Consumo de oleo

Alguem sabe se é normal haver consumo de oleo no TDI 130 ?
E que acho que é um bocado demais, embora a minha utilização seja 99% cidade antes dos 15000 levou mais de 1.5 Lts, fui a SEAT disseram que é normal até podia gastar mais.
Agora tenho 28000, fui ver e espanto abaixo da dobra que a vareta tem, toca para ai 4mm de oleo na vareta.
A luz do oleo nunca ficou acesa de pois do teste
Só queria mandar fazer a revisão mesmo aos 30 (isto não anda fácil €€), alguém pode dar uma dica de que oléo devo por, como a dos 15000 foi de borla , não tenho indicação nenhuma de que oleo esle puseram.
Já agora que oleo aconselham para meter na altura da revisão ?

Muito Obrigado

José Santos
Seat Ibiza Tdi 130
 
josesantos disse:
alguém pode dar uma dica de que oléo devo por, como a dos 15000 foi de borla , não tenho indicação nenhuma de que oleo esle puseram.
O óleo que deves por deve cumprir a norma VW505.01.
Pela descrição isso com uma garrafa de 1L, ou nem tanto, fica mais que bom não deixes isso andar muito tempo sem óleo. :wink:
josesantos disse:
Já agora que oleo aconselham para meter na altura da revisão ?
Um conselho que dou é levares o óleo comprado "cá fora". Há pessoal no fórum a vender o óleo muito mais barato que o pagamos no stand. Eu por ex. comprei óleo Castrol (mesmo da VW) a 10€ o litro no stand cobram a mais de 20€ :roll:
 
josesantos disse:
Alguem sabe se é normal haver consumo de oleo no TDI 130 ?
E que acho que é um bocado demais, embora a minha utilização seja 99% cidade antes dos 15000 levou mais de 1.5 Lts, fui a SEAT disseram que é normal até podia gastar mais.

Epa eu não sou técnico nem especialista, vou apenas sabendo umas coisas......
Mas + de 1,5l em 15.000kms :shock: :shock:
O meu nem 1l chegou a levar nos mm kms. Acho k ainda tenho ks 0.5l na garrafa de litro que comprei...

Qto ao óleo, o Erbium já disse tudo, 5W40 que cumpra a norma VW505.01.
 
tnh 64.000 e só uma vez antes dos 45.000kms é que acrescentei meio litro de oleo..de resto..ta sp no nivél..agr uso valvoline 5W40.
 
boas!!

é normal consumir oleo, tanto que se leres o manual do carro isso vem lá escrito!!! em relação ao oleo eu ou ponho BP Visco 7000 TD ou Mobil 1 TD ambos 0w-40
 
o consumo de óleo num motor novo é normal! Até pode levar 5 litros, não te assustes! Agora aí a partir dos 40000 50000 ( por vezes mais cedo) o consumo tem de descer e bem, ou mesmo não lhe tocar! Os motores novos mamam muito óleo pois precisam de acamar, óleo passa se por todo o lado, e lá se vai!
Outra coisa mudanças de 15.000 em 15.000 não! Nenhum óleo faz 15.000km com capacidades de lubrificação boas para um motor, a partir dos 8000/10000 para a frente o óleo perde 50% das propriedades, sejam elas, dissipadoras de calor, detergência etc...por isso poupa em outras coisas passa a comprar o óleo cá fora, os filtros, e leva lá k eles trocam, e faz o mesmo se eles te cobrarem pelos acrescentos na marca!
Acho graça pessoas dizerem à e tal isto tá mau troco de 15 em 15 ou de 20 em 20, e depois gastam em outras coisas, seja som, barras, molas etc... ( não estou a dizer k é o teu caso ,mas pensa nisto! Acima de qualquer coisa está a manutenção e depois sim vem o " resto"!
Faz uma força e compra óleo e muda de 10 em 10 ( se tiver de origem). O ideal dado fazeres muita cidade, seria, 7500 em 7500.
Está na tua mão saber o k fazer, a minha opinião fica....

Mobil turbo diesel 0 40 w ou o bp visco td 0 40 w não cumprem norma 505.01, logo não compres! E não pensem k a norma é cú, pois óleo sem esta norma dá cabo da parte toda de injecção, cams etc...

Soluções de óleos tens várias, motul 505.01, valvoline, bp special vw, castrol 505.01 etc... eu o motul arranjo te em garrafas de 5 l fechadas se tiveres interessado fala cmg k eu vejo te preço

Um abraço
 
tiago disse:
o consumo de óleo num motor novo é normal! Até pode levar 5 litros, não te assustes! Agora aí a partir dos 40000 50000 ( por vezes mais cedo) o consumo tem de descer e bem, ou mesmo não lhe tocar! Os motores novos mamam muito óleo pois precisam de acamar, óleo passa se por todo o lado, e lá se vai!
Outra coisa mudanças de 15.000 em 15.000 não! Nenhum óleo faz 15.000km com capacidades de lubrificação boas para um motor, a partir dos 8000/10000 para a frente o óleo perde 50% das propriedades, sejam elas, dissipadoras de calor, detergência etc...por isso poupa em outras coisas passa a comprar o óleo cá fora, os filtros, e leva lá k eles trocam, e faz o mesmo se eles te cobrarem pelos acrescentos na marca!
Acho graça pessoas dizerem à e tal isto tá mau troco de 15 em 15 ou de 20 em 20, e depois gastam em outras coisas, seja som, barras, molas etc... ( não estou a dizer k é o teu caso ,mas pensa nisto! Acima de qualquer coisa está a manutenção e depois sim vem o " resto"!
Faz uma força e compra óleo e muda de 10 em 10 ( se tiver de origem). O ideal dado fazeres muita cidade, seria, 7500 em 7500.
Está na tua mão saber o k fazer, a minha opinião fica....

Mobil turbo diesel 0 40 w ou o bp visco td 0 40 w não cumprem norma 505.01, logo não compres! E não pensem k a norma é cú, pois óleo sem esta norma dá cabo da parte toda de injecção, cams etc...

Soluções de óleos tens várias, motul 505.01, valvoline, bp special vw, castrol 505.01 etc... eu o motul arranjo te em garrafas de 5 l fechadas se tiveres interessado fala cmg k eu vejo te preço

Um abraço

Motul??? que raio de óleo é esse??
 
tiago disse:
www.motul.com é simples vê

e isto é de confiança ou é tipo Valvoline (sei que até pode ser um bom oleo mas gasta-se muito rápido e tem um cheiro de manhã que é insuportável :D)
 
Boas!!

Tiago o BP Visco 7000 TD e Mobil 1 TD n cumprem a norma?? mas na embalagem fala lá qq coisa da norma VW e pelo que eu tive a ver no manual do meu carro corresponde (acho!!)!! Bem tu es o OLEO MAN, mas...se puderes esclarece-me essa duvida, é pq esse oleo é o q eu ponho sempre no meu carro e aquela m...a é cara pra ca....o!!

Fquem Bem!!
 
Se meteres por exemple um bocado oleo k n cumpra a norma 505.01 lixa lg tudo? tipo se meter prai 0.2 L.
Eu enganei me e comprei um 5W40 BP 5000 (ACEA A3/B3/B4; API SL/CF; MB 229.3; VW 502.00/505.00; BMW LL 98; Porsche).
falta menos pouco pra revisao dos 45000 km´s fará mal ao motor PD 130?
terei de fazer já mudança oleo?
 
ola a todos.

é o meu primeiro post neste forum, e pra nao tar a abrir mais um topico de óleos achei por bem postar aqui.

tenho um (stock) ibiza 1.4 tdi acabadinho de sair da rodagem (3000 e poucos kms) e uma chatice que sempre tive desde o inicio foi conseguir verificar com exactidão o nível do óleo :!: seja a frio ou a quente, em plano ou inclinado, nao sei porquê (quer dizer até sei.. sou um nabo!!) mas o raio da vareta vinha sempre ensopada em óleo, sem conseguir ver um boi. /me sux

anyway, um belo dia lá consegui (nao me perguntem como) ver que o nível tava ligeiramente abaixo do limite máximo, pelo que fiquei bem mais descansado: o gajo da morgado e amado disse-me q era normal o bicho comer mt óleo..


o consumo de óleo num motor novo é normal! Até pode levar 5 litros, não te assustes! Agora aí a partir dos 40000 50000 ( por vezes mais cedo) o consumo tem de descer e bem, ou mesmo não lhe tocar! Os motores novos mamam muito óleo pois precisam de acamar, óleo passa se por todo o lado, e lá se vai!

e pelo que o expert dos óleos diz, penso que seja normal, por isso sempre tou mais descansado ;) ou quase...


bem, desses 3 kilometros, 1500 foram 3 idas (e vindas) ao algarve, contudo no sabado, antes de vir pa cima, fui (tentar) ver novamente o oleo e aquilo acusou menos de metade, tava quase no lodo!! como nao tinha ainda comprado oleo, telefonei para quase tudo o que era vendas de peças e stands do algarve, mas o tal BP Visco da norma 505.01 para o TDI com injector bomba... é grupo!! encontrei no ultimo sitio onde fui, na BP de albufeira e pagar do bom e do belo (+/- 25€) por um litro do bicho!


bem, aqui a inteligencia a vapor lembrou-se de meter o oleo todo lá pa dentro, até pk o deposito ainda leva 4litros, só que no domingo de manha antes de pegar no makinao fui tentar ver o nivel.. e a vareta veio toda ensopada!!! :shock: como nao tinha outro remedio, tive de fazer os 250km da viagem pra cima sempre sem passar das 3.000 rpm, só que pa, pela nacional aquilo é um atrofio quando apanho um camiao (ou uma bicha lenta a 50km/hora a fazer filas de dezenas de carros) e mesmo com 75cv lá "tive" de fazer ultrapassagens de 4 e 5 carros seguidos (sim, sou mais uma besta com pé de chumbo :oops:)

conclusao: continuo sem conseguir ver o nivel do oleo (o raio da vareta vem sempre encharcada como sempre veio) e nunca mais toquei no bicho desde domingo (clio 1.1 até à estaçao e o resto de transportes até ao trabalho).

que devo fazer?? retirar o oleo em excesso? como?? levar o carro ao stand (ah-ah)? ir pra via rapida dar gazadas para gastar oleo (ah-ah-ah)? preciso dumas luzinhas (ou se calhar dum cérebro novo)..

obrigado pela ajuda e.. nao gozem muito :D
 
zarb mas para ti o cheiro tem a ver km bom óleo???? :roll: :roll:
valvoline é bom :wink: motul é bom! O óleo não é feito para cheirar bem, aquilo não é perfume :wink:! Podes confiar na Motul, sem qualquer problema. Só uso Motul :wink:

white machine é assim os 0 40 w seja ele qual for não cumpre norma 505.01, somente 5 40 w cumpre a norma, sendo assim esse bp e o mobil como já constatei nos sites não cumprem, se tens um pd ( 75,100, 115, 130, 150, 160 etc...troca de óleo se for o caso! O 0 40 w bp e mobil é muito bom óleo sem dúvida, mas não para os pd´s

marmanjo se era o mobil 0 40 w a norma não está lá de certeza....

pmt 130 não coloques o que compraste é um óleo excelente mas não para esse motor, por curiosidade kto te custou??? é ctg ou trocas já, o k aconselho ou vais à seat e pedes uma beca de óleo po teu motor ( norma 505.01)

Jamaica já falamos no msn: não és nabo, tens é de ter mais cuidado, abraço
 
bem, aqui a inteligencia a vapor lembrou-se de meter o oleo todo lá pa dentro, até pk o deposito ainda leva 4litros, só que no domingo de manha antes de pegar no makinao fui tentar ver o nivel.. e a vareta veio toda ensopada!!! :shock: como nao tinha outro remedio, tive de fazer os 250km da viagem pra cima sempre sem passar das 3.000 rpm, só que pa, pela nacional aquilo é um atrofio quando apanho um camiao (ou uma bicha lenta a 50km/hora a fazer filas de dezenas de carros) e mesmo com 75cv lá "tive" de fazer ultrapassagens de 4 e 5 carros seguidos (sim, sou mais uma besta com pé de chumbo :oops:)

conclusao: continuo sem conseguir ver o nivel do oleo (o raio da vareta vem sempre encharcada como sempre veio) e nunca mais toquei no bicho desde domingo (clio 1.1 até à estaçao e o resto de transportes até ao trabalho).

que devo fazer?? retirar o oleo em excesso? como?? levar o carro ao stand (ah-ah)? ir pra via rapida dar gazadas para gastar oleo (ah-ah-ah)? preciso dumas luzinhas (ou se calhar dum cérebro novo)..

obrigado pela ajuda e.. nao gozem muito :D[/quote]


sabes isso de encheres de óleo sem veres o nivel, n é muito bom, mais vale tar a baixo de meio ou no minimo do ke teres oleo em excesso, toma atenção e verifica isso.. limpa bem a vareta e recheka o oleo, n vais kerer aumenter a compressão...
 
MOTUL usava eu nas motas, era o melhor oleo ke havia, tb acredito ke faça bons óleos pa carros..
 
Meti apenas um pouco desse oleo (0.2L) pk tinha o oleo no minimo na vareta. Tenho kuase 44000 km´s. Vou já marcar revisão dos 45 mil.
O óleo comprei em espanha é + barato.BP 5W40 Visco 5000 foi 11 euros e tal o litro. os oleos são mt baratos lá. Foi pena ter me eskecido da norma especifica pros PD da VAG.
 
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