comercial OFF; 5 lugares ON

Realmente isto é de loucos...todos os concessionários contactados pediam 200€ pela declaração, acabei por pagar!
Agora na Alfândega, exigem o IPO tipo B porque o meu carro não tem COC, como já aqui foi dito a declaração da SEAT não vale nada!
Consegui uns bancos com cintos e os parafusos por 125€, como estavam bastante sujos, a lavagem ficou em 30€!
Amanhã vou ao IPO largar mais 90€ e espero que o CO2 seja inferior às 122g/km que a marca diz emitir.
Ainda estou para perceber como é que a SEAT cobra a uns 100 e a outros 200...é que eu tentei negociar o preço e não deu em nada!
De resto, acho que já percebi como funciona a transformação e estou disponível para ajudar os interessados.

Quando falei com a alfândega avisaram-me logo que não vale a pena fazer jogos e truques de CO2 porque se o valor for muito diferente eles usam o da tabela deles!
Impressionante de explicar é: se têm uma tabela, então porque motivo obrigam a ir fazer a IPO-B?
 
Mas, mesmo a SEAT portugal através do serviço telefónico e/ou email, continua a afirmar que o papel que passam serve como substituto do IPO-B. No entanto para as alfândegas só serve ou o COC ou IPO-B.
Já agora, e a declaração em como os bancos estão em conformidade, não é necessário ser a marca a passar? Pode ser outra oficina qualquer?
E o papel que foi colocado uns posts atrás do IMTT que se refere à homologação do veiculo? Apenas é necessário no IMTT? E tem que ser a SEAT a passar isso?

Peço desculpa por tanta questão junta, mas também ando a tentar tratar do processo e não pretendo jogar 207,26€ (preços da SEAT Coimbra) fora se depois aquilo não serve de nada!

Outra questão engraçada é que eles (concessionários) têm um papel da SEAT Portugal com os procedimentos e preços a levar ao cliente. Mas, depois parece que os preços não são iguais em todo o lado! No concessionário a que fui até me falaram que a podia ser a SEAT Portugal a tratar de toda a papelada, isto é, legalização completa do carro. Falo para a SEAT Portugal (apoio ao cliente) e dizem que não sabem de nada!!

Inicialmente a Seat tinha uma parceria com uma empresa Agarrido que bastava indicares no concessionário que seriam eles a tratar do processo e tava feito.
Penso que era mais ou menos assim. Hoje esta empresa já não faz, não faço a mínima como tenha ficado este assunto.

Quanto ao resto:
Pede na mesma à Seat Portugal, eles dizem que dá mas mesmo que não dê não tem custo porque não se trata do COC e depois nem que faças a IPO B como manda a alfandega.

A declaração dos bancos fazes tu mesmo.
Tanto eu como o André e outro user, fomos nós que escrevemos a declaração como o pessoal da alfandega disse, no caso do André penso que até foi o próprio funcionário da alfandega que o fez lol

Declaração de montagem

Eu, .... xxxxx...., portador do Bilhete de identidade nº ....., declaro que

realizei a montagem dos bancos traseiros (que me foram oferecidos pela Seat) e

dos respectivos cintos de segurança do veículo automóvel com a marca Seat Ibiza

matricula nº **-**-** e nº de quadro **************.

(Local), ___de_______de 2012



A declaração é isto nada mais.

Que papel te referes do IMTT?
No meu caso não precisei de nada, apenas preencher o modelo 9 que eles fornecem no IMTT.


Quando falei com a alfândega avisaram-me logo que não vale a pena fazer jogos e truques de CO2 porque se o valor for muito diferente eles usam o da tabela deles!
Impressionante de explicar é: se têm uma tabela, então porque motivo obrigam a ir fazer a IPO-B?

O meu acusou mais mas há aqui gente que acusou menos e eles deixaram na mesma esse valor.
E se forem pelo da tabela melhor tb pra ti, pelo menos nao acusou a mais como no meu lol
 
Boas,
Encontrei o topico que andava à procura.
Numa 6L, Fr de março de 2007, quanto custa só a papelada para meter tudo legal ?
Eu tenho os bancos e um rapaz para os meter, mas gostaria de saber os preços que implicam na papelada..
Agradecia o esclarecimento. Abraço
 
Boas,
Encontrei o topico que andava à procura.
Numa 6L, Fr de março de 2007, quanto custa só a papelada para meter tudo legal ?
Eu tenho os bancos e um rapaz para os meter, mas gostaria de saber os preços que implicam na papelada..
Agradecia o esclarecimento. Abraço

Tenta ler os posts anteriores ;) ajudava. Tirando isso o CO2 do teu carro é que vai determinar o k tens a pagar na alfandega. Andara na casa dos 1000 e poucos €
 
Tenta ler os posts anteriores ;) ajudava. Tirando isso o CO2 do teu carro é que vai determinar o k tens a pagar na alfandega. Andara na casa dos 1000 e poucos €

Eu li 4 paginas... mas vi por ai 1600 € de alfandega ate me caiu tudo...
lol
1000€ ? porreiro ! e nao é preciso serem montados na seat, certo ? tem é de passar na inspeçao B...
Obrigado
 
Eu li 4 paginas... mas vi por ai 1600 € de alfandega ate me caiu tudo...
lol
1000€ ? porreiro ! e nao é preciso serem montados na seat, certo ? tem é de passar na inspeçao B...
Obrigado

Tudo depende do CO2 que acusar. Vai a alfandega e pede uma simulaçao para 142 ou 145 de CO2 assi
Ja ficas com uma ideia do que teras que pagar.

Os bancos montas tu na IPO B nao vao inspeccionar nada. Apenas medem gases nada mais
 
Este pessoal tem umas páginas atrás o meu testemunho todo sobre o processo mas preferem ir pelo que diz a marca lol
Eu antes de começar o processo dei-me ao trabalho de perguntar na alfandega, marca e pessoas que já tinham feito esta transformação, e no fim ainda li o decreto dei todo para não ter surpresas e mesmo assim não correu tudo a 100%.

A seat foi a maior dor de cabeça que apanhei no processo todo, demoraram quase 2meses para enviarem um papel que não foi aceite na alfandega e eles sempre me disseram que sim era aceite blablabla, conclusão tive que pedir ao funcionário na alfandega para falar com eles visto a seat não acreditar na minha palavra.
Por isso é que quando foi no processo do imtt a seat já me estava a pedir perto de 300€ para papeladas e eu fiz um manguito e apresentei plano do carro, poupei 250€ só nesta questão...
 
Este pessoal tem umas páginas atrás o meu testemunho todo sobre o processo mas preferem ir pelo que diz a marca lol
Eu antes de começar o processo dei-me ao trabalho de perguntar na alfandega, marca e pessoas que já tinham feito esta transformação, e no fim ainda li o decreto dei todo para não ter surpresas e mesmo assim não correu tudo a 100%.

A seat foi a maior dor de cabeça que apanhei no processo todo, demoraram quase 2meses para enviarem um papel que não foi aceite na alfandega e eles sempre me disseram que sim era aceite blablabla, conclusão tive que pedir ao funcionário na alfandega para falar com eles visto a seat não acreditar na minha palavra.
Por isso é que quando foi no processo do imtt a seat já me estava a pedir perto de 300€ para papeladas e eu fiz um manguito e apresentei plano do carro, poupei 250€ só nesta questão...


Nem mais Andre.
Falamos mas o pessoal parece que nao liga.

Isto é como eu te disse, ate mm da maneia que fizemos tamos smp sujeitos a surpresas. Basta a historia do IMTT que te aconteceu e a mim nada pediram
 
Este pessoal tem umas páginas atrás o meu testemunho todo sobre o processo mas preferem ir pelo que diz a marca lol
Eu antes de começar o processo dei-me ao trabalho de perguntar na alfandega, marca e pessoas que já tinham feito esta transformação, e no fim ainda li o decreto dei todo para não ter surpresas e mesmo assim não correu tudo a 100%.

A seat foi a maior dor de cabeça que apanhei no processo todo, demoraram quase 2meses para enviarem um papel que não foi aceite na alfandega e eles sempre me disseram que sim era aceite blablabla, conclusão tive que pedir ao funcionário na alfandega para falar com eles visto a seat não acreditar na minha palavra.
Por isso é que quando foi no processo do imtt a seat já me estava a pedir perto de 300€ para papeladas e eu fiz um manguito e apresentei plano do carro, poupei 250€ só nesta questão...

ha muitas historias na marca... e nao é so com bancos... eu ja tive de mandar cartas para a DECO apos ter feito queixa no livro de reclamaçoes na marca, por peças que supostamente colocaram que nao foram colocadas etc... lol
Obrigado... era so mesmo para ter uma ideia dos custos, para ir comprar os bancos lol.
mais uma vez, obrigado
 
Nem mais Andre.
Falamos mas o pessoal parece que nao liga.

Isto é como eu te disse, ate mm da maneia que fizemos tamos smp sujeitos a surpresas. Basta a historia do IMTT que te aconteceu e a mim nada pediram

Exacto amigo Rui.

Eu fiei-me no que te aconteceu e apanhei uma surpresa, se fosse sempre pelo que diz a lei, neste aspecto não tinha surpresa nenhuma :lol:
 
Boas pessoal,

Venho cá para contar as novidades do processo de transformação do meu carro...
Como anteriormente tinha dito, recebi na passada sexta feira uma declaração da seat com o valor de co2 (139g/km), tinha avisado a seat que tal declaração não devia ser aceite na alfandega, no entanto o funcionário da seat portugal garantiu-me que sim. Então foi ontem à alfandega com a declaração e tal como pensava o homem da alfandega disse logo que não era aceite, farto desta situação de a seat dizer uma coisa e a alfandega dizer outra, pedi ao homem da alfandega e à funcionária da seat para falarem os dois e entenderem-se em que ficamos, inicialmente nenhum dos dois queria falar um com o outro, mas depois de alguma insistência lá consegui. Lá falaram ao telefone e o homem da alfandega deu uma lavagem cerebral à da seat portugal. Conclusão, pelos vistos andam a aceitar esta declaração (indevidamente) lá para Lisboa e Algarve, o que é certo é que essa declaração da seat com o valor de CO2 não é válida para este processo, e assim sendo a seat vai me enviar uma declaração como o carro não tem COC.

Ora assim sendo tenho de ir fazer ipo b para medir gases, como o tempo está a escaciar visto querer fazer isto até final do ano, devido a estar previsto um aumento de 7% para o ano que vem, não perdi tempo e no mesmo dia foi fazer medição de gases, ora lá expliquei ao homem que não queria que o valor ultrapassa-se o que estava descrito pela seat... Ora muito bem, então após o teste verificou-se um valor de CO2 de 135g/km, ou seja, menos 4g/km do que a seat referiu :D

Se fosse a pagar com o CO2 que acusou em ipo b esta transformação ficava-me em 380€, mas como a lei está sempre feita para lixar o povo, tenho sempre que pagar o valor superior entre a marca e a ipo b, assim sendo certamente vou ter de pagar os 139g/km referidos pela seat, no entanto não deixa de ser um valor abaixo do que estava à espera (visto eu pensar que o meu carro deitava um valor de co2 sempre de 140g/km), assim sendo, conto em pagar um valor de 650€ à alfandega, mais ipo b 98€ (que já inclui a inspecção normal e como tinha de a fazer em dezembro é menos 30€ que poupei), mais 165€ para o imtt colocar no documento único e finalmente mais o valor dos bancos (este ainda não comprei, mas espero não ultrapassar muito os 200€). Portanto conto em gastar um valor inferior a 1100€ para todo este processo. É importante referir que este valor o carro terá sempre um valor superior por ser de 5lugares ;)

Agora é esperar pela carta da seat e encontar uns bancos traseiros, cintos e ferragens a um bom preço de um fr restyling :D

Quando tiver mais novidades coloco cá para informar o pessoal ;)

Abraço.

Aqui está o meu testemunho umas páginas atrás...
 
Já tinha lido vários testemunhos de que os papéis da SEAT não funcionavam, mas como agora apareceu aqui um user com uns papéis novos é que perguntei.
O tempo passou e entretanto a marca poderia ter arranjado outra solução... só isso... nunca duvidei do vosso testemunho!

Já enviei mais do que uma PM ao user ____ (até o nick é estranho para se usar numa conversa!) que colocou o scan dos papeis da SEAT, mas nunca obtive resposta.
Seria interessante saber se com estes papeis, diferentes do que até agora a marca enviava, continua ou não a ser necessário IPO-B!
É que na alfândega eles falam sempre e apenas em COC ou IPO-B.

Cumps
 
Já tinha lido vários testemunhos de que os papéis da SEAT não funcionavam, mas como agora apareceu aqui um user com uns papéis novos é que perguntei.
O tempo passou e entretanto a marca poderia ter arranjado outra solução... só isso... nunca duvidei do vosso testemunho!

Já enviei mais do que uma PM ao user ____ (até o nick é estranho para se usar numa conversa!) que colocou o scan dos papeis da SEAT, mas nunca obtive resposta.
Seria interessante saber se com estes papeis, diferentes do que até agora a marca enviava, continua ou não a ser necessário IPO-B!
É que na alfândega eles falam sempre e apenas em COC ou IPO-B.

Cumps

E é o que diz a lei amigo, ou é o COC ou então tem de ir a ipo b para medir gases...

Dá uma vista de olhos aqui que está tudo descrito: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/Veiculos/transformacao_veiculo/

Aqui tens os links para o cálculo do valor a pagar, tabela de isv que o veículo pagou na compra, tabela de abatimento por anos de uso, e a lei completa sobre esta transformação... Lê tudo o que está lá com calma e assim vais perceber melhor o processo desta transformação... Atenção que o link que te coloquei é somente para o processo na alfandega, posteriormente tens o processo do imtt que já te pedem outros documentos. Podes ver aqui como se procede a este processo: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu...as/TransformacaoMercadoriaSemPassageiros.aspx

Mais não te posso ajudar, tens aqui a "papinha" toda, agora é só estudar o caso com muita calma.
Um conselho, não acredites em tudo que a seat diz, porque eu cheguei à conclusão que eles só sabem do tipo de processo pela marca (que é o que lhes interessa para ir buscar €'s) e por esse processo fica-te mais caro ;)

Cumps...
 
Last edited:
Back
Top