Fap 6j 2.0cr tdi

Boas,

Alguém por experiência própria sabe quanto tempo demora o FAP a fazer a regeneração ao relantim? Digo isto porque hoje ao chegar ao escritório o carro tava com o relantim mais elevado e com as ventoinhas ligadas, sintomas da regeneração, resolvi deixar ligado para não interromper mas a verdade é que esteve pelo menos 15min e não havia maneira de terminar até que desliguei porque é um exagero de tempo e se o carro serve para me empatar tempo de trabalho o carro que se lixe.

Ainda nem 3000kms tenho e já senti pelo menos 4 regenerações, 1 delas durou pouco tempo pois ja deveria vir a fazer enquanto vinha a rolar, as outras 3 interrompi, 2 delas por desconhecimento e esta ultima por falta de tempo.

Durante a semana o carro faz percursos muito pequenos de 3,5kms x 4 vezes, ao fim de semana normalmente faz uns passeios maiores, mas ainda assim acho um exagero as regenerações que já senti, fora as que não me apercebo por ir a rolar.
 
eu presumo que isso não seja a regeneração....mas sim aquecimento! puxaste pela máquina? eu penso que a regeneração não implica as ventoinhas ligadas mas não tenho a certeza! abrAÇO
 
A regeneração da FAP demora em média 15 a 20m ao relantim, quando se dá a regeneração da FAP, a ventoinha também está a trabalhar e sente se aquele cheiro tipo a "queimado".
Amigo, talvez esteja te a fazer tantas vezes a regeneração devido a fazeres poucos quilómetros, o carro mal aquece, e talvez por ainda ser novo. Eu no meu logo no inicio, tinha o carro a pouco tempo, peguei no carro três vezes no mesmo dia, e ele nas 3vezes fez a regeneração, foi a seat e eles disseram que era normal.
Agora, faz me de vez em quando, mas acho que não é nada fora do normal.
O que eu te aconselhava fora de brincadeiras era dares lhe um valente esticão, como já fizeste a rodagem, ele agora tá a precisar é de calor, visto que deves ter praticado uma condução soft nestes primeiros quilómetros.
Eu no meu evito desligar o carro quando está a fazer a regeneração, mas quando tem de ser, não tou a espera que acabe de fazer. O ideal era um turbo timer para estas ocasiões xD
Mas o ideal será fazer em andamento, diminuindo assim o tempo da regeneração.
Posso estar enganado, mas daquilo que já me apercebi e venho me apercebendo quanto ás regenerações do FAP acho que não foge do que te disse.
Mas em caso de duvidas, vai a seat ou alguém que tenha um bom conhecimento sobre o assunto.

Cumps
 
Parece-me que é exactamente o que dizes, eu é que comecei a achar muito tempo mas sim é possível que se calhar 20minutos tivesse resolvido o assunto, para a próxima deixo completar.

De facto nos 1ºs 1500kms não apertei muito com ele, e embora ao fim de semana o carro faça mais kms seguidos é normalmente em ritmo de passeio, o máximo que ainda puxei foi 199km/h e de 6ª pelo que ainda não o soltei.

O meu tópico foi mesmo só para ter a certeza que poderia demorar mais que 15min a regenerar ao relantim.

Obrigado.
 
Parece-me que é exactamente o que dizes, eu é que comecei a achar muito tempo mas sim é possível que se calhar 20minutos tivesse resolvido o assunto, para a próxima deixo completar.

De facto nos 1ºs 1500kms não apertei muito com ele, e embora ao fim de semana o carro faça mais kms seguidos é normalmente em ritmo de passeio, o máximo que ainda puxei foi 199km/h e de 6ª pelo que ainda não o soltei.

O meu tópico foi mesmo só para ter a certeza que poderia demorar mais que 15min a regenerar ao relantim.

Obrigado.

Sim, acho que não esta fora do normal, e visto fazeres poucos quilómetros durante a semana, há um maior acumular de resíduos.
Isso quer é calor, mas sempre com juízo e precaução.

Cumps
 
Carros com FAP para andar em cidade é uma chatice. Convem, pelo menos, 2x por semana fazer uns 10km em auto-estrada para " limpar ".

O MINI é assim que anda e zero de problemas. Já lá vão 75 000KM.
 
Noutra época já teria o problema resolvido em definitivo. eheh

Não considero bem um problema mas estava de facto com duvida se seria um comportamento normal.
 
tem solução....AE dez a quinze minutos sempre às 3000rpms. é o suficiente para eliminar as particulas. o meu tb anda sempre em cidade e pel menos duas vezes mes vou esticar à AE para limpar a FAP. mas a minha condução em cidade muitas vezes é a esticar...LoL.
 
Como já foi dito anteriormente isso é o habitual dos carros com fap

No meu caso acontecia-me isso pelo menos uma vez por semana com o meu leon, cheguei ao ponto de me fartar completamente e perder o gosto pelo carro, pois ter um automóvel para estar sempre com consumos elevados também derivado desse processo e por vezes ter que forçar as regenerações é absurdo

Para mim enquanto me poder manter nos "velhinhos" 1.9 é a melhor solução
 
Já aqui foi dito tudo... ao relantim, demora sempre mais tempo, a ventoinha dispara, devido ao facto de a mecanica (motor, escape, etc) aquecerem mais que o normal, para incinerarem as particulas do filtro, efectaudo assim a sua limpeza.
Eu falo por mim, quando existir repro para o meu 1.6 TDI, é logo FAP off, melhores consumos, melhores performances, MUITO menos EGT's...só ainda não o tirei devido ao erro que aparece no painel, senão já estava eheh.
Já ouvi ou li em tempos outra solução...solução esta que passa por uma "reprogramação ao FAP" em que se aumenta a permeabilidade do mesmo, de modo a ele não entupir tanto as performances e regenerar menos vezes (espero que tenhas entendido xD)

Cumps
 
Se quando o carro estiver a regenerar, vocês em vez de esperarem ao relanti, arrancarrem com o carro e andarem cerca de 5min, a tosse passa-lhe. Eu costumo fazer isso.
Após os 15000km começa a regenerar menos.....
 
Se quando o carro estiver a regenerar, vocês em vez de esperarem ao relanti, arrancarrem com o carro e andarem cerca de 5min, a tosse passa-lhe. Eu costumo fazer isso.
Após os 15000km começa a regenerar menos.....

Olha que a mim no meu 1.6 ao fim dos 15 parece que ainda faz mais e em cidade então faz muito mais, mas por acaso faço muita auto-estrada e mesmo assim regenera muitas vezes....se houver repro para este "casmurro" tiro-a logo! Até enerva pisar e ele soluçar muitaas vezes com a regeneração da FAP...
 
Em andamento se regenera nem se nota, não noto perda de performance, mas pelo menos ao fim de semana vou começar a dar-lhe aperto, se continuar a ter muitas vezes destas regenerações vou ter que aceitar a ideia de chipar isto!
 
Back
Top