Fumo branco

Olá malta tenho aqui um pequeno problema.. queria ver se ja aconteceu a alguem.
De manha quando inicio o carro.. faz uma fumarada branca quando chego as 1800rmp, é entre as 1800 e as 2000rpm's, se deixar o ponteiro ficar no meio dessas mesmas rotações... sai fumo que nunca mais acaba.. branco...
Ja tirei o turbo fora... esta impek.. sem folgas... e esta mesmo bom, não existe oleo na tubagem de admissão nem no intercooler.. nem o caracol se baba nem nada.
Ja tirei a repro..Esta igual... Quando o ponteiro chega as 1800rpm n so faz fumo branco como faz também falhar o carro... parece que o carro esta a cortar.. Mas tudo isto so em frio, quando o carro aquece, fica tudo normal..
Quando á potencia, esta la toda no mesmo sito... so tem é aquela falha estupida as 1800rpm.
É que até a pegar ele pega bem.

O carro em questão é um Seat Ibiza, 6k Gt Tdi de 98 110cv AFN
Agradecia solenemente uma ajuda, obrigado.
 
Tou com o mesmo problema.... mas olho para o turbo e ta "babado" de oleo, por isso desconfio que seja do turbo.
Mas também é so de manha, no resto do dia nao se passa nada. Ja sabes qual é o teu problema ?
abraço
 
o meu queixa-se do mesmo mas vai andar assim.....no verao nao faz nada disso.....e so em frio e nao e muito branco e meio azulado sei la....
 
o meu tambem faz... e tambem não sei o que se passa.. mas anda na mesma e sem diferenças.. mas so faz isso se tiver parado e acelerar.. por que em andamento à mesma rotação não faz...
 
Ontem qdo arrancas-te falei nisso.
Visto o turbo estar ok, abre o bloco que devem ser os segmentos como o Marco está a dizer.

Se bem que o Marco percebe tanto disto como eu de suinicultura :D
 
Last edited:
AndreGTTDI,
Liga o vag-com, mete no campo 13 e estabiliza a rotação do teu carro na rotação que referiste até sentires que o motor te começa a falhar (mesmo que seja parado).
Cheira-me que tenhas para ai um bico preso a essa rotação.
Se algum dos valores estiver ou chegar aos 2,99 recomendo-te somente a tirares os injectores, calibrares e voltares a montar com:
-oringues
-pernos novos.

cumps
 
Ontem qdo arrancas-te falei nisso.
Visto o turbo estar ok, abre o bloco que devem ser os segmentos como o Marco está a dizer.

Se bem que o Marco percebe tanto disto como eu de suinicultura :D

LOLOL tens uma certa razao... xD mas realmente foi o que aconteceu a um gajo ca do forum! o carro so fazia fumo branco a frio e era segmentos
 
LOLOL tens uma certa razao... xD mas realmente foi o que aconteceu a um gajo ca do forum! o carro so fazia fumo branco a frio e era segmentos

Ya, é o normal. Não é o primeiro nem há-de ser o ultimo.
Mas tinha aqui esta dica guardada no bloco foi uma boa oportunidade da chutar :D *
 
Tou com o mesmo problema.... mas olho para o turbo e ta "babado" de oleo, por isso desconfio que seja do turbo.
Mas também é so de manha, no resto do dia nao se passa nada. Ja sabes qual é o teu problema ?
abraço

Ainda não man, entretanto deixou de fazer fumo branco.. mesmo de manha, comoçou a fazer hoje de manha novamente :( fdss
 
AndreGTTDI,
Liga o vag-com, mete no campo 13 e estabiliza a rotação do teu carro na rotação que referiste até sentires que o motor te começa a falhar (mesmo que seja parado).
Cheira-me que tenhas para ai um bico preso a essa rotação.
Se algum dos valores estiver ou chegar aos 2,99 recomendo-te somente a tirares os injectores, calibrares e voltares a montar com:
-oringues
-pernos novos.

cumps

Pois também pensei na possibilidade de poder ser os injectores.
Mas o meu "Chipador" disse-me que punha os colhões no cepo em que como o problema.. n vinha nem do turbo, nem do injectores..
Havia um golf 3 GT TDi com o mesmo problema e era as guias das valvulas...
Mas n ponho de parte nenhuma das possibilidades.. tenho de ver isto o mais rapidamente possivel ;)
 
parece-me gasoleo mal queimado. acreditoperfeitamente na teoria dos injectores descalibrados/presos... o meu manco quando levou race tb fazia um fumo branco estranho e depois o chipador reduziu gasolo naquele regime (era tipo 1800rpm e sem ir em carga mas com o pé ligeiramente acente no acelerador) entrava demasiado gasoleo e fumava branco e tb só a frio. depois deixou de fazer e ficou optimo. para ser segmentos antes de desmontar testas compressao. mas tb tou a falar e nao sei que km's tem o carro...
 
Pois também pensei na possibilidade de poder ser os injectores.
Mas o meu "Chipador" disse-me que punha os colhões no cepo em que como o problema.. n vinha nem do turbo, nem do injectores..
Havia um golf 3 GT TDi com o mesmo problema e era as guias das valvulas...
Mas n ponho de parte nenhuma das possibilidades.. tenho de ver isto o mais rapidamente possivel ;)

Secalhar vai ter que os pôr mesmo no cepo, porque se o fumo aparece somente entre essa faixa de rotação como descreves e depois, tanto antes das 1800rpm como depois das 2000rpm o carro não fizer mais fumo branco algum, dúvido seriamente que seja outro problema senão o que te referi.
É uma dúvida passivel de se tirar. Como te disse, vag-com e campo 13 e de seguida verificar a injecção se está dentro dos valores apresentados ou se o bico prende naquela faixa de rotação que mencionaste.
Se não prender e o carro fizer fumo branco à mesma então ai podes pensar noutras hipoteses.

Se te "apetecer" pender mais para o lado de que vais ter que abrir o motor para meter segmentos novos, acho que antes de enfrentares essa despesa, podias investir 25€ numa bosch car service para despistar esse problema e fazias uma medição da taxa de compressão do motor. Se os segmentos não estão a vedar, o motor terá menor taxa de compressão e isso até já deves tu notar na força do carro a fazer velocidade.
 
Back
Top