Mito ou Realidade?

ouvi dizer que o carro por exemplo a 120km/h com o Cruise control ligado consome menos que ir á mesma velocidade mas sem o Cruise control !!

é verdade?
 
Nem no meu soube montar sozinho quanto mais no 6K2...:rir:

Até montava ou ajudava mas....
 
pois... tem de se estudar bem as ligações na centralina deves ter de fazer cablagem....mas dá...
 
boas,

dois dos carros que ando diariamente têm cruise control, e sim é verdade que gastam mais com ele do que sem ele, há uma explicação + ou - lógica, por exemplo se tens que fazer uma travagem o cc desliga, quando o activas o cc vai puxar ao maximo para que chegue á velocidade escolhida, muitas das vezes é em subidas que se nota mais, é a mesma coisa que carregar prego a fundo até atingir a velocidade que se quer... e todos nós sabemos que quando faze-mos isso, os consumos disparam!!!

mas não estou mt por dentro no que trata de centralinas, não sei qual é a gestão que é feita! o que sei é que gasta mais... já fix mts testes com isso em viagens porto-lx e lx-porto, cheguei a ter diferenças de 6litros em 400km.

abraços
 
boas,

dois dos carros que ando diariamente têm cruise control, e sim é verdade que gastam mais com ele do que sem ele, há uma explicação + ou - lógica, por exemplo se tens que fazer uma travagem o cc desliga, quando o activas o cc vai puxar ao maximo para que chegue á velocidade escolhida, muitas das vezes é em subidas que se nota mais, é a mesma coisa que carregar prego a fundo até atingir a velocidade que se quer... e todos nós sabemos que quando faze-mos isso, os consumos disparam!!!

mas não estou mt por dentro no que trata de centralinas, não sei qual é a gestão que é feita! o que sei é que gasta mais... já fix mts testes com isso em viagens porto-lx e lx-porto, cheguei a ter diferenças de 6litros em 400km.

abraços


tinha em ideia que podia gastar um pouco menos ou igual...
agora gastar mais com o CC ligado, é que nunca pensei:eek:
 
Com cruise control ligado gasta sempre mais pq por exemplo nas descidas enquanto sem CC se alivia o pe e se mantem a mesma velocidade com CC ele esta sempre a acelerar para manter a velocidade.

Nas subidas julgo que seja essencialmente a mesma coisa... claro que sem CC acelera-se mais nas descidas e larga-se nas subidas o que consome menos.
 
Bem então os que gastam menos com o CC ligado é que devem estar mal...

Vamos todos reclamar para as marcas deixarem de fazer carros com CC de origem...afinal gasta mais.
 

os cc têm dois estados...

(cc)
velocidade? ----> x, e o bicho anda sempre a x...(sem pés)

&

(bloqueador)
velocidade? ----> y, e o bicho anda sempre abaixo da velocidade y...(com pés)



Bem então os que gastam menos com o CC ligado é que devem estar mal...

Vamos todos reclamar para as marcas deixarem de fazer carros com CC de origem...afinal gasta mais.

não sei se é de ser de origem se é de ser instalado depois... o que sei é que gasta mais...




abraços
 
Não percebo o espanto, no meu passa-se o mesmo, com o CC ligado gasta mais!

Pois no meu manco passa-se exactamente o contrário... com o cruise control ligado consigo sempre fazer médias mais baixas!!! :rolleyes:

Existe mais um carro cá em casa com cruise control e passa-se exactamente o mesmo!!

Para mim faz todo o sentido pois com o cruise control ligado o carro controla exactamente a 'quantidade' de acelerador necessária para ir àquela velocidade...
Podem todos experimentar seguir, por exemplo, a 90 km/h e ir levantando um pouco o pé do acelerador... vão ver que na maioria dos casos o consumo instantâneo no comp. bordo baixa e o ponteiro mantém-se nos 90 km/h, pq? Por vezes estamos a carregar 'demasiado' no acelerador sem necessidade...
Já com o cruise control ligado isso não acontece...

Just my 2 cents ;)
 
falo por experiencia propria!!! sei que se usares o bloqueador em vex do cc consegues gastar o mesmo que sem o cc!!!

abraços

Mas os ibizas têm esse módulo?
Pelo menos o meu, que eu saiba, só tem CC.
Não uso muito o CC, mas dá-me a ideia que gasta menos... o que faz todo o sentido!

Inté
 
Last edited:
tenho ideia k gasta menos mas depende da maneira de conduzir..

se nas descidas nós aliviarmos pé e a velocidade reduzir e nas subidas o mesmo nota se k com o cc ligado gasta mais porque com ele ligado o carro mantem a mesma velocidade.

se for o tipo de conduçao de acelarar nas subidas ou mesmo manter a velocidade eu acredito que com o cc on vai gastar menos porque ele so vai injectar gasoleo necessario p atingir x velocidade e atinge essa velocidade mais lentamente , o nosso pé n é tao sensivel e por vezes e pesado:D

p.s- a construçao frasica n é a melhor mas se lerem 2 vezes conseguem entender o k tento dizer:whistle:
;)
 
Last edited:
Vamos todos reclamar para as marcas deixarem de fazer carros com CC de origem...afinal gasta mais.

O cruise control não é suposto gastar menos... é para viagens longas em que vais sempre a "velocidade cruzeiro" e com CC cansas-te muito menos.


pdrNeves: e como é q se poe aquilo nesse estado bloqueador ?
 
Back
Top