Cosumo de óleo em motores TDI

Olá pessoal!
decidei por este novo tópico, nao só para ficar esclarecido, bem como saber as causas que levam os nossos TDI a consumir óleo!
como todos devem de saber, os motores TDI consomem uma pequena quantidade de óleo, dependendo do trato que cada um dá ao seu TDI.
Nem todos os TDI são iguais(penso eu...:confused: )visto que tenho amigos que têm iBizas TDI de 98 que ñ consomem absolutamente nada de óleo!
Aqui reside a minha dúvida...:confused: pk algumas consomem e outras não?
Quais as causas que levam a um TDI consumir óleo?:confused:
Espero tirar algumas dúvidas neste tópico...:)
abrços PESSOAL!:D
 
Carros diferentes motores diferentes utilizações diferentes condutores diferentes geram consumos de oleo diferentes.
Hj em dia é normal q haja consumo de oleo porque os prazos de revisão dos motores estão mais dilatados e o oleo tem de fazer mais klm, por outro lado a viscosidade do oleo é cada vez mais fina e as rotações dos motores cada vez são mais elevadas o q origina q o oleo seja vaporizado e consumido pelo motor.
No meu caso tdi 110 cv gasta 1/4 litro em 10.000 klm
 
Carros diferentes motores diferentes utilizações diferentes condutores diferentes geram consumos de oleo diferentes.
Hj em dia é normal q haja consumo de oleo porque os prazos de revisão dos motores estão mais dilatados e o oleo tem de fazer mais klm, por outro lado a viscosidade do oleo é cada vez mais fina e as rotações dos motores cada vez são mais elevadas o q origina q o oleo seja vaporizado e consumido pelo motor.
No meu caso tdi 110 cv gasta 1/4 litro em 10.000 klm

Pratico e Teorico.....concordo
 
Ola!
aki temos o exemplo do FRtdi,pelos vistos não consome óleo!ao contrário de pessoal k tem Ibiza130cv que regularmente tem de acrescentar óleo nos seus motores, embora a utilização das mesmas seja em cidade e não no REDLINE!
resumindo e concluindo!nem todos os motores TDI são iguais...:confused:
pessoal k tem TDI(90;110;130;), que anda sempre no REDLINE, não tem o minimo consumo de óleo!mesmo com alterações a nivel de centralinas...chips...:confused: aqui reside uma das minhas grandes dúvidas!:confused: os entendidos na dita materia que se cheguem á frente SFF!
obrigado!:)
 
Ola!
aki temos o exemplo do FRtdi,pelos vistos não consome óleo!ao contrário de pessoal k tem Ibiza130cv que regularmente tem de acrescentar óleo nos seus motores, embora a utilização das mesmas seja em cidade e não no REDLINE!
resumindo e concluindo!nem todos os motores TDI são iguais...:confused:
pessoal k tem TDI(90;110;130;), que anda sempre no REDLINE, não tem o minimo consumo de óleo!mesmo com alterações a nivel de centralinas...chips...:confused: aqui reside uma das minhas grandes dúvidas!:confused: os entendidos na dita materia que se cheguem á frente SFF!
obrigado!:)

esqueci-me de dizer que o meu tem alteraçao a nivel de electronica :)
 
Ola!
aki temos o exemplo do FRtdi,pelos vistos não consome óleo!ao contrário de pessoal k tem Ibiza130cv que regularmente tem de acrescentar óleo nos seus motores, embora a utilização das mesmas seja em cidade e não no REDLINE!
resumindo e concluindo!nem todos os motores TDI são iguais...:confused:
pessoal k tem TDI(90;110;130;), que anda sempre no REDLINE, não tem o minimo consumo de óleo!mesmo com alterações a nivel de centralinas...chips...:confused: aqui reside uma das minhas grandes dúvidas!:confused: os entendidos na dita materia que se cheguem á frente SFF!
obrigado!:)

Não há dois motores iguais, uns podem vir mais justos q outros mas normalmente quem tem o motor com alterações faz mudas de oleo mais cedo q o indicado no plano de revisões pq o oleo aquece mais e perde propriedades mais cedo, eu no meu faço de 10 em 10 e só tenho box .
Se um motor stock é normal gastar um pouco de oleo de 15 em 15 mil para um motor não stock mais oleo gasta.
Alguem q tenha um motor mexido e q faça mudas de oleo de 15 em 15 q diga se gastam oleo ou não.
A utilização citadina até pode originar consumo superior. Na cidade o oleo tem muitas horas de funcionamento para os klm feitos (se analizarem um oleo com 5000 klm em cidade se calhar apresenta desgaste de 10.000 klm em estrada) e para não falar nos trajectos curtos em q o mesmo nem chega a aquecer originando uma acentuada perda de propriedades o q pode originar maior consumo.

há por aqui alguem que com o motor mexido e mudas de oleo de 15.000 em 15.000 klm tenha sempre o nivel de oleo no maximo quando o vai mudar e q nunca o acrescentou ????

FRtdi fazes a mudança de oleo de 15 em 15 mil ???

PS: não sou entendido na matéria apenas gosto de mecânica
 
Não há dois motores iguais, uns podem vir mais justos q outros mas normalmente quem tem o motor com alterações faz mudas de oleo mais cedo q o indicado no plano de revisões pq o oleo aquece mais e perde propriedades mais cedo, eu no meu faço de 10 em 10 e só tenho box .
Se um motor stock é normal gastar um pouco de oleo de 15 em 15 mil para um motor não stock mais oleo gasta.
Alguem q tenha um motor mexido e q faça mudas de oleo de 15 em 15 q diga se gastam oleo ou não.
A utilização citadina até pode originar consumo superior. Na cidade o oleo tem muitas horas de funcionamento para os klm feitos (se analizarem um oleo com 5000 klm em cidade se calhar apresenta desgaste de 10.000 klm em estrada) e para não falar nos trajectos curtos em q o mesmo nem chega a aquecer originando uma acentuada perda de propriedades o q pode originar maior consumo.

há por aqui alguem que com o motor mexido e mudas de oleo de 15.000 em 15.000 klm tenha sempre o nivel de oleo no maximo quando o vai mudar e q nunca o acrescentou ????

FRtdi fazes a mudança de oleo de 15 em 15 mil ???

PS: não sou entendido na matéria apenas gosto de mecânica

cerca de 10mil km + coisa - coisa :)
 
faço mudas d óleo de 15mil em 15mil e tenho o carro de stock!
pensando bem, vou passar a fazer mudas de 10 em 10mil!começo a perceber k nem tdos os motores TDI sao iguais...a minha(IBIZA TDI 110)faz consumo de óleo e está de stock, até o próprio trabalhar é diferente das outras!acreditem mesmo!tem um trabalhar mais brusco(barulhento) e nao tao silencioso!um amigo mecânico disse me k a causa de ela(IBIZA) ter um trabalhar diferente, deve se á sua rodagm quando ela foi nova!ou seja, nos seus primeiros dias de vida...será isto verdade?:confused:
 
faço mudas d óleo de 15mil em 15mil e tenho o carro de stock!
pensando bem, vou passar a fazer mudas de 10 em 10mil!começo a perceber k nem tdos os motores TDI sao iguais...a minha(IBIZA TDI 110)faz consumo de óleo e está de stock, até o próprio trabalhar é diferente das outras!acreditem mesmo!tem um trabalhar mais brusco(barulhento) e nao tao silencioso!um amigo mecânico disse me k a causa de ela(IBIZA) ter um trabalhar diferente, deve se á sua rodagm quando ela foi nova!ou seja, nos seus primeiros dias de vida...será isto verdade?:confused:

uma boa ou má rodagem acredita que determina o futuro de um carro!!!
 
faço mudas d óleo de 15mil em 15mil e tenho o carro de stock!
pensando bem, vou passar a fazer mudas de 10 em 10mil!começo a perceber k nem tdos os motores TDI sao iguais...a minha(IBIZA TDI 110)faz consumo de óleo e está de stock, até o próprio trabalhar é diferente das outras!acreditem mesmo!tem um trabalhar mais brusco(barulhento) e nao tao silencioso!um amigo mecânico disse me k a causa de ela(IBIZA) ter um trabalhar diferente, deve se á sua rodagm quando ela foi nova!ou seja, nos seus primeiros dias de vida...será isto verdade?:confused:

Por acaso o teu mecânico já viu o ponto do motor se está certo e a parte da injecção do motor, bomba e injectores???
Não tem rolamentos (alternador,bomba de agua) ou tensores gripados ?
Tens a tampa do motor colocada ? e tem a espuma por dentro ?
A rodagem é importante sim mas apenas em consumos de oleo/combustivel,força do motor e longevidade do mesmo; não me parece q esteja relacionada com ruido de motor
 
eu por acaso estou muito ademirado com o meu, PD160 ja com umas mexidelas em cima, 64.000km.... não bebe nem uma gotinha de oleo!
tambem mudo de oleo em cada 7500km e o oleo que leva é sempre do bom:D

mas tenho um colega com um 130 stock, que com 20.000km ja bebe um pouco de oleo :confused:
 
Para mim, o factor que mais influencia o consumo de óleo é o tipo de condução de cada um.

O meu carro (Golf IV TDI 110), com 210 mil kms, tanto bebe 1/2 litro (ou menos) de oleo de 15 em 15 mil, como bebe quase 2 litros.

Já fiz a experiência. Andei preocupado com o consumo de oleo e tive a paciência de andar durante 15 mil kms a praticar as velocidades permitidas por lei. Resultado: n bebeu oleo nenhum (ou quase).

De notar que os meus percursos são 99% de AE, onde, normalmente, não tenho muita pena do meu carro e nestas condições ponho normalmente 1 litro ou 1,5 litros entre cada revisão.

Quem me trata do carro diz que n é de estranhar, sobretudo com o tratamento q o carro normalmente leva em AE.

Conclusão: andar sempre com a latinha do oleo na mala e verificar o nivel frequentemente.
 
Por acaso o teu mecânico já viu o ponto do motor se está certo e a parte da injecção do motor, bomba e injectores???
Não tem rolamentos (alternador,bomba de agua) ou tensores gripados ?
Tens a tampa do motor colocada ? e tem a espuma por dentro ?
A rodagem é importante sim mas apenas em consumos de oleo/combustivel,força do motor e longevidade do mesmo; não me parece q esteja relacionada com ruido de motor

ola FJMarques!
já ligamos o bicho á maquina e nada acusa...:D em relação á tampa,tenho-a colocada mas ñ tem a espuma!onde poderei arranjar a espuma, numa sucata?:D
falta só mesmo ver a injecção do motor e os rolamentos!:mad: na seat dizem me que é normal o barulho...:D vou ter mesmo que fazer uma revisão ás correias e ditos rolamentos...obrigado FJmarques!kk coisa dispõe!:)
 
Moral da Historia para o consumo de oleo.
Qualquer motor Tdi q faça as mudas de oleo de 15.000 em 15.000 klm tem sempre algum consumo de oleo é normal.
Para os motores mexidos como o pessoal faz mudas de oleo mais cedo não apresentam tanto consumo como é obvio, dependendo da utilização de cada um de nós.
 
ola FJMarques!
já ligamos o bicho á maquina e nada acusa...:D em relação á tampa,tenho-a colocada mas ñ tem a espuma!onde poderei arranjar a espuma, numa sucata?:D
falta só mesmo ver a injecção do motor e os rolamentos!:mad: na seat dizem me que é normal o barulho...:D vou ter mesmo que fazer uma revisão ás correias e ditos rolamentos...obrigado FJmarques!kk coisa dispõe!:)

O facto de não dár avaria não implica que o ponto do motor ou injecção esteja certo e fazer um injecção mais "rija" q o normal.
Quanto á espuma deixa tar, tem de ser uma q suporte calor, mas desde q a do meu carro se esfarelou noto um pouco mais de ruido como é obvio.

O ruido tem mantido ou tem vindo a agravar com o tempo ? faz sempre ou mais a frio ? é tipo martelar ou zoada ?
 
eu por acaso estou muito ademirado com o meu, PD160 ja com umas mexidelas em cima, 64.000km.... não bebe nem uma gotinha de oleo!
tambem mudo de oleo em cada 7500km e o oleo que leva é sempre do bom:D

mas tenho um colega com um 130 stock, que com 20.000km ja bebe um pouco de oleo :confused:


Admirado? Eu à 45 mil que ando a ver à "lupa" pois não queria acreditar...

Então cá vai...286 mil e nem ponta de Òleo.
 
O facto de não dár avaria não implica que o ponto do motor ou injecção esteja certo e fazer um injecção mais "rija" q o normal.
Quanto á espuma deixa tar, tem de ser uma q suporte calor, mas desde q a do meu carro se esfarelou noto um pouco mais de ruido como é obvio.

O ruido tem mantido ou tem vindo a agravar com o tempo ? faz sempre ou mais a frio ? é tipo martelar ou zoada ?


ola!
a gente ligou á maquina e nda de avarias...talvez seja mesmo da injecção!:confused: em relação ao ruido, tem se mantido!é do tipo "tock tock" e vem do lado da roda direita, onde se situam as correias!parece que alguma coisa ta a bater...o ruido é forte e não me cheira a touches!parece os pistões a bater nalgum sitio...sei la!:confused:
o carro tem 149Mil e as touches nunca foram mudadas...será que com uma mudança de touches ele se cala?:confused: visto que o barulho ñ é nada de touches!alguem me pode ajudar?FJMarques, obrigado mesmo!:)
 
ola!
a gente ligou á maquina e nda de avarias...talvez seja mesmo da injecção!:confused: em relação ao ruido, tem se mantido!é do tipo "tock tock" e vem do lado da roda direita, onde se situam as correias!parece que alguma coisa ta a bater...o ruido é forte e não me cheira a touches!parece os pistões a bater nalgum sitio...sei la!:confused:
o carro tem 149Mil e as touches nunca foram mudadas...será que com uma mudança de touches ele se cala?:confused: visto que o barulho ñ é nada de touches!alguem me pode ajudar?FJMarques, obrigado mesmo!:)

Qd é touches parece uma maquina de costura e é ciclico qd se acelera faz mais.
Já viram o "famoso" carreto da cambota ?

Não podes gravar o som para ouvir ?
 
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