Mudar quadrante + Computador de bordo 6L

Obrigado João, já conhecia bem essas fotos ;-) já tinha andado a ver todas as mods...

Já agora é recomendado desligar a bateria ou algum fusível para tocar de quadrante?
E em relação ao fio massa é recomendado ligar a algum local em especifico?
 
Obrigado João, já conhecia bem essas fotos ;-) já tinha andado a ver todas as mods...

Já agora é recomendado desligar a bateria ou algum fusível para tocar de quadrante?
E em relação ao fio massa é recomendado ligar a algum local em especifico?

não é necessário desligar a bateria mas como para mudares as manetes tens de retirar o airbag pelo sim pelo não desliga-a e assim trabalhas mais descansado.
o fio de massa ligas a um qualquer parafuso que esteja agarrado à chapa
 
Pois, eu já desmontei uma vez o airbag e na altura lembro-me que não me senti muito à vontade com o medo que aquilo disparasse.
Mas estava a pensar em guiar-me pelo teu DIY do CC nos passos de desmontagem do airbag e trocas de manetes que é uma excelente ajuda e refere os cuidados a ter, acho que dá para me orientar bem =)
Depois dou novidades.
 
Bem, hoje ia para fazer a troca de quadrante + manetes e documentar para fazer o DIY, e antes de desmontar tudo, lembrei-me de testar.
Como não tenho PIN's dos quadrantes, liguei VAG K-CAN COMMANDER 1.4 ao carro e fiz a leitura do PIN (login) do quadrante original, tal como aparece na imagem abaixo:

8j8ks6dsebdac9lfg.jpg


Para ter a certeza de que não iria ter surpresas no processo depois de desmontar tudo, liguei VAG-COM (select > 17 - Instruments > Login -11) e testei o PIN (01674) gerado pelo COMMANDER, quando clico em ok, aparece "FAIL" no quadrante e volta a ler/ carregar o módulo 17 - Instruments.

Basicamente o PIN gerado pelo COMMANDER não é o certo, o meu colega que me emprestou este cabo também tem o VAG-TACHO, vale a pena testar com esse? Pelo que pesquisei, o meu IMMO já é o 3, pode ser disso?
 
Last edited:
o pin do quadrante de origem nao e importante tens q ver mas e se o teu novo quadrante nao vem encrytado se for o caso tas tramado
 
o pin do quadrante de origem nao e importante tens q ver mas e se o teu novo quadrante nao vem encrytado se for o caso tas tramado

Amigo PauloPinho, o "novo" quadrante que pretendo colocar já é usado veio de um PD100, logo já vem configurado com PIN, softcoding, KMS, etc.
Mas segundo a minha pesquisa preciso de saber tanto o PIN do quadrante original como o do novo que vou colocar depois, isto porque assim que colocar o novo quadrante tenho de o casar com a ECU, e para isso tenho de fazer login com o PIN original dele e troca-lo para o PIN do meu quadrante original. Só assim é que o Imobilizador não dá raia.

Tutorial que mostra como fazer o processo:
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/Immobilizer_III_Immobilizer_Swapping_(Instrument_Cluster)

O que eu precisava para fazer o processo era de conseguir sacar o PIN de ambos os quadrantes, sempre pensei que o COMMANDER desse para isso alias as pesquisas que fiz apontavam para isso, mas afinal o PIN que me dá não é o correcto.
 
Last edited:
eu ja li o pin com um commander sem qualquer problema

o que eu esta a dizer amigo e q mesmo usado de outro carro a eeprom pode vir encryptada e ai nao lhe vais conseguir ler o pin de maneira nenhuma seja com o tacho commander etc
 
Eu tambem consegui ler o Login (suposto PIN) mas não consigo fazer login com ele, aparece sempre "fail" no quadrante.

Em relação à info encryptada, caso esteja vai dar erro na leitura do pin certo?

Ja agora eu tenho o file BIN do meu quadrante ja vi pessoal a decifrar estes files pa obter o PIN nos IMMO3 mas pelo que parece não e nada fácil. Alguem sabe se existe algum programa que desencripte estes binarios? é que eu só vejo sequências de numeros e letras aos pares xD

Outra coisa que pensei foi com o commander passar o file bin do meu quadrante para o novo, mas é capaz de não ser grande ideia pois são modelos diferentes e o quadrante novo pode ir a vida.
 
Last edited:
cada quadrante com o ficheiro...e sim e possivel ler o pin dessa forma tambem...caso o novo quadrante teja criptado o melhor mesmo e desoldar a eeprom

de que ano e o teu carro e de que ano e o quadrante novo q comprast sabes?
 
cada quadrante com o ficheiro...e sim e possivel ler o pin dessa forma tambem...caso o novo quadrante teja criptado o melhor mesmo e desoldar a eeprom

de que ano e o teu carro e de que ano e o quadrante novo q comprast sabes?

O meu carro é de 2003 e o quadrante de substituição também, alias o número do IMMO são da mesma serie "C".

Esperem lá, e se meterem o imobilizador OFF, já não podem colocar qualquer quadrante?

Já pensei nisso, mas gostava de ficar com ele ligado. No entanto em último caso, pode vir a ser uma alternativa.

ja que os carros sao faceis a levar ainda queres por immo off?

Nem é só por isso, porque hoje em dia o IMMO pouco ou nada faz (a não ser lixar-me o esquema da troca de quadrante)
Para segurança é preferível ter um bom alarme. Mas gostava de deixar tudo como deve ser =)
 
Bem já consegui fazer o teste com o cabo vag tacho 3.01 do meu colega, mas... nada feito, o meu quadrante não quer ajudar na troca, deve gostar de estar lá montado e não quer sair nem por nada.

Então o que me acontece é que quando ligo o vag tacho e tento fazer uma leitura ao meu quadrante, ele faz comunicação mas quando tenta calcular a key o quadrante parece que reinicia, acende todas as luzes e volta a apagar (ficando apenas as normais) fazendo reset as horas e kms parciais.
p4rkavct4i0r8vufg.jpg


Em relação ao vag commander, tanto no na leitura do quadrante como na ECU, o pin que me dá é sempre o mesmo (1674) e se tentar fazer login com esse pin pelo vag com, aparece FAIL no sitio dos kms parciais no quadrante.
gxs2dctyy5ob178fg.jpg


Começo a ficar alternativas, começa-me a parecer que a única opção é mesmo desactivar o IMMO =/
 
Last edited:
Bem já consegui fazer o teste com o cabo vag tacho 3.01 do meu colega, mas... nada feito, o meu quadrante não quer ajudar na troca, deve gostar de estar lá montado e não quer sair nem por nada.

Então o que me acontece é que quando ligo o vag tacho e tento fazer uma leitura ao meu quadrante, ele faz comunicação mas quando tenta calcular a key o quadrante parece que reinicia, acende todas as luzes e volta a apagar (ficando apenas as normais) fazendo reset as horas e kms parciais.
p4rkavct4i0r8vufg.jpg


Em relação ao vag commander, tanto no na leitura do quadrante como na ECU, o pin que me dá é sempre o mesmo (1674) e se tentar fazer login com esse pin pelo vag com, aparece FAIL no sitio dos kms parciais no quadrante.
gxs2dctyy5ob178fg.jpg


Começo a ficar alternativas, começa-me a parecer que a única opção é mesmo desactivar o IMMO =/

Criticaram me quando dei essa sugestão de desligar o immobilizador, e secalhar vais ter mesmo de recorrer a ela :)
 
Criticaram me quando dei essa sugestão de desligar o immobilizador, e secalhar vais ter mesmo de recorrer a ela :)

Pois, ainda ando a ver se resolvo o problema de alguma outra forma. Se alguém tiver sugestões, são bem vindas! ;)
Mas caso desactive mesmo o IMMO, depois tenho de investir num bom alarme com corta corrente ou algo do genero.
 
isso e muito facil a fazer amigo...mas caso nao consigas podes sempre mandar para uma casa a pedir q te programem o segundo quadrante para o teu carro
 
isso e muito facil a fazer amigo...mas caso nao consigas podes sempre mandar para uma casa a pedir q te programem o segundo quadrante para o teu carro

Pois, o problema esta em sacar os pins dos quadrantes, ja tentei com vag tacho e vag commander e com nenhum deles funcionou :/
Em relacao a levar a uma casa especializada, aqui na zona, nao conheco nenhuma, mas tava a pensar em levar a uma casa onde fazem repros, sempre devem ter mais ferramentas para isto.
 
Back
Top