linha de escape catalizador off

boa noite! já estive a dar uma vista de olhos no fórum e não vi nada que falasse concretamente do assunto que trago aqui!!


queria tirar o catalisador no meu carro e meter tubo de 60mm e deixar a panela final!

mas disseram-me que perdia velocidade de ponta!
assim como sofre uma desregulação devido a injecção electrónica!


O catalisador não deve ser retirado, pois sua contra-pressão é usada no cálculo da calibração da injecção.

gostaria das vossas opnioes! se vale a pena tirar o catalisador ou se não tem efeito nenhum!!

digam pros e contras!

muito obrigado!

abraço a todos!
 
6l fr

é um 6l fr!

agradecia imenso a vossa ajuda!! n deixem morrer o topico!

muito obrigado!
 
Last edited:
eu tirei o meu catalizador e panela intermedia, deixando só uma panela final da ractive e coloquei linha de 60mm.
Isso da desregulação nunca ouvi, é verdade que o meu relantim ficou ligeiramente mais alto, mas coisa coisa pouca...normalmente o relanti é nas 900rpm, e o meu agora deve estar nas 920rpm...logo podes ver que é um aumento insignificante.
Quanto a melhorias notei bastante na saida em baixas..ficou com mais arranque e mais solto...a nivel de velocidade maxima nao notei diferenças, está igual.
Eu se fosse a ti tirava o catalizador, pois já foi provado em testes que o catalizador aumenta a temperatura do turbo...criando assim condiçoes para uma menor durabilidade do mesmo.

Esta é a minha opiniao
 
red ibiza

muito obrigado!

falei da velocidade de ponta pq me disseram que perdíamos ponta assim como perdemos compressão! e nas subidas sentimos o carro com mais dificuldade a subir!

outra questão é eu tenho repro tirando o catalisador não vai mexer com a pressão do turbo!? podendo causar um possível safe-mode?

muito obrigado continuem a postar sobre este mesmo assunto um grande obrigado!
 
muito obrigado!

falei da velocidade de ponta pq me disseram que perdíamos ponta assim como perdemos compressão! e nas subidas sentimos o carro com mais dificuldade a subir!

outra questão é eu tenho repro tirando o catalisador não vai mexer com a pressão do turbo!? podendo causar um possível safe-mode?

muito obrigado continuem a postar sobre este mesmo assunto um grande obrigado!


Pelo pouco que percebo de mecanica acho que em nada vai interferir...neste caso como tens repro acho que até é mesmo aconselhavel tirar...mas os entendidos que se cheguem à frente.
 
Eu tenho um 6l 130 e tirei o kat apenas tenho a panela final e nao perdei ponta nenhuma melhorou foi em baixas o carro fica nitidamente mais solto.
 
cat off

parece que o cat off afinal de contas é uma mod benéfica ! obrigado pelas respostas! aguardo mais respostas de quem tem cat off?

mais uma duvida hehehe :)

cat off tira saúde o motor ou o turbo?

muito obrigado!

aquele abraço
 
parece que o cat off afinal de contas é uma mod benéfica ! obrigado pelas respostas! aguardo mais respostas de quem tem cat off?

mais uma duvida hehehe :)

cat off tira saúde o motor ou o turbo?

muito obrigado!

aquele abraço

lê com atenção o que as pessoas te dizem:

eu tirei o meu catalizador e panela intermedia, deixando só uma panela final da ractive e coloquei linha de 60mm.
Isso da desregulação nunca ouvi, é verdade que o meu relantim ficou ligeiramente mais alto, mas coisa coisa pouca...normalmente o relanti é nas 900rpm, e o meu agora deve estar nas 920rpm...logo podes ver que é um aumento insignificante.
Quanto a melhorias notei bastante na saida em baixas..ficou com mais arranque e mais solto...a nivel de velocidade maxima nao notei diferenças, está igual.
Eu se fosse a ti tirava o catalizador, pois já foi provado em testes que o catalizador aumenta a temperatura do turbo...criando assim condiçoes para uma menor durabilidade do mesmo.

Esta é a minha opiniao
 
Único senão é a nivel de emissoes de gases poluentes e IPO.
Mas o carro fica mais solto...

No meu pelo contrario tenho mais velocidade de ponta e velocidades em subida mais altas.
 
no meu tirei só o miolo e o catalizador tá lá na mesma!noto o carro mais solto!quanto a velocidade de ponta não notei que tivesse perdido nada!tenho um 6k tdi sport
 
ja agr... Tiago Borges... cm fizeste para tirar o miolo? tiveste de cortar a mm o cat e solda-lo depois, nao?
 
cat off

no meu ponto de vista não é preciso tirar o miolo o catalisador fazendo isso estamos a danificar o mesmo!

se não querem meter linha desde o colector em inoxx de 60mm ate a panela final!

é preferível tirar o catalisador e pedir para meter falanges e depois quando for o dia de ir a inspecção e só meter! e não se estraga a peça!

agora a minha questão é! tirar o catalisador faz o mesmo efeito do que meter linha!?

gostava que dissessem as diferenças!!


abraço!!
 
Tb so tirei o miolo ao meu...notei a gastar mais e ouve-se o turbo a assubiar mais...de resto...manda um pivete do caraças,e fumo nao se nota nada...estou a falar de um 6k 90cv...realmente em baixas notas uma diferença,mas nade de mais...nao sei se é por ser o de 90,mas eu nao notei mt diferença...

cumps...
 
Penso que se note mais num carro com Turbo de Geometria Variável, isto porque tirei no meu BMW que tem um GT15 de geometria fixa e perdeu binário comprovado em banco, ainda que desse a impressão que saia melhor, digamos que o acelerador ficava mais vivo.

Agora em carros com TGV não se deve perder nada pois o Turbo lida mt melhor com as baixas rotações.

Cump
 
O que é que compensa mais, retirar o catalizador e meter uma linha de escape directa até ao fim sem panela? ou retirar á mesma o catalizador e colocar o escape directo mas deixar a panela final? (Penso que deve ser sem panela barulho em maior escala mas perda de ponta/ panela final não um barulho tao agressivo mas mais ponta) alguem que possa esclarecer nitidamente.


cumprimentos
 
Back
Top