Duvida 1.4 TDI

Boas, comprei a pouco tempo um ibiza 1.4 tdi, e tenho andado com algumas duvidas, relativamente ao consumo.
Toda a gente fala como e um carro economico, menos de 5L/100 sem puxar muito e perto dos 6L a puxar.
A semana passada atestei o deposito, e fiz 100km, pelo ic, e nunca passei das 2.5mil rpm, a uma velocidade de 80/90km, e o carro gastou exactamente 6L, na conversa com um colega ele disse-me que a maioria dos carros, se andar-mos a acelerar bem, a centralina ajusta a uma condução mais desportiva, se andarmos mais devagar ajusta a uma condução mais economica, e verdade? porque a semana antes desta viagem andei sempre a andar bem... á duas semanas atestei o deposito e deu para 670km +- 45litros.

Tenho tambem outra duvida, quando estou parado com o carro ao relentim, se rodar o volante, as luzes perdem um pouco de força(piscam) é normal?
 
Boas, comprei a pouco tempo um ibiza 1.4 tdi, e tenho andado com algumas duvidas, relativamente ao consumo.
Toda a gente fala como e um carro economico, menos de 5L/100 sem puxar muito e perto dos 6L a puxar.
A semana passada atestei o deposito, e fiz 100km, pelo ic, e nunca passei das 2.5mil rpm, a uma velocidade de 80/90km, e o carro gastou exactamente 6L, na conversa com um colega ele disse-me que a maioria dos carros, se andar-mos a acelerar bem, a centralina ajusta a uma condução mais desportiva, se andarmos mais devagar ajusta a uma condução mais economica, e verdade? porque a semana antes desta viagem andei sempre a andar bem... á duas semanas atestei o deposito e deu para 670km +- 45litros.

Tenho tambem outra duvida, quando estou parado com o carro ao relentim, se rodar o volante, as luzes perdem um pouco de força(piscam) é normal?


boas, pelo que dises e tudo verdade menos aquilo da centralina ajustar a conducao eu axo que nao mas tambem posso estar enganado comprei um 1.4tdi novo e o tive ai 8 anos e os consumos a andar normal eram de 5,7 quase sempre era um manco de 5 lugares com jante 16 so em viagem por fora po algarve e que conseguia ir pos 5 amigo em relacao as luzes e normal que elas quebrem um pouco quando giras o volante derivado a direcao ser eletrica amigo ok.
abraco.
carrega e a maquina...:D
 
eu ate achei possivel o ajuste porque quando o comprei a cerca de um mes fez 5 certinhos aos 100, e agora fez 6 achei estranho, mas a maquina tá com uma pata de 17" :), mas tambem a sempre as variantes, tempo, subidas, etc, ty pela resposta :)
 
eu ate achei possivel o ajuste porque quando o comprei a cerca de um mes fez 5 certinhos aos 100, e agora fez 6 achei estranho, mas a maquina tá com uma pata de 17" :), mas tambem a sempre as variantes, tempo, subidas, etc, ty pela resposta :)
pois com jante 17 nao esperes grandes consumos amigo.
abraco.
 
Ponto 2 - A situação das luzes perder força é porque a direcção assistida tem o seu motor e, retirando potência à bateria para operar (com o carro parado o motor do carro não é suficiente para aguentar as luzes e direcção sempre com power máximo) então as luzes ficam mais fracas. Ou seja, é normal.

Ponto 1 - ISso da centralina ajustar é peta. O que acontece é, no computador de bordo, pode estar a dar informações diferentes (exclusivamente relativas à autonomia) consoante o teu estilo de condução nos últimos km.. se atestas, com tudo a zero, e andas muito devagar, a autonomia pode dar algo como p.e. 800km, mas se, do nada, começares a acelerar, obviamente a autonomia vai descer bastante.. se voltares a abrandar, volta a subir.. mas, na verdade, é apenas o calculo entre o combustível que tens e a média de consumos.

Os consumos que estás a fazer são, realmente, um pouco altos..com 45 litros tinhas de fazer mais que 670 km.. isso é uma média de 6.7 litros/100 km.. até um fr faz menos que isso em condução normal.. verifica o estado geral do carro, pressão nos pneus, revisão de filtros e óleos.. podes baixar alguma coisa aí.. depois depende muito do teu estilo de condução.. andar devagar, por si só, não significa bons consumos.. tens de aprender o carro, perceber como ele se comporta, perceber quais as melhores rpms em cada circunstância (subir/descer/plano). De certeza que vais conseguir descer os consumos..


edit, salvo erro os mancos vêm com jante 15 certo? é por alguma razão.. se tens um motor com pouca força e vais meter uma pata dessas, então é lógico que o teu motor vai precisar de bastante mais esforço para andar o mesmo.. só aí tens um bom incremento de consumo!
 
já comprei assim, e o carro não tem computador de bordo, tiro os consumos atestando o deposito, faço 100km e vejo quanto levou, a 1º vez que o fiz gastou apenas 5litros, agora e que foi para os 6, vou voltar a ver amanha quando chegar aos 100km.

Aproveito para tirar uma duvida, é melhor uma mudança alta a baixa rotação(calcando mais o acelerador para nao morrer) ou uma mudança mais leve mas acelerador menos carregado?
 
já comprei assim, e o carro não tem computador de bordo, tiro os consumos atestando o deposito, faço 100km e vejo quanto levou, a 1º vez que o fiz gastou apenas 5litros, agora e que foi para os 6, vou voltar a ver amanha quando chegar aos 100km.

Aproveito para tirar uma duvida, é melhor uma mudança alta a baixa rotação(calcando mais o acelerador para nao morrer) ou uma mudança mais leve mas acelerador menos carregado?

tudo depende da velocidade a que vais.. ires a 50 em 5ª vais gastar mais que em 4ª.. mas 100 em 4ª vais gastar mais que em 5ª.. o ideal é manteres o carro na entrada do turbo.. aí 1800rpms às 2000.. por aí.. nas subidas deixas o carro descer aí uns 10/15 km/h durante toda a subida, nas descidas, se for muito íngreme, deixa engatado sem acelerares, se não for muito ingreme, desengata.. tenta, ao máximo, não variares velocidades.. manter o máximo possível à mesma velocidade.. quanto mais travares, mais vais ter de voltar a acelerar para voltar à mesma velocidade.. "trava" sem travar, ou seja, tira pé do acelerador mantendo o carro engatado, para que, na curva ou quê, já estejas na velocidade ideal.. depois de travares/fazeres curvas, não aceleres a fundo para voltar à velocidade que ias.. faz-lo muito suavemente e devagar.. não adianta ires a fundo, não vais ser mais rápido mas vais gastar mais combustível..
 
pois la está, muitas x vou em 5ª a pouco mais de 50, a pensar como vou em pouca rotação, vou a poupar, tendo de carregar o acelerador para andar minimamente, afinal e errado :)
 
Nestes dias frios não fazes muito melhores consumos que esses. Eu com jante 15" só faço 750/800km com 50L, no verão faço sempre perto de 1000km.

E se fizeres trajectos curtos ainda é pior.
 
Last edited:
Com o depósito xeio até ver o gásoleo cá em cima fasso 1000km antes de entrar na reserva.

Velocidade +- 80/90km/h. Rotação entre as 1800/2000rpm. Entre 1 a 1.2 de boost.
 
deposito de 45 litros?

penso que ele está a falar mesmo cheio, mesmo tirando o ar.. o teu depósito tem 45 litros até disparar a agulheta, mas no bocal do depósito tem lá um parafusito, se empurrares o mesmo com a chave (ou outra coisa qualquer) sai o ar do topo do depósito (tens de estar a meter combustível ao mesmo tempo) e entra combustível para substituir o ar.. no entanto não é propriamente aconselhado fazer isso..
 
já fiz 950 com 45.. pd130 com repro.. condução extrema para consumos..

este verão fiz 1200 com o depósito todo cheio, sem ar..
 
penso que ele está a falar mesmo cheio, mesmo tirando o ar.. o teu depósito tem 45 litros até disparar a agulheta, mas no bocal do depósito tem lá um parafusito, se empurrares o mesmo com a chave (ou outra coisa qualquer) sai o ar do topo do depósito (tens de estar a meter combustível ao mesmo tempo) e entra combustível para substituir o ar.. no entanto não é propriamente aconselhado fazer isso..

Sem tirar o ar.
 
então pronto, tá aí a resposta.. jante 17 mais ainda não estares familiarizado com o carro e o melhor método de condução para consumos é o que faz esses consumos.. também andar só em nacionais não ajuda.. os grandes consumos são feitos em AE..
 
na AE com o manco é para esquecer. eu desde que meti linha ando a fazer média de 7, deve ser por gostar do barulho ando sempre a calcar
 
na AE com o manco é para esquecer. eu desde que meti linha ando a fazer média de 7, deve ser por gostar do barulho ando sempre a calcar

então não é exemplo.. na AE com um manco faz-se maravilhas a nível de consumo, principalmente com o 1.4tdi!.. agora se não sabem trabalhar para isso porque não sabem andar devagar, não há milagres.. um 1.4tdi stock faz em AE abaixo de 4 na boa.
 
Back
Top