Corte na rotação

Assim por " alto " basta arranjar o sinal de RPM´s do motor e fazer actuar o relé do corte de combustível com uma histerese de 100~150rpm´s. Isso é definido electrónicamente por esse modulo que pode muito bem ser feito por mim.

Só que já...já é-me impossível fazer isso porque tenho o projecto do wide-band meter para sair ( finalmente ).

Querem aguardar umas semanas?!
 
Podes ir buscar o sinal de RPM ao alternador ou por intermédio de uma polie dentada à polie da combota. Essa polie leva um entalhe na qual é adicionado um sensor VR que é responsável por medir as rotações do motor.

Após esse sinal devidamente trabalho terá de ser aplicado a um comparador na qual de um lado é necessário um nivel de tensão para " x " volt @ 4900rpm e do outro o sinal VR...

Assim por alto já vos disse como se faz isto :D

Um gajo que saiba de electrónica faz isto :D
 
Em algusn D's TD's o sinal da rotação vem de um sensor de impulsos que está na bomba injectora. Não sei se isso ajuda a quem esta interessado em montar isso. Já agora, qual a vantagem de cortar as 4500rpms?
 
Já é meio caminho andado sabendo que o carro conta com esse sinal do sensor de impulsos.

Vantagem também não é nenhuma é mesmo uma questão de gosto, talvez!
 
é engraçado ter um carro com um corte, mas mesmo assim é mas pa ter cuidado com a rotação que o motor pode fazer.
 
a tua bomba injectora, na saída dos tubos para os injectores não tem la um sensor mesmo no centro dos 4 tubos?
se tem é um sensor de rotação. agora pedes alguém que te monte um circuito que conte a rotação e faça o corte.

estou como o Nuno nem é muito difícil, há é falta de tempo e precisava do carro para testar o funcionamento do sensor e a velocidade de reacção da solenidade de corte.

PS: se a tua boma injectora esta original ela tem um sistema mecânico que faz o corte. só que o corte dela não é o típico do vp ou pd, é tipo o carro parece que esta em esforço
 
Last edited:
ja tive um motor TD com bomba mecanica com internos alterados e injectores calibrados para uma pressão mt superior e o carro cortava as +-6500rpm de forma identica aos motores PD. até metia medo... parecia que se ia desfazer todo! LOL
o motivo desse corte, nao faço ideia mas que cortava, isso cortava! (mas certamente teria a ver com a "configuração" da bomba injectora, injectores, turbo e linha...)
conheço tb um corsa A TD (utilizado para drag) com setup identico ao que tinha no meu motor que tb corta de forma bastante agressiva junto das 7000rpm.
 
Em algusn D's TD's o sinal da rotação vem de um sensor de impulsos que está na bomba injectora. Não sei se isso ajuda a quem esta interessado em montar isso. Já agora, qual a vantagem de cortar as 4500rpms?
mais fiabilidade de motor para quem monta turbo num motor com uma compressão alta como os 1.9D.

O meu conta, mas nem todos tem. Dos que tenho visto a maioria não tem esse sensor, não sei bem porque.
os que não trazem o sensor de impulsos medem a rotação pela saída W do alternador, mas o mais fiável é mesmo o sensor de impulsos na bomba.

ja tive um motor TD com bomba mecanica com internos alterados e injectores calibrados para uma pressão mt superior e o carro cortava as +-6500rpm de forma identica aos motores PD. até metia medo... parecia que se ia desfazer todo! LOL
o motivo desse corte, nao faço ideia mas que cortava, isso cortava! (mas certamente teria a ver com a "configuração" da bomba injectora, injectores, turbo e linha...)
conheço tb um corsa A TD (utilizado para drag) com setup identico ao que tinha no meu motor que tb corta de forma bastante agressiva junto das 7000rpm.
isso de aumentar a rotação de corte é simples de se fazer e nada tem a ver com a configuração global de bomba, injectores, turbo e linha. para aumentares o corte de rotação numa bomba rotativa bosch ve tens de abrir a tampa da bomba injectora e trabalhar as molas do acelerador. mas neste caso o farprod quer o contrário... como o strikerofdeath disse bem, no centro do corpo do embolo tem um sensor que mede os impulsos e consequentemente a rotação da bomba. Ao multiplicares por 2 a rotação da bomba, dá-te a rotação do motor no caso das bombas rotativas bosch ve (que é o caso).

Podes ir buscar o sinal de RPM ao alternador ou por intermédio de uma polie dentada à polie da combota. Essa polie leva um entalhe na qual é adicionado um sensor VR que é responsável por medir as rotações do motor.

Após esse sinal devidamente trabalho terá de ser aplicado a um comparador na qual de um lado é necessário um nivel de tensão para " x " volt @ 4900rpm e do outro o sinal VR...

Assim por alto já vos disse como se faz isto :D

Um gajo que saiba de electrónica faz isto :D
não sou um "conhecedor" de eletrónica mas até vou estudar a tua ideia, pesquisar e tentar fazer algo no meu assim pois não tenho corte na bomba injectora e queria por corte às 5500rpm do motor (2750 rpm da bomba).
 
devo ter percebido mal... quando li corte de rotação pensei que quisesse aquele corte bruto "ta ta ta ta" e nao apenas que o motor chegasse a X ou Y rotação e nao aumentasse mais.
para apenas limitar a rotação do motor, é bastante simples... basta mudar a mola do governador por uma com menos "carga". para se afinar, tem de ser por tentativas e erro até encontrar uma com a tensao desejada.

(no meu caso, e como nao queria corte de rotação, essa mola foi substituida por um tubo de inox.)
 
Back
Top