Ibiza Fr 20vt vs Saxo Cup 16v

Ibiza Fr 20vt vs Saxo Cup 16v


  • Total voters
    814
E não é que os japunas até fizeram um teste entre os dois...

[video=youtube;yzK7InLtNFA]http://www.youtube.com/watch?v=yzK7InLtNFA[/video]

ainda assim o saxo leva a melhor na questão do peso de apenas 960kg.

De resto são muito equivalentes. 8)
 
Volto a frisar, o Saxo tem um chassis desportivamente superior, a nivel de motor são motores diferentes, embora o do Cupra deixe muito a desejar!!!
É um motor com tecnologia ultrapassada e nada entusiástico de conduzir e os 180CV retirados do bloco de 5 cilindros 1.8L com Turbo são uma fasquia baixa!!!
Já á anos que se fizeram motores da mesma cilindrada sem turbo e com potencias semelhantes e superiores......

B16A4
VTEC
Found in:
1996-2000 Honda Civic SiRII
Displacement: 1,595 cc
Compression: 10.4:1
Power: 170 hp (127 kW) @ 7800 rpm & 116 ft·lbf (157 N·m) @ 7300 rpm
Redline: 8200 rpm
Transmission: Y21

VTEC
Found in:
1997-2000 JDM Civic Type R[EK9]
Displacement: 1,595 cc (97.3 cu in)
Compression: 10.8:1
Bore: 81 mm (3.2 in)
Stroke: 77.4 mm
Rod/Stroke ratio: 1.84:1
Rod Length: 142.42 mm (5.607 in)
Power: 185 hp (134 kW) @ 8200 rpm & 110 ft·lbf (155 Nm) @ 7500 rpmRedline: 8500 rpm
Transmission: S4C With LSD
Vtec engagement @ 5,800 rpm

VTEC
Found in:
JDM Honda Integra Type R
Power: 200 hp (150 kW) @ 8000 rpmRev-limit: 8,900 rpm
VTEC engagement@5,800 rpm
137 ft·lbf (186 N·m) @ 6200 rpm
Transmission Type: 5-speed standard with LSD
Displacement: 1,797 cc (109.7 cu in)
Compression:y 11.1:1
Bore: 81 mm (3.189 in)
Stroke: 87.2 mm (3.433 in)
Rod Length: 137.9 mm (5.429 in)
Rod/Stroke Ratio: 1.58
Transmission: J4D (96specR w/ LSD)N3E (98specR w/LSD)

SEM TURBO!!!:roll::roll::roll:
Abraço
 
Sim, pois... mas nem tudo se resume à potência-especifica.

É um motor com tecnologia ultrapassada e nada entusiástico de conduzir e os 180CV retirados do bloco de 5 cilindros 1.8L com Turbo são uma fasquia baixa!!!

O bloco 1.8 da vag é um 4 cilindros de 20v...:roll:

Existia uma versão atmosférica de apenas 125cv, e a versão mais potente com turbina tinha 225cv.
Já para não falar nas imensas alterações que pode fazer com este bloco...8)
 
Na minha opinião a conclusão é fácil de atingir, comparem o preço novo de um e outro, o ibiza de facto é melhor mas é muito mais caro, logo, mau era se não era melhor....
O cup para o preço dele novo na altura não tinha muitos rivais basicamente só tinha o 106gti que usa tudo do saxo, o saxo cup 16v novo custava 16680euros e o ibiza 25690(dá 9010euros de diferença, na moeda antiga cerca de 1800contos), depois a juntar a isto era o imposto por causa da cilindrada do ibiza, seguro, etc...o cup para o preço dele era um pequeno desportivo mesmo muito competitivo, já por isso se vê tantos cups e quase nenhuns ibizas.
Abraço
 
boas
papo saxo cup 16 v ao pequeno almoço:D
he he he

Mete-te entao numa estrada sinuosa com um cup, e o condutor que tenha apenas a mesma pericia que tu e vais ver o desfecho...

Eu tenho um 106 rallye que ja nao se encontra de origem mas lembro-me que na altura que nem suspensao tinha e com os miseras jantes 14'' com pneus de caca em curvas de acessos a variantes um amigo meu com um GTC com 18'', coilovers KW v3 e pneus bridgestone re050A nao me fugia...

E nem comparemos um GTC a curvar com um ibiza...

E tenho em conta que a condução desse meu amigo é bastante equivalente à minha

Agora se pegares num cup com pneus bons... entao se tiver uma suspensao a condizer e umas barras deve ser tipo kart
 
Sim, pois... mas nem tudo se resume à potência-especifica.



O bloco 1.8 da vag é um 4 cilindros de 20v...:roll:

Existia uma versão atmosférica de apenas 125cv, e a versão mais potente com turbina tinha 225cv.
Já para não falar nas imensas alterações que pode fazer com bloco...8)

Foi erro meu, o bloco usado pelo Ibiza é 4 cilindros sim, peço desculpa pelo engano:roll:
Mas não deixa de ser um motor ultrapassado, já em 1988 o golf mk2 GTI 16V com uma injecção obsoleta debitava 139CV!!! 1988!!!:shock::shock:
E alterações ao bloco não fazem milagres, o Ibiza mk1 troféu que usamos tinha o motor 2.0L 16v e embora realmente se retire boa potência do bloco, não é nada por demais face ao dinheiro que se gasta para efectuar tais alterações!!!
O que é evidente é que um Ibiza 6L é um carro moderno e com um Bloco 1.8L com 20V e Turbo.... 180cv???
Dou mais mérito ao bloco 1.9 TDI que com apenas mais 100cm2 debita 160cv, estamos a falar de um diesel quase com a mesma cilindrada e com uma potência mt proxima aos 180cv do Cupra a Gasolina!!!!!:confused::confused:
Achas mesmo que o motor do Cupra 20VT é assim tão colossal??":confused:

Abraço
 
Foi erro meu, o bloco usado pelo Ibiza é 4 cilindros sim, peço desculpa pelo engano:roll:
Mas não deixa de ser um motor ultrapassado, já em 1988 o golf mk2 GTI 16V com uma injecção obsoleta debitava 139CV!!! 1988!!!:shock::shock:
E alterações ao bloco não fazem milagres, o Ibiza mk1 troféu que usamos tinha o motor 2.0L 16v e embora realmente se retire boa potência do bloco, não é nada por demais face ao dinheiro que se gasta para efectuar tais alterações!!!
O que é evidente é que um Ibiza 6L é um carro moderno e com um Bloco 1.8L com 20V e Turbo.... 180cv???
Dou mais mérito ao bloco 1.9 TDI que com apenas mais 100cm2 debita 160cv, estamos a falar de um diesel quase com a mesma cilindrada e com uma potência mt proxima aos 180cv do Cupra a Gasolina!!!!!:confused::confused:
Achas mesmo que o motor do Cupra 20VT é assim tão colossal??":confused:

Abraço

Achas que um 1.8 a debitar 140cvs em 88 é alguma coisa de especial?
No mesmo ano a Honda lançou um motor com menos CCs e mais cavalagem, o IVT.
O GTI era um simples 16V DOHC, a essência dele era ser um pocket-rocket. Sinceramente nunca achei piada ao GTI da VW e a curvar segundo TOP GEAR, também é de arrumar na gaveta

O Cupra 20VT não é colossoal porque a Seat não quer, um 1.8 Turbo tem obrigação de debitar mais de 200cvs, é verdade, mas só anda stock quem quer. Talvez a Seat achasse que um Ibiza 6L só fosse seguro até aos 180cvs, parece-me o mais lógico.
 
Achas que um 1.8 a debitar 140cvs em 88 é alguma coisa de especial?
No mesmo ano a Honda lançou um motor com menos CCs e mais cavalagem, o IVT.
O GTI era um simples 16V DOHC, a essência dele era ser um pocket-rocket. Sinceramente nunca achei piada ao GTI da VW e a curvar segundo TOP GEAR, também é de arrumar na gaveta

O Cupra 20VT não é colossoal porque a Seat não quer, um 1.8 Turbo tem obrigação de debitar mais de 200cvs, é verdade, mas só anda stock quem quer. Talvez a Seat achasse que um Ibiza 6L só fosse seguro até aos 180cvs, parece-me o mais lógico.

Concordo inteiramente, o motor não extrai mais cavalos e binario porque a estrutura do carro não o permite. Pois como toda a gente sabe o ibiza não é um carro seguro, muito menos stock. linha recta e ponta o 20vt tem obrigação de ser melhor, curvas o saxo é melhor, isto ambos stock. carros modificados cada preparação é unica(quase sempre), é tudo muito relativo..
 
Concordo inteiramente, o motor não extrai mais cavalos e binario porque a estrutura do carro não o permite. Pois como toda a gente sabe o ibiza não é um carro seguro, muito menos stock. linha recta e ponta o 20vt tem obrigação de ser melhor, curvas o saxo é melhor, isto ambos stock. carros modificados cada preparação é unica(quase sempre), é tudo muito relativo..

Eu até nem acho que o Ibiza seja um carro inseguro, mas lá está, para o cvs que tem, acima dos 200cvs já o considero inseguro. Os tempos de caixões com rodas já eram, como por exemplo um Turbo IE ou um G40, e a Seat fez muito bem a meu ver.
 
Foi erro meu, o bloco usado pelo Ibiza é 4 cilindros sim, peço desculpa pelo engano:roll:
Mas não deixa de ser um motor ultrapassado, já em 1988 o golf mk2 GTI 16V com uma injecção obsoleta debitava 139CV!!! 1988!!!:shock::shock:
E alterações ao bloco não fazem milagres, o Ibiza mk1 troféu que usamos tinha o motor 2.0L 16v e embora realmente se retire boa potência do bloco, não é nada por demais face ao dinheiro que se gasta para efectuar tais alterações!!!
O que é evidente é que um Ibiza 6L é um carro moderno e com um Bloco 1.8L com 20V e Turbo.... 180cv???
Dou mais mérito ao bloco 1.9 TDI que com apenas mais 100cm2 debita 160cv, estamos a falar de um diesel quase com a mesma cilindrada e com uma potência mt proxima aos 180cv do Cupra a Gasolina!!!!!:confused::confused:
Achas mesmo que o motor do Cupra 20VT é assim tão colossal??":confused:

Abraço

Pois... lá estás tu a olhar para a potência especifica.

A Seat se quisesse até podia colocar lá o 1.8 de 225cv, mas preferiu o de 180cv porque é o mais adequado ao modelo e ao chassi do Ibiza.

Sim, ok, é um bloco turbinado com apenas 100cv/litro, mas faz disso um mau motor? :roll:

Este motor até tem capacidade de debitar muito mais potência, é só procurar por aí que não faltam exemplos disso mesmo...

Cumps
 
Achas que um 1.8 a debitar 140cvs em 88 é alguma coisa de especial?
No mesmo ano a Honda lançou um motor com menos CCs e mais cavalagem, o IVT.
O GTI era um simples 16V DOHC, a essência dele era ser um pocket-rocket. Sinceramente nunca achei piada ao GTI da VW e a curvar segundo TOP GEAR, também é de arrumar na gaveta
Mais acima encontras uma tabela postada por mim onde encontras os motores Honda potências datas de lançamento e etc....:shock:
Se acho 140cv do WV Golf GTI 16V alguma coisa de especial??
Acho pois.... Só não acha quem nunca conduziu nenhum!!! E ao contrário do que dizes o MK2 foi durante anos considerado o melhor pequeno desportivo quer a nivel de motor ou comportamento em curva!!=D>
E os ensaios revelam o mesmo...
http://www.youtube.com/watch?v=idyEdIF755Q
(One of the best cars ever made) É uma das frases que mais se ouve nos testes desse carro!!:D:D
A Honda tem excelentes motores sem duvida alguma, e ultimamente lançou uns brinquedos á maneira tal como o Civic Type R e o S2000!
Ao contrário do que penses sou apaixonado por carros e não por marcas, não me importa se o carro é Italiano, alemão, espanhol ou japonês.... E tal como todas as marcas a Honda tem os seus méritos e os seus espalhanços!!!:roll::roll:
Mas não duvides que o Golf mk2 GTI 16V é uma mákina dos diabos, no ano em que a Honda não sabia fazer carros para curvar a WV já tinha carros com chassis que tecnologicamente são superiores a muitos carros actuais.
Se tiveres opurtunidade conduz um e depois falamos;-)

Abraço

PS- E quanto é Seat só lançar o Ibiza com 180cv por motivos de segurança, isso é uma história tão credivel como a existência do pai natal!!!
O objectivo foi msm poupar dinheiro, é que desenvolver um motor não é barato, é mais fácil pegar num motor "antigo" e colocar num chassis nôvo que foi exactamente o que fizeram!!!
 
Ora, depois de pesquisar, aqui está um vídeo só para aqueles k acham que o Golf ii é apenas um charuto e que não curva nada...8)

[video=youtube;tOYrIKGUWyo]http://www.youtube.com/watch?v=tOYrIKGUWyo&feature=related[/video]

Esta é uma série especial Rally 4x4 syncro com o motor 1.8 16v G60 e cerca de 210cv. ;-)

E por falar em Golf II





Venha um charuto destes, que eu não me importo nada, um autentico lobo em pele de cordeiro. :D
 
Mais acima encontras uma tabela postada por mim onde encontras os motores Honda potências datas de lançamento e etc....:shock:
Se acho 140cv do WV Golf GTI 16V alguma coisa de especial??
Acho pois.... Só não acha quem nunca conduziu nenhum!!! E ao contrário do que dizes o MK2 foi durante anos considerado o melhor pequeno desportivo quer a nivel de motor ou comportamento em curva!!=D>
E os ensaios revelam o mesmo...
http://www.youtube.com/watch?v=idyEdIF755Q

Mas não duvides que o Golf mk2 GTI 16V é uma mákina dos diabos, no ano em que a Honda não sabia fazer carros para curvar a WV já tinha carros com chassis que tecnologicamente são superiores a muitos carros actuais.

A minha opinião sobre o GTI da VW é baseada nisto:
http://www.youtube.com/watch?v=zjwCApxxDRc

Acredito que seja, mas o japoneses como em tudo, chegam tarde mas melhor, o ITR foi considerado o melhor FWD e o CTR EP3 é uma maquina a curvar ... o GTI foi o primeiro, mas eu nunca dei credito ao pioneirismo.
 
Last edited:
A minha opinião sobre o GTI da VW é baseada nisto:
http://www.youtube.com/watch?v=zjwCApxxDRc

Acredito que seja, mas o japoneses como em tudo, chegam tarde mas melhor, o ITR foi considerado o melhor FWD e o CTR EP3 é uma maquina a curvar ... o GTI foi o primeiro, mas eu nunca dei credito ao pioneirismo.

O golf que apresentas nesse video é um mk3 e não um mk2 como referi no outro post, e são carros completamente diferentes!!!! Prefiro de longe o MK2 só com 140cv do que o mk3 com os 150 e bloco 2.0L....

E os japoneses não chegaram em ultimo, o NSX era e é uma mákina divina, só não é para todas as carteiras!!! nem se compara com os carros aqui falados, sai bastante do segmento!!
Mas temos o Ford Focus RS, o Clio Sport, o Megane Sport, o nôvo Golf GTI....
Continuo a dizer que hoje em dia não importa a nacionalidade mas sim o carro, não interessa se é japonês, Italiano, frances ou alemão... O que importa é que seja bom e faça jus ao nome Desportivo.;-)

Abraço
 
Ontem calhou andar num cup, já posso dar a minha opinião sobre ele :D
Em termos de andamento, comparando com o 1.8T, coitadinho do cup, mete-o na gaveta. O cup onde andei tinha cams diferentes, em termos de sonoridade, simplesmente viciante aquele puxar de rotações, mas até chegar aos 150, é fraco, não encosta ao banco

O Ibiza onde andei tinha repro para 190cvs segundo o dono, o Cup tinha colectores, panela e cams, ou seja, apesar do Ibiza ter mais cavalos o Cup tinha umas alterações mais hardcore, deu mais pica puxar pelo Cup, mesmo tendo menos power.
 
Eu ja tive um saxo cup e um 106 gti antes de ter o ibiza, e tu dizes coitadinho do cup comparado com um 1.8T!!! O meu cup tinha colectores linha a panela supersprint , electronica , e admisao e fora alguns pozinhos , e a pixar de 2º os 1.8T que ate me metiam pena isto estou a falar os 1.8t de 180 cv agora os de 225cv aquilo sim e um tiro e mesmo para esqueçer .... tas a dizer que um cup com cams e fraco ate chegar aos 150 ??? tens a certeza que andas-te num cup nao era um VTs ?? porque o cup ate os 170 e um tiro a partir dai sim ja n sao tao rapidos ainda por cima estas a dizer-me que o homem ate cams tinha =X vela bem senao andas-te num vts desfarçado de cup....


Eu neste momento tenho um Tdi e nao trocava por um cup nem por um gti porque para mim um carro nao e so um motor.


Nao acho justo compararem um motor T com um motor NA porque se meterem um turbo no cup
o resultado e este;

[video=youtube;N9VVQWOUxUc]http://www.youtube.com/watch?v=N9VVQWOUxUc[/video]
 
Isso não é um 911Turbo ou então o condutor não encontrou o pedal do acelerador amigo!!!!:D
Tudo bem que um Saxo bem preparado anda bem, mas um 911 Turbo????:shock::shock:
Um 911 Turbo faz 3,7seg dos 0 aos 100!!!

911 Turbo Specs
Motor Número de cilindros- 6
Cilindrada- 3.800 cm³
Tipo de motor Motor traseiro
Potência- 500 cv
Torque máximo- 650 Nm (700 Nm com a função Overboost)
Desempenho Velocidade máxima- 312 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 3,7 seg. (3,4 seg. com a função Sport +)
Aceleração de 0 a 160 km/h 7,8 seg
Peso sem fluídos (DIN) 1.570 kg

Contra factos não á argumentos, principalmente contra um 911 Turbo!!!!!

Abraço
 
Last edited:
Isso não é um 911Turbo ou então o condutor não encontrou o pedal do acelerador amigo!!!!:D
Tudo bem que um Saxo bem preparado anda bem, mas um 911 Turbo????:shock::shock:
Um 911 Turbo faz 3,7seg dos 0 aos 100!!!

911 Turbo Specs
Motor Número de cilindros- 6
Cilindrada- 3.800 cm³
Tipo de motor Motor traseiro
Potência- 500 cv
Torque máximo- 650 Nm (700 Nm com a função Overboost)
Desempenho Velocidade máxima- 312 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 3,7 seg. (3,4 seg. com a função Sport +)
Aceleração de 0 a 160 km/h 7,8 seg
Peso sem fluídos (DIN) 1.570 kg

Contra factos não á argumentos, principalmente contra um 911 Turbo!!!!!

Abraço

Esse carro do video é um 911turbo nao sei se será o 996 ou 997

O cup é turbinado e pelo que consta la para baixo anda muito bem
 
Back
Top