comercial OFF; 5 lugares ON

Pela seat fica bem mais caro...

A mim no total ficou-me em 900€, mas ainda consegui vender umas peças da divisória ficando pelos 750€...

Hoje foi a inspecção e em vez de inspecção por um ano passaram-me para 2anos, logo menos 28€ e tal que poupei ;)
 
Pela seat fica bem mais caro...

A mim no total ficou-me em 900€, mas ainda consegui vender umas peças da divisória ficando pelos 750€...

Hoje foi a inspecção e em vez de inspecção por um ano passaram-me para 2anos, logo menos 28€ e tal que poupei ;)

Mas, os 600€ de diferença para a tua legalização não são apenas do processo da SEAT. O valor a pagar à alfandega foi bem diferende do teu, porque tu não fizeste a alteração em 2012 e o teu carro não é de 2004.
 
Mas, os 600€ de diferença para a tua legalização não são apenas do processo da SEAT. O valor a pagar à alfandega foi bem diferende do teu, porque tu não fizeste a alteração em 2012 e o teu carro não é de 2004.

eu fiz a transformação na última semana de 2011, e o meu carro é de 2006, mas o desconto por anos de uso foi 5 anos, que ajudou bastante...
 
eu fiz a transformação na última semana de 2011, e o meu carro é de 2006, mas o desconto por anos de uso foi 5 anos, que ajudou bastante...
Mas, é verdade quando dizes que o processo tratado através da SEAT fica mais caro, mas:
tu dizes que pagaste 900€ por tudo e na alfândega deixaste 379€, logo o resto ficou-te em 521€
eu paguei por tudo 1562€ e paguei na alfândega 862€, logo o resto ficou-me em 701€.
Ou seja pela SEAT o processo fica mais caro cerca de 180€ que é basicamente o valor da verificação do aperto dos cintos e o tratamento da papelada por um despachante. E estes dois são ambos opcionais e eu preferi porque se tivesse que ir para IPO-B e se tivesse que ser eu a tratar da papelada tinha que perder 1 dia de trabalho e acabava por me ficar mais caro.

Pessoal que ande a pensar em fazer a alteração:
As taxas da alfândega não vão sofrer actualização com a passagem de ano... deve ser das poucas coisas que não vai ser mexida!!
 
Mas, é verdade quando dizes que o processo tratado através da SEAT fica mais caro, mas:
tu dizes que pagaste 900€ por tudo e na alfândega deixaste 379€, logo o resto ficou-te em 521€
eu paguei por tudo 1562€ e paguei na alfândega 862€, logo o resto ficou-me em 701€.
Ou seja pela SEAT o processo fica mais caro cerca de 180€ que é basicamente o valor da verificação do aperto dos cintos e o tratamento da papelada por um despachante. E estes dois são ambos opcionais e eu preferi porque se tivesse que ir para IPO-B e se tivesse que ser eu a tratar da papelada tinha que perder 1 dia de trabalho e acabava por me ficar mais caro.

Pessoal que ande a pensar em fazer a alteração:
As taxas da alfândega não vão sofrer actualização com a passagem de ano... deve ser das poucas coisas que não vai ser mexida!!

Na pág. 28 está lá descrito tudo:

No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.

Olha só o quanto eu poupei em não ir pela seat...

P.S.: As forras ainda as vendi por 50€ logo é menos esse a acrescentar.
 
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Na pág. 28 está lá descrito tudo:

No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.

Olha só o quanto eu poupei em não ir pela seat...

P.S.: As forras ainda as vendi por 50€ logo é menos esse a acrescentar.

Concordo que te ficou mais barato. Aliás eu próprio ponderei por diversas vezes se deveria ou não ser eu a tratar do assunto para poupar uns cobres. Mas através dos vossos relatos em que o processo não é nada igual de caso para caso, acabei por escolher o método "mais caro" mas que os preços totais estão todos bem definidos à partida.
Por exemplo o teu plano ficou-te em 50€ mas também já li que há malta a pedir 300€!

Eu coloquei aqui a minha experiência para que quem venha a seguir possa decidir de acordo com as diversas soluções possíveis para tratar de um mesmo assunto... e isto é que me chateia!!!
 
Boas pessoal. Então qual é o documento que é preciso pagar para não ter que se levar o carro a ipo B para medir CO2?
Cumpimentos.
 
Boas pessoal. Então qual é o documento que é preciso pagar para não ter que se levar o carro a ipo B para medir CO2?
Cumpimentos.

Seria o COC se os Ibizas tivessem, no entanto a Seat agora está a passar uns papeis que servem para este efeito e já não é preciso ir a IPO B medir gases.
 
Seria o COC se os Ibizas tivessem, no entanto a Seat agora está a passar uns papeis que servem para este efeito e já não é preciso ir a IPO B medir gases.

Pois, eu andei a consultar aqui o tópico mas realmente só consegui aperceber-me que devido à falta de COC no papéis que a Seat emitia era sempre necessário ir a ipo B medir gases. Os últimos posts do wifi é que me despertaram curiosidade ao ver que agora não era necessário ir a ipo B. Só gostava de saber era qual o nome do papel ou documentação a pedir na Seat para, tal como no caso do wifi, não ser necessário ir a ipo B medir gases.
Um obrigado pela resposta :)

Abraço.
 
Pois, eu andei a consultar aqui o tópico mas realmente só consegui aperceber-me que devido à falta de COC no papéis que a Seat emitia era sempre necessário ir a ipo B medir gases. Os últimos posts do wifi é que me despertaram curiosidade ao ver que agora não era necessário ir a ipo B. Só gostava de saber era qual o nome do papel ou documentação a pedir na Seat para, tal como no caso do wifi, não ser necessário ir a ipo B medir gases.
Um obrigado pela resposta :)

Abraço.

Basta ires à um concessionário e explicares a situação.
Que pretendes efectuar a alteração de 2 para 5 lugares mas que necessitas de toda a papelada para apresentar na alfandega com valores de CO2 e tudo o resto.
E pagas 220€ (penso eu).

;)

Mas espera pelo wifi que ele diz-te se o papel tem algum nome especifico.
 
Basta ires à um concessionário e explicares a situação.
Que pretendes efectuar a alteração de 2 para 5 lugares mas que necessitas de toda a papelada para apresentar na alfandega com valores de CO2 e tudo o resto.
E pagas 220€ (penso eu).

;)

Mas espera pelo wifi que ele diz-te se o papel tem algum nome especifico.

Obrigado Rui :)
Um abraço.
 
Obrigado Rui :)
Um abraço.

Vais à SEAT e dizes que estás interessado em transformar o teu de 2 para 5 lugares.

Para iniciar o processo eles vão tirar uma foto a uma chapa que está no topo do amortecedor do lado do condutor e enviam esses dados para a SEAT Portugal que vai depois emitir 2 documentos:
- declaração de emissão de gases
- declaração de homologação nacional do veículo idêntico em 5 lugares
Estes documentos custam 100€+IVA

Após receberes esses documentos, podes avançar por tua conta ou utilizar o despachante oficial da SEAT para te tratar do assunto.
 
Concordo que te ficou mais barato. Aliás eu próprio ponderei por diversas vezes se deveria ou não ser eu a tratar do assunto para poupar uns cobres. Mas através dos vossos relatos em que o processo não é nada igual de caso para caso, acabei por escolher o método "mais caro" mas que os preços totais estão todos bem definidos à partida.
Por exemplo o teu plano ficou-te em 50€ mas também já li que há malta a pedir 300€!

Eu coloquei aqui a minha experiência para que quem venha a seguir possa decidir de acordo com as diversas soluções possíveis para tratar de um mesmo assunto... e isto é que me chateia!!!

A mim na seat na altura disseram-me que tinha de deixar lá 275€, e achei um absurdo por 3 papeis... E mais, no imtt avisaram-me logo que com o processo "com ausência de plano" não era 100% garantido que era aceite... Optei pelo plano (e ainda bem), como foi pedido por um conhecido do engº fez-me um desconto, pois o preço normal é 125€ ;)
 
A mim na seat na altura disseram-me que tinha de deixar lá 275€, e achei um absurdo por 3 papeis... E mais, no imtt avisaram-me logo que com o processo "com ausência de plano" não era 100% garantido que era aceite... Optei pelo plano (e ainda bem), como foi pedido por um conhecido do engº fez-me um desconto, pois o preço normal é 125€ ;)

Se tiveres o papel da SEAT onde diz que o teu carro após transformação para 5 lugares tem homologação nacional nº xxxxx, não precisas do plano para nada!

Como já foi dito, há várias opções para fazer a transformação. Cada 1 deve avaliar o seu caso e optar. Foi o que eu fiz!
 
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Se tiveres o papel da SEAT onde diz que o teu carro após transformação para 5 lugares tem homologação nacional nº xxxxx, não precisas do plano para nada!

Como já foi dito, há várias opções para fazer a transformação. Cada 1 deve avaliar o seu caso e optar. Foi o que eu fiz!

No plano vem descrito o numero de homologação nacional novo;)
 
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