discos ranhurados

Eu montei uns Tarox g88 (44 ranhuras) e tenho tambor atras. Noto k trava mais à frente k antes mas estou satisfeito. Sao uns excelentes discos. No entanto quero melhorar ainda mais o sistema de travagem e investir nuns discos para o eixo de tras

Boas,

Sempre fiquei admirado pela preferência de discos com muitas ranhuras, tipo as 44 que se refere, pois verifico que maior parte das pessoas dá preferência à estética e não ao facto de performance em travagem..... poderá ter melhorado a travagem aparentemente devido à composição da liga, mas uma realidade é que se olhar para bons kits de travões os rotores tem meia dúzia de ranhuras e se observar com atenção carros de Rally, que tem uma elevada fadiga de travagem, estes tem meia dúzia de ranhuras. Então já temos aqui um grande contra-senso.
Passamos a explicar que quanto mais ranhuras o disco tiver, vai ter menor superfície de contacto entre o calço e o disco, o que quer dizer que vai necessitar de estar mais tempo a pressionar o pedal de travão e dai resulta num maior aquecimento do disco e se o calço não for de performance, terá o sob-aquecimento e decomposição do mesmo. por isso os que tem discos iguais aos seus tem a tendência de procurar calços de performance, para corrigir este problema, mas em contrapartida se o calço for Racing, irá aumentar o desgaste do disco.
E quanto menor diâmetro tiver o disco, maior será a dor de cabeça.
Este tipo de problemas nota-se muitos nos veículos Honda, porque são muito problemáticos e temos verificado que estes proprietários queixam-se muito dos discos iguais aos seus e nós sabemos porque.....

Só ficamos admirados pelas pessoas não perceberem estes factores, mas a nossa contra-partida é que o Disco RED DOT, está a ganhar cada vez mais referência em Portugal, porque dispões de vários padrões, mas sempre indicando o tipo e modelo correcto a aplicar, o que por si só representa 50% do sucesso na travagem...... (continuamos a afirmar que a constituição da liga do metal é extremamente importante e não o aspecto).

Esperamos ter deixado umas dicas úteis...

Cumprimentos,
DNY R TEAM
 
lol. Comprei estes discos pk são bons, pelo menos estou bastante satisfeito, e prefiro que sejam as pastilhas a irem de vela do que os discos.
O facto de ter tantas ranhuras reduz a área de contacto mas aumenta bastante o poder de dissipação de calor e torna essa transferência mais homogénea prevenindo o empeno ou fracturas pois cm dissipa melhor o calor n acumula tensões internas tão elevadas.
Quanto à largura das ranhuras do modelo g88 da Tarox, se reparares são bem mais finas do k os k têm apenas Meia dúzia... É um pormenor de registo.

E os bons rotores k referes não estão crivados de furos? Os furos n retiram superfície de contacto??? Vê como é que são os aclamados melhores discos da actualidade, os discos da Porsche.

Nos carros de rally, não sei a quais te referes mas os que andam a competir a sério os discos n são de aço. Têm enormes discos cerâmicos com bastantes ranhuras e pinças a condizer. Kk coisa como isto...

DSC08127.jpg


Não são meia duzia de ranhuras como tu dizes mas umas duas dúzias.
Concluindo, o calor dissipado e limpeza das pastilhas que proporciona face à àrea que se subtrai são factores de maior peso. Não é estética, é performance.
 
boas.

Tar ox g88(original) + ebs green stuff. travam em qualqer situaçao, mas qentinhas ainda travam melhor. mtos kms ja feitos e estao sempre a bombar

Igual ao que eu tinha/tenho...

Travou tão bem mas tão bem que até as rodas saltaram do carro :clap:

Tou a brincar...
é o que eu tenho, e até agora nada de grandes abusos e tou satisfeito...
Tenho de experimentar sobre grande carga, mas para isso mudo o óleo, e as tubagens
 
Tenho uns EBC da ibiza de 90cv 6k pouco usados se forem para a tua medida diz algo!
Com uns EBC green stuff travavão muito bem...
Cumps!!!
 
Back
Top