Custa a pegar a kent :s

este tópico parece um tópico sem sentido e sem rumo... se calhar era melhor resumir tdas as possibilidades da mais barata à mais cara (pelo k fui percebendo do tópico) da resolução de um ibiza D/ TD/ SDi/ TDi pegar mal a quente quando pega de estalo a frio:
- filtro de gasoleo (acredito mais nesta);
- electrónica;
- bateria (pelos vistos nos 6k não resulta em todos);
- escatel da cambota (não acredito mto nesta pois tb custava a pegar a frio).
Nunca devem ter num D, TD, Sdi ou TDi uma bateria com menos de 70Ah!!!!
 
Eu repito, no caso dos 6K2 e alguns 6K, o problema deve-se a falta de carga da bateria que a frio é compensada pelo incremento de combustível na altura do arranque ( basta veres o mapa 3D se o souberes interpretar ) e a quente como é injectado menos combustível já custa mais a pegar, porque a CARGA ( e nao excitação :) ) da bateria é baixa quando atinge o fim de vida. Entendes ou queres um desenho?
Tens muito para aprender.

kem ta a precisar es tu... apos o carro entrar em andamento durante um certo tempo ate ficar kente cm se fala aki o alternador carrega a bateria... ai ela esta "excitada".... e sim sei interpretar o mapa... pelo qual entendo se aumentar o gasoleo e nao trocar a bateria ele pega melhor a kente=)
 
este tópico parece um tópico sem sentido e sem rumo... se calhar era melhor resumir tdas as possibilidades da mais barata à mais cara (pelo k fui percebendo do tópico) da resolução de um ibiza D/ TD/ SDi/ TDi pegar mal a quente quando pega de estalo a frio:
- filtro de gasoleo (acredito mais nesta);
- electrónica;
- bateria (pelos vistos nos 6k não resulta em todos);
- escatel da cambota (não acredito mto nesta pois tb custava a pegar a frio).

Nunca devem ter num D, TD, Sdi ou TDi uma bateria com menos de 70Ah!!!!


e o escatel é dito pela seat.... tudo tem dilataçao... normal ke a frio nao o faça.....
 
kem ta a precisar es tu... apos o carro entrar em andamento durante um certo tempo ate ficar kente cm se fala aki o alternador carrega a bateria... ai ela esta "excitada".... e sim sei interpretar o mapa... pelo qual entendo se aumentar o gasoleo e nao trocar a bateria ele pega melhor a kente=)

Uma bateria nunca fica excitada, ok? Sabes o que é excitação em termos eléctricos? Queres uns volumes em formato digital para perceberes?
Se sabes interpretar o mapa, então sabes ver que a quente é injectado menos combustível para o arranque. Se o arranque é facilitado por uma maior quantidade de combustível e isso é notório em casos de baterias em fim de vida, então que te parece que seja a solução para o problema? Uma bateria nova, ou nao?

O alternador gera uma corrente alternada que passa por um rectificador e um regulador e sempre que a bateria nao se encontra ao mesmo nível de tensão, esta é carregada. Mas se estiver danificada, quando for solicitada uma intensidade de corrente elevada que é a necessaria para um motor de arranque, ela terá dificuldade em a disponibilizar, porque nao a tem, ok? Como consegues resolver isto? Ou colocas uma nova ou aumentas o debito de combustível no arranque. Nao ha volta a dar.
Agora dá aí saltos "excitado". :)
 
este tópico parece um tópico sem sentido e sem rumo... se calhar era melhor resumir tdas as possibilidades da mais barata à mais cara (pelo k fui percebendo do tópico) da resolução de um ibiza D/ TD/ SDi/ TDi pegar mal a quente quando pega de estalo a frio:
- filtro de gasoleo (acredito mais nesta);

Nesta situaçao teria dificuldade em pegar em ambas as situaçoes ou provavelmente pior a frio.

- electrónica;
- bateria (pelos vistos nos 6k não resulta em todos);

Os 6K têm outros problemas que merecem atenção que é o caso do escatel da cambota e esse problema nota-se quando ao fim de pegarem emitem fumo branco relativo a atraso da injecçao.
 
Nesta situaçao teria dificuldade em pegar em ambas as situaçoes ou provavelmente pior a frio.
desculpa estar a dizer isto, mas enganas-te. filtro de gasoleo entupido pega bem a frio (mesmo de estalo) e mal a quente. e estou a dizer isto por experiências proprias (plural).

Os 6K têm outros problemas que merecem atenção que é o caso do escatel da cambota e esse problema nota-se quando ao fim de pegarem emitem fumo branco relativo a atraso da injecçao.
mas aí até podem ter atraso na bomba injectora e o escatel da cambota (problema crónico dos 6k e 6k2) não ter problema nenhum... posso-te dizer k kuando trokei a correia de distribuição e o tensor, tirei fora o carreto da cambota e estava impec, mesmo assim comprei um novo e parafusos tdos novos e essas coisas k se devem fazer kuando se trocam peças e o carro continuava a custar a pegar a frio (velas tdas boas) e afinal era mm o ponto da bomba k tava atrasado...
 
desculpa estar a dizer isto, mas enganas-te. filtro de gasoleo entupido pega bem a frio (mesmo de estalo) e mal a quente. e estou a dizer isto por experiências proprias (plural).

Tens alguma explicação lógica para isso?

mas aí até podem ter atraso na bomba injectora e o escatel da cambota (problema crónico dos 6k e 6k2) não ter problema nenhum... posso-te dizer k kuando trokei a correia de distribuição e o tensor, tirei fora o carreto da cambota e estava impec, mesmo assim comprei um novo e parafusos tdos novos e essas coisas k se devem fazer kuando se trocam peças e o carro continuava a custar a pegar a frio (velas tdas boas) e afinal era mm o ponto da bomba k tava atrasado...

As velas só sao usadas para temperaturas inferiores a 6C. Verificavas bem se o ponto do motor estava atrasado se ele emitisse fumo branco ao pegar.

De qualquer forma, o problema deste tópico é o pegar mal a quente. Está mais que explicado!
 
No meu carro sendo um 6L PD130 tambem andava com pegar mal a quente troquei a bateria por uma com uma capacidade de arranque superior, o que melhorou sem duvida, mas noto uma pequena diferença no arranque a quente em relação ao a frio, o que não preocupa agora, porque pega bem na mesma. Mas muito provavelmente vou ter que um dia reparar o motor de arranque ou comprar um recondicionado.

Abraço

;)
 
Uma bateria nunca fica excitada, ok? Sabes o que é excitação em termos eléctricos? Queres uns volumes em formato digital para perceberes?
Se sabes interpretar o mapa, então sabes ver que a quente é injectado menos combustível para o arranque. Se o arranque é facilitado por uma maior quantidade de combustível e isso é notório em casos de baterias em fim de vida, então que te parece que seja a solução para o problema? Uma bateria nova, ou nao?

O alternador gera uma corrente alternada que passa por um rectificador e um regulador e sempre que a bateria nao se encontra ao mesmo nível de tensão, esta é carregada. Mas se estiver danificada, quando for solicitada uma intensidade de corrente elevada que é a necessaria para um motor de arranque, ela terá dificuldade em a disponibilizar, porque nao a tem, ok? Como consegues resolver isto? Ou colocas uma nova ou aumentas o debito de combustível no arranque. Nao ha volta a dar.
Agora dá aí saltos "excitado". :)

nem vale a pena gastar pele pa te responder..... ja ke sabes tanto....
 
Boas,
Tive o mesmo problema no meu 6L, fiz a alteração pelo vag com melhorou, mas passado um tempo estava na mesma.... Resultado bateria nova 75AH e está que nem ginjas pega de estalo, se o problema pressistir ai sim, partir para a alteração do mapa, a bomba PD já não está no seu melhor, e em ultimo recurso na minha opinião mudar as escovas do bendix. Isto no caso dos 6L que é aonde tenho mais conhecimento.

O TdiSportR tem razão, as velas só são usadas para temperaturas inferiores a 6º, o carro a quente pede muito menos gasóleo para o arranque, e mais tudo o que ele disse faz sentido! basta puchar um pouco pelos neuronios.

Abraços
 
Boas,
Eu no meu 6k2 110 tambem passei pelo mesmo, e no voltimetro tava tudo bem, ou pelo menos aparentava, assim que troquei a bateria ficou novo.
E no voltimetro do carro estavam as 2 iguais dentro dos mesmos valores, só notei que quando dava a chave com a bateria antiga o ponteiro do voltimetro descia muito mais do que com a nova, ou seja a bateria pode parecer boa de carga mas pode ter perdido força no arranque.
Espero ter ajudado, pois foi a conclusao a que cheguei e por isso muita gente diz que a bateria ta boa. E de arranque estará?
Cumps.
 
Last edited:
boas. eu tive o mxm problema e tive de retificar o motor de arrance... caskilhos novos e escovas. e ta 5 estrelas
 
pelos vistos este problema de não pegar bem a quente podem ser várias coisas, logo não se pode afirmar k é isto ou akilo. cumps
 
Back
Top