Etup para 6k2

Boas a todos.
Tenho uma Ibiza 6k2, tdi 90, do ano de 2001, com 205mil km, turbo sem geometria e gostava de opiniões acerca do setup ideal a aplicar na carrinha em questão.
O que pretendo ao certo é o seguinte:

- Ficar com um carro com consumos iguais ou melhores em condução normal;
- Ter um carro disponível tanto em altas como em baixas rotações;
- Manter a fiabilidade(com condução consciente).

Devem estar a pensar que quero o impossível. Mas na verdade não pretendo tirar muitos cavalos, apenas que corresponda bem quando solicitado.

Neste momento a minha carrinha tem as seguintes alterações mecânicas:
- EGR of mecanicamente;
- Catalizador out;
- Sensor de pressão de ar no colector do tdi 150cv.

Ideias:

-Alterar turbo de preferência plug and play(o meu já dá sinais de cansaço).
Gostava de saber que turbo procurar, se devo alterar para geometria variável - até pensei no da fr, mas não sei se é plug and play;
- Intercooler maior.
Não sei qual optar, mas gostava que desse pouco trabalha a aplicar e que permitisse, juntamente com o turbo, ganhar pressão sem lag;
- Injectores (com mais débito se bem que quero bons consumos, mas julgo que isso pode ser controlado).
Uns race 520 foi o que já andei a ver;
-Reforçar embraiagem.
A minha já não está nas melhores condições;

Em termos de segurança a carrinha conta já com Koni sport e pneus 195/50/15 o que para já é suficiente.
Ficar aí com uns 150-160 cavalos era bom mas se forem menos também não importa.

Embora existam alguns tópicos idênticos, julgo que as minhas dúvidas são um pouco mais especificas face ao que pretendo.

Obrigado a todos os que tentarem ajudar e descumpem o tamanho deste post.
 
Eu metia 1749va, é o mais plug and play que existe, bicos pp502 e ic frontal mais embraiagem reforçada.
Consegues 150 160cv fiaveis.
cumps
 
Eu metia 1749va, é o mais plug and play que existe, bicos pp502 e ic frontal mais embraiagem reforçada.
Consegues 150 160cv fiaveis.
cumps

Esse turbo é o que vem nos 130cv?
Qual é a diferença para o 1749vb em termos de tamanho e de fiabilidade? O 1749vb é de aplicação directa? São de Geometria ou não?
O ic qual deveria optar (de que modelo)?
Julgo que nessas alterações estás a levar em conta os consumos que pretendo bem como o factor de querer evitar o famoso lag.
Ainda não encontrei race 502 a bom preço...
 
Esse turbo é o que vem nos 130cv?
Qual é a diferença para o 1749vb em termos de tamanho e de fiabilidade? O 1749vb é de aplicação directa? São de Geometria ou não?
O ic qual deveria optar (de que modelo)?
Julgo que nessas alterações estás a levar em conta os consumos que pretendo bem como o factor de querer evitar o famoso lag.
Ainda não encontrei race 502 a bom preço...

1749va é das passat, é plug and play no teu carro, só tens que alterar a falange de escape e a saida do turbo para o ic.
Já o 1749vb penso que tens que modificar o apoio de motor o que da trabalho.
As diferenças, com o 1749va vais ter um menor lag mas nao vais ter as altas do vb.
Ic, o melhor era ic frontal mas terias que fazer tubagens novas, se quiseres manter as tubagens de origem o unico ic que serve é o original.
Os bicos é pp502 e não race 502, se puderes compra novo que com isto nao se brinca e esta a fiabilidade do motor em causa.
cumps
Para os cv que queres o 1749va é o melhor.
 
E conta com n75 de geometria variavel e repro para meter a geometria a trabalhar, que ambos os turbos sao de geo variavel.
 
1749va é das passat, é plug and play no teu carro, só tens que alterar a falange de escape e a saida do turbo para o ic.
Já o 1749vb penso que tens que modificar o apoio de motor o que da trabalho.
As diferenças, com o 1749va vais ter um menor lag mas nao vais ter as altas do vb.
Ic, o melhor era ic frontal mas terias que fazer tubagens novas, se quiseres manter as tubagens de origem o unico ic que serve é o original.
Os bicos é pp502 e não race 502, se puderes compra novo que com isto nao se brinca e esta a fiabilidade do motor em causa.
cumps
Para os cv que queres o 1749va é o melhor.

Mas o meu ic é suficiente para o turbo?
Esse turbo é de geometria... portanto tenho de meter n75 e depósito para o vacuo.
Quanto custarão os pp502 novos?
 
Mas o meu ic é suficiente para o turbo?
Esse turbo é de geometria... portanto tenho de meter n75 e depósito para o vacuo.
Quanto custarão os pp502 novos?

O ic pode ser suficciente, mas quanto mais pressão metes, mas aquecimento gera, e esse ic pode não arrefecer o ar como devia.
Mas para essas potencias que queres penso que 1.4bar deve chegar, terias que ver as temperaturas que fazes de admissão para ver se esta a aquecer muito.
Deposito de vacuo nao é obrigatorio, mas se puderes meter melhor.
Os bicos não tou dentro dos preços, mas penso que ai por 250 260€ ja deves arranjar novos.
cumps
 
Li que os pp têm uma pulvorização mais eficiente e não me refiro à quantidade de débito. Só por aí pode resultar em melhor consumo.
 
Se não queres passar dos 160cv, como já te disseram, podes optar por um 1749VA que é o mais facil de aplicar ;-)

Agora quanto ao resto depende do dinheiro que queres gastar, se quiseres ser poupadinho, bicos do 110 e IC de origem mas andas no limite do material, se queres andar mais descansadinho, pp502 e ic frontal mesmo dos mais pequenos ;-)

P.S.: Pessoalmente, a gastar dinheiro nuns bicos novos comprava logo race 520, que assim um dia mais tarde caso queiras vender são bem mais fáceis de vender que os pp502, e ao comprar a diferença é muito pouca...
 
para 150cv, na minha opinião, era VB, repro e linha directa de origem... não há necessidade de estar a inventar por causa de 40cv
 
Se não queres passar dos 160cv, como já te disseram, podes optar por um 1749VA que é o mais facil de aplicar ;-)

Agora quanto ao resto depende do dinheiro que queres gastar, se quiseres ser poupadinho, bicos do 110 e IC de origem mas andas no limite do material, se queres andar mais descansadinho, pp502 e ic frontal mesmo dos mais pequenos ;-)

P.S.: Pessoalmente, a gastar dinheiro nuns bicos novos comprava logo race 520, que assim um dia mais tarde caso queiras vender são bem mais fáceis de vender que os pp502, e ao comprar a diferença é muito pouca...

Claro que quanto menos gastar melhor.
Estava a pensar em 300€ o turbo, 200 os injectores, repro 200, embraiagem reforçada 160. Por aí.
Não sei se é possível, mas penso que já vi esse material mais ou menos por esses valores.
 
Eu queria algo fiáve.
Achas que com o turbo va ou vb (talvez vb que é então mais facil de aplicar) e os injectores de origem me safava? Qantos cavalos obtinha. Com repro claro....
 
Last edited:
Claro que quanto menos gastar melhor.
Estava a pensar em 300€ o turbo, 200 os injectores, repro 200, embraiagem reforçada 160. Por aí.
Não sei se é possível, mas penso que já vi esse material mais ou menos por esses valores.
Com Race 520 é possível controlar o consumo?
 
Back
Top