a título de curiosidade...
SUAVE RADICALIZAÇÃO
Descortinar quais são as diferenças estilísticas do novo Seat Ibiza, relativamente ao anterior, obriga, sem dúvida, a possuir alguma acuidade visual. Nesta nova evolução, que chega a Portugal em Março, o modelo hispânico apostou numa contenção em termos de design, embora, com algum esforço, se descubram, aqui e ali, alguns esboços que visam uniformizar as linhas da gama com as das versões desportivas (FR e Cupra). Subtilezas.
Como os faróis duplos que agora pontificam em todas as versões e que se impõem na secção frontal; os pára-choques e tomadas de ar de maiores dimensões; ou a grelha também redesenhada. Na traseira, as alterações são ainda menores. O nome surge ao centro, imediatamente abaixo do puxador da mala, à semelhança do que sucede nos Altea, Toledo e Leon.
Interior melhorado
Por dentro, as novidades são maiores. Os bancos recebem novos tecidos e os próprios revestimentos da consola central e dos painéis das portas foram melhorados. Notam--se ainda maiores cuidados nas saídas do ar condicionado, no painel de instrumentos, no selector da caixa, com nova configuração, e no volante mais desportivo, com três raios.
Os níveis de equipamento são cinco (Reference, Stylance, Sport, FR e Cupra), sendo de referir que, até ao final do ano, o Ibiza tenderá a modernizar-se, mercê da introdução de vários dispositivos tecnológicos entre os opcionais, casos da ligação Bluetooth, uma entrada (USB) para i-Pod e outra auxiliar.
Acrescente-se que todas as versões foram reforçadas de série, trazendo já o nível Stylance predicados como jantes em liga leve de 15", ar condicionado Climatronic, rádio com leitor de CD e comandos no volante, computador de bordo e cruise-control, entre outros.
Cinco mais cinco
Os motores são todos conhecidos, alinhando-se em cinco propostas a gasolina e outras tantas Diesel. Como surpresa surge apenas a disponibilização de duas variantes do motor 1.4 TDI, que no modelo anterior debitava apenas 75 cv, e que agora está disponível com 70 cv ou 80 cv de potência.
Ainda entre os blocos a gasóleo, continuam em funções os conhecidos 1.9 TDI (100 cv) e 1.9 TDI FR(130 cv), além do poderoso 1.9 TDI Cupra de 160 cv.
Nas opções a gasolina, mantêm-se os 1.2 12V (64 cv); 1.4 16V (75 cv); 1.4 16V (101 cv); 1.8 20V T FR (150 cv) e o 1.8 20V T Cupra (180 cv).
A versão de acesso aos Diesel cabe ao 1.4 TDI, reclamando pela mesma a Seat 16 820 euros, sendo a mais elitista o 1.9 TDi Cupra (30 720 euros). Por seu turno, nos blocos a gasolina, os preços iniciam--se nos 12 820 euros do 1.2 12V e terminam nos 28 980 euros do 1.8 20V Cupra.
A título de curiosidade, refira-se que, dentro dos clientes da marca, a versão 1.2 12V é a escolha de 90% daqueles que querem um motor a gasolina, sendo que, nas opções Diesel, o 1.4 TDI é rei e senhor, com 92% das intenções de compra.
in automotor