Motores full hardware + de 200cv

o ideal msm é de origem........ mas infelizmente ate de origem eles dao problemas/partem.. quanto mais chipados..

sim claro, mas acredita q um motor n parte sem mais nem menos!!! ou vem com defeito, ou mau `manuseamento`/ upgrade de potencia/ manutençao.

tem td uma razao.......... um motor vem preparado sempre para muita mais potencia. ha q ser racional. eu por ex. so tenho 190/200 no meu pd mas udeilhe alguns componentes para manter a fiabilidade do motor/bloco. claro q n invalida qe parta.......... tb ha azres. eheh
:ideia:
 
pd130 com 120 000km.
arriei 1kkk mais tarde vim a descobrir k era o tubo da admissao picado e k passava lixo pa turbina picando-a.Sintomas é c o tempo começou a assobiar mto em frio, assobiava por todo o lado akilo...
com kkk tinha 164cv
com vb tenho agora e há 60 000km, 200cv....embraiagem stock do poder ainda:)
 
pd130 com 120 000km.
arriei 1kkk mais tarde vim a descobrir k era o tubo da admissao picado e k passava lixo pa turbina picando-a.Sintomas é c o tempo começou a assobiar mto em frio, assobiava por todo o lado akilo...
com kkk tinha 164cv
com vb tenho agora e há 60 000km, 200cv....embraiagem stock do poder ainda:)



embreagem stock com vb??????????????
 
sim, ja tem 120 000km, xipei kdo tinha 40 000km(164cv), e aos 60 000km meti vb,ic,linha e repro com 200cv...n tenho prob nenhum c a embraiagem (até hoje)...
 
embreagem stock com vb??????????????

qual a admiraçao?

vai do uso de cada um claro que se quem tem VB e muitos NM's em baixas andar sempre a calcar mudançs a baixa rotação a embraiagem irá ceder mas com uma condução correcta ela aguenta

andava aqui um ibiza com 512nm's e 200 e tal cvs com VB e embraiagem stock e n embraiava ;)
 
qual a admiraçao?

vai do uso de cada um claro que se quem tem VB e muitos NM's em baixas andar sempre a calcar mudançs a baixa rotação a embraiagem irá ceder mas com uma condução correcta ela aguenta

andava aqui um ibiza com 512nm's e 200 e tal cvs com VB e embraiagem stock e n embraiava ;)


admiraçao??? 512 nm ??? :D:whistle: vou abester me. nem vou comentar mais nada. :ideia: , abraço a todos.
 
qual a admiraçao?

vai do uso de cada um claro que se quem tem VB e muitos NM's em baixas andar sempre a calcar mudançs a baixa rotação a embraiagem irá ceder mas com uma condução correcta ela aguenta

andava aqui um ibiza com 512nm's e 200 e tal cvs com VB e embraiagem stock e n embraiava ;)

Mete ai o Dyno!
 
boas malta
é bem possivel esses NM e esses cavalos todos com embreagem de origem eu sei de alguns casos desses,se a malta não andar a puxar e fizer uma condução normal de dia a dia pode andar assim muito tempo;)

Cump
 
Boas

Aqui vai o meu contributo :

Devido a alguns excessos de rotação, a bomba de oleo ganhou folga, até que a correia de distribuição saiu do sitio e partiu. Resultado : 4 valvulas empenadas da primeira vez, e sim da segunda vez que isso aconteceu comigo por sorte o motor "só" ficou fora de ponto, não rebentando a correia.
No meu carro é imperativo andar a vigiar a "querida" bomba de oleo, é que aquilo tem um rebordo tão fino (nem 2mm) que começa a ficar "comido" aos poucos e depois ganha folga (entre 0.5 e 1cm para cada lado) e a correia de dist. sai fora do sitio e mais uma despesa à porta.

-Cablagem da bateria até a massa e ao alternador derreteu precisamente quando tive o segundo stress com a correia de distribuição, parei abri o capot era só fumo, fiquei um bocado assustado (Black Demon estava presente).

-Turbos :
-Um Vnt 20 Hib. a 22, racharam os colectores todos, o miolo do Turbo estava impecável, e anda a rolar noutro carro.
- Vnt 25 completamente derretido após uma esfrega de 25km sempre a fundo com 32ºc de temp., isto quando já ia na casa dos 230/235 e pum!!!, a compressora de escape ficou na panela de escape lolol, os proprios colectores de escape empenaram.

O resto, levou uma n75 nova, massa de ar ainda tem o de origem, tirantes de caixa que empenam facilmente.

Estes são os stresses que eu tive na minha 90cv que já deve ter nesta altura pelo menos 220cv a 230cv.

Abraço a todos.
 
Last edited:
Boas

Aqui vai o meu contributo :

Devido a alguns excessos de rotação, a bomba de oleo ganhou folga, até que a correia de distribuição saiu do sitio e partiu. Resultado : 4 valvulas empenadas da primeira vez, e sim da segunda vez que isso aconteceu comigo por sorte o motor "só" ficou fora de ponto, não rebentando a correia.
No meu carro é imperativo andar a vigiar a "querida" bomba de oleo, é que aquilo tem um rebordo tão fino (nem 2mm) que começa a ficar "comido" aos poucos e depois ganha folga (entre 0.5 e 1cm para cada lado) e a correia de dist. sai fora do sitio e mais uma despesa à porta.

-Cablagem da bateria até a massa e ao alternador derreteu precisamente quando tive o segundo stress com a correia de distribuição, parei abri o capot era só fumo, fiquei um bocado assustado (Black Demon estava presente).

-Turbos :
-Um Vnt 20 Hib. a 22, racharam os colectores todos, o miolo do Turbo estava impecável, e anda a rolar noutro carro.
- Vnt 25 completamente derretido após uma esfrega de 25km sempre a fundo com 32ºc de temp., a compressora de escape ficou na panela de escape lolol, os proprios colectores de escape empenaram.

O resto, levou uma n75 nova, massa de ar ainda tem o de origem, tirantes de caixa que empenam facilmente.

Estes são os stresses que eu tive na minha 90cv que já deve ter nesta altura pelo menos 220cv a 230cv.

Abraço a todos.


bom contributo,vou ja ver a minha bomba de óleo;)
a ideia deste topico é esta mesmo:clap:temos que andar em cima das maquinas e com os azares aqui descritos podemos todos aprender a cuidar dos nossos xarutos;)

Abraço
 
Boas

Já me esquecia deste : tipo ia em quarta a esticar 150/160 com fuminho, 7/8s com o pé a fundo e deixava de puxar, de fazer fumo e a pressão de 1.9b caia para 1b, foi reforçado o cabo da massa do carro e levou uma n75 e isso deixou de acontecer.

Abraço.
 
Boas

Já me esquecia deste : tipo ia em quarta a esticar 150/160 com fuminho, 7/8s com o pé a fundo e deixava de puxar, de fazer fumo e a pressão de 1.9b caia para 1b, foi reforçado o cabo da massa do carro e levou uma n75 e isso deixou de acontecer.

Abraço.

que cena estranha:eek:

Cump
 
6k tdi sport de 99
a29 ja nos ultimos kilometros ja na casa dos 215 repro com 30 minutos pe nu fundo pressao de 1.4 estavel no verdadeiro e original gt15 e pummmmm encosto um trelintar no motor desligo
volto a ligar o carro o trelintar ouvesse pela linha de escape (directa) vou a trazeira e ainda vejo a compressora de escape a sair pelo escape pra o alcatrao ai tive a certeza k o turbo tava partido.....

mesmo atraz vinha um amigo com uma tdi de 90cvs (as verdadeiras) apenas com uma every mode e veio sempre no meu cone nunca largou.....ainda levou com estilhaços da compressora na frente do carro...

mais 10 minutos os amigos das luzes azuis param para ver o k se passava e claro dao o seu palpite "trelintar...huummm de certeza k fui uma biela k partiu..."
 
Stage 1 ( Vnt15 + race 520 + Repro) = Apos ter andado 1 ano e tal com este set up de fazer vascos para trás e para a frente, foi a puchar uma mera terceira que parti o turbo que me garantiu uma biela empenada. Consequencia- 4 pistons e 4 bielas novas ...
Conselho: NUNCA usar este set up sem ser com objectivo de mudar de turbo a curto prazo.

Stage 2( vb + repro+ race 520) = problemos mecanicos zero

Stage 3( vnt22 +repro +race 520 + FMIC) = Apenas umas rachadelas no colector de escape de resto nada
Ja ando com +/´- 200cv ha 35 000kme ate agora sempre a andar



No entanto ja troquei algumas peças:

- Bateria
- Duas Maf's ( tinha uma admissao ramair maxflow que no meu carro comia maf, nos outros nao)
- N75
- Sensor velocidade( ainda por trocar)
 
Last edited:
qual a admiraçao?

vai do uso de cada um claro que se quem tem VB e muitos NM's em baixas andar sempre a calcar mudançs a baixa rotação a embraiagem irá ceder mas com uma condução correcta ela aguenta

andava aqui um ibiza com 512nm's e 200 e tal cvs com VB e embraiagem stock e n embraiava ;)

e verdade... o cinzentinho do açuu:D:D
por outro lado o meu com o vb e 420nm derreteu numa semana..:mad:
 
Com mecanica stock e apenas electronica, foram segmentos trocados tarde demais o que resoltou na troca de motor.Dava para reparar mas ficou mais barato trocar por um motor com metade dos kms.

Depois com o ''novo'' motor é que começaram os problemas a serio.

O gt17v original não aguentou as experiencias.
Levou um gt17va que aguentou 10kms com electronica stock.
Depois levou um VNT20.

Com o VNT20, 0 problemas ate meter race.
Devido a ter IC stock, o motor aqueceu duas vezes a fazer varios kms a fundo. Nao aguentava 1.5 lol

Junta nova e ficou novo.
Depois foi a bomba de oleo, partiu a corrente.
talvez pelo motivo descrito pelo RTDI. a bomba de oleo nao aguenta muita rotaçao.
Isto fez com que a faltasse oleo na arvore de cames. Estragou a came e uma valvula.

depois de quase 30000kms, o vnt20 esta a dar as ultimas. Tem a geometria presa.

Vai levar um gt2056v e, finalmente, o IC para ver se ja aguenta kms a fundo...


quanto as estaladelas que falaram na primeira pagina deste topico, ja vi isso em varias cabeças de motores completamnete originais. é cronico nestes motores.
 
Back
Top