Dicas para poupar combustivel

Boas pessoal, criei este topico para ajudar o pessoal a aprender dicas para durar o "full" dos nossos depositos, tanto em diesel como em gasolina, tenho muito que aprender mas posso dar as que aprendi, que li, que testei, etc...

Bombas: BP, repsol, Galp (na minha opiniao as que conseguem praticar preços razoaveis mas que tem combustivel de boa qualidade)

Bombas "marca branca" Evito ao maximo de por no meu carro, existe varios boatos mas sem conclusão, cá eu nao prefiro arriscar, o jumbo é o que anda a fazer os melhores preços mas por alguma razão será...

Condução:

Falando em gasolina apenas, evitar de passar a 2500RPM de cada mudança, nao passar dos 100KM/h ou 3000RPM, arranques suaves, tentar usar velocidades constantes (cruize control ajuda e muito), aproveitar descidas ou aproximação de cruzamento colocar em ponto morto (nao utilizar em tempos chuvosos ou pisos escorregadios) se sim usar o auxilio do motor, evitar AC ligado, consegue consumir 1L aos 100KM (dependendo do carro), cargas muito pesadas como tambem muitos passageiros, subidas nao forçar o motor e usar mudanças baixas, se pussivel evitar estradas que tenham subidas...

por enquanto nao me lembro de mais nada, algumas podem concordar outras nao, mas é para isso que criei este topico, para dar ideias e aprender mais um pouco...
 
colocar o carro em ponto morto?? mas ainda estás no tempo dos carros sem injecção electrónica??

devias ter isso mais explícito para não enganar o pessoal, é que não faz sentido..
 
tens aí alguns enganos grosseiros.. um deles, e um dos mais importantes, foi o que o PTiago disse.. depois, ao usares o cruise control vais gastar bem mais um bom bocado de combustível do que ao usares um pé bem regrado.. o Cruise Control não foi construído para poupar combustível :S se colocares o CC a 100km/h não tens noção do combustivel a mais que usas numa subida para ele manter essa velocidade.. se, ao invés, com o pé, deixares descer uns 10 ou 15km/h durante a subida, a poupança é bem significativa.. mas onde notas MESMO é nas descidas.. vê os consumos instantâneos do carro a descer nas 3 situações: CC ligado (consumos absurdos para o que devia ser), Ponto morto (poucos mas alguns, ás vezes nas ordem dos 1l/100) e, finalmente, engatado (consumo de 0.0)
 
Quers poupar combustivel, andas a pé! Eu acho que uma condução calma resolve o problema...

Tambem podes trocar o pneumáticos por uns mais finos, condução com vidros fechados, ja que estamos numa de evitar subidas tambem podemos evitar dias muitos ventosos!:D
 
Quers poupar combustivel, andas a pé! Eu acho que uma condução calma resolve o problema...

Tambem podes trocar o pneumáticos por uns mais finos, condução com vidros fechados, ja que estamos numa de evitar subidas tambem podemos evitar dias muitos ventosos!:D

bicicleta :) e ir a pé para o "tasco" que fica a 5 minutos a pé..
 
eh rapazes é logo a matar tenham calma, é para isso que criei o topico para esclarecer duvidas e falhas que possamos ter...
 
P.S nao uso o CC nas subidas, uso em terreno plano e eu noto diferenças mas pronto, fora o ponto morto, segui estas ideias pela DECO...

1 grande abraço para todos
 
P.S nao uso o CC nas subidas, uso em terreno plano e eu noto diferenças mas pronto, fora o ponto morto, segui estas ideias pela DECO...

1 grande abraço para todos

O meu pai também compra tudo pelas revistas da proteste da deco.. depois dá caca :p

há um episódio do top gear que o Hammond descreve a "minha" técnica em plano como "kick and slide" ou algo assim.. mesmo em plano consegues poupar ao acelerar muito lentamente a, por exemplo, 130km/h e depois desengatas até aos 110, depois repetir..
 
so me ajudas, quem sabe na minah terra desengatar ainda se chama ponto morto, aproveito todas as descidas eu para poupar combustivel, meto em ponto morto e quando perder muito ambalamento volto a po-la...
 
so me ajudas, quem sabe na minah terra desengatar ainda se chama ponto morto, aproveito todas as descidas eu para poupar combustivel, meto em ponto morto e quando perder muito ambalamento volto a po-la...

sim amigo.. mas desengatado/ponto morto gastas mais que engatado sem acelerar.. pelo menos em carros mais recentes com injecção electrónica.. :)
 
gostei dos teus comentarios, aprendi essa do auxilio do motor é 0 quando sendo o mesmo util e vias de redução de velocidade...em descidas o ponto morto compensa sempre...
 
gostei dos teus comentarios, aprendi essa do auxilio do motor é 0 quando sendo o mesmo util e vias de redução de velocidade...em descidas o ponto morto compensa sempre...

não percebi bem a tua primeira frase..

quanto à segunda, depende da descida.. caso a descida seja muito pouco íngreme deves colocar em ponto morto pois ele não vai perder tanta velocidade do que se fosses engatado.. agora, se a descida tiver uma inclinação suficiente para não perder aceleração engatado, então deve estar engatado.. facilmente vês que o consumo é 0.. o que eu faço é, caso a descida o permita, engatado e, ao chegar ao fim da descida, passo para ponto morto para aguentar mais tempo na parte mais plana..
 
sim era isso que queria dizer mas exprimi-me mal, peço desculpa...

em relação a farois, sistemas de som, componentes que usem wats acima do normal, influencia o combustivel?
 
Back
Top