Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Estão certos os dois mapas... Mas para tirar potência até os podes deixar de origem, a farinha para os bolos não vem daí!
 
Estão certos os dois mapas... Mas para tirar potência até os podes deixar de origem, a farinha para os bolos não vem daí!

Para ser com pés e cabeça precisas de os alterar ambos, nem sempre só de CV´s se vive.


Daniel sim esse é o mapa do DriverWish, em relção ao mapa da EGR sim, de facto é o mesmo que acima, mas controla um softcoding diferente, pesquisa alguma coisa depois pergunta se não chegares lá.

Agora.... o que alterar neste tal de Diver wish? o que é isto de DriverWish?

Daniel acerta o offset do eixo para te ficar entre com graduação até aos 100%.


Cumps, Milo.
 
Daniel acerta o offset do eixo para te ficar entre com graduação até aos 100%.

Milo0p, eu não mexi em nada o mapa esta conforme vinha ainda não mexi em rigorasamente nada, está com um factor de 1,000000 e offset de 0,000000 precision está a 0.


em relção ao mapa da EGR sim, de facto é o mesmo que acima, mas controla um softcoding diferente, pesquisa alguma coisa depois pergunta se não chegares lá.

Boas,
Se tem um softcoding diferente, pesquisei mas não encontrei nada, presumo que tenha uma codificação diferente..... mas não estou e chegar lá.....

Driver wish, presumo que seja o precionar do pedal e a sensibilidade na acelaração.... peço desculpa se disse uma grande barbaridade. Mas pesquisei e não encontrei grande coisa.....

Abraços,
 
Ora bem.....

a ECU pode estar preparada para funcionar por exemplo num carro com caixa automática e caixa manual... 4x4 ou normal... Daí existirem os softcodings, com o vagcom podemos escolher qual o softcoding a utilizar, ou seja que parte do hexdump vai estar activo.

o mapa do driver wish que encontraste está certo, mas não faz parte do mesmo soft coding que o da EGR, sendo o certo neste caso o 4D20E. Isto permite por exemplo que alterar um só softcoding a guardar um outro Stock, podendo assim com o VagCom escolher entre Repros.... etc.....

Vamos usar para análise os primeiros pares de mapas, que salvo erro correspondem os softcoding 2 que está por defeito a ser usado.


Agora para os eixos, aproveitem já desde inicio para colocarem nomes os os offsets certos, irá ser mais fácil no futuro.

Para o driver Wish coloca para o eixo dos X o factor de 0,01 dá nomes aos eixos e ao próprio mapa.

eu tenho assim:




Olhando em modo de texto:



a que correspondem esses números todos? em que sítios será pertinente alterar?


Cumps, Milo.
 
o mapa do driver wish que encontraste está certo, mas não faz parte do mesmo soft coding que o da EGR, sendo o certo neste caso o 4D20E. Isto permite por exemplo que alterar um só softcoding a guardar um outro Stock, podendo assim com o VagCom escolher entre Repros.... etc.....

Milo0p já precebi a razão de só se alterar um destes mapas!!!!

Em relação ao driver wish já procurei, e reprocurei e nada, não encontro nada que me explique como alterar e o porque...

Abraços
 
Viva!!

Daniel daqui a nada passamos a mandar PM´s, pelos comentários não deve a ser interessante.... LOL ;)

Olhando novamente:





Olhando em modo de texto:




Estes Números todos correspondem ao gasóleo pedido pelo pedal, ou seja com o pedal a aprox. 56% (não é bem assim mas é simples entender assim), as 2499 RPM o pedal pede para injectar aprox 38 (microgramas salvo erro.... pois axo que mg deve ser muito... LOL)

resumindo vemos ai nessa tabela o quantidade de combustível que o pedal pede á ECU em função da "pressão aplicada" com o pé, ou seja a 100% é o velhinho pé na tábua, e as rotações...

Seguiram mais umas dicas por PM.


Cumps, Milo.
 
Viva!!

Daniel daqui a nada passamos a mandar PM´s, pelos comentários não deve a ser interessante.... LOL ;)

à agora é que não é interessante!!! :respect:
Eu estou atento! e até tenho visitado regularmente o forum... coisa que já nao fazia à meses!

Respondendo ao teu desafio, só me parece fazer sentido alterar este mapa ali na zona das 3000 às 4500RPM para conseguir um pouco mais em altas. Talvez estender um pouco mais os 7000 até perto das 4500RPM quando o pedal está a 100%.
Aumentar estes valores para além de 7000 é capaz de ter outras consequencias...

Ja agora sobre as unidades, em que dizias que talvez fossem microgramas; Não falta aqui uma referencia temporal. Microgramas por segundo!?!?
Por exemplo os 56% que usas-te, que dava 3800 (38ug/sec) dá por hora qq coisa como 0,14Kg. Nao sei de cor a densidade do Gasoleo... mas isto seria qq coisa da ordem de grandeza dos 0,15litros... Parece-me muito pouco pra andar 1 hora a meio gás... 1,5 litros ainda me continua a parecer pouco... 15 litros ja é demais :D

Como podes ver, da minha parte não te faltarão comentários... embora seja como dizia o meu avô: "uma no cravo e outra na ferradura":rolleyes:
 
Em relação ao driver wish já procurei, e reprocurei e nada, não encontro nada que me explique como alterar e o porque...
Driver wish foi uma das chaves para conseguir melhorar o meu carro ao tirar bastante parte do fumo:D
Respondendo ao teu desafio, só me parece fazer sentido alterar este mapa ali na zona das 3000 às 4500RPM para conseguir um pouco mais em altas. Talvez estender um pouco mais os 7000 até perto das 4500RPM quando o pedal está a 100%.
Aumentar estes valores para além de 7000 é capaz de ter outras consequencias...
Esse mapa não só serve para cortar no pedal e estabelizar a injecçao do gasóleo, como também para aumentar ou reduzir indirectamente o fumo do carro:)
Faz sentido alterar a partir não das 3000 até às 4500 rpm, como também no momento a partir do qual abre o turbo:rolleyes:
Pode ser útil também conjugado com o mapa da pressão de turbo para uma tentativa de eliminação de picos de pressão de turbo, como aconteceu no meu carro, sendo que a geometria do turbo feita na electrónica também é uma grande ajuda:)
 
tópico excelente mesmo!
já deu para aprender muito neste simples tópico!

uma questão...as ECU's não têm nenhum pino de controle destinado a mudar o softcoding? para não ter de ligar o pc para mudar de mapa.. como já se falou que com o cruise control era possivel algures no fórum;)

Abraço
 
Viva!!!

a mim parece-me ser ug, mas por cada abertura do injector, ou por cada ciclo de detonação.. ou lá como se pode chamar isso.

Podíamos organizar ai um dicionário com alguns termos para podermos ter isso sempre presente.

Aquelas coisas das PM´s foi a brincar, nem mandei nada para o daniel, ele que confirme, do pouco que sei, será para todos. Espero poder contar com voçês todos na altura em que tivermos que juntar os esforços para encontrarmos novos mapas, entender funcionamentos etc etc.....

Em relação a este driverwish parece-me pertinente linearizar o pedido de combustível aos 100% para 70ug ao longo de toda a faixa de rotação......

Aguardo por um exemplo em imagem do que estou a sugerir.


Cumps, Milo.
 
tópico excelente mesmo!
já deu para aprender muito neste simples tópico!

uma questão...as ECU's não têm nenhum pino de controle destinado a mudar o softcoding? para não ter de ligar o pc para mudar de mapa.. como já se falou que com o cruise control era possivel algures no fórum;)

Abraço


Que eu saiba não, mas..... ai quem tenha mais conhecimento que apite.


Cumps, Milo.
 
Driver wish foi uma das chaves para conseguir melhorar o meu carro ao tirar bastante parte do fumo:D

Raio deixaste-me intrigado, reduziste fumo em altas ou baixas ou ambas??? :) Smoke powa

Esse mapa não só serve para cortar no pedal e estabelizar a injecçao do gasóleo, como também para aumentar ou reduzir indirectamente o fumo do carro:)
Faz sentido alterar a partir não das 3000 até às 4500 rpm, como também no momento a partir do qual abre o turbo:rolleyes:

Para ficarmos todos com uma ideia de quando abre o turbo neste exemplo de DriverWish map poderias dizer qual a zona no mapa a alterar nesse sentido? ;)

Uma coisa importante....... eu sempre escrevi que este driverWish irá fazer um "Pedido à ECU", isto pq podemos vir a injectar mais ou menos do que esse pedido......
 
Viva!!!
Em relação a este driverwish parece-me pertinente linearizar o pedido de combustível aos 100% para 70ug ao longo de toda a faixa de rotação......

Aguardo por um exemplo em imagem do que estou a sugerir.
Cumps, Milo.

Não será mais seguro cortar o pedido de injecção se as RPM's ja forem demasiado elevadas? É que com 5000 e tal RPM's e tar com a injecção ao maximo...:confused:
(no meu mundo dos Navios... isso iria certamente desencadear um Shutdown por Overspeed! Isto é outro campeonato, mas não consigo evitar as comparaçoes :whistle:)

Eu diria qualquer coisa como isto:
seatibizapd130tutorial.jpg



Raio Azul,
Queres então dizer que este mapa é uma boa maneira de corrigir ou criar algumas protecções a alguns órgãos mecânicos do carro. Indirectamente pode-se criar essas limitações evitando que o motor nunca seja sujeito a regime especificos. hummm... interessante:cool:

Está a ficar cada vez mais interessante este post!
Abraços a todos!
 
A tua versão está coerente, mas antecipando um pouco as coisas não é por pedires 70ug até as 5000 que a ECU vai injectar isso..... ainda estamos no inicio.

Para isso temos os mapas limitadores.

A minha versão, e como abordagem inicial seria mais algo assim:







Cumps, Milo.
 
Em relação a este driverwish parece-me pertinente linearizar o pedido de combustível aos 100% para 70ug ao longo de toda a faixa de rotação......
Isso há para todos os gostos:)
Grande parte dos chipadores fazem isso:whistle:
Eu pessoalmente não sou adepto:brilho:
Raio deixaste-me intrigado, reduziste fumo em altas ou baixas ou ambas??? :) Smoke powa
Para ficarmos todos com uma ideia de quando abre o turbo neste exemplo de DriverWish map poderias dizer qual a zona no mapa a alterar nesse sentido? ;)
Uma coisa importante....... eu sempre escrevi que este driverWish irá fazer um "Pedido à ECU", isto pq podemos vir a injectar mais ou menos do que esse pedido......
Fumo em baixas, é muito dificil reduzir em carros com injectores ou com boa carga, isto para quem sabe mexer:ideia:
Reduzir o fumo, já que não é possível reduzir na totalidade, ao menos que em médias e altas fique menor:)
Mas é complicado, porque cada carro é um carro e pode responder até de maneira diferente, se bem que à certos princípios básicos que ainda estou a aprender:axe:
Depende do carro e do turbo a alteração nesse mapa, e á para todos os gostos:clap:
Por exemplo, o meu primeiro professor chipador, alterava tudo desde o inicio até ao fim:D
Quanto à última frase, é verdade, e normalmente entre aquilo que se pede e se obtem não é exactamente igual:)
O grande problema, não propriamente nesse mapa é que noutros por exemplo têm limitadores, e podes pedir x que ele nunca te vai passar de y:)
Pode entrar em safe por isso, ou então induzir-te em erro e pensares que o carro está duma forma quando na realidade estás enganado:eek:
 
sim porque por exemplo se tiveres uma "intake temp" muito alta a centralina não pode abusar para não derreter aquilo tudo :D
Sim, até se não tiveres um cabo de jeito podes danificar a centralina e estás lixado:(
Eu já tive alguns sustos, até com o meu e outro cliente, mas felizmente consegui resolver o problema:)
Não será mais seguro cortar o pedido de injecção se as RPM's ja forem demasiado elevadas? É que com 5000 e tal RPM's e tar com a injecção ao maximo...:confused:
(no meu mundo dos Navios... isso iria certamente desencadear um Shutdown por Overspeed! Isto é outro campeonato, mas não consigo evitar as comparaçoes :whistle:)
Eu diria qualquer coisa como isto:
seatibizapd130tutorial.jpg

Raio Azul,
Queres então dizer que este mapa é uma boa maneira de corrigir ou criar algumas protecções a alguns órgãos mecânicos do carro. Indirectamente pode-se criar essas limitações evitando que o motor nunca seja sujeito a regime especificos. hummm... interessante:cool:
Está a ficar cada vez mais interessante este post!
Abraços a todos!
Podes dar carga, muito fumo, o problema são as egt´s que ficam demasiado elevadas e isso prejudica a fiabilidade do veiculo sempre a fundo:eek:
A tua conclusão está correcta:finga:
 
Boas,

Aquelas coisas das PM´s foi a brincar,
Foi mesmo eu não recebi PM nenhuma dele, eu é que lhe mandei um PM com o meu messenger.

Depois de ler e reler o que aqui foi escrito leva-me a entender que por muito que alteremos o driver wish vai estar sempre "limitado" por causa de outros mapas como já aqui foi falado.
No meu entender o driver wish sobre aquilo que eu li aqui na minha opinião deveria ser:

driverswich1.jpg


E que provavelmente fazia muito fumo, mas no grafico não cai tão abrutamente, sempre temos mais qualquer coisinha lá me cima, mas como raio azul disse não há bela sem senão os EGT'S. Se estiver muito errado sobre este mapa digam!!!

Mas ao alterarmos este driver wish temos também o outro lado da moeda que será a desacelaração correcto? Qual será esse mapa?

Abraços
 
Back
Top