Luz Vermelha manometro Igr - HELP

penso que sim.


o rele tem duas entradas para 12v. o permanente e o que so alimenta o rele quando se liga o interruptor das luzes.
um fio massa (onde foste buscar a tua massa? a minha vem do radio)
e dpois os outros pinos (2) tinham o mesmo efeito.
provavelmente experimentei o rele errado.
existe outro tipo de rele de 5pinos?
 
penso que sim.


o rele tem duas entradas para 12v. o permanente e o que so alimenta o rele quando se liga o interruptor das luzes.
um fio massa (onde foste buscar a tua massa? a minha vem do radio)
e dpois os outros pinos (2) tinham o mesmo efeito.
provavelmente experimentei o rele errado.
existe outro tipo de rele de 5pinos?

Acho k nao existe outro tipo!!
A massa ligas ao aluiminio k esta a segurar o tablier!!
Experimentas as fazer as mesmas ligaçoes k eu e diz algo!!

Eu acho estranho e como esse relé de 4 pinos dar!!

Abraço

;)
 
é assim. eu anteriormente tinha o fio branco e o que alimenta o manometro ambos ao mesmo fio de 12v. o laranja ligava-o directamente ao interruptor.
isto assim funcionava. e o rele de 4 pinos fazia o mesmo que isto.

vou ver se compro outro porque ja fui devolver o de 5 pinos que comprei.
amanha ja dou novidades.

obrigado igor
 
é assim. eu anteriormente tinha o fio branco e o que alimenta o manometro ambos ao mesmo fio de 12v. o laranja ligava-o directamente ao interruptor.
isto assim funcionava. e o rele de 4 pinos fazia o mesmo que isto.

vou ver se compro outro porque ja fui devolver o de 5 pinos que comprei.
amanha ja dou novidades.

obrigado igor

Se der erro eu vou ver ao fio k fui buscar os 12v para alimentar o o manometro e as luzes do mesmo!!
Dá novidades!!

Abraço

;)
 
boas. deu erro LOL

é assim o rele de 5 pinos é igual ao de 4 pinos.


esquema.png



os pinos vermelhos sao supostamente a saida para dar a luz vermelha e a luz branca. mas nunca vai funcionar correctamente por receberem ambos a corrente ao mesmo tempo.
os pretos é para a massa, os 12V permanentes e os 12V vindos do interruptor.

HELPPPPP ](*,)
 
boas. deu erro LOL

é assim o rele de 5 pinos é igual ao de 4 pinos.


esquema.png



os pinos vermelhos sao supostamente a saida para dar a luz vermelha e a luz branca. mas nunca vai funcionar correctamente por receberem ambos a corrente ao mesmo tempo.
os pretos é para a massa, os 12V permanentes e os 12V vindos do interruptor.

HELPPPPP ](*,)

Boas amigo...
As tuas ligaçoes estao diferentes das minhas? É que pelo desenho parece k sim!! Eles tem o mesmo fio em comum para as luzes difrerentes do manometro mas nunca estão as duass luzes ligadas ao mesmo tempo!!
Amigo a bobine que a relé tem de ser alimentada a 12v do interruptor da luz e depois fazer massa no outro pino ao chassi do carro!!
Amigo a tua rele e transparente?
S for e mais facil de perceberes a relé!!
Amigo e sabes como e k tens de ligar a rele para funcionar correctamente?
Alguma duvida dispoe!!

Abraço

;)
 
nop. o rele é todo preta.
vou ver se passo pela dimofel para ver o que ha por la.
eu sigo o esquema que vem com ela.
 
nop. o rele é todo preta.
vou ver se passo pela dimofel para ver o que ha por la.
eu sigo o esquema que vem com ela.

Amigo e onde vais buscar a alimentação para o fio vermelho do manometro o que indica a pressao que está a fazer?
Porque tens de alimentar o manometro e não convem ir buscar a tensao de alimentação que vai para os fios das luzes para o manometro!! O fio vermelho e melhor ir buscar a outro ponto!!

Abraço

;)
 
boas. entao secalhar é isso. eu estava a usar a corrente que vai pro radio pra alimentar o manometro e a luz branca.


diz-me onde vais buscar:
- a alimentaçao pro fio branco (luz branca)
- a alimentaçao pro fio laranja (luz avermelhada)
- a alimentaçao pro fio vermelho (alimentaçao do manometro)

a massa é directamente a chapa.
onde compras-te o teu rele?
é que segundo tenho procurado, todos os de 5 pinos tem esse esquema ai em cima
 
boas. entao secalhar é isso. eu estava a usar a corrente que vai pro radio pra alimentar o manometro e a luz branca.


diz-me onde vais buscar:
- a alimentaçao pro fio branco (luz branca)
- a alimentaçao pro fio laranja (luz avermelhada)
- a alimentaçao pro fio vermelho (alimentaçao do manometro)

a massa é directamente a chapa.
onde compras-te o teu rele?
é que segundo tenho procurado, todos os de 5 pinos tem esse esquema ai em cima

Amigo o meu relé foi comprado numa casa de electronica em Torres Vedras!!
Amigo um relé de 5 pinos tem como funcionamento...
Tens uma bobine de tensão de 12v para ligar o fio de quando se liga as luzes interiores/exteriores que faz variar a condução da corrente!! Se não tiveres uma tensão de 12v na bobine, a corrente tem um sentido. Se ligares as luzes já vais ter 12v na bobine o que faz com que mude o camnho da corrente que é isso que se pretende(para mudar as cores do manometro). Quando compras o relé deves ter também um multimetro para ver onde e que esta a passar a corrente para saberes onde é k deves ligar os fios do manometro das luzes!!
A alimentação do manometro e a alimentação das luzes do manometro fui buscar à luz que está a iluminar a cena que rodas(que tem como simbolo uma luz) para ligar os medios os minimos e os farois de nevoeiro. De seguida liguei o fio do manometro que é o vermelho. Depois liguei o outro fio que faz a alimentação das luzes do manometro na relé.... Atenção que deves ligar na relé de forma que quando tens as luzes de medios apagadas ele esteja a fazer passar corrente num sentido e quando ligas as luzes de médios a corrente tem de fluir noutro sentido, isto para que mude a cor das luzes do manometro!!
Amigo acho k o esquema que viste está errado.

Esquema da relé e funcionamento da mesma....
relp.png


Amigo alguma duvida é só dizer!!

Abraço

;)
 
Last edited:
eu tenho de rever a ligaçao do meu, pois nao tenho nada disso

eu nao tenho nenhum relé a quando esperimentei ou metia uma cor ou outra, mas optei por ter sempre as duas
:rir:
 
pois entao o problema está no rele.
o funcionamento de um rele de 4 ou 5 pinos a venda nos supermecados nao é esse.

consegues dar a referencia do teu rele pra ir a procura aqui numa loja de electronia.
 
Boas pessoal!

Alguem me pode ajudar na ligaçao do manometro IGR no 6L??
Nao tou a ver como meto a cor vermelha qd ligo as luzes...consigo ter smp vermelho mas pa ter branco durante o dia e vermelho a noite ja nao csg pk fica smp branco...
Alguem entendido ou q tenha montado se me der uma ajudinha agradeço!
Abraço!
Acho que o ppl está a ficar um pouco confuso com isto...
pelo menos eu..](*,)

Tu de dia queres ter sO BRanco, certo?
e a noite queres so vermelho, certo?

Ou seja, nao te interessa ter as duas cores ao mesmo tempo, pois nao? entao a soluçao é mesmo o relé como muitos estao aqui a dizer. entao alguem que meta aqui uma foto do relé que po home ir buscar um igual pa voltagem que quer, assim como a ligaçao feita nos fios
 
lol o problema é mesmo o rele.
os da norauto, dos jumbos, continentes e etc nao dao.
tem-se de adquirir um especifico numa loja de electronica.
pelo menos foi esta conclusao que eu chegei.
agora basta esperar pelo auxilio o igor em dizer qual o rele que ele tem.

as duas luzes ao mesmo tempo nao dá. ou melhor dá mas esta sempre a piscar entre o vermelho e o branco. o que nao é muito aconselhavel pois pode estragar o manometro.
para ficar bonito e deixar o branco sempre ligado e assim que se ligam as luzes (minimos) mudar para o vermelho para condizer com o painel de instrumentos do carro (neste caso ibiza 6L).
 
pois entao o problema está no rele.
o funcionamento de um rele de 4 ou 5 pinos a venda nos supermecados nao é esse.

consegues dar a referencia do teu rele pra ir a procura aqui numa loja de electronia.

Amigo o meu relé esta todo isolado por causa da humidade!! Não consigo ver a referencia e tambem posso partir um pino!!
Amigo basta pedires como eu te expliquei sobre o funcionamento do mesmo, e eles dão-t!!
Pede transparente para veres os pinos!! Amigo pede um que quando tem 12v ele mude posição e quanto tem 0v esteja noutra posição, isto na bobine!!
Amigo depois diz algo como ficou!!

Abraço

;)
 
Last edited:
Acho que o ppl está a ficar um pouco confuso com isto...
pelo menos eu..](*,)

Tu de dia queres ter sO BRanco, certo?
e a noite queres so vermelho, certo?

Ou seja, nao te interessa ter as duas cores ao mesmo tempo, pois nao? entao a soluçao é mesmo o relé como muitos estao aqui a dizer. entao alguem que meta aqui uma foto do relé que po home ir buscar um igual pa voltagem que quer, assim como a ligaçao feita nos fios

Amigo o relé é simples!!
Basta ser de 12v e pedes para a potencia maxima!!
Assim nunca haverá problema de se estragar!!
Eu punha uma foto mas eles estão isolados, e depois ao tirar podia partir algum pino!!

Abraço

;)
 
ok.

amanha entao vou a loja ver disso. dpois se for o correcto posto aqui info.

se alimentar-mos os dois fios da iluminaçao do manometro ao mesmo tempo ele fica intermitente. entre o branco e o vermelho. mas rápido. ou seja nao é la muito bonito de se ver.

obrigadao Igor.
 
ok.

amanha entao vou a loja ver disso. dpois se for o correcto posto aqui info.

se alimentar-mos os dois fios da iluminaçao do manometro ao mesmo tempo ele fica intermitente. entre o branco e o vermelho. mas rápido. ou seja nao é la muito bonito de se ver.

obrigadao Igor.

Hum!!
Nao sabia!!
Depois diz algo!!
Tanta comprar transparente! E se explicares a tua situação ao gajo que está a avender ele sabe o que t ade vender, foi o que eu fiz!!lol!!

Abraço

;)
 
Back
Top