Mudanças custam a entrar

Boas pessoal.

Fiz uma pesquisa e não encontrei nada parecido ao problema que tenho, como tal abro este tópico.

No meu xaruto 6k2 Tdi Sport, as 3ªs, 4ªs e 5ªs mudanças de ontem para cá custam a entrar, e se for em redução custam muitoooo mais ainda... :cry:

Será a valvolina da caixa? Serão as espias do selector com pouca lubrificação?

Quem souber que me dê uma ajudinha please... ;-)

Obrigado, cumprimentos.
 
O meu tb já teve esse sintoma... quando reduzes parece que tá ali qlq coisa que não deixa entrar a mudança é isso?
A mim acontecia só na 3ª, mas mais a frio, depois qd aquecia ficava porreiro mas sempre custava um pouco, coincidência ou não, fiz a revisão nessa altura e meti um retentor da cambota e tive que tirar a caixa fora, pedi para trocar valvolina na caixa e ficou fixe, mas como disse não sei se foi coincidência.

Boa sorte na resolução aí do problema da máquina...
 
eu no meu aconteceu isso ate partiu um dos cabos do celector......meti um selector novo de uma carrinha passat e ficou novinho nada a ver as mudanças entram que e uma maravilha.....o meu selector ja tinha as molas sem força e estava com uma folga muito grande.....
 
Antes de mais, obrigado a todos pela vossa ajuda. ;-)

Já foi trocada a valvolina (a que lá estava era pouca e mais parecia massa consistente de tão rija que estava), e o selector foi lubrificado e continua na mesma.

O mecânico disse-me para andar 1 ou 2 dias na mesma para dar tempo para a valvolina ir a todos os carretos e tal, mas sinceramente custa-me andar com o carro assim e ainda poder fazer pior...

Estou-me a lembrar que há 3 anos quando montei o VB tive que reforçar a embraiagem, nao poderá ser nada daí? Tipo da prensa ou assim?

Obrigado, cumprimentos.
 
Pode ser o conjunto de embraiagem que não está a fazer o serviço decentemente. Com o motor desligado elas engrenam normalmente?
 
Pode ser o conjunto de embraiagem que não está a fazer o serviço decentemente. Com o motor desligado elas engrenam normalmente?

Tive o mesmo problema no meu e o problema era a embraiagem. Embora a embraiagem estivesse praticamente nova as molas não tinham força, fazendo com que mudanças não engrenassem. Mandei rectificar e ficou como nova.

Vê o tópico que abri na altura que tive este problema:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=78792&highlight=
 
A mim já me aconteceu o mesmo problema foi o prato da embriagem tem 3 patilhazitas uma delas partida.
quando poes a marcha atras nao arrenha?
Abraço
 
Não, a marcha-atrás é a unica mudança em que não arranha... :shock:

olha a minha marcha atras e a unica a arranhar, a por a 3º tambem nao me entra a primeira, so a segunda vez que levo a embraiagem la abaixo e que entra. nao faco ideia do que seja, tenho volante do motor e kit de embreaigem prai kom 1000km nem tanto, o que acham que sera?? sera valvulina?? a marcha atras agora tenho de a por com jeitinho, as vezes arranha outras nao.
 
Problema resolvido!

Levou 1 kit completo de embraiagem 100% em kevlar e finalmente ao fim de 2.800kms já agarra. :D

Agora já posso puxar pelo xaruto outra vez! :p

Abraços e obrigado a todos. ;-)
 
olha a minha marcha atras e a unica a arranhar, a por a 3º tambem nao me entra a primeira, so a segunda vez que levo a embraiagem la abaixo e que entra. nao faco ideia do que seja, tenho volante do motor e kit de embreaigem prai kom 1000km nem tanto, o que acham que sera?? sera valvulina?? a marcha atras agora tenho de a por com jeitinho, as vezes arranha outras nao.

Eu tenho exactamente o mesmo problema, as vezes a marcha-atrás arranha tanto que até parece um rater :/, até arrepia :D
E a terceira, volta e meia até dá raiva, aponto a maneta pra lá e ela não entra nem por nada!... mas o estranho é que so arranha quando faço uma condução defensiva, quando faço uma condução bruta-ó-desportiva, nem pia :rir:

Vou por uma embraiagem 100% Kevlar também, vamos ver como ele se porta! :?
 
Problema resolvido!

Levou 1 kit completo de embraiagem 100% em kevlar e finalmente ao fim de 2.800kms já agarra. :D

Agora já posso puxar pelo xaruto outra vez! :p

Abraços e obrigado a todos. ;-)

Ainda bem que conseguiste resolver isso amigo. Foi só trocar a embraiagem, correcto?
 
Muahahhahahaah, já o fiz muito devagarinho a estacionar uma vez, jurei nunca mais xD até o carro abana xD
Primeiro paro o carro e so depois ponho a marcha-atrás :D

Mas era suposto não arranhar mesmo nada. Quando digo meter a 1ª é com o carro parado, metes a 1ª e logo de seguida a marcha-atrás, sempre com o pé na embraiagem. Só metendo a 1ª é que consegues diminuir a rotação do motor e aí a marcha-atrás nunca arranha..
Cumps
 
Mas era suposto não arranhar mesmo nada. Quando digo meter a 1ª é com o carro parado, metes a 1ª e logo de seguida a marcha-atrás, sempre com o pé na embraiagem. Só metendo a 1ª é que consegues diminuir a rotação do motor e aí a marcha-atrás nunca arranha..
Cumps

hummm!! muito me conta tu, obrigado pela dica ;)
 
Ainda bem que conseguiste resolver isso amigo. Foi só trocar a embraiagem, correcto?

Sim, foi "só" trocar a embraiagem, mas levou tudo novo, prensa, disco reforçado 100% em kevlar, volante do motor e rolamento de encosto. :cry:

Pelo preço podia ter metido 1 17VK. :D

Abraço.
 
Mas era suposto não arranhar mesmo nada. Quando digo meter a 1ª é com o carro parado, metes a 1ª e logo de seguida a marcha-atrás, sempre com o pé na embraiagem. Só metendo a 1ª é que consegues diminuir a rotação do motor e aí a marcha-atrás nunca arranha..
Cumps

Nem mais. Ou então colocar 2ª e com o pé sempre na embraiagem colocar a marcha atrás. Tudo dito.
 
Last edited:
Back
Top