Ibiza 6K 1.9D o o que da para fazer???

Voltando a bater no mesmo e resumindo... :roll:
Para ficar algo em condições, e fiável é preciso:
-Turbo (digam quais os que se melhor adequam)
-Colector de escape
-Colector de admissão
-IC
-Radiador de óleo
-Tubagens Ic
-Tubagens óleo
-Bomba TD

-Mão de Obra (a rondar quanto mais ou menos e onde?)

É isso certo?
 
Voltando a bater no mesmo e resumindo... :roll:
Para ficar algo em condições, e fiável é preciso:
-Turbo (digam quais os que se melhor adequam)
-Colector de escape
-Colector de admissão
-IC
-Radiador de óleo
-Tubagens Ic
-Tubagens óleo
-Bomba TD

-Mão de Obra (a rondar quanto mais ou menos e onde?)

É isso certo?

sim e isso mais a linha de escape, um turbo ja razoavel e o vnt 15 ou ainda melhor um gt 1749vb sem colectores e de facil aplicacao,
de aranjares o material todo que mencionas-te gastas 200€ para a linha de escape completa, mais 200€ para as tubagens de ic ao todo consegues aranjar quem te fassa isso por 750€
 
Voltando a bater no mesmo e resumindo... :roll:
Para ficar algo em condições, e fiável é preciso:
-Turbo (digam quais os que se melhor adequam)
-Colector de escape
-Colector de admissão
-IC
-Radiador de óleo
-Tubagens Ic
-Tubagens óleo
-Bomba TD

-Mão de Obra (a rondar quanto mais ou menos e onde?)

É isso certo?
Então tas a dizer k o 1.9TD não é fiavel?
é k da tua lista ele não tem:
-IC
-Radiador de óleo
-Tubagens Ic
-Tubagens óleo (do radiador de oleo nao tem, só tem a linha do turbo)
estamos a falar de um turbo-diesel bastante fiável de origem...

sim e isso mais a linha de escape, um turbo ja razoavel e o vnt 15 ou ainda melhor um gt 1749vb sem colectores e de facil aplicacao,
de aranjares o material todo que mencionas-te gastas 200€ para a linha de escape completa, mais 200€ para as tubagens de ic ao todo consegues aranjar quem te fassa isso por 750€
tu ainda exageraste mais um bocado a lista do harlem...

Reparem bem no pedido inicial:
Nao fica mais barato meter mesmo o motor 1.9td? Nao queria por aquilo com muitos cavalos so meter mais engracadito e que pa investir ja xegou a 6L!!

Tão a assustar o homem, ele não ker aço bruto, ker só ker k fique melhor. não ponham macacos na cabeça do homem, é k com tanto aço bruto ele nao vai fazer por causa dos €€€€.
cumps
 
Last edited:
sim isso partindo do principio k o bloco e todos os internos sao iguais...

sendo assim ate da para alguns serem enganados e levarem motores 1y turbinados em vez dos aaz originais...


bom tenho k o abrir para ver se teem os injectores de oleo para arrefecimento dos pistons.

vou comecar a juntar material


pessoal qual o melhor colector de escape e de admissao para tuurbinar akilo ?

e que turbo ?

ic de que medida ?
não tens nada de abrir o motor para ver se tem os injectores das bielas, vais a seat com a refª do teu motor e perguntas nas peças kuanto custam... se tiver, eles dizem-te o preço, se não tiver dizem-te k akele motor não tem.
cumps
 
não tens nada de abrir o motor para ver se tem os injectores das bielas, vais a seat com a refª do teu motor e perguntas nas peças kuanto custam... se tiver, eles dizem-te o preço, se não tiver dizem-te k akele motor não tem.
cumps

ainda nao me tinha lembrado dessa.

obrigado

ja evita tar a abrir akilo so para ver se teem os mijas
 
Então tas a dizer k o 1.9TD não é fiavel?
é k da tua lista ele não tem:
-IC
-Radiador de óleo
-Tubagens Ic
-Tubagens óleo (do radiador de oleo nao tem, só tem a linha do turbo)
estamos a falar de um turbo-diesel bastante fiável de origem...

Eu não estou a afirmar nada professor, só estou a perguntar se é isso ou não... Então na tua opinião (que pelo que já li aqui no fórum acho que sabes minimamente do que falas) para por o carro mais engraçadito, entenda-se uns 90 póneis por exemplo, qual o orçamento que consideras necessário e qual o material?

Abraço
 
sim e isso mais a linha de escape, um turbo ja razoavel e o vnt 15 ou ainda melhor um gt 1749vb sem colectores e de facil aplicacao,
de aranjares o material todo que mencionas-te gastas 200€; para a linha de escape completa, mais 200€ para as tubagens de ic ao todo consegues aranjar quem te fassa isso por 750€

Basicamente estás a dar o setup do teu carro, o que não é propriamente o que se fala neste tópico...

Abraço
 
Eu não estou a afirmar nada professor, só estou a perguntar se é isso ou não... Então na tua opinião (que pelo que já li aqui no fórum acho que sabes minimamente do que falas) para por o carro mais engraçadito, entenda-se uns 90 póneis por exemplo, qual o orçamento que consideras necessário e qual o material?

Abraço
poes um gt15 ou um k24 nao com muita pressao mas afinada com o debito da bomba, bomba do td, colectores, linha de oleo e já dás coça nos tdi90 stock. e dás coça as tdi90 obviamente porque a taxa de compressão do motor 1y é mto maior k do tdi.
depois com tempo poes um fmic, linha de escape, eventualmente radiador de oleo; aí sim terás uma fiabilidade maior e poderás dar um pouco mais de pressão ao turbo e debito a bomba.
se nao keres partir turbos, nunca des pressao ao turbo sem mexer no debito.
cumps
 
poes um gt15 ou um k24 nao com muita pressao mas afinada com o debito da bomba, bomba do td, colectores, linha de oleo e já dás coça nos tdi90 stock. e dás coça as tdi90 obviamente porque a taxa de compressão do motor 1y é mto maior k do tdi.
depois com tempo poes um fmic, linha de escape, eventualmente radiador de oleo; aí sim terás uma fiabilidade maior e poderás dar um pouco mais de pressão ao turbo e debito a bomba.
se nao keres partir turbos, nunca des pressao ao turbo sem mexer no debito.
cumps

E nessa primeira fase, sem IC e essas coisas, qual a pressão que achas aceitável para não partir tudo após duas ou três gazadas a fundo?
 
E nessa primeira fase, sem IC e essas coisas, qual a pressão que achas aceitável para não partir tudo após duas ou três gazadas a fundo?
tens aki algo k te interessará:
de novo mais um topico... amigo tenho uma ex 1.9d aplikei um GT15 com os colectores da tdi de 90cv e o de escape do golf 1.6gtd.
ta a fazer 1.2bar, obvio ke tive de dar gasoleo na bomba. dos testes ke fiz com td e tdi 90cv fui sempre a frente.
150€ turbo mais colectores e 75€ de aplicaçao. facil barato e ja tiras mais de 90cv

tenho dito
mas eu nao punha 1.2bar, andava pelos 1.1bar por razões de fiabilidade
cumps
 
tb conheço um golf gtd daki de guimarães (polvoreira) k fez isso recentemente e ficou com o motor 1y com turbo. uma mecanica completa em 2ª mão pode vir como a dakele golf gtd k mencionas. se fosse eu a aplicar turbo 1º media a compressao do motor e se tivesse bom aplicava mesmo no motor 1y k ao contrario do k mtos dizem por aí é mesmo um motor k aguenta mta porrada.
DarkJL andas por aí a complicar por causa da linha de óleo cuja entrada já tem no motor 1y e a saida é só fazer um furo no carter???? e linha de escape para quê ser nova??? só precisa do colector de escape e downpipe... e o colector de admissão com algum jeito e se tiver o turbo virado para baixo fica o mesmo do 1.9D k é melhor em altas...
Pedro PD130 esse kkk do 6L130 é um turbo bem fixe para aplicar no 1.9D. se não conheceres ninguem k te aplique esse turbo eu conheço... e kem te disse k o 1.9D de 1997 tem centralina é melhor dedicar-se a pesca
abraço
cumps
Boas prof, uma dica "inocente" ele escusa de furar o bloco, é tudo uma questão de meter o cartér do 1.6Gtd. Cumps
 
boas

gt 15
vnt 15
k24

qual acham melhor ?

tou mais inclinado para o vnt

Isso é bastante relativo, pois quem tem o k24 vai dizer que é melhor..eu como tenho o vnt15 aconselho.
Mas mais uma vez, têm de pensar bem o que querem e só depois pensar no que comprar.

Se querem um carro pra 90cv é uma coisa, se é para 130cv é outra.
Tendo em conta que aumentando o numero de cavalos diminui a fiabilidade a longo prazo.
 
Boas prof, uma dica "inocente" ele escusa de furar o bloco, é tudo uma questão de meter o cartér do 1.6Gtd. Cumps
se fosse eu tb nao furava o bloco, furava o carter para o esgoto e soldava uma femea, se calhar fica mais barato k comprar um carter mm usado:p
mas essa é uma boa opção para kem nao ker estar a inventar mto.
cumps
 
120 cv e o objectivo

k turbo e ic para estes poneis?

ira levar ic e radiador de oleo tambem
ja k keres um bocado de aço, em vez do vnt15 (garret gt1749V) ficarias mais bem servido com um gt1749VA ou com um kkk das fr, já k vai levar ic e radiador de oleo. eu nesse caso tb lhe alterava os injectores.
cumps
 
e quais os colectores de escape para aquilo ? qual acham melhor ?

os do gtd ?
dos tdi 90 ?
do td ?

e de admissao

do d?
do td ?

turbo das fr , qual do 130 cv ?

bomba do gtd ou do td ?
 
ele que procure bem no bloco, pois é possível ter la um parafuso a tapar o esgoto do turbo. assim não precisa de furar nem inventar nada!
 
Back
Top