Legalizaçao

Segundo as informaçoes que tenho o carro só é sujeito a inspecao B se nao tiver documento nenhum ou a dizer no manual do proprietario os valores de CO2.

E mesmo que tenha de lá ir apenas vão ver o que tenha a ver com o pedido de homologaçao que estamos a pedir....bancos.
 
Segundo as informaçoes que tenho o carro só é sujeito a inspecao B se nao tiver documento nenhum ou a dizer no manual do proprietario os valores de CO2.

E mesmo que tenha de lá ir apenas vão ver o que tenha a ver com o pedido de homologaçao que estamos a pedir....bancos.

Esperemos q sim, não te desfaças dessa preciosidade :D

E boa sorte com os 5 lugares..

abraço
 
Ui, até eu fazer a transformação nao me doa a mim a cabeça, apenas quero estar informado para quando chegar a altura certa nao perder tempo as voltas dum lado po outro.
 
então pelo q percebi...

- na seat pedes um papel e pagas 167€ p entregares tb na alfandega
- compras papel na alfandega (espero q seja barato!!)
- entregas o papel preenchido na alfandega e pagas o IA (no meu caso,.. é de Dezembro-1998 = 1.095,13€)
- DGV pagas 50€ por um novo Livrete
- chamam-me depois p uma inspecção de categoria b para ver se o carro está ok (qtos euros vou pagar por esta inspecção especial??)
- e ainda falta comprar os bancos + cintos (e instala-los eu p n pagar uma fortuna na Seat ou outro lado qqr!!)

... e assim se vai o nosso guito todo!! (mas preciso mm de um carro de 5 lugares!!!);) :(

falta alguma coisa mais na lista??
q era p fazer as contas à minha vida..

..e já agora.. por qto a malta tem encontrado bancos de trás + cintos?
 
Boa tarde amigos Ibizianos.

Esta foi a informação "oficial" que consegui filtrar:
Primeira dor de cabeça - Saber quanto se irá pagar de IA + IVA

Ao valor total do IA deve ser adicionado o valor negativo ou positivo da taxa de coeficiente ambiental.
Deduzido da percentagem relativa dos anos de uso e acrescido do IVA em vigor, ou seja na Simulação subtrai-se ou soma-se o valor de Co2

Por exemplo, para o meu carro, matricula de 15-12-1999, motor 1896cc e por exemplo um valor de Co2 de 135 gr/km, pagaría €1.246,71 de IA + €472,95, ou seja €1.719,66 :( Agora a este valor...soma-se o IVA de 21% ou seja...€2.080,79 :cryy:

Ai ai, já me está a doer e ainda não paguei nada.

Para o meu carro, que não tem CoC (Certificado de Conformidade - Só os carros com homologação europeia têm CoC, e no caso dos Seat só a partir de 1999/2000 é que começaram a ter) logo não há maneira de saber o valor de Co2 "legal" com que foi homologado. Aqui teremos que recorrer logo à partida a uma primeira Inspecção do tipo B (no final de tudo, depois de IA pagos, impressos preenchidos, vistoria da Seat, etc, etc, teremos que ir a uma outra Inspecção do tipo B, final). Imaginemos que nessa mesma inspecção (que custa €100) dava um valor de Co2 de 240 gr/km, sabem quanto é que somava-se aos €1.246,71??? €1.909,39, ou seja €3.156,10 :cryy: UUUUUIIIIII isto mais IVA daría qualquer coisa como €3.818,88 :mad:

O problema desta medição, é que não é feita como fazem as marcas (Ciclos combinados, várias velocidades, x rpm, etc, etc) daí medições feitas em modelos iguais darem valores dispares. Em conversa com um amigo meu que trabalha na ACAP e com um Engº. conhecido da Seat Portugal, os mesmos disseram-me que já viram medições abaixo dos 100 gr/km, o que num motor TDI é "impossivel" (sortudo do cliente que irá pagar cerca de €50 a mais muito menos do que os €1.909,39).

De qualquer forma o ideal é contactarem a Alfândega da vossa área de residência, e perguntarem que documentos necessitam para se saber quanto se irá pagar de IA.

Continuando...(sim, porque a dor de cabeça não termina aqui :( ) têm que comprar os bancos de trás e os cintos (ok, com um pouco de sorte até se arranja) tem que se ir a um Concessionário Oficial da marca, e logo à cabeça tem que se pagar 2 horas de mão de obra, mesmo que só estejam a olhar para o carro 10 minutos. Ok, também não é por aí.

Agora o pior...carros sem Homologação Europeia (caso do meu) terá que se fazer uma homologação individual :cryy: Nem quero pensar quanto isso irá custar. Se o vosso carro tiver homologação europeia, terá na chapa VIN (nº de chassi) qualquer coisa do género e4*2002/24*0130*09 (isto é o nº de homologação europeia de uma Harley). Neste caso, têm que pedir uma segunda via do CoC à Seat que custa mais €100 (de qualquer forma muito mais barato do que se tiver de fazer uma homologação individual).

Para já é a informação que tenho sobre este assunto, com o decorrer do tempo vou postando aqui mais informação. Apesar dos valores ainda não desisti.

Aqui fica informação retirada do site da DGV

--------------------------------------------------------------------------

IV - Alteração de características e transformações
V13 -Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros


Regularização prévia do Imposto Automóvel:

Consultar a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC)
Telefone n.º 21 881 37 00


Com plano Geral de Transformação:

Documentos necessários:

- Impressos modelo 1402
- Certificado comprovativo da conformidade da transformação com o plano geral (Documentos emitidos pela entidade que efectuou a transformação com base no plano geral)
- Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do Imposto Automóvel
- Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula)
- Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
- Taxa: €46


O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV


Sem plano Geral de Transformação:

Documentos necessários

- Impresso modelo 1402
- Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do Imposto Automóvel
- Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula)
- Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
- Pedido de aprovação de plano individual de transformação
- Desenhos de veículo transformado à escala adequada (o desenho deve apresentar as alterações pretendidas através das vistas LATERAL, CIMA e RETAGUARDA, devidamente cotadas)
- Memoria descritiva sucinta.
- Taxa: € 132


O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV

--------------------------------------------------------------------------

E-mail Enviado para a Alfândega

De: Div do Imposto s/ Veículos Automóveis [mailto:disva@dgaiec.min-financas.pt]
Enviada: quarta-feira, 13 de Dezembro de 2006 16:59
Para: Nuno Costa
Assunto: RE: Valor de IA a pagar


Ex.mo Sr.

A operação de transformação que pretende realizar ao veículo (de 2 para 5 lugares) está sujeita ao pagamento de imposto automóvel e de IVA. No entanto, para o cálculo destas imposições fiscais é necessário saber, além da cilindrada exacta e da data da 1ª matrícula, qual o CO2 (g/km – ciclo combinado) que o veículo emite. Para o efeito, deverá indagar desse elemento com recurso aos documentos do veículo (homologação/certificado de conformidade comunitário), e em última instância, caso não conste o CO2 da documentação, como à partida será o caso em apreço (veículo de 1999) terá de o sujeitar a uma inspecção para medição de CO2 em centro de inspecção da categoria B. Nesta matéria poderá informar-se junto da DGV, telefone n.º 21 3122100.

Relativamente aos procedimentos e montante das imposições devidas pela transformação do veículo, após saber o CO2, deverá dirigir-se à alfândega da área da sua residência para que lhe sejam feitos os cálculos das imposições fiscais devidas e informado da tramitação do processo, de resto caso venha a optar pela operação de transformação a regularização terá de ser feita na referida alfândega e só depois terá de encetar os procedimentos junto da DGV.
Caso resida em Lisboa contacte directamente a alfândega do Jardim do Tabaco, telefone n.º 21 8814100/15/17

Atentamente,
J.Belo.


________________________________________
De: Nuno Costa
Enviada: quarta-feira, 13 de Dezembro de 2006 15:43
Para: Div do Imposto s/ Veículos Automóveis
Assunto: Valor de IA a pagar

Exmos. Srs.

Com o intuito de transformar o meu veículo de mercadorias em veículo de passageiros, venho por este meio consultar-vos de modo a saber o valor de IA a pagar.

Dados do veiculo:
Marca e modelo: Seat Ibiza (6K3-AGR-2) 1.9 TDI de 90 cv
N.º e data da matrícula: XX-XX-OQ de 15 de Dezembro de 1999
N.º do quadro VIN: VSSZZZ6KZXRXXXXXX
N.º de Homologação Nacional: 1993100915/048

Sem outro assunto de momento, e agradecendo desde já toda a atenção dispensada, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos.

Atenciosamente,

Nuno Costa


--------------------------------------------------------------------------

Email enviado para A. Garrido (Despachante oficial da Seat)

De: Gonçalo Ribeiro [mailto:goncalo@agarrido.com.pt]
Enviada: terça-feira, 12 de Dezembro de 2006 10:06
Para: 'Nuno Costa'
Assunto: RE: Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros

Bom Dia Sr. Nuno Costa,

No que diz respeito a transformações de viaturas de 2 para 5 lugares terá que solicitar a informação pretendida junto de um concessionário Seat visto que a mesma terá que passar pelo mesmo.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Ribeiro

-----Original Message-----
From: Nuno Costa
Sent: segunda-feira, 11 de Dezembro de 2006 18:01
To: goncalo@agarrido.com.pt
Subject: Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros

Caro Sr. Gonçalo Ribeiro,

Não sei se me poderá ajudar, mas caso afirmativo, gostaria de saber o que é necessário (bem como os respectivos preços) para transformação de um veículo comercial de 2 lugares em ligeiro de passageiros.

O veículo em causa é um Seat Ibiza 1.9 TDI (90 Cv) de Dezembro de 1999.

Sem outro assunto de momento, e agradecendo desde já toda a atenção dispensada, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Atenciosamente,



Nuno Costa

--------------------------------------------------------------------------

Email enviado para um Concessionário da Seat (António Borges Travassos - Oliveira do Hospital)

De: Jorge Travassos (SEAT) [mailto:jorge.abtravassos@oninet.pt]
Enviada: terça-feira, 12 de Dezembro de 2006 12:14
Para: Nuno Costa
Assunto: Re: Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros

Boa Tarde

Para efectuar esta transformação é necessário o preenchimento do pedido de declaração para transformação de veiculo de 2 para 5 lugares, fotocópia do livrete e do registo de propriedade registo do controlo de qualidade da transformação de 2 para 5 lugares, declaração do transformador e a Seat não vende em conjunto os bancos vende sim todas as peças individualmente para a sua montagem ou seja para comprar os bancos terá que comprar desde a chapa, o forro o tecido e todos os órgãos de fixação o que torna a modificação dispendiosa.
Caso opte por saber os preços podere-mos fazer um orçamento, em relação ao livro estou a aguardar informação por parte da Seat.

Atentamente

Jorge Travassos

----- Original Message -----
From: Nuno Costa
To: antonio.travassos@oninet.pt ; 'Jorge Travassos (SEAT)'
Sent: Tuesday, December 12, 2006 11:49 AM
Subject: Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros

Caro Sr. Jorge Travassos,

Após contacto telefónico com a Seat Portugal, foi-me informado que através de um Consessionário oficial poderiam facultar-me toda a informação necessária de como proceder à alteração de um veículo comercial de mercadorias para ligeiro de passageiros. Gostaria de saber o que é necessário bem como respectivos preços (tanto das peças propriamente ditas bem como toda a parte burocrática) antes de proceder a esta transformação.

O veículo em causa é um SEAT IBIZA 1.9 TDI (6K3-AGR-2) com o nº de quadro VSSZZZ6KZXRXXXXXX de Dezembro de 1999.

Gostaria também de saber se tem alguma novidade relativamente à encomenda do Manual de Proprietário por mim feita em Janeiro deste ano.

Sem outro assunto de momento, e agradecendo desde já toda a atenção dispensada, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Atenciosamente,


Nuno Costa

--------------------------------------------------------------------------

E já agora o mail que foi enviado ao departamento de homologações da Seat Portugal (Vou omitir o nome da pessoa em causa, bem como endereço de Email, porque não me foi dada autorização pelo mesmo)

De: XXXXXXX
Enviada: terça-feira, 16 de Janeiro de 2007 14:57
Para: Nuno Costa
Assunto: RE: Valor de Co2

Exmo. Sr. Nuno Costa,

Primeiro que tudo, peço desculpa pelo atraso na resposta.

Efectivamente o valor de CO2 não consta da homologação indicada, e como se trata de uma viatura comercial não tem Certificado de Conformidade Europeu (vulgo COC), logo neste caso não está disponível o valor de CO2.

Nestes casos a legislação remete para um centro técnico com competência para o efeito, designados pela DGV (deverá consultar a DGV para saber quais os Centros de Inspecção do Tipo B estão autorizados a emitir o certificado. Estes certificados têm um custo aproximado de 100€).

Para poder efectuar a transformação de 2 para 5 lugares, é necessário que exista homologação nacional em 5 lugares, pois caso contrário não poderá efectuar a transformação.

Se achar necessário algum esclarecimento adicional pode contactar-me para o nº de telefone abaixo indicado.

Atentamente,

XXXXXXX
Serviço de Homologações

SEAT Portugal
Edifício Expo 98
Av. D. João II, Lote 1.07.2.1 - R/C
1998-014 Lisboa

Telf: (+351) 21 891 89 27
Fax: (+351) 21 891 89 40
mailto: XXXXXXXX
htt://www.seat.pt

-----Mensagem original-----
De: Nuno Costa
Enviada: terça-feira, 9 de Janeiro de 2007 10:46
Para: XXXXXXXXX
Assunto: Valor de Co2

Exmo. Sr. XXX XXXX,

Com o intuito de transformar o meu veículo comercial de 2 lugares em ligeiro de passageiros e após contacto telefónico com o Eng.º XXXXX, venho por este meio solicitar-lhe, se possível, o valor de Co2 do referido veiculo a fim de calcular o valor de IA a pagar.

Os dados do veículo são os seguintes:

Marca e modelo: Seat Ibiza (6K3-AGR-2) 1.9 TDI de 90 cv
N.º e data da matrícula: XX-XX-OQ de 15 de Dezembro de 1999
N.º do quadro VIN: VSSZZZ6KZXRXXXXXX
N.º de Homologação Nacional: 1993100915/048

Sem outro assunto de momento e agradecendo desde já toda a atenção dispensada, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos.

Atenciosamente,

Nuno Costa

--------------------------------------------------------------------------

De momento é tudo que possuo, tal como disse anteriormente, logo que possua mais novidades "postarei" aqui.

Many cumps
 
Last edited:
Já vi isso mas ao meter a matricula do carro dá-me vários valores e nao sei quais subtrair a quais ou quais multiplicar por quais para achar o valor total de tudo a pagar.

Oi Jorge,


Ao valor total do IA deve ser adicionado o valor negativo ou positivo da taxa de coeficiente ambiental.
Deduzido da percentagem relativa dos anos de uso e acrescido do IVA em vigor.

Ou seja...subtrais (ou somas) ao valor total de IA antes do IVA (onde aparece IA a pagar). Só depois é que somas o IVA do valor desse IA (já com a subtração/soma).

Cumps
 
O que voces chamam de manual de proprietario é o livro do carro?

Lá tambem está o valor de CO2...
 
O que voces chamam de manual de proprietario é o livro do carro?

Lá tambem está o valor de CO2...

Pois...o manual do proprietário é o "livro do carro", agora não sei se vem lá descriminado o valor de Co2, isto porque não tenho o manual do meu carro :(
 
E tu na tens o livro do teu carro???:confused:

Essas continhas do teu carro, nao queres fazer para o meu que é de 24-06-97???:D
 
E tu na tens o livro do teu carro???:confused:

Essas continhas do teu carro, nao queres fazer para o meu que é de 24-06-97???:D

hehehehe...és f*##% :D

Ya posso-te fazer as contas na boa. Mas qual é o valor do Co2 do teu carro? hã? Sabes? Já fizeste a Inspecção do tipo B???? :D

O teu 6k2 (o 6k, sei lá:confused: ) pagaría actualmente €554,57. A este valor, para um Co2 de 135 gr/km por exemplo, somavas mais €472,95, ou seja.... €1.027,52. Resumindo, no final já com o IVA pagarías qualquer coisa como €1.243,30.

Mas faz assim, liga para o Jardim do Tabaco e informa-te directamente com eles (logo que tenhas o valor de Co2, como é lógico).
 
Last edited:
Sei sim sr porque eu tenho o livro do meu ibiza...:D :D

o valor de CO2 é 130 portanto tira la uns trocos a isso sff...:rir: :rir:
 
Atão nao?:rir:

Tão a ver agora as vantagens de ter um carro velho...:D

Agora imagina depois dele fazer os 10 anos que é ja em junho.;) pelo menos 8% ainda sai desse valor
 
o carro só vai á inspeção de categoria b se a dgv assim o entender
no meu caso chamaram-me mas foi só para ver o numero do chassi para ver se estava se acordo com o processo de legalização

voces estão a fazer um drama do caraças em relação a isto mas o processo é simples de resolver digo isto porque legalizei o meu em outubro/novembro com sucesso
 
este foi um post k o meu irmao meteu no forum do autohoje sobre alteração de comercial para passageiros o meu carro e um tdi 90cv de 97

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=5641


Bem após procurar pelo Google encontrei
esta tabela no site do ministerio das
finanças para o orçamento de estado de 1997.


Tabela IV
Veículos Automóveis Ligeiros de
Mercadorias Derivados de Ligeiros
de Passageiros

ESCALÃO EM CILINDRADA TAXAS PARCELA A ABATER
(centímetros cúbicos) (por cm3)
Até 1 250 125$00 81 093$00
De 1 251 a 2 500 297$00 295 624$00
Superior a 2 500 438$00 646 201$00

Bem fazendo as contas do carro do meu irmão dá-me
1896cm3x297$=563112$
Menos a parcela a abater 563112$-295624$=267488$
Convertendo isso em euros dá 1334 €

Agora fazendo as contas no site e fazendo as alterações
como se já estivessemos em outubro de
2007 e o carro tivesse 10 anos

País de Origem União Europeia
Data 1ª Matrícula 01/09/1997
Tipo de Veículo Veículo ligeiro de passageiros (tabela I)
Cilindrada 1896 cm3
CO2 142 g/km
Tipo de Combustível gasóleo

CÁLCULO DE IMPOSTO AUTOMÓVEL (IA)

Imposto Calculado (cm3) (8,38 € x 1896 cm3) 15.888,48 €
Parcela a abater (cm3) - 8.333,32 €
Montante IA (cm3) 7.555,16 €
Imposto Calculado (CO2) (10,31 € x 142 g/km) 1.464,02 €
Parcela a abater (CO2) - 918,90 €
Montante IA (CO2) 545,12 €
Montante IA (cm3 + CO2) 8.100,28 €
Redução por anos de uso (80 %) - 6.480,224 €
Redução CO2 0,00 €
Imp. Automóvel (IA) 1.620,056 €

Agora estes 1620€-1334€= 286 euros. Ou seja fiz bem as contas? 300 euros de Imposto para pagar mais o material (bancos, cintos) e formularios (inspecções etc)?

atençao k ele fez a simulaçao com um valos de Co2 de 140 mas na realidade e de 130 como diz no livro do carro
 
Atão nao?:rir:

Tão a ver agora as vantagens de ter um carro velho...:D

Agora imagina depois dele fazer os 10 anos que é ja em junho.;) pelo menos 8% ainda sai desse valor

A vantagem é toda do estado que mama 200 e tal contos sem contribuir em nada para isso.
Abraço amigo jorge
 
E posto isto.... se tivermos no manual do carro o Co2, que no meu caso é 130, sempre é necessario fazer uma inspecção do tipo B so para avaliar os gases ?! Quanto muito , para avaliar se os cintos estao bem postos...e os bancos tambem.

Estou certo ?
 
para ver se os cintos estão bem é na seat eles é que fazem isso
na inspecção de categoria b é só para ver o numero do quadro do carro e não pagas nada

chegou-me o livrete novo ou documento unico recebi-o passado 4 meses

no livrete nem apareca os gases que emite é mesmo só para nos chatear e para pagar + ou - na componente ambiental
 
Back
Top