Doença Crónica TURBOS

Boas

A pedido de um amigo meu venho aqui perguntar se alguem sabe o que poderá ser.

O que se passa é que este meu amigo, tem um 6l PD130 Sport e o raio do carro massacra os turbos todos.

Seguimento da historia:

Comprou o carro usado de 2002 todo de origem, e passados 2-3 meses partiu o turbo de origem, o 17VA. Não tinha repro, não tinha nada, completamente stock a volta de 130000km. Partiu ao sair de uma rotunda apenas com um cheirinho de pé, nada de arranques nem velocidades. O turbo partiu-se todo.

Aproveitando que o 17VA se deitou decidiu investir, colocou IC cupra, linha directa, radiador oleo e gasoleo, embraiagem, o bom do turbo (Um 2260) e a respectiva repro (Que como ainda andava em afinações não tava muito forte). Ficou uma maquina muito fixe mesmo, para mim tava brutal, e ainda nem estava a 100%.
Mas para seu azar, passados 2 meses de ter este upgrade partiu novamente o turbo ( não a compressora, soldou o veio), e isto assim do nada. O turbo e respectivo material fizeram a rodagem sem repro, sempre nas calmas, e agora de um momento para outro acontece isto. . . O carro yah a andar normalmente, uns 70km/h sem puxar nem nada.

Alguem sabe qual a doença que ele podera ter? O meu amigo suspeita do sensor map, mas n tem a certeza, e para andar a partir turbos em experiencias mais vale vende-lo logo :redcard:

O que será?
- Pressão do oleo?
- Sensor map?

P.S O turbo xupou o oleo todo do motor.
 
Last edited:
Boas

A pedido de um amigo meu venho aqui perguntar se alguem sabe o que poderá ser.

O que se passa é que este meu amigo, tem um 6l PD130 Sport e o raio do carro massacra os turbos todos.

Seguimento da historia:

Comprou o carro usado de 2002 todo de origem, e passados 2-3 meses partiu o turbo de origem, o 17VA. Não tinha repro, não tinha nada, completamente stock a volta de 130000km. Partiu ao sair de uma rotunda apenas com um cheirinho de pé, nada de arranques nem velocidades. O turbo partiu-se todo.

Aproveitando que o 17VA se deitou decidiu investir, colocou IC cupra, linha directa, radiador oleo e gasoleo, embraiagem, o bom do turbo (Um 2260) e a respectiva repro (Que como ainda andava em afinações não tava muito forte). Ficou uma maquina muito fixe mesmo, para mim tava brutal, e ainda nem estava a 100%.
Mas para seu azar, passados 2 meses de ter este upgrade partiu novamente o turbo ( não a compressora, soldou o veio), e isto assim do nada. O turbo e respectivo material fizeram a rodagem sem repro, sempre nas calmas, e agora de um momento para outro acontece isto. . . O carro yah a andar normalmente, uns 70km/h sem puxar nem nada.

Alguem sabe qual a doença que ele podera ter? O meu amigo suspeita do sensor map, mas n tem a certeza, e para andar a partir turbos em experiencias mais vale vende-lo logo :redcard:

O que será?
- Pressão do oleo?
- Sensor map?

P.S O turbo xupou o oleo todo do motor.


Boas!!!
Apesar de não conhecer a condução do teu amigo, acho que o primeiro foi azar podia vir com defeito. Quanto ao segundo, ele sabe de onde veio o turbo? E fez-lhe revisão antes de o pôr?
 
Boas
é preciso ter muito azar... já aqui foi dito os turbos que ele meteu eram novos? se não eram ou menos foram revistos?

[]
 
nao é estranho, é normal se houver 1 ou 2 situações

sei quem ja partiu mais do que 2 em menos tempo e menos klm
 
Boas!!!
Apesar de não conhecer a condução do teu amigo, acho que o primeiro foi azar podia vir com defeito. Quanto ao segundo, ele sabe de onde veio o turbo? E fez-lhe revisão antes de o pôr?

O primeiro turbo era usado tal como o carro, pois era o de origem ainda. O segundo era um 2260 novinho em folha, ele comprou na turbocenter ou turbotec não me lembro.

Mas o estranho é que o turbo não partiu as compressoras, soldou apenas o veio e xupou o oleo todo, e o fumo que fez foi preto, uma nuvem preta que ate meteu medo. E o carro começou a querer trabalhar sozinho, o meu amigo teve de engatar uma mudança e travão com ele:redcard:
 
nao é estranho, é normal se houver 1 ou 2 situações

sei quem ja partiu mais do que 2 em menos tempo e menos klm

Porque limalhas no motor?

Quais situações?

Opah com a condução cuidada, todos os cuidados que ele tem a ligar e a desligar o carro, é muito estranho um turbo completamente novo, fez 5000km, soldar o veio. . .

Não poderá ser algum sensor marado, ou pressão do oleo que tá a a fazer os turbos deitarem-se? Poque geralmente partem-se turbos a fazer arranques, ou a fazer pontas não? Agora partir turbos novos em condução normal de pisa ovos pessoalmente sou o proprio a axar muito estranho.
 
ja agr deve ter sido turbocenter, pois a turbotec n vende turbos lloll
dps em relação ao teu amigo ele k troke o sensor map... e meta o turbo d origem a ver se volta a dar problemas...
 
ja agr deve ter sido turbocenter, pois a turbotec n vende turbos lloll
dps em relação ao teu amigo ele k troke o sensor map... e meta o turbo d origem a ver se volta a dar problemas...

Tens razao, turbocenter :respect: A turbotec é uma casa de repros e preparações :whistle: lool Fiz confusão.

Pois ele ja me falou nisso, vai mandar arranjar o 2260, e vai tentar encontrar por ai um turbo d origem usado barato para experimentar trocar o sensor map.

Mais uma vez pergunto, alguem sabe o que poderá ter feito o veio Soldar?
 
Last edited:
O veio soldar? Não terá sido a geometria? Num 2260 isso aconteceria num carro mm mto carregado e c uns bons kms a dar gás.

Em relação a chupar o óleo todo isso é o k acontece normalmente quando partes um turbo e n desligas logo o carro, o carro querer andar sózinho era o óleo a ir pá admissão e fazer o motor desalvorar.

Na minha opinião o 1º turbo (julgo k sendo VA já n seria o original pois segundo sei todos os Seat PD130 trazem kkk) é dificil saber a causa pois se o carro foi comprado usado n s sabe o k o antigo dono lh fazia e ele pode pura simplesmente ter dado a alma ao criador no seu tempo de vida, já no caso do 2260 e sendo que o carro ainda n tinha repro forte cheira-me a linha de óleo deficiente ou mal montada. O sensor MAP tb poderia ser mas tendo repro n acredito k n tenha sido calibrado (n sendo MAP stock).

As limalhas tb poderiam ser uma explicação mas tendo sido o IC e as tubagens trocadas na altura da montagem do novo IC n m parece e limalhas que houvessem no carter n passam do filtro de óleo k tá lá pa isso penso eu.

Cumpts
 
O veio soldar? Não terá sido a geometria? Num 2260 isso aconteceria num carro mm mto carregado e c uns bons kms a dar gás.

Em relação a chupar o óleo todo isso é o k acontece normalmente quando partes um turbo e n desligas logo o carro, o carro querer andar sózinho era o óleo a ir pá admissão e fazer o motor desalvorar.

Na minha opinião o 1º turbo (julgo k sendo VA já n seria o original pois segundo sei todos os Seat PD130 trazem kkk) é dificil saber a causa pois se o carro foi comprado usado n s sabe o k o antigo dono lh fazia e ele pode pura simplesmente ter dado a alma ao criador no seu tempo de vida, já no caso do 2260 e sendo que o carro ainda n tinha repro forte cheira-me a linha de óleo deficiente ou mal montada. O sensor MAP tb poderia ser mas tendo repro n acredito k n tenha sido calibrado (n sendo MAP stock).

As limalhas tb poderiam ser uma explicação mas tendo sido o IC e as tubagens trocadas na altura da montagem do novo IC n m parece e limalhas que houvessem no carter n passam do filtro de óleo k tá lá pa isso penso eu.

Cumpts


Vou ver se falo hoje com ele para tirar algumas duvidas, ando a ver se o consigo ajudar a por aquilo a bombar novamente :) Em relação ao 17VA em principio era o de origem, houve alguns ibizas pd130 que trouxeram o 17VA ao invés do KKK, o dele é de 2002/09 e de origem mesmo trazia o 17VA, tal e qual como o meu pd130 sport de 2003/05 que tambem traz de origem o 17VA.

Palpites em relação a pressão do oleo? Terá alguma coisa a ver?

Sensor map, o turbo fazia picos de 2.2bar e estabilizava ali a 1.8bar, se bem que axo que o sensor map não estaria bom, porque o carro apartir de uma certa rpm/velocidade começava a subir a constante até + de 2bar, tanto que o meu amigo nunca chegou a fazer mais de 200km/h com o material com medo d partir alguma coisa, estava neste momento em afinações para resolver essas coisas.

Limalhas tambem penso que não, pois foi ele que montou tudo no carro, e foi tudo bem limpo e revisionado.

Ele disse-me que o turbo está intacto, compressora e tudo nos conformes, apenas soldou o veio. . . Foi o que ele me disse.
E soldou em andamento normal, nada de arranque á homem nem km´s a fundo.
 
Last edited:
O primeiro turbo era usado tal como o carro, pois era o de origem ainda. O segundo era um 2260 novinho em folha, ele comprou na turbocenter ou turbotec não me lembro.

Mas o estranho é que o turbo não partiu as compressoras, soldou apenas o veio e xupou o oleo todo, e o fumo que fez foi preto, uma nuvem preta que ate meteu medo. E o carro começou a querer trabalhar sozinho, o meu amigo teve de engatar uma mudança e travão com ele:redcard:

E teve muita sorte em nao rebentar com o motor, normalmente quando entra óleo para o motor fica a trabalhar sozinho e faz uma rotação doida. Quando se parte qualquer coisa no turbo tem de se por material novo nunca soldar e nessa situação quando partiu deu cabo dos vedantes.
 
Porque limalhas no motor?

Quais situações?

Opah com a condução cuidada, todos os cuidados que ele tem a ligar e a desligar o carro, é muito estranho um turbo completamente novo, fez 5000km, soldar o veio. . .

Não poderá ser algum sensor marado, ou pressão do oleo que tá a a fazer os turbos deitarem-se? Poque geralmente partem-se turbos a fazer arranques, ou a fazer pontas não? Agora partir turbos novos em condução normal de pisa ovos pessoalmente sou o proprio a axar muito estranho.

Isso é estranho, mas se calhar o material fica fraco do que ele anda a fazer antes:confused:
Se tiver muitas baixas o veio do turbo a determinadas rpm não tem óleo suficiente para flutuar e agarra no veio, até pode ser da electrónica.
 
Eu kando tinha o sensor map lixado,assim k montava o turbo ia testar e partia logo,kanto mais calcava mais pressao fazia.mas vale ele mudar nao e por 60euros e fica descansado:D
 
Ele que verifique a bomba de óleo e o tubo de lubrificação, para ver se não está interrompido ou dobrado. tudo me leva a pensar que o óleo não chega a lubrificar o veio.
Outra coisa é o tipo de óleo usado.
Boa sorte com isso.
 
Ele que verifique a bomba de óleo e o tubo de lubrificação, para ver se não está interrompido ou dobrado. tudo me leva a pensar que o óleo não chega a lubrificar o veio.
Outra coisa é o tipo de óleo usado.
Boa sorte com isso.

Exatamente, se o veio soldou, isso quer dizer que nao estava a ser lubrificado em condiçoes. Tem de ver que oleo usa, e se chega oleo ao veio.
 
isso do filtro de oleo nao é bem assim , pois sei de um caso que sinceramente era de loucos e nao foi um nem dois turbos que partiu

agora pa agarrar realmente o veio, ou falta de oleo na lubrificação, ou falta de escoamento no retorno o que origina elevadas pressoes no core
do turbo
 
Obrigado a todos pela ajuda, o meu amigo tambem tem estado com atenção a este topico e esta semana agora que vem ele vai verificar o sistema todo, começando em todos os pontos aqui falados.
Depois posto novidades, vamos la ver se ele põe aquilo a rodar novamente. Estava uma maquina muito fixe :respect:

Ver se o convenço também a inscrever-se logo no fórum :D

Abraço pessoal ;)
 
agora pa agarrar realmente o veio, ou falta de oleo na lubrificação, ou falta de escoamento no retorno o que origina elevadas pressoes no core
do turbo

a lubrificação do turbo serve para criar uma pelicula entre o veio e o turbo de forma a que o veio nem chega a tocar, rodando sobre essa pelicula. se não chegar óleo suficiente a pelicula não existe e gera aquecimento e realmente o veio pode soldar.

se não houver retorno mas houver pressão, também acaba por haver aquecimento e é capaz de também acontecer o mesmo.

agora no primeiro post há uma nuance:

Boas


P.S O turbo xupou o oleo todo do motor.

ora não me parece haver tempo para o carro queimar assim tanto óleo, somente nesse espaço de tempo entre o veio soldar e ele notar que o carro ia começar a acelerar, (por estar a queimar óleo). Será que antes havia óleo suficiente no carro, ou já andaria a perder por algum lado?


boa sorte na reparação!!
 
a lubrificação do turbo serve para criar uma pelicula entre o veio e o turbo de forma a que o veio nem chega a tocar, rodando sobre essa pelicula. se não chegar óleo suficiente a pelicula não existe e gera aquecimento e realmente o veio pode soldar.

se não houver retorno mas houver pressão, também acaba por haver aquecimento e é capaz de também acontecer o mesmo.

agora no primeiro post há uma nuance:



ora não me parece haver tempo para o carro queimar assim tanto óleo, somente nesse espaço de tempo entre o veio soldar e ele notar que o carro ia começar a acelerar, (por estar a queimar óleo). Será que antes havia óleo suficiente no carro, ou já andaria a perder por algum lado?


boa sorte na reparação!!

Não foi de um momento para o outro, foi muito estranho mesmo até. Tudo numa brincadeira, em que o meu amigo nem sequer puxou pelo carro, e do nada o carro começou a querer falhar. Paramos para ver, fumo branco nada, trabalhar normal, mas ao acelerar falhava na mesma. Acabamos depois por abalar para casa sempre nas calmas, quando passados ai uns 3-4km ele notou o motor a desalvorar e lhe meteu travão a fundo com o carro engatado para ele se desligar logo. Nesse mesmo momento fez uma fumarada preta doutro mundo :whistle:

Fomos depois verificar a vareta do oleo e tava sequinha:redcard:

Estive ontem a ver o turbo ja fora do motor, e ta inteiro, mas ta como que agarrado, nem para a frente nem para trás :redcard:
Para já ainda não a novidades da maquina, continua a soro lá no elevador :rolleyes:
 
Back
Top