Fumo Sinónimo de Andamento?

pode ser cm pode ñ ser...
já vi alguns carros a diesel ñ fazerem fumo (cm o meu :( )
e já vi outros a deitar pouco fumo! lá está vaid e carro pra carro!
atenção tou a falar de carros stock!!...
 
N metam os carros a fazer fumo em altas pa arrefecer as turbinas e depois digam k eles se deitam,

não sei se o que dizes estará completamente correcto..penso que gasóleo em excesso também não é bom..

no caso dos mancos, o turbo de origem não gosta nada de muito gasóleo em altas :mad:
 
não sei se o que dizes estará completamente correcto..penso que gasóleo em excesso também não é bom..

no caso dos mancos, o turbo de origem não gosta nada de muito gasóleo em altas :mad:

Atenção que eu disse k há exageros, mas precisa de gasóleo em alta pa arefecer a turbina, excesso pode dar lugar a outros problemas, mas posso te dizer k no meu carro as EGT´s sobem bué rápido até perto dos 700ºC e depois estancam, e quando olhas pa trás é uma fumaça k parece um comboio, isto pk a partir das 4000Rpm o turbo ja n pode ir a fazer a mm pressão que ia fazer.

No caso dos mancos deve ser identico mas claro k o turbo deve ter outras limitações agr garanto-te k quando vais a fundo ele lá em cima começa a fazer mais fumo, e na repro podias ajustar, à medida k ia baixando a pressão baixavas tb o débito mas depois ias ver os resultados...

Abraço
 
eu axo k e sinonimo de andar..
pois todos os carros k estao preparados "como deve de ser" deitam fumo..
ate o cupra dos rallis manda fumo knt mais lol..
agr a nivel de pressoes em altas isso nenhum aguenta....
o melhor mesmo e baixar a pressao pah turbina e + debitozinho lolol
Abraco
 
No campeonato de WTCC os Leons oficiais a gasolina foram substiuidos pelos TDI´s já vi algumas provas e tão a dar cartas a concorrencia e a verdade é q não deitam fumo nenhum.


Nem esses, nem os Audi que ganharam Le Mans.

Meninos, não passa por mais repros ou menos filtros.

Falem com alguem que saiba de mecanica de competição e eles explicam.

Eu dou-vos uma dica, PONHAM O DÈBITO REGULADO PELO BINÀRIO, é logico que têm de ter binário alto, o que não quer dizer que tenham uma brutalidade de cavalos no motor.

Mais uma, os carros de rallye, por exemplo, não passam por vezes dos 150 km/h, mas imaginem estes a puxar em troços com bastantes curvas, é lógico que têm as transmissões e caixa reduzidas, mas e o binário destes monstrinhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Binario

O binário do motor, torque do motor ou par motor, por vezes chamado simplesmente binário ou par, é uma medida da força rotacional exercida sobre um eixo, mede-se em newtons metro (Nm) e é reportado à rotação do motor em que é atingido.

Trabalho

Trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega tau) é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.

Potencia

Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada.


Binário e trabalho

Existe trabalho quando há deslocação em virtude da aplicação de uma força. Apesar de a unidade de medida de trabalho e de binário ser a mesma, enquanto o trabalho implica deslocação, o binário apenas implica disponibilidade de uma certa força. A distinção pode ser clarificada através de um exemplo: se for exercida uma certa força sobre uma chave de rodas para desaparafusar a porca de uma jante de um automóvel, está a ser exercido um binário sobre essa porca. Essa força existe independentemente de provocar ou não a rotação da porca. Se a porca não rodar haverá apenas o binário(ou torque), se rodar haverá também a realização de um certo trabalho.

Binário e potência

A potencia refere-se ao trabalho efectuado ao longo do tempo. Quanto maior for a potência maior será o trabalho que pode ser realizado num certo certo intervalo de tempo. Tal como o binário, a potência varia com a rotação do motor.

Então, se os nossos motores são reprogramados para fornecer mais débito de gasóleo que o necessário, e pedido pelo binário, o sistema como é calculado para fornecer alta pressão de gasóleo (+2000 Bar ) na agulha do bico e assim vencer a contrapressão do oxigênio no interior do cilindro já comprimido, essa operação acontece no momento da compressão e exato instante que o embolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustivel é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do gasoleo, que entra atomizado na câmara e detona, o que provoca um excesso de gasoleo/oleo na camara de combustão, daí o fumo.
 
Bonita resposta e com muita informação importante e credível, no entanto podemos concluir que?

- O Fumo é sinal de potência? acredito que não mas é necessário para preservar a fiabilidade de alguns elementos mecânicos.

O facto de os carros de competição n deitarem fumo não quer dizer nada, até pk os turbos deles n têm k durar 100000kms, os FAP n fazem mais k uma prova...

Também há que referir mtas preparações feitas cá fora tão mais puxadas k essas usadas em competição.

Concluindo a minha opinião, e relembro que é só uma opinião, o fumo n é sinónimo de potencia, e se tivermos hardware à altura é possível ter a mesma potência c menos fumo, no entanto, a fumarada (dentro de certos limites) serve n só para dar cvs como para dar alguma fiabilidade.

Abraço a todos
 
no entanto podemos concluir que?

- O Fumo é sinal de potência?

Não, é sinal de excesso de combustivel/oleo queimado a mais, e digo oleo porque os nossos motores são injector-bomba, e injector-bomba é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel, o sistema utilizado inicialmente em motores estacionários Rover, é responsavel pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como camiões e automóveis Volkswagen TDI, sendo o seu desenvolvimento a cargo do grupo Bosch.
Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustivel.
 
Last edited:
Mas então concluimos que por exemplo um PD150 com cerca de 200cvs(hardware stock) que faz normalmente algum fumo e bastante mesmo em altas rotações, é possível retirar esse fumo e manter os ganhos?
 
Mas então concluimos que por exemplo um PD150 com cerca de 200cvs(hardware stock) que faz normalmente algum fumo e bastante mesmo em altas rotações, é possível retirar esse fumo e manter os ganhos?


Sim, tem é de se equilibrar bem os débitos com o binário.

Mas não o retiras todo, pois os diesel fazem sempre algum devido ás descargas do turbo.

Atenção que não sou expert, gosto é de mecanica, e como tenho o previlégio de ter um mecanico que também trabalha com carros de competição, a gente aprende sempre alguma coisa.
 
Last edited:
Sim e agradeço este tipo de respostas pois o bom disto é aprender alguma coisa. Mas tenho ideia k em repros puxadas o carro em alta fumega bastante mais e k n convém tirar-lhe esse fumo extra.
 
Sim disso n tenho dúvidas, daí n associar directamente fumo a mais potência, a minha ideia é k se a carga for forte ele precisa de mais débitologo mais fumo...
 
Acho que não é assim tão linear....

Realmente tem-se visto que os que andam fazem fumo, mas o facto de fazer fumo não implica o contrário. Uma repro mal feita pode fazer muito fumo e isso não ter implicação directa no andamento, e até ficar atrás de outra que até faça menos fumo. Falando em coisas semelhantes, mesmo motor, apenas repro etc...

Nem mais.... mas geralmente nas repros são alterados valores relativos aos débitos de gasóleo.

Mas tenho ideia k em repros puxadas o carro em alta fumega bastante mais e k n convém tirar-lhe esse fumo extra.


Tem tendencia a fumegar mais sim, mas não exageradamente.
O que eu quis dizer, foi que não é preciso estar a fumar presuntos, isto é queimar combustivel á toa.

Sim e agradeço este tipo de respostas pois o bom disto é aprender alguma coisa
.

Nem mais.
 
Nos gasolinas também acontece o mesmo...

Em vez do fumo laçam chamas pelo escape...:D

Mas isso até um motor F1 faz o mesmo...
 
:Dora nem mais.. k é isso de F! a beira do TDí´s ??? nda. lol
mas uma koisa e k inda n se falou aki, e k esxexo de gasoleo, faz "lavagem" de cilindros, o k mts mas mts vezes furam os pistoes...
mt gasoleo e bom.. mas em demasia ai,ai.... la vai os €uros...
 
Mas então concluimos que por exemplo um PD150 com cerca de 200cvs(hardware stock) que faz normalmente algum fumo e bastante mesmo em altas rotações, é possível retirar esse fumo e manter os ganhos?

Vou-te dar um exemplo:

Leon FR TDI versão estrada

Cilindrada: 1.968
Potência máxima: 170 a 4.200
Binário máximo: 350 Nm a 1.800

Leon FR TDI versão WTCC

Cilindrada: 1.989
Potencia máxima: 280 CV a 4000 rpm
Par máximo: 450 Nm a 2500 rpm


Principais diferenças:

Turboalimentado; 4-cilindros em linha, disposição transversal
Distribução: duas árvores de cames á cabeça, 16 válvulas
Filtro de partículas: DOW

Alem de outras como

Caixa de velocidades: Hewland de 6 velocidades sequenciais
Embraiagem: Bidisco
Diferencial: Mecánico de patinagem limitada e reduzido
 
axo k isto diz alguma coisa...
estes carros andam horas e horas e axo k ñ fazem mto fumo pra potencia k teem...:eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:
audir10vsharrierjet707076kt.jpg
 
axo k isto diz alguma coisa...
estes carros andam horas e horas e axo k ñ fazem mto fumo pra potencia k teem...:eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:
audir10vsharrierjet707076kt.jpg

a serio k komparaçao....
fazes uma preparaçao, e uma afinçao destas.. e ves os €uros k n t saltam...
e pelo preço k pagarias kompravas um 335d deslimitavas e ja anda pa crlh sem fumegar nada...
 
Back
Top