Lâmpadas LED.

Atenção! Os leds SMD para farolim traseiro que sejam de presença, devem ser vermelhos e nunca brancos.
Caso contrario, ficam com uma luz meia rosa e não vermelhona.
Se o farolim tiver plástico laranja, os leds piscas podem ser brancos, se for plástico transparente/branco, devem ser leds laranjas.
Qualquer destas dicas se não forem cumpridas, não passa no IPO por haver alteração de cõr e podem dar multa em estrada.
 
os leds nunca foram legais porque as lampadas não tem homologaçâo na EU... como isto anda agora em nada se deve facilitar... pelo menos eu penso assim que os € andam escassos...
 
os leds nunca foram legais porque as lampadas não tem homologaçâo na EU... como isto anda agora em nada se deve facilitar... pelo menos eu penso assim que os € andam escassos...
Em que te baseias para dizer isso?
Eu que já discuti e comprovei isto em IPO, vou contra aquilo que afirmas.
Não confundas as luzes de sinalética do carro, com as de projeção.
Faz uma pesquisa dos documentos e lei do que afirmas e coloca aqui.
O meu carro é 100% leds interior/exterior, exceto luzes de projeção
(médios, máximos e nevoeiro) e passa em qualquer IPO/Inspeção B.
 
Last edited:
Mas isso de passar não significa que esteja legal, ou lá pq não há legislação a proibir leds também mnao significa que seja legal, visto que podem existir várias interpretações.
Já agora pq não projeção? Também existem carros com elas de origem, apesar de também não haver legislação para tal.

Sent from my Lumia 800 using Tapatalk
 
De projeção não pode ser em led porque não existe substituição aftermarket.
É simples. E se leres os artigos referentes a iluminaçao do carro entendes.
Depois, mesmo que não haja legislação para Leds de sinaletica, se houvesse
dúvidas, obviamente que não passaria na inspeção B.
As luzes de projeção são as únicas com referência a Xenon oem e lâmpadas
de filamento/halogenio. Mas se não queres entender, é mesmo uma questão
pessoal tua. Ao leres as regras definidas, todas elas são sempre no âmbito
da segurança rodoviária. Tão simples quanto isto.
 
Last edited:
Foi o que disse, ja havia nos serie 6.

Ja agora, se na IPO so passasse o que está legal então muitos mais carros reprovavam, a não ser que Andes com palas e penses que os inspectores desses centros são totalmente conhecedores da lei, secalhar deviam, mas não é isso que acontece.

E realmente não percebi o que queres dizer com substituição aftermarket, na legislação não fala nisso, a não ser que tenhas aí as páginas e portarias do diário da República referentes a tal.

Sent from my Lumia 800 using Tapatalk
 
Amigo, só tens de te singir ao que a lei diz e ponto.
Não sou eu que faço as leis, senão seria mais parecido com o que
Existe na UE. Depois, referi a inspeção B que é bem mais minuciosa
e com engenheiros a pegar com tudo. Mas se queres continuar a
contestar a minha ideia e conhecimento de causa, baseia-te então
nos decretos e portarias e prova o contrário.
As substituições aftermarket são todas elas legais, desde que todo
o material colocado cumpra as normas e tenham certificado de
homologação. Se isso não fosse assim, ninguém comprava ópticas,
parachoques, painéis, amortecedores, etc... A não ser de origem.

Para já é não encher este tópico do mesmo, não te esclareço mais,
a não ser que proves o contrário com uma nova portaria ou decreto.
Simples, curto, e grosso.
 
Eu tenho no meu os FN em led.. só tive que trocar os fios porque em parachoques cupra têm a polaridade trocada.

cam00114z.jpg

Eu gostei de ver ;)
 
Maltinha, calma. Eu não queria que o pessoal se passasse simplesmente queria que me ajudassem nesta questão. Eu já percebi que faróis led de projecção tipo médios e máximos é ilegal e não passa no IPO, mas a marcha atrás em led passa segundo percebi.
 
Marcha atrás passa em led. Não é considerada luz de projeção.
O único cuidado a ter na luz de sinaletica é não ser de tom azulado
Ou outra. Ou branco, branco amarelado. Nunca outra.
 
Já. Mas esses são oem e foram devidamente homologados.

entao ja estas a perceber... e como xenon em optica de bolha sem homologação para xenon... nao encandeia mas nao esta legal.... tem que ter gravado a homologaçao na optica... o "dc" se nao estou em erro... o mesmo é com os leds... as lampadas nao trazem homologaçao nenhuma... tal como as philips diamond vision que comprei que nao tem a homologacao eu....
 
entao ja estas a perceber... e como xenon em optica de bolha sem homologação para xenon... nao encandeia mas nao esta legal.... tem que ter gravado a homologaçao na optica... o "dc" se nao estou em erro... o mesmo é com os leds... as lampadas nao trazem homologaçao nenhuma... tal como as philips diamond vision que comprei que nao tem a homologacao eu....
Mas alguma vez disse isso?
Apenas referi as respectivas regras a seguir e ponto.
Os leds como referi, desde que não para projeção são legais.
Porque não lêm tudo direito e se deixam de confusões?
 
Last edited:
Back
Top