comercial OFF; 5 lugares ON

Boas!!

Alguém alterou algum carro com o IVA deduzido aquando da compra, sabem como se processa, se o carro terá que sair dos "livros" da empresa ou se poderá continuar?
Alguem sabe como se processa uma viatura nestas condições?

Cumps.
Podes alterar e manter o carro no nome da empresa.
A diferença é que em termos fiscais passa a deduzir muito menos gasóleo e outras despesas.
Fala com o contabilista.
 
ibiza 130 sport 2003. alguem tem valores reais para me ajudar???e que de 3000 para 1300 e muita diferença
Vê na pág 34 o preço a que ficou a minha alteração.
O teu, por ser de 2003 pagará cerca de mais 100euros na alfândega, porque em novo pagou menos IA.
Isto, para os mesmos valores de CO!
 
Boas!

Tenho aqui uma dúvida. Ora portanto..

Estou a falar de um 6k2 de 2002, com CO2 de 132g/km e > 0.003g/km em partículas.

As contas:

Estado-Membro da União Europeia
Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)
Usado , 9/1/<=2002
1896cm3
gasóleo
132g/km (CO2)
Particulas >=0.003g/km

Valor gerado:
Imposto Calculado (cm3) 8.645,76€
Parcela a abater (cm3) 5.212,59€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (cm3) 1.647,92€
Imposto Calculado (CO2) 16.243,92€
Parcela a abater (CO2) 13.245,34€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (CO2) 1.439,32€
Montante de ISV (cm3 + CO2) 3.087,24€
Agravamento Particulas - Para veículos a gasóleo 500,00€
Imposto Sobre Veículos (ISV) 3.587,24€

Sendo o que está a negrito o valor a pagar vou abater o valor nas tabelas dos impostos pagos quando o carro foi comprado.

Anos
2002
Mais de 1250
Parcela a abater
3,305.75 €

Logo,

3.587,24€ - 3,305.75 € = 281.49€ * 0.23% IVA = 346.23€

É este o valor a pagar na alfandega?! 346€ certo? Penso que não me enganei em nada..
 
Boas!

Tenho aqui uma dúvida. Ora portanto..

Estou a falar de um 6k2 de 2002, com CO2 de 132g/km e > 0.003g/km em partículas.

As contas:

Estado-Membro da União Europeia
Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)
Usado , 9/1/<=2002
1896cm3
gasóleo
132g/km (CO2)
Particulas >=0.003g/km

Valor gerado:
Imposto Calculado (cm3) 8.645,76€
Parcela a abater (cm3) 5.212,59€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (cm3) 1.647,92€
Imposto Calculado (CO2) 16.243,92€
Parcela a abater (CO2) 13.245,34€
Redução por anos de uso (%) 52.0%
Montante de ISV (CO2) 1.439,32€
Montante de ISV (cm3 + CO2) 3.087,24€
Agravamento Particulas - Para veículos a gasóleo 500,00€
Imposto Sobre Veículos (ISV) 3.587,24€

Sendo o que está a negrito o valor a pagar vou abater o valor nas tabelas dos impostos pagos quando o carro foi comprado.

Anos
2002
Mais de 1250
Parcela a abater
3,305.75 €

Logo,

3.587,24€ - 3,305.75 € = 281.49€ * 0.23% IVA = 346.23€

É este o valor a pagar na alfandega?! 346€ certo? Penso que não me enganei em nada..

Amigo,

1ª acho impossível teres esse valor de co2 para o teu carro, a não ser que faças tramóia, mas mesmo assim segundo a lei tens sempre de pagar entre o valor de co2 da marca e o que acusar na ipo b terás de pagar sempre o valor maior dos dois. Eu acho que os 6k2 tem um valor de co2 superior aos 6l por norma, ora o meu 6l fr acusou em ipo b 135g/km, logo o teu será garantidamente superior...

2º o valor que o teu carro pagou em impostos quando foi comprado novo não foram esses 3,305.75€, isso é a parcela a abater, as contas são a seguintes: IA/ISV = C.C x Taxa – Parcela a Abater
Logo é: 1896 X 3.32 - 3,305.75 = 2,988.97.

Faz lá as contas de novo e com um valor de co2 de no mínimo 140g/km (a ser simpático, mas garantidamente a marca vai dar um valor ainda maior).

Cumps.
 
nada que nao seja possivel com uma repro... ja vi um dci 65 a medir 70gr...

Sim, lá está, mas segundo a lei diz o seguinte: Artigo 4.º
Base tributável
1 - O imposto sobre veículos possui natureza específica, sendo a sua base tributável constituída pelos
seguintes elementos, tal como constantes do respectivo certificado de conformidade:
a) Quanto aos automóveis de passageiros, de mercadorias e de utilização mista, a cilindrada, o nível
de emissão de dióxido de carbono (CO2) relativo ao ciclo combinado de ensaios e o nível de emissões
de partículas, quando aplicável;

2 - Quando os veículos sujeitos a tributação em função do nível de emissão de dióxido de carbono não
integrem este elemento no certificado de conformidade, as emissões a considerar como base tributável
são as que resultem de medição efectiva a realizar por centro técnico legalmente autorizado.
3 - Para efeitos de aplicação do número anterior, as emissões de CO2 dos veículos usados, resultantes
de medição efectiva por centro técnico legalmente autorizado, cujo valor seja inferior ao constante do
certificado de conformidade mais antigo do veículo da mesma marca, modelo e versão, ou, no caso
deste não constar de informação disponível, de veículo similar, não são aceites para efeitos fiscais,
prevalecendo o valor do certificado.



Resumindo e concluindo, entre valor de co2 da marca/ipo b pagas sempre o valor de co2 superior...
 
Last edited:
Sim, lá está, mas segundo a lei diz o seguinte: Artigo 4.º
Base tributável
1 - O imposto sobre veículos possui natureza específica, sendo a sua base tributável constituída pelos
seguintes elementos, tal como constantes do respectivo certificado de conformidade:
a) Quanto aos automóveis de passageiros, de mercadorias e de utilização mista, a cilindrada, o nível
de emissão de dióxido de carbono (CO2) relativo ao ciclo combinado de ensaios e o nível de emissões
de partículas, quando aplicável;

2 - Quando os veículos sujeitos a tributação em função do nível de emissão de dióxido de carbono não
integrem este elemento no certificado de conformidade, as emissões a considerar como base tributável
são as que resultem de medição efectiva a realizar por centro técnico legalmente autorizado.
3 - Para efeitos de aplicação do número anterior, as emissões de CO2 dos veículos usados, resultantes
de medição efectiva por centro técnico legalmente autorizado, cujo valor seja inferior ao constante do
certificado de conformidade mais antigo do veículo da mesma marca, modelo e versão, ou, no caso
deste não constar de informação disponível, de veículo similar, não são aceites para efeitos fiscais,
prevalecendo o valor do certificado.



Resumindo e concluindo, entre valor de co2 da marca/ipo b pagas sempre o valor de co2 superior...


Penso que está tudo ou quase tudo dito sobre isto ;)

André, apesar da lei dizer isso muitas das vezes não é o que é realmente posto em practica. E o teu caso é o exemplo dessa mesma situação.

O teu carro acusou 135g e tu pagas-te essas mesmas 135g quando o valor anunciado pela marca é de 139g nas primeiras Ibizas (2002 a 2005) se nao me engano, e nas ultimas 6L é de 142g. Isto para as 130cv.

Tenho conhecimento de pessoal com repros que chega lá a fazer bem menos e os próprios do centro de inspecções nem sabem (ficam espantados) como acusa tão pouco :D (repros pois é claro). Claro que convém não exagerar mas se for pra acusar umas 5 a 8 gramas a menos que o anunciado é sempre bem vindo.
 
Amigo,

1ª acho impossível teres esse valor de co2 para o teu carro, a não ser que faças tramóia, mas mesmo assim segundo a lei tens sempre de pagar entre o valor de co2 da marca e o que acusar na ipo b terás de pagar sempre o valor maior dos dois. Eu acho que os 6k2 tem um valor de co2 superior aos 6l por norma, ora o meu 6l fr acusou em ipo b 135g/km, logo o teu será garantidamente superior...

2º o valor que o teu carro pagou em impostos quando foi comprado novo não foram esses 3,305.75€, isso é a parcela a abater, as contas são a seguintes: IA/ISV = C.C x Taxa – Parcela a Abater
Logo é: 1896 X 3.32 - 3,305.75 = 2,988.97.

Faz lá as contas de novo e com um valor de co2 de no mínimo 140g/km (a ser simpático, mas garantidamente a marca vai dar um valor ainda maior).

Cumps.

André@FR, o valor de 132 para o CO2 foi me dado pelo 'certificado' emitido pela marca. Mandei vir a folha e a mesma consta que para o modelo+numero de chassi e matricula o valor de CO2 é indicado como 132 dai ter falado nesse valor. Pensava que apenas era esse o valor que contava e não o mais alto entre a folha e o IPO..
Aliás pensava que quando fosse a IPO B, já podesse ter a alfandega paga. Então o processo normal é ter este certificado, depois dirigir-me a um centro SEAT para a montagem dos bancos, depois ir a IPOB e só depois alfandega + IMTT? É isto? Pelo valor indicado foi me dito pela alfandega que teria que pagar 735,87€ já com IVA. Mas agora ao falares no centro IPO fiquei na dúvida.
 
André@FR, o valor de 132 para o CO2 foi me dado pelo 'certificado' emitido pela marca. Mandei vir a folha e a mesma consta que para o modelo+numero de chassi e matricula o valor de CO2 é indicado como 132 dai ter falado nesse valor. Pensava que apenas era esse o valor que contava e não o mais alto entre a folha e o IPO..
Aliás pensava que quando fosse a IPO B, já podesse ter a alfandega paga. Então o processo normal é ter este certificado, depois dirigir-me a um centro SEAT para a montagem dos bancos, depois ir a IPOB e só depois alfandega + IMTT? É isto? Pelo valor indicado foi me dito pela alfandega que teria que pagar 735,87€ já com IVA. Mas agora ao falares no centro IPO fiquei na dúvida.

Nunes,

A Seat para o teu caso não trata do processo para apresentares na alfandega?
Nos 6L alguns concessionários Seat já estão a tratar desta parte da papelada correctamente( pagas 200€ se não estou em erro), o que ajuda em alguns casos, pois passa a ser desnecessário ir a IPO B.

No entanto caso não seja possível para o teu carro, tens que ir a IPO B antes de ires à alfandega e antes de montares os bancos.
Não podes ir medir os gases já com os bancos no sitio, apenas os podes montar apartir do momento que pagas o IVA correspondente na alfandega. Após isso podes montar os bancos.

recapitulando:

1 - IPO (caso não consigas aquilo que disse em cima)
2 - Alfandega
3 - Montar bancos
4 - IMTT
 
Se pedires à SEAT para te tratar do processo evitas a IPO-B e é garantido que pagarás por esse valor de 132g que a marca declarou.
Sai é um pouco mais caro, mas também não és tu que perdes tempo em deslocações à alfândega e IMTT.
 
Se pedires à SEAT para te tratar do processo evitas a IPO-B e é garantido que pagarás por esse valor de 132g que a marca declarou.
Sai é um pouco mais caro, mas também não és tu que perdes tempo em deslocações à alfândega e IMTT.

Atenção wifi penso que tas a confundir. A Seat não trata de alfandegas nem IMTTs, apenas te trata a parte do processo/declaração que o carro em questão tá homolgado para receber os 5 lugares e o valor do CO2. Tudo o resto és tu que tens que fazer.

Este processo na Seat apenas evita ires a IPO B medir gases e dar-te um valor superior ao indicado pela marca...e consequentemente aumento do valor a pagar na alfandega.
 
Atenção wifi penso que tas a confundir. A Seat não trata de alfandegas nem IMTTs, apenas te trata a parte do processo/declaração que o carro em questão tá homolgado para receber os 5 lugares e o valor do CO2. Tudo o resto és tu que tens que fazer.

Este processo na Seat apenas evita ires a IPO B medir gases e dar-te um valor superior ao indicado pela marca...e consequentemente aumento do valor a pagar na alfandega.
Não me posso estar a confundir, porque foi assim que foi feito na transformação do meu carro!
Quando digo que a SEAT trata, não é o concessionário, é o despachante oficial da SEAT.
 
Back
Top