comercial OFF; 5 lugares ON

Pessoal, uma vez que já vários users me pediram informações por pm sobre o processo, vou deixar aqui um post com tudo o que faz falta para tratar da legalização! Agradecia que corrijam/completem o post para ficar o mais completo possível com o objectivo de ficar fixo!

Material: Bancos, cintos e parafusos. Por 150 já arranjam tudo.

:arrow: Ir à Seat e pedir o Documento de Conformidade (COC)

A não ser que o carro seja importado não deverá ter COC, nesse caso a Seat imite uma declaração a provar que não tem COC e outra com o valor do CO2 que não serve para nada.
No caso de ter COC pagam cerca de 165€ e podem saltar o próximo passo!


:arrow: Fazer IPO B para medir CO2

Tem que ser num centro de IPO B, podem ver na net o mais próximo. A ipo tem que ser marcada com antecedência.
Valor +/- 100€.

:arrow: Pagar o imposto na alfandega

Tem alguma papelada para preencher e outra para entregar:

Documento unico;
Bi;
Nif;
Declaração da seat como o carro não tem COC;
Relatório da inspecção b com o CO2;
Dav;
Dcv;
Declaração do valor do carro feita pelo proprietário;
Declaração de montagem também feita pelo proprietário.

O valor varia de caso para caso, no meu foram 700€ para um 1.4TDI de 2005.

Depois de pagar já tem o DAV como ligeiro de passageiros. Podem alterar o seguro e montar os bancos mas atenção, se forem mandados parar podem ser multados, depende do policia!


:arrow: Fazer um plano de transformação

Falar com um Engenheiro para fazer o plano para depois apresentar no IMTT

Valor +/- 100€


:arrow: Fazer a alteração no IMTT

Escolher "Sem Plano Geral de Transformação" e preencher a papelada:

Formulário Modelo 9 IMTT;
Documento alfandegário comprovativo da regularização do imposto devido;
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia);
Pedido de aprovação de plano individual de transformação;
Desenhos do veículo transformado à escala adequada (o desenho deve apresentar as alterações pretendidas através das vistas LATERAL, CIMA e RETAGUARDA, devidamente cotadas);
Memória descritiva sucinta;
Termo de responsabilidade pela transformação.

Valor 150€

Depois de pago vai ser marcada uma verificação ,por um Eng do IMTT, aos bancos. Atenção que ele vai ver a chapa de fabricante que se encontra na torre da suspensão, sem essa chapa nada feito!


Agora é esperar que o livrete chegue a casa :)

Existem outras processos para fazer esta legalização, este foi o que eu e outros users usaram.
 
A vantagem de se usar o despachante da SEAT sobre o método apresentado pelo malheiro, é que por uma diferença de preço muito residual (estamos a falar de cerca de 100€ ou menos) não têm que perder tempo com nada e o carro não precisa de fazer IPO-B, o que pode ser vantajoso para quem tem o carro carregado de material.
Como no meu caso tempo é dinheiro, acabou porque me ficar bem mais barato do que andar a fazer km e a perder dias para ir ao IPO, à alfândega e ao IMTT.
Mas, claro que para quem tiver tempo e vontade, sempre pode poupar uns cobres.
 
A vantagem de se usar o despachante da SEAT sobre o método apresentado pelo malheiro, é que por uma diferença de preço muito residual (estamos a falar de cerca de 100€ ou menos) não têm que perder tempo com nada e o carro não precisa de fazer IPO-B, o que pode ser vantajoso para quem tem o carro carregado de material.
Como no meu caso tempo é dinheiro, acabou porque me ficar bem mais barato do que andar a fazer km e a perder dias para ir ao IPO, à alfândega e ao IMTT.
Mas, claro que para quem tiver tempo e vontade, sempre pode poupar uns cobres.

Em contrapartida na ipo B pode-se poupar uns bons €'s quando se tem um valor mais baixo de CO2, no meu caso em vez de pagar 139g/km dito pela marca que era equivalente a 690€, paguei 135g/km que acusou em ipo B que foi equivalente a 375€... Foram cerca de 315€ que poupei +/- pois já não me lembro de valores concretos... No entanto também pode acontecer exactamente o contrário caso no ipo B acuse mais do que a marca, como foi o caso do user RuiMCF...
 
Em contrapartida na ipo B pode-se poupar uns bons €'s quando se tem um valor mais baixo de CO2, no meu caso em vez de pagar 139g/km dito pela marca que era equivalente a 690€, paguei 135g/km que acusou em ipo B que foi equivalente a 375€... Foram cerca de 315€ que poupei +/- pois já não me lembro de valores concretos... No entanto também pode acontecer exactamente o contrário caso no ipo B acuse mais do que a marca, como foi o caso do user RuiMCF...

No meu caso a marca indicou 136g/km, isto para um sport ASZ de março de 2004.
Mas, continuo a afirmar que para quem tiver tempo, a solução por IPO-B tipicamente sai mais barata... mas, não é muito mais!
É que na altura pediram-me 250€ pelo plano de transformação e se assim fosse ainda ficava mais caro do que usando o método que usei, com a vantagem de que não me tive que preocupar com nada! Paguei o serviço e a papelada apareceu em casa :D
 
No meu caso a marca indicou 136g/km, isto para um sport ASZ de março de 2004.
Mas, continuo a afirmar que para quem tiver tempo, a solução por IPO-B tipicamente sai mais barata... mas, não é muito mais!
É que na altura pediram-me 250€ pelo plano de transformação e se assim fosse ainda ficava mais caro do que usando o método que usei, com a vantagem de que não me tive que preocupar com nada! Paguei o serviço e a papelada apareceu em casa :D

O meu plano ficou em 50€, na seat, se quisesse fazer o processo por eles, na altura disseram-me que ficava em 275€ :shock:
 
ora boas malta venho aqui postar a alteraçao do meu ibiza fr de 2007 comercial para 5 lugares.
apos ter lido muito e ter tentado perceber ao pormenor resolvi ir ao imtt dar inicio ao processo,dada a fila tao grande tive de aguardar e por minha sorte conheci um rapaz que importa carros e falou de uma empresa que trabalha diretamente para o imtt.
resumidamente paguei 120€ com o restante para converter para 5 lugares e no espaço de uma semana o meu ibiza já tinha papeis para poder circular em 5 lugares.
 
Boas pessoal, uma duvida:
Quanto menos gases acusar na ipoB menos se paga na alfandega? pelo que vejo anda tudo por volta dos 135/km, mas se conseguir fazer a medição com o carro a marcar 120g/km menos pago certo? Em media um 6l 1900tdi 130cv de 2005 quanto fica a transformaçao?


cumps
 
Boas pessoal, uma duvida:
Quanto menos gases acusar na ipoB menos se paga na alfandega? pelo que vejo anda tudo por volta dos 135/km, mas se conseguir fazer a medição com o carro a marcar 120g/km menos pago certo? Em media um 6l 1900tdi 130cv de 2005 quanto fica a transformaçao?


cumps

Os tipos da alfândega não são atrasados mentais e sabem os valores típicos para cada motor/carro.
Pede ao pai natal pelo menos 1000 aérios.

Sent front my Nokia 3110
 
malta resumidamente as contas que voces tem de fazer e
saber qual o preço do isv que o carro pagou em novo (no caso do meu foi 3337.80)
depois fazer a simulaçao do nivel de CO2 das 139g (4000.80 o valor certo nao me lembro mas e isto)
depois subtraiem o valor do isv ao do co2 e esse valor e o que vao pagar de alfandega(no meu caso 3337.80-4000.80=888.qualquer coisa)
depois e so juntar o valor dos papeis no imtt que e pai 200€ tudo e pedir tambem o papel ao representante da marca SIVA a declaraçao em como em portugal existe o carro em 5 lugares (123€ o papel)
depois e so o valor dos bancos no meu caso foi 100€ que encontrei um grande negocio de bancos e cintos por 100€
 
Boas pessoal, uma duvida:
Quanto menos gases acusar na ipoB menos se paga na alfandega? pelo que vejo anda tudo por volta dos 135/km, mas se conseguir fazer a medição com o carro a marcar 120g/km menos pago certo? Em media um 6l 1900tdi 130cv de 2005 quanto fica a transformaçao?


cumps

Nem que acuse 0 gr, vai na folha o que vier no papel da seat, no teu caso 140gr
 
pessoal e assim em primeiro lugar o carro nem vai fazer a inspeçao B como toda a gente pensa porque a minha primeira pergunta foi logo essa e disseram que nao iam tanto que nao foi.
nao malheiro tas enganado os 888 ja sao com iva incluido
o valor de alfandega foi 700 e tal mais 100 e tal de iva
eu paguei de todo o processo do meu carro que e de 2007
1.210€
 
Os carros matriculados com a 1ª matricula nacional em ligeiros comerciais nenhum, repito nenhum, tem COC, a lei assim não o obriga a ter ;)
 
Os carros comerciais não têm COC.
Mas, não ter COC não significa directamente que o carro tenha que fazer IPO-B!
Eu legalizei para 5 lugares no ano passado e não tinha COC, nem tive que fazer IPO-B.
 
ora ai está o papel que pedes ao representante da marca vem la com tudo escarrapachado ou seja nao tens de fazer nenhuma inspeçao B

Se a malta da alfândega quiser seguir à letra o que vem na lei, que remédio tens se não fazer a IPO-B. É que a lei é esclarecedora: COC ou na falta deste IPO-B!
O que acontece é que por vezes eles aceitam a papelada da marca, que há luz da lei, não vale de nada!
No meu caso, como quem tratou da papelada foi o representante da marca, sempre deve ter outro "peso" na relação com a alfândega, que não tem uma pessoa individual!
 
Back
Top