:whistle: :whistle: :whistle: :whistle: :whistle: :whistle: :whistle:
o melhor sítio é começares a fazer uploads em alguns foruns conhecidos...:rir: :rir: :rir:
Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapóniaD) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.
Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.
Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...
Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.
Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.
Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.
Bom, aqui ficam os meus € 0,02.![]()
Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapóniaD) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.
Por exemplo, se não souberes dizer com detalhe todo o processo das 4 fases dos motores automóveis esquece tudo o resto e começa por aí. Só com este conhecimento base conseguirás perceber o que fazem a maior parte dos mapas que se alteram para evoluir a potência.
Logo a seguir aos processos mecânicos colocaria como prioridade tudo relacionado com termodinâmica: pressões, temperaturas, volumes, transferências de calor, etc...
Depois há os aspectos externos como sensores. O que fazem, como o fazem, o que medem, para que o medem, quais as consequências, etc.
Digamos que para ser um qualquer chipador é fácil. Ter conhecimentos suficientes para colocar por exemplo um 1.9 TDi PD com mais de 250cvs pela própria mão, e colocá-lo hora e meia no Autodromo sempre a prego sem que ele parta... há poucos em Portugal.
Conheço bem o Nuno que falas. É uma pessoa que trabalha com mecânica há muitos anos e que aplica os seus conhecimentos na gestão electrónica do motor.
o meu irmao é Engenheiro mecanico e podem dar uma dikas nessa era area....!Como não me parece que sejas do tipo que queiras apenas chipar com ficheiros vindos da lapóniaD) antes de te meteres no negócio convém perceberes muito bem de mecânica e os processos inerentes à criação de potência por um motor.
o meu irmao é Engenheiro mecanico e podem dar uma dikas nessa era area....!
mas gostava de aprender com uma gajo que saiba de Ecu.....!!!
![]()
Sabes bem que vais começar meia guerra, só para começo...
Entre outras coisas, para se aprender convém ter um carro em que se possa mexer e que toda e qualquer consequência nos prejudique a nós e só a nós...Depois? Depois é preciso ter miolos e olhar para muita coisa, fazer muitos chips, mexer neste mapa só e ver o que acontece, e neste e naquele, e naquele e no outro... E depois ao fim de uns tempos e uns mapas certos alterados com os devidos valores já se pode começar a dizer que se sabe alguma coisa
Pessoalmente faço os chips do meu carro, e sei o que os mapas são, alguns sei o que fazem directamente agora como é que eles se relacionam e tudo mais ainda ando a aprender a cada dia que passa. Trial Error é a melhor maneira, se a tua ideia é aprender para o negócio, esquece mãos de manteiga este jogo já era! Acho que é negócio para já quem cá anda e com cartas dadas na matéria, não podemos inventar a roda duas vezes
Podemos perceber como foi inventada
Em relação aos recursos necessários, um cérebro algum software e muito tempo
a bosch tem um livro sobre está materia!!
kero ver se o arranjo,mas se ouvesse algum curso, sobre está materia era fixe e melhor..!!
qual kere dia kere ver se falo com o que faz essa alteraçoes com por ex: MB power, para me darem as suas sugestoes!!
Já agora se quiserem fazer reprogramações precisam de mais de 10000 euros.
Pessoal, vou aproveitar o tópico para fazer uma questão relacionada.
Que material é necessário para reprogramar um TDi?
Hard e software sff!
Thank youuuuuu