Caixa Longa ou Caixa Curta

se voces nao tiverem alterado as jantes podeem ver por ai..pk eu kando tinha jante 16 a velocidade era uma e kando troquei para 17 a velocidade é diferente
uma opiniao so....e as FR de 2005 sao caixas longas...aprtir de 2006 com akele kit estetico é que ja sao caixas curtas como a cupra...
abc

eu tenho 17 e as 3000rpm vou a 160kmh e com jante 15 as 3000rpm vou a 160kmh (ambos os testes em 6a) outra coisa os nossos carros têm o sensor na caixa de velocidades nao é a roda como o habitual mas neste aspecto ha ca gente ke percebe melhor disto ke eu... :D
 
Atenção que os Cupras a partir de meados de 2006, vêm com a mesma caixa do FR.


Cumpts


desculpa la discordar deste ponto mas tambem pensava igual ate ter feito o teste com o user "JOAOCUPRA " salvo erro o meu carro e o dele sao do mesmo mês ambos com matricula **DV** / **DV** e pa tirar a duvida pusemos ambos os carros a mesma velocidade e ele tinha uma dferença "minima" que de momento nao te sei dizeer qual é mas a do cupra é mais curta... :D abraço
 
desculpa la discordar deste ponto mas tambem pensava igual ate ter feito o teste com o user "JOAOCUPRA " salvo erro o meu carro e o dele sao do mesmo mês ambos com matricula **DV** / **DV** e pa tirar a duvida pusemos ambos os carros a mesma velocidade e ele tinha uma dferença "minima" que de momento nao te sei dizeer qual é mas a do cupra é mais curta... :D abraço

Isso deve ser erro do quadrante,já esprementaram ambos lado a lado a medir através de GPS?

Eu digo isto porque o meu dá erro quando comparo a velocidade no quadrante com o GPS,tenho que rectficar isso através do vag-com.
 
daquilo que sei existem varias caixas a do sport ate meados de 2004 longa, a prtir de abril de 2004 salvo erro ja vem curta sport e FR, depois a do cupra ainda e mais curta que a do FR algumas versões cupra. O meu é XT de julho 04 e trazia curta, agora meti-lhe uma longa, ainda n a testei a 100% mas para o tipo de viagens que faço, muita AE parece-me muito mais rentavel, mais ponta e sem puxar tanto pelas rpm, a nivel de arranque, realmente nota-se alguma diferença, mas nada de outro mundo como pensava dantes.

cumps
 
desculpa la discordar deste ponto mas tambem pensava igual ate ter feito o teste com o user "JOAOCUPRA " salvo erro o meu carro e o dele sao do mesmo mês ambos com matricula **DV** / **DV** e pa tirar a duvida pusemos ambos os carros a mesma velocidade e ele tinha uma dferença "minima" que de momento nao te sei dizeer qual é mas a do cupra é mais curta... :D abraço

andre tou de acordo ctg. o CUPRA saiu com 2 caixas diferentes , mas ambas sao mais curtas do que a caixa do FR
abraço
 
Isso deve ser erro do quadrante,já esprementaram ambos lado a lado a medir através de GPS?

Eu digo isto porque o meu dá erro quando comparo a velocidade no quadrante com o GPS,tenho que rectficar isso através do vag-com.

hummm nao me parece porke testamos a velocidades baixas quase parados para nos ouvrmos a falar um ao outro :D mas é uma hipotesse.
 
Pessoal e se agente escreve-se aqui uma velocidade limite imaginem 120km/h e a que rotação nos estamos e as letras da nossa matricula e o ano que acham? Para vermos as diferenças.

Imaginem

120km/h 2100RPM XX-XX-XQ 2004/06
 
andre tou de acordo ctg. o CUPRA saiu com 2 caixas diferentes , mas ambas sao mais curtas do que a caixa do FR
abraço

Nada disso, o custo de produção de um novo escalonamento de caixa é brutal, e n ia ser por 2 ou 3km/h que o iriam fazer, e sendo assim, CUPRA até 2006 caixa curtíssima +/- 150km/h às 3000, caixa FR e CUPRA 2007 +/- 160km/h às 3000rpm.

Em relação às jantes, quer tenhas jante 15 ou 18 ou até 20 o quadrante vai marcar-te sempre o mm , se marcar 160 às 3000 rpm com jante 15, com jante 18 vai marcar exactamente o mesmo. Claro que a informação estará errada e o erro será grande mas o carro n sendo calibrado para uma medida diferente da original vai-se basear sempre na mesma.

Em relação à caixa longa, é um pouco mais de 180km/h às 3000rpm, isto tudo valores de quadrante.

Cumpts
 
Nada disso, o custo de produção de um novo escalonamento de caixa é brutal, e n ia ser por 2 ou 3km/h que o iriam fazer, e sendo assim, CUPRA até 2006 caixa curtíssima +/- 150km/h às 3000, caixa FR e CUPRA 2007 +/- 160km/h às 3000rpm.


Cumpts

hummm ok FastCupra!!!nao sabia...
Istu quer dizer que a caixa FR, saí nos FR, nos Sport a partir de 2004, e ainda nos Cupra depois de 2006?

abraço
 
Sim é isso, a referência das caixas até pode não ser igual em todos mas o rapport é o mesmo, curtíssima só mm nos 1ºs CUPRA até meados de 2006.

Cumpts
 
6L Sport: 59.9km/h por cada 1000rpm em 6ª - 179.7km/h ás 3000rpm

Cupra 2004: 49.9km/h por cada 1000rpm em 6ª - 149.7km/h ás 3000rpm

Cupra 2007 e FR: 51.2km/h por cada 1000rpm em 6ª - 153.6km/h ás 3000rpm


O meu CUPRA a 180km/h dá 2km/h de erro relativamente ao GPS e a 260km/h dá erro de 4km/h... A 27*km/h de GPS qd tinha a caixa longa, não sei a quanto ia no quadrante... :D
 
O meu era matrícula-xx-xx-XN (Maio de 2004 se não me engano) e já vinha com a caixa curta.

3000rpm em 6ª ia a marcar 160km/h.

Tenho dois amigos que tinha a versão com a caixa longa e pelo que me transmitiam às 3000rpm iam a cerca de 180km/h.

Outra grande diferença era na velocidade de ponta, o deles chegava aos 250km/h e o meu nunca chegou aos 240km/h, simplesmente curtava.

Outra questão que foi aqui discutida relacionada com as jantes. Estas não alteram a leitura do C/km porque a leitura da velocidade é feita na caixa de velocidades.

No entanto ao variarem o raio da roda alteram igualmente a capacidade de aceleração e a velocidade de ponta, assim como a velocidade real a que circulam a uma determinada rotação, mas a leitura no c/km é a mesma.
 
Alguém sabe me dizer como posso verificar se a caixa é curta ou longa, tenho esse problema no meu velhinho 1.4 gti 16v 100cv 6k1 de 1999 que a 120kms/h em 5 ja vai a 4000rpm, e ja tenho noção que deve ser curta, e pretendo trocar por uma longa, o meu problema é nao saber como diferenciar na hora da compra e vir a comprar outra igual.
 
Pergunta estupida da minha parte uma vez que não conheço essas motorizações...
Tens caixas diferentes para o teu modelo ?
 
Back
Top