o valor que se deve acrescentar para activar a função. E o que queria saber era o valor que mostra o vagcom sem o valor acrescentado para activar.

isso é o coding que lá tens e varia de carro para carro
eu tinha 00145 mas como mudei de quadrante agora tenho 00105
00XXX = onde se adiciona o +1, +2 ou +4 das pastilhas, cinto e água do mija
XX1XX = europa
XXX0X = diz lá que é zero sem explicação nenhuma embora eu antigamente tinha lá o 4
XXXX5 = tipo de motor, no meu caso ASZ
 
Joao o pessoal quer é saber de turbos ic`s xxl,bicos injectores etc.....é pena sempre se metia mais alguma informaçao util no quadrante!
 
Last edited:
eu do cruise acho que dava imenso jeito... assim como o do anticongelante...

Mas se é preciso saber soldar... :S eu não sei...


Já agora, se vamos com o cc ligado, ha alguma maneira de o desligar sem ser tocando no travao? é que aquele soluço que faz qd desactiva é desconfortavel... No 407 coupe é muito mais smooth...
 
Back
Top