Boas,
relativamente a boa rodagem, as coisas bem mudaram com o tempo.
antigamente (10-15 anos), tinhamos que fazer cerca de 1000 kms sem passar o as 3000rpm nos carros a gazolina, cerca de 2500rpm nos carros a gazoleo.
Hoje, felizmente, a historia é outra:
Quando se fala de rodagem, nao se trata só do motor, mas mais da caixa e dos travões.
Não quero dizer com isso que nao deves fazer os teus primeiros 500-600 kms com atençao, mas hoje a mecanica ja vem pre-rodada.
Aquece, com calma, nunca provocar muita preção no turbo e no pedal da direita os primeiros 300-400kms, deixar arrefecer nao só a mecanica como os travões em caso de travagens mais marcadas, ou seja nunca provocar pontos de aquecimento nos disco e sempre fazer umas centenas de metros com uma travagem suave antes de imobilizar o carro.
Agora,
o mais importante de tudo,
o oleo que vem por defeito no carro novo é muitas vezes um oleo de rodagem, e pessoalmente, nao posso acreditar que um oleo de rodagem aguente 15.000kms com restos de limalha caidos no carter. Isso, ninguem na SEAT o diz... A mecanica deve ser respeitada
Aqui tens a minha opiniao sobre uma boa rodagem.
PS: Nunca parti nada nos carros que tive, e sempre tiveram boa saude.Tambem estou a espera do meu FR130 que normalemente vou boscar depois de amanha... Saí de um Civic type R.
Abraço.