Colocação de Xénon - IPO

O engraçado é que o lava faróis obrigatório em Portugal é estúpido!!! O objectivo do lava faróis nos carros não é limpeza!! para isso tinha escova como os volvos e os saab´s! O objectivo do lava faróis vem dos países nórdicos e países de muito frio . Nos países nórdicos e outros as ópticas congelam assim como o carro todo e o xénon é uma luz fria não consegue derreter o gelo logo usam o lava faróis!! Agora pergunto-me se em portugal as ópticas congelam :rir: !! É só para lixar o triste que até anda com olho de boi e até tem niveladores ( apesar de achar estúpido também ter que ser automáticos, pois anda ai muito carro de luz normal com médios virados para o tecto!! ) mas pronto temos que roer a multinha e calar!! Um abraço pessoal!

nem mais
por isso lá fora sairam ibizas 6K e 6k2 com lava farois sem ter nada a ver com xenon mas sim com o clima
 
O engraçado é que o lava faróis obrigatório em Portugal é estúpido!!! O objectivo do lava faróis nos carros não é limpeza!! para isso tinha escova como os volvos e os saab´s! O objectivo do lava faróis vem dos países nórdicos e países de muito frio . Nos países nórdicos e outros as ópticas congelam assim como o carro todo e o xénon é uma luz fria não consegue derreter o gelo logo usam o lava faróis!! Agora pergunto-me se em portugal as ópticas congelam :rir: !! É só para lixar o triste que até anda com olho de boi e até tem niveladores ( apesar de achar estúpido também ter que ser automáticos, pois anda ai muito carro de luz normal com médios virados para o tecto!! ) mas pronto temos que roer a multinha e calar!! Um abraço pessoal!


nos países nórdicos carros com faróis normais também saem com lava-faróis quando pedido com o pack de inverno!
e sim, os lava-faróis e para limpeza da óptica porque a refracção da luz xénon na sujidade acumulada no exterior distorce, provoca sombras e cega quem vêem de frente!
 
Daquilo que já li há muito por aí, o farol Xénon tem de ter lava-faróis porque a descarga de luz, por ser de alta intensidade e não dispersa como o halogénio, pode ser mais facilmente redirecionada pela sujidade caso esta se acumule - e se for redirecionada para os olhos do motorista que vem de frente o efeito é o mesmo dum laser - cega por momentos! Quem não se lembra dos primeiros xénon que apareceram e toda a gente dizia que a luz parecia que encandeava? É mais ou menos por aí... Mas hoje a tecnologia evoluiu e o xénon até é na maioria dos casos mais confortável de suportar que o halogénio!
De resto, o chamar os nórdicos para aqui é uma questão interessante. Pesquisem o efeito da luz (refracção) num cristal de gelo e imaginem milhares de cristais acumulados num farol a levar com um raio de luz fortíssimo por trás - o brilho é demasiado perigoso. Contudo isto também é verdade para outro tipo de luzes daí muitos carros sem HID terem, há já muitos anos, escovas e mijas nos faróis.
Quanto à falsa questão do caso particular do nosso país, creio que estamos a falar de legislação europeia. Nos Estados Unidos, por exemplo, não é obrigatória a instalação de lava-faróis nos carros equipados com xénon - daí marcas como a Acura que vende maioritariamente lá, não colocam!
Mas não nos iludamos meus amigos. Seja com uma jante maior, um vidro mais escuro ou um xénon sem mijas, o nosso governo reparou que tinha aqui um belo nicho de mercado para atacar e voilá, atacou! Admirados? Eu não :p
 
nem mais
por isso lá fora sairam ibizas 6K e 6k2 com lava farois sem ter nada a ver com xenon mas sim com o clima

pois, ainda a pouco gozavas com a minha pergunta agora já vens dar razão.

os lava faróis pro xenon em Portugal não faz nada, não sei para que e essa porra de lei.

embora eu seja contra o xenon.
 
Last edited:
pois, ainda a pouco gozavas com a minha pergunta agora já vens dar razão.

os lava faróis pro xenon em Portugal não faz nada, não sei para que e essa porra de lei.

embora eu seja contra o xenon.

eu também sou contra os leds, só porque sim
 
pois, ainda a pouco gozavas com a minha pergunta agora já vens dar razão.

os lava faróis pro xenon em Portugal não faz nada, não sei para que e essa porra de lei.

embora eu seja contra o xenon.

1º - não gozei com a tua pergunta
2º - chamas tolos aos policias por fazerem cumprir a lei não sei porquê, mais tolos é quem a fez e não os policias
3º - nunca disse que concordava com essa lei até porque fez-me gastar mais dinheiro para hoje poder andar legal com o xenon
 
Boas, tenho aqui uma dúvida não sei se me podem ajudar.

a minha carrinha levou fruta de frente, e mudaram os faróis, mas meteram de halogénio com optica, o que acontece é que ela antes tinha xenon, ou seja, tenho os lava faróis (a funcionar) mas não consigo nivelar os faróis, ou seja é como o xenon OEM, tenho que nivelar lá á frente com a chave.

agora a minha dúvida, posso meter o famoso kit xenon? tenho niveladores (ao que parece) e tenho lava faróis
 
Boas, tenho aqui uma dúvida não sei se me podem ajudar.

a minha carrinha levou fruta de frente, e mudaram os faróis, mas meteram de halogénio com optica, o que acontece é que ela antes tinha xenon, ou seja, tenho os lava faróis (a funcionar) mas não consigo nivelar os faróis, ou seja é como o xenon OEM, tenho que nivelar lá á frente com a chave.

agora a minha dúvida, posso meter o famoso kit xenon? tenho niveladores (ao que parece) e tenho lava faróis

Quando tens faróis de xenon em principio devem de ter regulação automática, deve de ser por isso que não consegues regular.
 
eu também sou contra os leds, só porque sim

Os lava farois são obrigatórios nos carros com xenon, devido a ser uma luz fria, deste modo, no inverno( muito improvável em Portugal, talvez na zona da serra da estrela) os faróis devido a não aquecerem podem ter tendência a embaciar, por isso os lava farois.
 
Devido a não aquecerem? Eles aquecem, e sempre ouvi dizer que era pra limpar a óptica, visto que a agua nem aquecida é.. já os leds aquecem bem menos e não sei se precisam de lava faróis.
 
pelo o k sei é obrigatorio tar hamolgado o xenon pra estar legal!!
e o k deves ter é isto:
lava farois
akele olho de farol(n sei como se xama mas penso k seja olho de boi"
lava farois
e regulaçao electrica
 
Devido a não aquecerem? Eles aquecem, e sempre ouvi dizer que era pra limpar a óptica, visto que a agua nem aquecida é.. já os leds aquecem bem menos e não sei se precisam de lava faróis.

Os meus não aquecem.. e o xenon é a estimulação de um gás, que não aquece como uma lâmpada normal. Mas pronto..
 
xenon não aquece... halogéneo aquece muito... tal como o fidalgo disse, os lava-faróis tecnicamente servem para fazer derreter a acumulação de neve nos países muito frios. no caso dos faróis de halogéneo, os mesmos com o aquecimento derretem a camada de neve...
 
Devido a não aquecerem? Eles aquecem, e sempre ouvi dizer que era pra limpar a óptica, visto que a agua nem aquecida é.. já os leds aquecem bem menos e não sei se precisam de lava faróis.

Mais aquece as de halogéneo de 50w do que as xénon e as de halogéneo nao são preciso lava farois... o que é aberrante! uma lampada de xénon anda nos 30w...
 
Devido a não aquecerem? Eles aquecem, e sempre ouvi dizer que era pra limpar a óptica, visto que a agua nem aquecida é.. já os leds aquecem bem menos e não sei se precisam de lava faróis.

Mais aquece as de halogéneo de 50w do que as xénon e as de halogéneo nao são preciso lava farois... o que é aberrante na norma em Portugal! uma lampada de xénon anda nos 30w...
 
Para entenderem o quanto aquece os meus faróis de xenon, se estiver um dia de chuva, eles ganham humidade no interior(É normal segundo a seat, pois tem respiração), e quando estão 5 graus no inverno, cada vez que lavo o vidro, automaticamente liga o lava faróis. São importantes também quando existe nevoeiro.
 
Back
Top