Longevidade motores 1.9TDI PD 100/115/130/150/160

Quantos km tem o teu motor PD 1.9TDI


  • Total voters
    387
amigo valter quem n vai dizer aki pois ja e normal neste forum...mas digo isso em cima tipo linha ic e turbo a fazer pressões tipo perto de 2bar...algu do genero...pois tenho bue receio do meu motor :mad:

Carrega a vontade que isso aguenta bem :)

mete é material fiavel ;)

cumpz
 
amigo valter quem n vai dizer aki pois ja e normal neste forum...mas digo isso em cima tipo linha ic e turbo a fazer pressões tipo perto de 2bar...algu do genero...pois tenho bue receio do meu motor :mad:

era só isso que queria saber.. porque carga pode ir de repro, a tudo e mais alguma coisa.. :p eu tenho repro à mais de 100 000 km..
 
Carrega a vontade que isso aguenta bem :)

mete é material fiavel ;)

cumpz
Boas. Amigo bruno tenho certo receio apesar de ele ate hoje nunka ter dado motivos para me desiludir mas sei la...sei sim claro que sao grandes motores mas ate que ponto nao sei lol ....tambem so tenho o que escrevi em cima...

era só isso que queria saber.. porque carga pode ir de repro, a tudo e mais alguma coisa.. :p eu tenho repro à mais de 100 000 km..
Pois e bota sempre prego a fundo :p
 
Conheço um carro, conta com 270mil pd130, com mais de 300cv tirados em banco e a fazer mais de 2,5 estáveis de pressao. Chega para confirmarem a fiabilidade? Bloco original.
 
boas, 6J pd105 e cont com 80000km e ao que parece, acho que ja estou com problemas de injectores... carro a frio soluca... a ver vamos...
 
Tamos a falar de quadrantes ou dos blocos mesmo? É que há por aí muito que troca de bloco como quem muda um filtro! Quem me disser que estes blocos com mais de 250cvs sempre a usufruir dos mesmos faz 300.000kms sem stress está a mentir, é que ter cvs mas andar sempre a pastar a vaca não conta.
 
Gostava de ver o resumo das revisões/reparações desses meninos que têm mtos cvs e dizem que fazem 300.000kms sem stress. lol

Eu nunca tive um stress grave que me fizesse encostar mas também não facilitava em nada e nunca cheguei aos 300.000kms. Malta que ande sempre na esfrega e faça apenas as revisões normais antes dos 100.000kms tem o caso arrumado. eheh

Tenho um amigo próximo, daqueles que não tem necessidade de me espetar tangas porque eu conheço o historial do carro e com setup basico de VB ainda não tem 100.000kms e já encostou com gravidade 2 vezes. Não é que o carro teja forte, ele é que não lhe perdoa, se tiver 170cvs é 170cvs que são utilizados, e desse modo aquilo é tão fiável como os outros. lol
 
Não é o meu caso, por uma infelicidade tive de desmontar o motor do carro de um cliente, um seat leon, dos ultimos tdi 150 que sairam(as versões comerciais), o carro tinha 190mil km's, partiu a bomba de água e a correia de distribuição passou-se, danificou todas as valvulas, touches todas, arvore de cames e 2 pistões, o carro estava reprogramado, mb power, ainda tinha catalizador, 180 e qualquer coisa cavalos medidos em bancos maha, era um carro de trabalho que andava sempre a fundo e ostentava uma média de 9litros aos 100 por esse facto, contudo, o motor, se não fosse esse azar fazia na boa mais 200mil com o mesmo tipo de utilização, os pistões estavam completamente limpos, cilindros não tinham cama, não tinha desgaste nos bronzes, segmentos impecaveis, era um motor que fazia mudas de oleo sempre entre 8 a 10mil km's max oleo sempre sem olhar a preço e sempre filtros e tudo original, impecavel, até foi um crime aquela bomba de água ter partido(devido ao não a terem mudado quando o cliente foi á seat trocar a distribuição).
O turbo tinha alguma folga mas nada de anormal alias, não tinha quase nada ao que costumo ver, testei-o e estava calmamente dentro das tolerancias, nem sequer foi precso descarboniza-lo pois não tinha uma ponta de carvão.
Baseado neste motor que foi autopsiado, é sem duvida um motor muito bem construido, se for bem tratado é extremamente fiavel, obviamente, azares opodem sempre ocorrrer.
Tenho outros casos de motores autopsiados e as causas de falha destes motores são geralmente derivadas a uso de anticongelante incorrecto/introdução de água não desmineralizada no circuito(muitas mesmo!), oleo de fraca qualidade(mudas sem regularidade/oleo velho/oleo que não cumpre para com as especificações do fabricante), outras causas em carros modificados, excesso de gasoleo(demasiada temperatura de escape), excesso de pressão e temperatura de ar na admissão(origina passagens na colaça), oleo mudado com pouca frequencia(má qualidade, aquecimento demasiado do mesmo), estou a falar unicamente em motores pd que são os que costumo apanhar com mais frequencia para desmontar e reparar.
Uma nota importante do leon que falei em cima, a embraiagem também era de origem, o carro puxava jantes de 18", nunca teve problemas de embraiagem, ao ver todos os componentes do carro deu para perceber que a electronica foi bem pensada o que ajudou a poupar muito o motor, não havia excessos em baixas, tinha uma bom desempenho mas sem os abusos que se costuma ver por ai.
 
Last edited:
Não é o meu caso, por uma infelicidade tive de desmontar o motor do carro de um cliente, um seat leon, dos ultimos tdi 150 que sairam(as versões comerciais), o carro tinha 190mil km's, partiu a bomba de água e a correia de distribuição passou-se, danificou todas as valvulas, touches todas, arvore de cames e 2 pistões, o carro estava reprogramado, mb power, ainda tinha catalizador, 180 e qualquer coisa cavalos medidos em bancos maha, era um carro de trabalho que andava sempre a fundo e ostentava uma média de 9litros aos 100 por esse facto, contudo, o motor, se não fosse esse azar fazia na boa mais 200mil com o mesmo tipo de utilização, os pistões estavam completamente limpos, cilindros não tinham cama, não tinha desgaste nos bronzes, segmentos impecaveis, era um motor que fazia mudas de oleo sempre entre 8 a 10mil km's max oleo sempre sem olhar a preço e sempre filtros e tudo original, impecavel, até foi um crime aquela bomba de água ter partido(devido ao não a terem mudado quando o cliente foi á seat trocar a distribuição).
O turbo tinha alguma folga mas nada de anormal alias, não tinha quase nada ao que costumo ver, testei-o e estava calmamente dentro das tolerancias, nem sequer foi precso descarboniza-lo pois não tinha uma ponta de carvão.
Baseado neste motor que foi autopsiado, é sem duvida um motor muito bem construido, se for bem tratado é extremamente fiavel, obviamente, azares opodem sempre ocorrrer.
Tenho outros casos de motores autopsiados e as causas de falha destes motores são geralmente derivadas a uso de anticongelante incorrecto/introdução de água não desmineralizada no circuito(muitas mesmo!), oleo de fraca qualidade(mudas sem regularidade/oleo velho/oleo que não cumpre para com as especificações do fabricante), outras causas em carros modificados, excesso de gasoleo(demasiada temperatura de escape), excesso de pressão e temperatura de ar na admissão(origina passagens na colaça), oleo mudado com pouca frequencia(má qualidade, aquecimento demasiado do mesmo), estou a falar unicamente em motores pd que são os que costumo apanhar com mais frequencia para desmontar e reparar.
Uma nota importante do leon que falei em cima, a embraiagem também era de origem, o carro puxava jantes de 18", nunca teve problemas de embraiagem, ao ver todos os componentes do carro deu para perceber que a electronica foi bem pensada o que ajudou a poupar muito o motor, não havia excessos em baixas, tinha uma bom desempenho mas sem os abusos que se costuma ver por ai.

Referes-te ao Rui Silva certo? Pensava que ele tinha acabado por trocar o motor na Seat tendo a mesma comparticipado no motor novo devido a ter historico da marca.
 
Referes-te ao Rui Silva certo? Pensava que ele tinha acabado por trocar o motor na Seat tendo a mesma comparticipado no motor novo devido a ter historico da marca.

Exactamente, ele não deixou na Seat, tirou-o de lá e mandou-me de reboque, o valor que pediam na seat mesmo comporticipado, digamos, assusta(o que é uma pena tendo em conta que ele é bom cliente de lá, mas eles é que perdem com isso...).
Por acaso não tirei fotos ao motor nem aos testes que fiz de folgas com comparador, mas até é um crime um motor no estado do dele acabar daquela forma, impressionante a condição em que se encontrava, estava tão bom que vai dar alma a outro carro sem ser necessario fazer nada além de trocar os dois pistões estalados e pouco mais, quase 200mil, reprogramado, condução rápida e motor igual a novo.
Há outro caso semelhante ao dele que também estou a reparar, pelo que vi até agora o motor também esta de optima saude, mesmo já lhe terem metido um pouco de água no circuito o que fez contaminar o circuito todo de ferrugem, basta um pouco de nada de água del cano para se dar cabo do carro todo, felizmente este ainda está no inicio da ferrugem e vai dar para descontaminar o bloco e o circuito.
 
Exactamente, ele não deixou na Seat, tirou-o de lá e mandou-me de reboque, o valor que pediam na seat mesmo comporticipado, digamos, assusta(o que é uma pena tendo em conta que ele é bom cliente de lá, mas eles é que perdem com isso...).
Por acaso não tirei fotos ao motor nem aos testes que fiz de folgas com comparador, mas até é um crime um motor no estado do dele acabar daquela forma, impressionante a condição em que se encontrava, estava tão bom que vai dar alma a outro carro sem ser necessario fazer nada além de trocar os dois pistões estalados e pouco mais, quase 200mil, reprogramado, condução rápida e motor igual a novo.
Há outro caso semelhante ao dele que também estou a reparar, pelo que vi até agora o motor também esta de optima saude, mesmo já lhe terem metido um pouco de água no circuito o que fez contaminar o circuito todo de ferrugem, basta um pouco de nada de água del cano para se dar cabo do carro todo, felizmente este ainda está no inicio da ferrugem e vai dar para descontaminar o bloco e o circuito.

O Rui não poupa, todos os dias Antuã a fundo, na altura levei-o a chipar o carro a Vila Real e soube recentemente desse problema que ele teve.

Realmente teve muito azar.
 
Back
Top