Caixa Longa ou Caixa Curta

Boas Pessoal! :D

Pessoal tenho uma duvida o meu Ibiza FR de 2004 as 2100 rpm em 6ª vai a 120km/h. A duvida é, se é caixa longa ou caixa curta.

Obrigado pessoal! ;)
 
É caixa curta, a minha por exemplo caixa longa as 2000rpm em 6º vai a 120km/h.

se voces nao tiverem alterado as jantes podeem ver por ai..pk eu kando tinha jante 16 a velocidade era uma e kando troquei para 17 a velocidade é diferente
uma opiniao so....e as FR de 2005 sao caixas longas...aprtir de 2006 com akele kit estetico é que ja sao caixas curtas como a cupra...
abc
 
se voces nao tiverem alterado as jantes podeem ver por ai..pk eu kando tinha jante 16 a velocidade era uma e kando troquei para 17 a velocidade é diferente
uma opiniao so....e as FR de 2005 sao caixas longas...aprtir de 2006 com akele kit estetico é que ja sao caixas curtas como a cupra...
abc

A minha jante é a do Sport em 16', e sei que o carro está a contar bem porque ja medi com GPS e conta igualzinho, sem tirar nem por :D
 
se voces nao tiverem alterado as jantes podeem ver por ai..pk eu kando tinha jante 16 a velocidade era uma e kando troquei para 17 a velocidade é diferente
uma opiniao so....e as FR de 2005 sao caixas longas...aprtir de 2006 com akele kit estetico é que ja sao caixas curtas como a cupra...
abc


desculpa mas tas errado.. as caixas longas so sairam desde 2002 ate inicios de 2004 e apenas nas versoes TDI Sport.
a caixa do CUPRA é ainda mais curta do que a caixa do FR
abraço
 
Last edited:
Assim de repente lembro-me do GT Bruno TDI o qual o carro é xx-xx-XF e é caixa longa

E um amigo meu tinha um ibiza xx-xx-XG ja era caixa curta

Claro que ate pode haver algum que seja xx-xx-XH caixa longa de origem, pois puderia ser algum carro que estivesse em stock ou coisa do genero

Mas os que terminam em XF e XG ja é preciso ver para saber que caixa tem ;)
 
Caixa mais curta dá mais pedrada em baixas, certo?

Sim caixa curta dá mais pedrada em baixas, mas esgota muito mais depressa e tem menos ponta que uma caixa longa. Agora depende de cada um, vai tudo segundo os gostos de cada um. Cá em casa tenho uma audi a4 TDI PD130 de 2002 com caixa curta de 5º. E noto que é mais nervosa que o meu ibiza PD130, mas esgota muito mais rapidamente, não me dá tanto prazer de condução como dá o meu ibiza :D Ambos têm repro, e o ibiza esta a andar muito melhor que a A4, mas noto que o kick da A4 é mais poderoso. Lá esta a diferença de caixa.
 
Ja me apercebi que muita a gente tende a confundir-se quando se fala de baixas...

Quando uma pessoa se refere a baixas a meu ver num TDi será o regime de rotaçao ate as 2500 pois é ate lá que quando se faz upgrade para um turbo maior que se terá dificuldade em as manter fora alguns turbos do mercado!

Outras pessoas quando se fala de baixas parece-me referirem-se ás 3 primeiras mudanças sendo as restantes as altas...

A caixa curta é engraçada para conduçao desportiva e ate aos 200 e poucos superior á longa mas depois peca em ponta

Para quem goste de trajectos curtos, ou de percursos de serra a curta é sem duvida melhor pois com a longa por vezes há curvas que nem numa mudança se vai bem nem noutra loool

Cumps
 
Curta é ir as 2000 rpm rm 6ª a 100km/h amigo ;)
Abraço

Tem em conta que muito provavelmente o fr do nosso amigo não está a contar bem. Mas pronto não sei, os experts que se acusem então. Do meu sei eu, é um Sport e tem caixa longa, conta bem e as 2000rpm certinhas em 6º vai a 120km/h.

E atenção que as caixas dos Cupra ainda são mais curtas do que as dos fr's . . .
 
Ja me apercebi que muita a gente tende a confundir-se quando se fala de baixas...

Quando uma pessoa se refere a baixas a meu ver num TDi será o regime de rotaçao ate as 2500 pois é ate lá que quando se faz upgrade para um turbo maior que se terá dificuldade em as manter fora alguns turbos do mercado!

Outras pessoas quando se fala de baixas parece-me referirem-se ás 3 primeiras mudanças sendo as restantes as altas...

A caixa curta é engraçada para conduçao desportiva e ate aos 200 e poucos superior á longa mas depois peca em ponta

Para quem goste de trajectos curtos, ou de percursos de serra a curta é sem duvida melhor pois com a longa por vezes há curvas que nem numa mudança se vai bem nem noutra loool

Cumps

Ora ai está, agora depende dos gostos de cada um. Para mim o ideal mesmo é ter caixa longa mas com boa carga em cima já.
 
Boas Pessoal! :D

Pessoal tenho uma duvida o meu Ibiza FR de 2004 as 2100 rpm em 6ª vai a 120km/h. A duvida é, se é caixa longa ou caixa curta.

Obrigado pessoal! ;)

Boas...


Como ja foi dito as ibizas passaram a ter caixa curta a partir de abril de 2004, mais coisa menos coisa :D


Abraço
 
se voces nao tiverem alterado as jantes podeem ver por ai..pk eu kando tinha jante 16 a velocidade era uma e kando troquei para 17 a velocidade é diferente
uma opiniao so....e as FR de 2005 sao caixas longas...aprtir de 2006 com akele kit estetico é que ja sao caixas curtas como a cupra...
abc

Boas amigo...

Eu tenho uma FR de 2005 e tem caixa curta, assim como a tua tb tem, de certeza absoluta :D


Abraço
 
Last edited:
Atenção que os Cupras a partir de meados de 2006, vêm com a mesma caixa do FR.

Caixa Curta

Vantagens:
- Diversão em zonas sinuosas;
- Consumos em cidade;
- Melhor compromisso em baixas com um Turbo Grande.
Desvantagens:
- Ponta (A 260 Reais já vais a fritar ( 5000rpms ))
- Consumos em AE;

Caixa Longa

Vantagens:
- Ponta
- Consumos em AE
- Fiabilidade

Desvantagens:
- Fraco escalonamento em Cidade
- Consumos ligeiramente superiores em Cidade
- Não é tão divertida em pisos sinuosos, já que de 3ª pa 4ª é uma quebra de 1500 rpms ou perto disso...

É a minha opinião

Cumpts
 
de certeza k tem caixa longa????
pk como ja foi dito as caixas longas acabaram nas matriculas XF/XH o meu é 1Sport , matricula XX e jé tem caixa curta.
abraço
 
Back
Top