boas. a fazer aki uma pesquisa vi k houve pessoal a meter a geometria variavel nos motores de 90cv sem a valvula N75 e sem recorrer a uma wastegate de pressao. não há por aki alguem k m possa dar umas luzes sobre isso? ficava bastante agradecido.
cumps
tem a centralina do 110 CV N75 de geometria!
boas. a fazer aki uma pesquisa vi k houve pessoal a meter a geometria variavel nos motores de 90cv sem a valvula N75 e sem recorrer a uma wastegate de pressao. não há por aki alguem k m possa dar umas luzes sobre isso? ficava bastante agradecido.
cumps
isso é facilimo....donde és se fosses da zona marcavamos um encontro e eu explicava-te...
sem valvula N75 e sem wastegate de pressão?
Sem n75 da na boa agr sem wastegate de pressão...![]()
isso é facilimo....donde és se fosses da zona marcavamos um encontro e eu explicava-te...
Podiam escrever aqui, assim a malta fica toda a saber...
cumps![]()
é maneira k falava era com a valvula de pressao afinal, e akilo já rula :weedman:.
agora tb andei a ver k existe malta a por akilo a bombar com o actuador do VNT de origem com o vacuo da EGR. mas pelo k tive a m informar nao é aconselhavel, e um gajo só tem turbo ate perto das 4000. por isso é coisa a evitar.
No meu rover 200 sdi tenho um vnt20 com o actuador do gt1546 que equipa o meu de origem.
Até fica porreiro, com manometro consigo controlar a abertura da geometria.
Estando a geometria "fechada" , pisando a fundo, tenho 1,5bar às 1900rpm, abrido depois a geometria passa para 1bar nesse momento. O unico senão que noto pelo facto de o actuador estar montado no sentido inverso quando xego à pressão maxima é que parece que a janela do compressor de escape abre totalmente. Dáme a entender que nos carros com este vnt20 montado, estando a trabalhar em vacuo, é q essa mesma janela esta sempre aberta e fecha inerentemente à dosagem do pedal.
Gostava era de entender melhor os vnt, e de que modo é q a geometria e janela do compressor de escape abrem.