geometria variavel sem N75????

boas. a fazer aki uma pesquisa vi k houve pessoal a meter a geometria variavel nos motores de 90cv sem a valvula N75 e sem recorrer a uma wastegate de pressao. não há por aki alguem k m possa dar umas luzes sobre isso? ficava bastante agradecido.

cumps
 
boas. a fazer aki uma pesquisa vi k houve pessoal a meter a geometria variavel nos motores de 90cv sem a valvula N75 e sem recorrer a uma wastegate de pressao. não há por aki alguem k m possa dar umas luzes sobre isso? ficava bastante agradecido.

cumps

eu tenho uma 90CV com a N75 de geometria fixa e turbo de geometria mas nao sei como o homem o fex :S
 
já estive a ver em projectos k a malta poem uma wastegate de pressao a trabalhar na posiçao inversa da original e assim poem a geometria a funcionar, mas aki a ver umas coisas pelo forum parece k o user Sam_R pos a dele do VB a trabalhar sem ter k recorrer a isso.

cumps
 
Last edited:
Sei de corsas A com VNT 20, astras F, Escorts TD de geometria variavel, com esta a funcionar por pressão, não é a 100% do rendimento do turbo, mas a 80-90% deve andar, o que é muito melhor que não ter.
 
´mas isso k tas a falar como o pessoal faz nos ditos corsas ou nos rover 25 a por uma wastegate de pressao montada de maneira contraria ao actuador original da geometria, fazendo k com uma wastegate regulada para uma pressao baixa abra e fazendo assim a geometria funcionar, fazendo k o turbo tenha as altas e baixas, mas os medios regimes e pressoes entremedias nao s consegue tao bem dessa forma.
mas o k estava a perguntar nao era dessa maneira.

cumps
 
boas. a fazer aki uma pesquisa vi k houve pessoal a meter a geometria variavel nos motores de 90cv sem a valvula N75 e sem recorrer a uma wastegate de pressao. não há por aki alguem k m possa dar umas luzes sobre isso? ficava bastante agradecido.

cumps

isso é facilimo....donde és se fosses da zona marcavamos um encontro e eu explicava-te...
 
é maneira k falava era com a valvula de pressao afinal, e akilo já rula :weedman:.

agora tb andei a ver k existe malta a por akilo a bombar com o actuador do VNT de origem com o vacuo da EGR. mas pelo k tive a m informar nao é aconselhavel, e um gajo só tem turbo ate perto das 4000. por isso é coisa a evitar.
 
é maneira k falava era com a valvula de pressao afinal, e akilo já rula :weedman:.

agora tb andei a ver k existe malta a por akilo a bombar com o actuador do VNT de origem com o vacuo da EGR. mas pelo k tive a m informar nao é aconselhavel, e um gajo só tem turbo ate perto das 4000. por isso é coisa a evitar.

é possível através do mapa da egr na electrónica sim...mas depende muito do carro em questão..
 
vnt20

No meu rover 200 sdi tenho um vnt20 com o actuador do gt1546 que equipa o meu de origem.

Até fica porreiro, com manometro consigo controlar a abertura da geometria.
Estando a geometria "fechada" , pisando a fundo, tenho 1,5bar às 1900rpm, abrido depois a geometria passa para 1bar nesse momento. O unico senão que noto pelo facto de o actuador estar montado no sentido inverso quando xego à pressão maxima é que parece que a janela do compressor de escape abre totalmente. Dáme a entender que nos carros com este vnt20 montado, estando a trabalhar em vacuo, é q essa mesma janela esta sempre aberta e fecha inerentemente à dosagem do pedal.

Gostava era de entender melhor os vnt, e de que modo é q a geometria e janela do compressor de escape abrem.
 
No meu rover 200 sdi tenho um vnt20 com o actuador do gt1546 que equipa o meu de origem.

Até fica porreiro, com manometro consigo controlar a abertura da geometria.
Estando a geometria "fechada" , pisando a fundo, tenho 1,5bar às 1900rpm, abrido depois a geometria passa para 1bar nesse momento. O unico senão que noto pelo facto de o actuador estar montado no sentido inverso quando xego à pressão maxima é que parece que a janela do compressor de escape abre totalmente. Dáme a entender que nos carros com este vnt20 montado, estando a trabalhar em vacuo, é q essa mesma janela esta sempre aberta e fecha inerentemente à dosagem do pedal.

Gostava era de entender melhor os vnt, e de que modo é q a geometria e janela do compressor de escape abrem.

os vnt n tem janela...eh a geometria q faz td..abrx
 
Back
Top