comercial OFF; 5 lugares ON

Penso que está tudo ou quase tudo dito sobre isto ;)

André, apesar da lei dizer isso muitas das vezes não é o que é realmente posto em practica. E o teu caso é o exemplo dessa mesma situação.

O teu carro acusou 135g e tu pagas-te essas mesmas 135g quando o valor anunciado pela marca é de 139g nas primeiras Ibizas (2002 a 2005) se nao me engano, e nas ultimas 6L é de 142g. Isto para as 130cv.

Tenho conhecimento de pessoal com repros que chega lá a fazer bem menos e os próprios do centro de inspecções nem sabem (ficam espantados) como acusa tão pouco :D (repros pois é claro). Claro que convém não exagerar mas se for pra acusar umas 5 a 8 gramas a menos que o anunciado é sempre bem vindo.

Sim amigo, no meu caso só paguei o que acusou em ipo b, no entanto há quem tenha acontecido o contrário... É sempre um tiro no escuro, tanto pode correr bem e pagares menos como vice-versa...

Abraço.
 
André@FR, o valor de 132 para o CO2 foi me dado pelo 'certificado' emitido pela marca. Mandei vir a folha e a mesma consta que para o modelo+numero de chassi e matricula o valor de CO2 é indicado como 132 dai ter falado nesse valor. Pensava que apenas era esse o valor que contava e não o mais alto entre a folha e o IPO..
Aliás pensava que quando fosse a IPO B, já podesse ter a alfandega paga. Então o processo normal é ter este certificado, depois dirigir-me a um centro SEAT para a montagem dos bancos, depois ir a IPOB e só depois alfandega + IMTT? É isto? Pelo valor indicado foi me dito pela alfandega que teria que pagar 735,87€ já com IVA. Mas agora ao falares no centro IPO fiquei na dúvida.

E tu tens o certificado de conformidade ou uma declaração de marca com o valor de co2 do carro? É que caso se a declaração esquece que esse papel não serve de nada...

Continuo a achar esse valor de co2 muito baixo, no entanto se a marca o diz...

P.S.: Conta com +/- 1000€ para fazer o processo todo ;)
 
E tu tens o certificado de conformidade ou uma declaração de marca com o valor de co2 do carro? É que caso se a declaração esquece que esse papel não serve de nada...

Continuo a achar esse valor de co2 muito baixo, no entanto se a marca o diz...

P.S.: Conta com +/- 1000€ para fazer o processo todo ;)

A declaração da marca é válida, se for o despachante oficial a tratar da papelada junto da alfândega! E nesse caso não é necessário fazer IPO-B.

Nunes disse:
André@FR, o valor de 132 para o CO2 foi me dado pelo 'certificado' emitido pela marca. Mandei vir a folha e a mesma consta que para o modelo+numero de chassi e matricula o valor de CO2 é indicado como 132 dai ter falado nesse valor. Pensava que apenas era esse o valor que contava e não o mais alto entre a folha e o IPO..
Aliás pensava que quando fosse a IPO B, já podesse ter a alfandega paga. Então o processo normal é ter este certificado, depois dirigir-me a um centro SEAT para a montagem dos bancos, depois ir a IPOB e só depois alfandega + IMTT? É isto? Pelo valor indicado foi me dito pela alfandega que teria que pagar 735,87€ já com IVA. Mas agora ao falares no centro IPO fiquei na dúvida.
Há várias pessoas que fizeram transformação e há vários processos distintos de a fazer.
Por exemplo no meu caso utilizei os serviços do despachante oficial e não necessitei de IPO-B... que na realidade era precisamente aquilo que queria evitar por ter algumas alterações no carro.
No entanto o André@FR usou um processo completamente diferente e que é monetariamente mais vantajoso.

Vai uma meia dúzia de paǵinas atrás e lê os testemunhos de quem fez a alteração. Assim podes decidir qual o método que preferes.
 
A declaração da marca é válida, se for o despachante oficial a tratar da papelada junto da alfândega! E nesse caso não é necessário fazer IPO-B.

No meu caso o funcionário da alfandega disse ou COC ou ipo b, aliás, por causa disso que dizes tive que colocar o funcionário da alfandega e falar com a seat para acreditarem em mim, eu relatei esse acontecimento umas páginas atrás...
 
No meu caso o funcionário da alfandega disse ou COC ou ipo b, aliás, por causa disso que dizes tive que colocar o funcionário da alfandega e falar com a seat para acreditarem em mim, eu relatei esse acontecimento umas páginas atrás...
E eu quando telefonei para a alfândega disseram-me exactamente o mesmo. E como os carros não têm COC, tem que ser IPO-B, porque para eles a declaração da SEAT não é válida.

Só que se for o despachante da SEAT a tratar do assunto, já não é preciso COC nem IPO-B... a declaração deles é o suficiente, porque neste caso é considerado uma alteração efectuada pela marca, com a aprovação da marca e não uma alteração individual realizada por ti!

Por exemplo neste momento na base de dados da SEAT o meu carro é de 5 lugares... o teu certamente continua a ser comercial. (Mas, isto não interessa para nada como é óbvio)
 
Nunes,

A Seat para o teu caso não trata do processo para apresentares na alfandega?
Nos 6L alguns concessionários Seat já estão a tratar desta parte da papelada correctamente( pagas 200€ se não estou em erro), o que ajuda em alguns casos, pois passa a ser desnecessário ir a IPO B.

No entanto caso não seja possível para o teu carro, tens que ir a IPO B antes de ires à alfandega e antes de montares os bancos.
Não podes ir medir os gases já com os bancos no sitio, apenas os podes montar apartir do momento que pagas o IVA correspondente na alfandega. Após isso podes montar os bancos.

recapitulando:

1 - IPO (caso não consigas aquilo que disse em cima)
2 - Alfandega
3 - Montar bancos
4 - IMTT

RuiMCF, já ouvi e li tanta coisa diferente de tratar sobre este assunto que já não sei realmente o que serve para conseguir tratar deste processo que devia ser bem mais simples e único do que ter tanta maneira de se realizar mas pronto.

No meu caso, o que a Sra da SEAT me disse foi que teria que pedir uma declaração à SEAT como o meu carro poderia ou não ser passado a 5 lugares e que a mesma declaração tinha um preço de 100€ + IVA. Ela na altura disse me que poucos eram aqueles em que não vinham mencionados o valor de CO2 e esses sim tinham que ir a IPOB caso contrário não era necessário. Posto isto, teria que me deslocar novamente à SEAT para a montagem dos bancos em que me era passada uma 'guia' como podia andar assim com o carro até que oficializa-se tudo na alfandegâ + IMTT. Ninguém me disse que essa mesma declaração não servia e que teria que ir a IPOB na mesma, pois foi me dito que a montagem dos bancos na SEAT tinha comprovativo de segurança ou lá como eles chamam isso + emissões de CO2 vindos da própria SEAT registadas com o nº do meu quadro.


Atenção wifi penso que tas a confundir. A Seat não trata de alfandegas nem IMTTs, apenas te trata a parte do processo/declaração que o carro em questão tá homolgado para receber os 5 lugares e o valor do CO2. Tudo o resto és tu que tens que fazer.

Este processo na Seat apenas evita ires a IPO B medir gases e dar-te um valor superior ao indicado pela marca...e consequentemente aumento do valor a pagar na alfandega.

Exacto! Foi isto que me foi explicado. Ao ir à SEAT eles apenas me deram um valor de CO2 'especifico' para o meu quadro para poder evitar ida a IPOB. Pelo menos foi o que fiquei a entender de toda a conversa.


E tu tens o certificado de conformidade ou uma declaração de marca com o valor de co2 do carro? É que caso se a declaração esquece que esse papel não serve de nada...

Continuo a achar esse valor de co2 muito baixo, no entanto se a marca o diz...

P.S.: Conta com +/- 1000€ para fazer o processo todo ;)

O que tenho é uma declaração mesmo. Mas ai está! A Sra da SEAT em nada me disse que era necessário a folha + IPOB porque estaria a pagar 2 vezes a mesma coisa digo eu. Que confusão..

P.S.- É capaz de andar perto desse valor sim. ;)
 
A sr. da SEAT não sabe o que é que a alfândega exige! Pergunta-lhe o que é o COC e ela olha para ti e pergunta "o quê"?
Na SEAT eles dizem sempre que essa declaração funciona... só que depois vais à alfândega e eles dizem que não!
E quem manda é a alfândega... o único meio de essa declaração funcionar e evitar a IPO-B é ser o despachante da SEAT a tratar do processo (por isso é que eles dizem que a declaração funciona), caso contrário tens que fazer IPO-B.
 
A sr. da SEAT não sabe o que é que a alfândega exige! Pergunta-lhe o que é o COC e ela olha para ti e pergunta "o quê"?
Na SEAT eles dizem sempre que essa declaração funciona... só que depois vais à alfândega e eles dizem que não!
E quem manda é a alfândega... o único meio de essa declaração funcionar e evitar a IPO-B é ser o despachante da SEAT a tratar do processo (por isso é que eles dizem que a declaração funciona), caso contrário tens que fazer IPO-B.

Mas nesse caso eu cheguei lá e pedi tudo isso e ela nunca me chegou a dizer que poderia ser um despachante da SEAT a realizar o processo. Até cheguei a perguntar se eles depois tratavam de alfandega e IMTT ( ou seja, todas as despesas sem ter que ser eu a fazer as deslocações) e ela disse-me que apenas lá só poderia ser feito o pedido da declaração e montagem dos bancos que eles não podiam fazer mais nada, teria que ser eu.
 
Mas nesse caso eu cheguei lá e pedi tudo isso e ela nunca me chegou a dizer que poderia ser um despachante da SEAT a realizar o processo. Até cheguei a perguntar se eles depois tratavam de alfandega e IMTT ( ou seja, todas as despesas sem ter que ser eu a fazer as deslocações) e ela disse-me que apenas lá só poderia ser feito o pedido da declaração e montagem dos bancos que eles não podiam fazer mais nada, teria que ser eu.

Em tempos existiu um despachante que trabalhava directamente com a Seat e tratava de tudo mas penso que hoje já não há.

Existem é as agências que te tratam do processo menos desta papelada da Seat ou IPO B.
 
E eu quando telefonei para a alfândega disseram-me exactamente o mesmo. E como os carros não têm COC, tem que ser IPO-B, porque para eles a declaração da SEAT não é válida.

Só que se for o despachante da SEAT a tratar do assunto, já não é preciso COC nem IPO-B... a declaração deles é o suficiente, porque neste caso é considerado uma alteração efectuada pela marca, com a aprovação da marca e não uma alteração individual realizada por ti!

Por exemplo neste momento na base de dados da SEAT o meu carro é de 5 lugares... o teu certamente continua a ser comercial. (Mas, isto não interessa para nada como é óbvio)

O engraçado é que na lei nada fala da possibilidade de a marca poder tratar este caso, só fala mesmo no COC ou ipo b...

Ora vê:

3 - Para efeitos de aplicação do número anterior, as emissões de CO2 dos veículos usados, resultantes
de medição efectiva por centro técnico legalmente autorizado, cujo valor seja inferior ao constante do
certificado de conformidade mais antigo do veículo da mesma marca, modelo e versão, ou, no caso
deste não constar de informação disponível, de veículo similar, não são aceites para efeitos fiscais,
prevalecendo o valor do certificado.
 
O que tenho é uma declaração mesmo. Mas ai está! A Sra da SEAT em nada me disse que era necessário a folha + IPOB porque estaria a pagar 2 vezes a mesma coisa digo eu. Que confusão..

P.S.- É capaz de andar perto desse valor sim. ;)

Essa declaração também me enviaram, e não paguei nada por isso... Mas quando foi mostrar na alfandega disseram-me logo que aquilo não servia para nada...
 
Essa declaração também me enviaram, e não paguei nada por isso... Mas quando foi mostrar na alfandega disseram-me logo que aquilo não servia para nada...

No meu caso deixei lá os 100€ + IVA.. E Agora? Se não servir na alfândega poderei reclamar o dinheiro de volta ou simplesmente já era? Porque se a folha de nada serve vou ter que pagar a mesma coisa 2 vezes, folha e ipo b..
 
Alguem tem o contacto de uma empresa que trate de tudo?E se leva muito dinheiro?

Era pessoa para mudar para 5 Lugares mas não tenho expriencia para tal e depend do custo até 1500€ mudava.
 
Eu também não tinha experiencia nenhuma e legalizei o meu ;)

A ver se faço um post tipo DIY detalhado de como fiz a transformação.
 
No meu caso deixei lá os 100€ + IVA.. E Agora? Se não servir na alfândega poderei reclamar o dinheiro de volta ou simplesmente já era? Porque se a folha de nada serve vou ter que pagar a mesma coisa 2 vezes, folha e ipo b..

O despachante oficial da SEAT trata de tudo sem ser necessário fazer IPO-B.
Se fores tu a tratar, é quase certo que na alfândega te vão pedir IPO-B e um documento da SEAT a dizer que o teu carro não possui COC.
 
Alguem tem o contacto de uma empresa que trate de tudo?E se leva muito dinheiro?

Era pessoa para mudar para 5 Lugares mas não tenho expriencia para tal e depend do custo até 1500€ mudava.

O despachante oficial da SEAT trata de tudo.
O valor, depende do ano e do CO2 do teu carro.
 
O despachante oficial da SEAT trata de tudo sem ser necessário fazer IPO-B.
Se fores tu a tratar, é quase certo que na alfândega te vão pedir IPO-B e um documento da SEAT a dizer que o teu carro não possui COC.

já agora quem é o despachante actualmente?
 
Se se optar por tratar do assunto pela via SEAT, na realidade o que a SEAT faz é colocar-te em contacto com o despachante, que entretanto já está dentro do assunto porque quem dá o valor do CO2 é o despachante.

Na altura apenas optei por usar o despachante porque não precisava de fazer IPO-B que era uma coisa que eu queria evitar!
 
Back
Top